O Metal e as Massas

MaRkiLLeR
Participante Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 08, 2007 4:38 pm

Mensagempor MaRkiLLeR » sexta dez 28, 2007 9:21 pm

Heretic Escreveu:... O metal como já foi dito aqui deve permanecer underground, é o que nos difere, é o que nos torna diferente, o facto de o metal ser uma minoria em relação a outros estilos faz com que haja este estilo de vida, é um dos poucos estilos que cria camaradagem.. vejo os concertos de metal e noto que se um tipo cai no mosh todos param para o ajudar, e já vi pessoal a unir-se, pessoas que não se conhecem de lado nenhum por causa de ouvirem metal e a rirem-se, conviver e se for preciso unirem-se como já vi no bairro alto gajos que não se conheciam de lado nenhum para defender um amigo do outro por causa que estava a ser incomodado por um gang de chungas, acho que se toda a gente ouvisse metal eu ficaria triste, por toda a gente ter gostos e forma de vestir parecidas, eu gosto que o Metal seja underground, é só veres a coisa por este prisma , aquando de o metal ter-se tornado um pouco mais famoso cá em Portugal , a quantidade de Poser's aumentou como tudo... O Metal é bom se ficar neste estado underground, em que possas ter uma forma de diferenciar-te dos outros pelo teu gosto e cultura...

offtopic:Acho na minha opinião que tem de ver as coisas desta maneira... Não se esqueçam que os Moonspell levaram uns 15 anos para ter ( e sei que já me vão crucificar pelas minhas palavras) fama em Portugal pelo menos, na Alemanha acho que é outro caso, assim como o resto das bandas... são precisos anos e anos para uma banda ser famosa outras vezes nem isso.

De uma forma algo resumida acho q o Heretic disse tudo tenho a mesma opiniao :wink:

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sábado dez 29, 2007 3:08 am

Mitwelt Escreveu:para se fazer parte do movimento "Metal", para além de ser preciso ter uma grande qualidade na música que se faz, precisa-se de outra coisa: SER POBRE!

Compreendo o que queres dizer mas para quem pensar mesmo assim só tenho a responder o seguinte:
Não tem que ser assim nem deve ser assim. Um artista deve ser recompensado pelo seu trabalho. O que ele não deve fazer é corromper os seus valores e o seu trabalho por causa dos euritos (mas está claro que já vamos entrar pelo caminho da discussão romântica do artista que se mantem inabalável na defesa da sua integridade criativa...).
Claro que também temos de perceber que a indústria funciona quase como um polvo e um artista tem de aprender a sobreviver nesse meio e de vez em quando lá tem de fazer uma cedência ou outra para se poder manter. (It's just my humble opinion).

Back on topic:
Os Iron Maiden são um excelente exemplo de prosperidade na cena metal e de como se pode ter um sucesso em larga escala mantendo a sua integridade artística.

(No meu post anterior tentei ver um exemplo de um factor que se pode relacionar com a massificação agora vou tentar exprimir-me sobre um outro)

Temos alguns exemplos na Europa em como o metal pode ser mais massificado e ter mais divulgação de uma forma saudável. É o caso da Alemanha. Não é caso raro, a imprensa generalista dar grande destaque a eventos relacionados com o metal. Mas também é verdade que os próprios jornalistas que tratam dessas notícias fazem o "trabalho de casa" para não dizer asneira, procurando realmente informar o leitor/espectador.
Cá em Portugal o que é que nós temos? Lembro-me de ver uma reportagem no Jornal Nacional da TVI sobre o SBSR em que a jornalista não fazia ideia do que estava a falar. Isso é claro que não cativa minimamente, quem está em casa a ver, a procurar informar-se mais sobre o género. Não chama mais gente para o género. Acima de tudo, nem sequer educa. Isto já para não mencionar as belas reviews sobre os maiores eventos de metal no nosso país escritas, por exemplo, no JN. Quem não conhecer metal apresenta esses artigos como a prova cabal que o metal não presta. Quem conhece metal olha para esses artigos e fica sem saber se há-de rir com tanta baboseira ou chorar.
Infelizmente, em Portugal isto não se passa só com o metal. Nas principais tvs generalistas quantos programas de música é que existem? Só há o top+ e esse já deixou de ter diversidade à muito tempo. :( Outro caso é o dos Talk-shows que têm convidados musicais. Havia o programa do Herman mas invariavelmente os convidados musicais eram a Ágata, o Tony Carreira e outros do mesmo género. Na Alemanha, não é de estranhar ver num talk - show, por exemplo, a Doro : Doro in RTL.
Resumindo: a comunicação social tem um papel muito relevante na massificação dos assuntos. Na música passa-se o mesmo. Se os meios de comunicação social fizerem um bom trabalho em termos de informação genérica sobre o género e concedendo espaço a bandas ligadas ao metal, com o objectivo de destacar a música acima de tudo, então essa massificação pode ser benéfica. Se a divulgação for feita de um modo construtivo, isso vai ajudar a chamar ouvintes que têm uma melhor noção do que é o metal.

Não deixa de ser curioso verificar que o metal é geralmente bem aceite em países como a Finlândia, a Suécia e a Alemanha e que estes se incluem no grupo das nações com um índice de educação mais elevado e com um excelente nível de vida. São bons exemplos que demonstram que o metal pode ter mais atenção do mainstream sem ter necessariamente de se descaracterizar, visto que a própria imprensa, nalguns casos, faz questão de ir procurar o que se passa no underground.

******************************************************************************************************************************

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver: (os jornalistas sempre a bater na mesma tecla)

reportagem da tvi sobre black metal parte 1 - os minutos finais são particularmente interessantes

reportagem da tvi sobre black metal parte 2

reportagem SIC parte 1

reportagem SIC parte 2

reportagem SIC parte 3

reportagem SIC parte 4

LordDusk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 16, 2004 12:35 am
Contacto:

Mensagempor LordDusk » sábado dez 29, 2007 4:28 am

Sendo Mainstreem ou Underground, o Metal sendo um genero extremo da musica (com todas as suas implicações), ninguem fica indiferente às suas caracteristicas e irá ser sempre adorado por uns e odiado por outros!

Thrasher
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mar 11, 2007 10:04 pm

Mensagempor Thrasher » sábado dez 29, 2007 12:41 pm

sangue de pombo com vodka :metal:

Baalrech
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 20, 2006 10:43 pm
Contacto:

Mensagempor Baalrech » sábado dez 29, 2007 1:58 pm

warrior of wisdom Escreveu:
Temos alguns exemplos na Europa em como o metal pode ser mais massificado e ter mais divulgação de uma forma saudável. É o caso da Alemanha. Não é caso raro, a imprensa generalista dar grande destaque a eventos relacionados com o metal. Mas também é verdade que os próprios jornalistas que tratam dessas notícias fazem o "trabalho de casa" para não dizer asneira, procurando realmente informar o leitor/espectador.

E de facto, na imprensa generalista, o que saí é mesmo asneira e isso irrita-me profundamente...

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » sábado dez 29, 2007 2:13 pm

vírgula Escreveu:Eu tinha lido O Metal e as Mamas...

Assim já não posto.

PICS OR STFU

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor death in geres » terça jan 01, 2008 3:04 pm

Sim e não!

É porque os concertos que têm mais gente são aqueles festivais com bandas de Metal, nada underground, ou muito pouco underground, realizados em Lisboa!

Não é porque os festivais que metem metal, tipo Ermal, que tinha metal mainstream e underground, bastante variedade... fodeu-se!
Vilar de Mouros, fizeram a edição, talvez mais pesada de sempre e... fodeu-se!
Vários festivais que haviam há uns anos era só rockalhada e metalada e agora anda 'noutra onda bro'!

...

Massa, em termos de vendas!?
Para muita gente!?

Isso já penso que não, tirando algumas excepções, mas que por vezes têm que de deixar a musica de lado, para conseguir chegar ás tais massas...

Se hoje uma banda de hiphop quiser passar a mensagem, chegar ás massas, vai ter muita mais facilidade que uma banda de metal...
Ninguém quer conhecer novas bandas de metal, uma banda de metal só tem reconhecimento das massas depois de lutar muito, ao 3º álbum, se tiverem a sorte de uma boa equipa de marketing...

A culpa é do pessoal mais velho, que não deixou a chama do heavy bem acesa e agora os putes basofes tão-se a cagar para o que é a musica...
Pelo que leio e oiço, há uns 10 anos não era assim...
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

lordbyron
Turista
Registado: terça jan 01, 2008 5:29 pm

Mensagempor lordbyron » terça jan 01, 2008 6:06 pm

Esse assunto requer extrema reflexão! A princípio devemos nos perguntar: até que ponto o metal ainda é underground atualmente?
A meu ver, já existem ramificações dentro metal que fogem essa concepção. Além disso, a partir do momento que algo é extremamente popularizado vai perdendo sua essência. A internet e os diversos meios de comunicação existentes contribuíram de forma ímpar nesse processo. Vocês concordem ou não, mas infelizmente, tornou-se patente que o metal já pertence a industria da cultura! underground hoje também é modismo, logo virou produto de mercado!

misanthropy666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 02, 2007 11:08 am

Mensagempor misanthropy666 » terça jan 01, 2008 6:19 pm

nao e um estilo de musica feito para as massas
minha honra e a lealdade

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor death in geres » terça jan 01, 2008 6:34 pm

misanthropy666 Escreveu:nao e um estilo de musica feito para as massas

Se for em Lisboa é!

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » terça jan 01, 2008 6:56 pm

death in geres Escreveu:
misanthropy666 Escreveu:nao e um estilo de musica feito para as massas

Se for em Lisboa é!

nao concordo com o que penso que queres dizer...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor death in geres » terça jan 01, 2008 8:10 pm

Quero dizer que os eventos só têm hipotese de ter MUUUITA gente se forem em Lisboa...

Um cartaz como o do ano passado do SBSR, por exemplo, se fosse em Carviçais ou no Ermal não teria a mesma afluência...

O Cartaz que este ano esteve em Barroselas, ou no Caos, se fosse mais perto de Lisboa tinha muita mais gente... dobro... triplo...

Como se já falou várias vezes por aqui, o pessoal é muito comodista...
Para quê fazer uma grande viagem para ver um concerto quando na mesma semana tenho 3 concertos num raio de 30 km... e além disso eles hão-de cá voltar...

Eu acho que é assim... Mais que o cartaz, a localização é muito importante em festivais...

também andamos em crise em todos os niveis, não ha guito em Portugal... para nada... por isso é natural que sobre pouco para concertos, discos, merchandises... essas coisas...

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » terça jan 01, 2008 8:13 pm

Gosto mto de Metal mas comida Italiana nao é o meu forte... :lol:

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » terça jan 01, 2008 8:24 pm

Ele Escreveu:Gosto mto de Metal mas comida Italiana nao é o meu forte... :lol:

:roll:

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm