Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

razmataz
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta fev 24, 2005 2:00 pm
Contacto:

Mensagempor razmataz » sexta jan 04, 2008 1:44 pm

AnCaLaGoN Escreveu:
Bronze Escreveu:
Em ambas as situação, aquilo que outrora era um prazer, a curto prazo tornar-se-á uma valente merda...

Espero bem que sim, assim acabava-se com a praga que é o tabaco e dedicava-se toda a gente à ervinha 8)

e as ganzas depois?? misturavas com o k? eke se a erva tiver meia verde...tas fodido...lol
your freedom ends where mine begins!!!

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jan 04, 2008 1:55 pm

Uma coisa positiva desta lei é que a próxima geração vai pensar 2 vezes antes de deixar viciar, mas lá está, por um meio políticamente discutivel.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta jan 04, 2008 2:02 pm

Vooder Escreveu:Uma coisa positiva desta lei é que a próxima geração vai pensar 2 vezes antes de deixar viciar

:lol:
Sim sim estou mesmo a ver isso.
Ah e tal não posso começar a fumar nem apanhar o vicio porque depois não posso fumar onde quero..
Como se a opção de fumar funcionasse assim nos mais novos.....e então nestes que são uns rebeldes do caraças..

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 2:10 pm

Dos fumadores, e dos que têm filhos, alguém fuma em casa? Sim? Atiram fumo para os vossos filhos? Ou evitam e vão para a varanda p.e? E não me venham que num café é diferente. É a mesma merda, estão a prejudicar os que não fumam.

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » sexta jan 04, 2008 2:36 pm

Com a diferença de que os outros são filhos mas da p...!

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 05, 2007 10:30 am

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 2:40 pm

Brujo Escreveu:Dos fumadores, e dos que têm filhos, alguém fuma em casa? Sim? Atiram fumo para os vossos filhos? Ou evitam e vão para a varanda p.e? E não me venham que num café é diferente. É a mesma merda, estão a prejudicar os que não fumam.

Sendo assim, os fumadores também podem argumentar que o moralismo dos não-fumadores lhes faz mal ao sistema nervoso. :lol:

Agora falando a sério, estou completamente de acordo que um não-fumador que não tenha dinheiro para comprar/sustentar uma máquina de café Expresso se desloque ao café mais próximo e possa beber o seu cafézinho sem ter de levar com o vício dos outros. Aquilo contra que mais me insurjo é a lei vigente, da maneira que está redigida. É uma absoluta hipocrisia dizer aos estabelecimentos de restauração que podem optar por um espaço para fumadores quando nem sequer lhes dizem exactamente o que devem fazer para o conseguir (que tipo de extractor devem usar, percentagem mínima de fumo permitida na casa, forma de separação das áreas, etc). Até o próprio Governo já admitiu que a lei não está bem explícita...e, mesmo assim, não a suspendeu! E depois, claro que os proprietários optam sempre por um espaço para não-fumadores, com medo que a ASAE venha e lhes diga que o equipamento é inadequado, se nem a própria ASAE sabe qual é o adequado, BIG LOL!!!!! (e, claro que depois o comerciante, à boa maneira portuguesa, amocha, leva no cu e cala-se em vez de fazerem todos barulho ao mesmo tempo...mas isso são outros tostões). É quase a mesma coisa que dizer ás pessoas que podem fumar na rua mas que estão proibidas de atirar cinza para o chão! :roll: Dão-nos a tarte a cheirar e depois, quando nos preparamos para a trincar, tiram-na debaixo do nosso nariz sem mais nem menos! :x Assim, mais vale porem tudo em pratos limpos de uma vez por todas e proibirem o tabaco em todo e qualquer recinto fechado, sem qualquer tipo de excepção. Da forma que esta lei está redigida, é praticamente a mesma coisa. Agora deixem-se lá mas é de hipocrisias. :evil:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta jan 04, 2008 2:43 pm

Até o próprio Governo já admitiu que a lei não está 100% explícita...e, mesmo assim, aplicaram-na sem hesitação!

Aplicaram, porque como se pode ver por aqui, é uma lei que não levanta duvidas a ninguém, pelo menos por parte de muitos não fumadores.

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 2:48 pm

Phobos Escreveu:
Até o próprio Governo já admitiu que a lei não está 100% explícita...e, mesmo assim, aplicaram-na sem hesitação!

Aplicaram, porque como se pode ver por aqui, é uma lei que não levanta duvidas a ninguém, pelo menos por parte de muitos não fumadores.

Então e os fumadores não são também gente? E os proprietários de estabelecimentos de restauração? Consideras então uma lei pode ser duvidosa e mal elaborada, desde que agrade apenas a uma certa elite? Desculpa Phobos, mas esse argumento é completamente inaceitável.

Vogon [RIP 2013/06/29]

Mensagempor Vogon [RIP 2013/06/29] » sexta jan 04, 2008 2:49 pm

Phobos Escreveu:Acho que o sistema nacional de saúde se aplica a todos. Eu também tenho de pagar se tu tiveres a ideia de andar a correr nu pela rua numa noite de Inverno, não tenho culpa nenhuma disso, mas também pago.

Em alguns países sei que uma parte significativa do imposto sobre o tabaco é aplicado apenas a problemas relacionados com o tabaco. Não me parece chocante.

Enquanto não fumador então podes pedir ao Estado para te isentar dos cerca de 1,5 mil milhões de Euros gerados em 2006 por parte de quem fuma. Escreves uma carta a pedir para te aumentarem a carga fiscal pois achas que como não fumas não tens o direito de “gozar” desse dinheiro.

O tabaco é um problema de saúde publica, um problema grave, parece-me. Não vou estar a bater na mesma tecla quanto à lista de responsáveis que não inclui só os fumadores. E é um problema que não se limita à quantidade de fumo nos espaços públicos.

Edit:
Já agora...

126 milhões de euros em internamentos e mais de 308 milhões gastos em medicamentos, consultas e meios complementares de diagnóstico – uma factura paga pelo Estado e totalmente causada pelo tabagismo.

e

Tabaco causou 12% das mortes em Portugal em 2005

Sim, tens uma certa razão. Mas o que mais confusão me faz é o facto dos consumidores se acharem com "direitos" só porque geram uma grande quantidade de receitas, para o Estado. Considerando o tabaco como um outro qualquer produto vulgar, temos que o consumidor tem o direito à qualidade estabelecida, no entanto com o conhecimento dos efeitos secundários, não vejo o porquê de passar a batata quente. A não ser que esteja escrito em algum lado que as receitas do tabaco sejam aplicadas de forma prioritária nos tratamentos de doenças derivadas deste. Se assim for, já cá não está quem falou.

blood_lust
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 26, 2007 10:14 am

Mensagempor blood_lust » sexta jan 04, 2008 2:51 pm

Brujo Escreveu:Dos fumadores, e dos que têm filhos, alguém fuma em casa? Sim? Atiram fumo para os vossos filhos? Ou evitam e vão para a varanda p.e? E não me venham que num café é diferente. É a mesma merda, estão a prejudicar os que não fumam.

Por acaso, já antes desta lei anti tabaco, achava que devia ser proibido a entrada a menores de 16 anos em cafés.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta jan 04, 2008 2:53 pm

Brujo Escreveu:1) Dos fumadores, e dos que têm filhos, alguém fuma em casa? Sim?
2) Atiram fumo para os vossos filhos?
3)Ou evitam e vão para a varanda p.e? E não me venham que num café é diferente. É a mesma merda, estão a prejudicar os que não fumam.

1) sim... as pessoas que fumam em minha casa fumam onde e quando querem. Qd vejo o FCP na TV, a espaços, fumo a ver televisão na boa.

2) o fumo não se atira... expira-se. E ninguém o faz directamente para a cara das crianças presentes.

3) não tenho varandas... só janelas.
Última edição por Bronze [RIP] em sexta jan 04, 2008 2:56 pm, editado 1 vez no total.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 2:53 pm

Danibanger Escreveu:
Phobos Escreveu:

Então e os fumadores não são também gente? E os proprietários de estabelecimentos de restauração? Consideras então uma lei pode ser duvidosa e mal elaborada, desde que agrade apenas a uma certa elite? Desculpa Phobos, mas esse argumento é completamente inaceitável.

Tanto que sois gente que podem continuar a fumar na boa. Só que não é em qualquer lado. Os que trabalham fumam a toda a hora? Ou aguentam um bom tempo até fumar? Nos cafés façam o mesmo. Aguentem um pouco. Se o conseguem no trabalho e não reclamam, também o conseguem fazer nos outros sitios onde é proibido fumar ou não?

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 2:58 pm

Bronze Escreveu:
Brujo Escreveu:1) Dos fumadores, e dos que têm filhos, alguém fuma em casa? Sim?
2) Atiram fumo para os vossos filhos?
3)Ou evitam e vão para a varanda p.e? E não me venham que num café é diferente. É a mesma merda, estão a prejudicar os que não fumam.

1) sim... as pessoas que fumam em minha casa fumam onde e quando querem. Qd vejo o FCP na TV e, a espaços, fumo a ver televisão na boa.

2) o fumo não se atira... expira-se. E ninguém o faz directamente para a cara das crianças presentes.

3) não tenho varandas... só janelas.

1) Fumas? E tens os putos ao teu lado? Deixas os putos dar umas passas também? Cool.

2) Perfeccionismos. Claro que ninguém "atira" à cara de ninguém. :lol:

3) Casita.

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 2:58 pm

Brujo Escreveu:Tanto que sois gente que podem continuar a fumar na boa. Só que não é em qualquer lado. Os que trabalham fumam a toda a hora? Ou aguentam um bom tempo até fumar? Nos cafés façam o mesmo. Aguentem um pouco. Se o conseguem no trabalho e não reclamam, também o conseguem fazer nos outros sitios onde é proibido fumar ou não?

Estás a desviar-te da questão. Eu não estou contra a lei, mas defendo que ela apenas deveria entrar em vigor quando toda a gente percebesse o seu conteúdo e conhecesse os seus limites, sem qualquer sombra de dúvida. Se és contra isto, és a favor de leis confusas, elitistas e mal-elaboradas. É aquilo que depreendo.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 3:03 pm

Dani: Onde te mete confusão a lei? A mim não mete confusão nenhuma. Acho que só mete confusão ao pessoal que fuma porque quer fumar na mesma nos sitios onde desde sempre fumaram e acham-se nesse direito.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante