Irlandeses dizem não ao Tratado de Lisboa

Fez bem a Irlanda em recusar o Tratado de Lisboa?

Sim
10
42%
Não
6
25%
Sem opinião
8
33%

Total de votos: 24

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quinta dez 13, 2007 3:58 pm

warrior of wisdom Escreveu:
Brujo Escreveu:
nesse caso ja se sabe qual e o resultado, porque nao podemos ser nos a decidir? ja que o ps tem maioria logo o resultado e a vitoria do sim

Para quê referendo? Para as pessoas ficarem em casa?

E já agora para quê fazer eleições para a AR, para a câmara municipal, etc ... :roll:
O que se deve exigir é um debate sério e que os cidadãos sejam elucidados sobre o que é a UE, como é que as suas instituições funcionam, e o que é que este Tratado vai mudar. Ontem no Jornal das 10 na RTP2 houve uma intervenção bastante interessante de um prof. de politica internacional sobre esta matéria mas infelizmente a maioria das pessoas devia estar a ver a TVI.

*Ironia das ironias: a Alemanha consegue finalmente obter legitimamente uma posição de supremacia formalizada face à restante Europa. Conseguiram pela via negocial aquilo que não conseguiram com duas guerras :wink:

Espertos.

E depois de ter estado na Alemanha, só me ocorre "quem me dera estar como eles..."

Não confundir com ser um deles. :wink:
Imagem

Disturbing
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta out 04, 2007 1:01 pm

Mensagempor Disturbing » quinta dez 13, 2007 4:01 pm

warrior of wisdom Escreveu:O que se deve exigir é um debate sério e que os cidadãos sejam elucidados sobre o que é a UE

Não vale a pena! mesmo que isso fosse para a frente uma parte da população está-se nas tintas para o assunto.... encontravas prai 45% de Abstenção. que é o costume.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quinta dez 13, 2007 4:03 pm

E já agora para quê fazer eleições para a AR, para a câmara municipal, etc ...

Tem tudo a ver.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » quinta dez 13, 2007 4:05 pm

Shore Escreveu:
Brujo Escreveu:
nesse caso ja se sabe qual e o resultado, porque nao podemos ser nos a decidir? ja que o ps tem maioria logo o resultado e a vitoria do sim

E já agora para quê fazer eleições para a AR, para a câmara municipal, etc ... :roll:
O que se deve exigir é um debate sério e que os cidadãos sejam elucidados sobre o que é a UE, como é que as suas instituições funcionam, e o que é que este Tratado vai mudar. Ontem no Jornal das 10 na RTP2 houve uma intervenção bastante interessante de um prof. de politica internacional sobre esta matéria mas infelizmente a maioria das pessoas devia estar a ver a TVI.

*Ironia das ironias: a Alemanha consegue finalmente obter legitimamente uma posição de supremacia formalizada face à restante Europa. Conseguiram pela via negocial aquilo que não conseguiram com duas guerras :wink:

Espertos.

E depois de ter estado na Alemanha, só me ocorre "quem me dera estar como eles..."

Compreendo-te. Eu também não me importava nada de estar como eles. A minha conta bancária agradecia. :lol:
Mas como descendo de gente dessas bandas talvez um dia meta a viola no saco e vá descobrir se afinal as bolas de berlim são de lá ou não :P

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor warrior of wisdom » quinta dez 13, 2007 4:06 pm

Disturbing the Peace Escreveu:
warrior of wisdom Escreveu:O que se deve exigir é um debate sério e que os cidadãos sejam elucidados sobre o que é a UE

Não vale a pena! mesmo que isso fosse para a frente uma parte da população está-se nas tintas para o assunto.... encontravas prai 45% de Abstenção. que é o costume.

Acho que temos de combater essa ideia de que não vale a pena, caso contrário nunca passamos do mesmo.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor warrior of wisdom » quinta dez 13, 2007 4:11 pm

Brujo Escreveu:
E já agora para quê fazer eleições para a AR, para a câmara municipal, etc ...

Tem tudo a ver.

Por essa ordem de ideias não havia eleições para nada. Por isso é que fiz essa referência. 8)
De qualquer modo, as matérias que têm a ver com estas questões europeias de fundo devem, a meu ver, ser submetidas a referendo. Quando votamos para o parlamento não lhes estamos a dar um cheque em branco para alienar parte da soberania do país, nomeadamente em política externa.

Disturbing
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta out 04, 2007 1:01 pm

Mensagempor Disturbing » quinta dez 13, 2007 4:14 pm

A não ser que consigas convencer muita gente a arrastarem-se até ás urnas. A verdade é que as pessoas que se abstêem nem querem saber do assunto para sequer se incomodarem a informarem-se do assunto. como é que irias convencer as pessoas para usufruirem do seu direito de voto para os interesses do país?

Esse principio devia partir das pessoas.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta dez 13, 2007 4:24 pm

As pessoas só se vão "aproximar" da UE quando esta fizerz parte do dia a dia de Todos e por igual:
quando existir livre circulação de bens e serviços a 100%, com impostos iguais (incluíndo carros e casas)
Impostos iguais em toda a UE
Feriado Europeu
Imposto Único Europeu
Ou seja quando for uma espécie de Estados Unidos da Europa, e é isso que eu desejo
Quero conservar a minha língua e algns dos meus costumes enquanto povo histórico, mas não quero continuara a viver mal.
E como este país não sabe nem se deixa governar...

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor warrior of wisdom » quinta dez 13, 2007 4:33 pm

Disturbing the Peace Escreveu:A não ser que consigas convencer muita gente a arrastarem-se até ás urnas. A verdade é que as pessoas que se abstêem nem querem saber do assunto para sequer se incomodarem a informarem-se do assunto. como é que irias convencer as pessoas para usufruirem do seu direito de voto para os interesses do país?

Esse principio devia partir das pessoas.

(Se eu tivesse uma varinha mágica já tinha resolvido o assunto. :lol: )

Convencer as pessoas a votar? Ora bem. E que tal se todos nós que escrevemos aqui no fórum, por exemplo, incentivarmos os nossos familiares e amigos?

A circunstância de se cativarem as pessoas a exercerem o direito/dever cívico de votar depende muito dos actores da cena política. Infelizmente o exemplo dessa classe em Portugal é no mínimo degradante.
Ainda hoje nas notícas foi emitida uma reportagem sobre uma sessão do parlamento regional da Madeira em que o Alberto João Jardim dormia descaradamente enquanto um deputado da oposição discursava. Não são concerteza esses exemplos de clara falta de respeito pelas pessoas e pelas instituições que vão credibilizar a política nacional.
Não obstante, cabe-nos a nós todos exigir uma mudança; mandar um sinal. Não gostas de nenhum candidato ou das propostas em causa? Vota em branco ou vota nulo. Mas vota.
Claro que não sou ingénua ao ponto de achar que isso se resolveria do dia para a noite. Em Portugal ainda falta um longo caminho a percorrer a nível de educação e consequente consciencialização e sensibilização dos cidadãos para as questões políticas.

Parece que anda tudo a dormir. Só se preocupam quando lhe vão à carteira. É fácil cair na tentação de dizer "somos pequeninos; não podemos fazer nada; ninguém nos ouve;".

É facto que ainda temos uma democracia jovem mas dado o nosso passado a nível político ainda menos desculpas há. A maioria dos portugueses parece que ainda vive com o sindrome do paternalismo político do tipo salazarista. É a história do lavar as mãos como Pôncio Pilatos. Dar um cheque em branco a alguém para governar e depois... "olha se correr mal, a culpa é sempre do outro mas nunca é nossa". :roll:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta dez 13, 2007 4:36 pm

Uma das promessas do programa do PS que foi a votos e ganhou com maioria absoluta, dizia exactamente que seria feito referendo para esta questão. Foi nisso que os portugueses votaram.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quinta dez 13, 2007 4:38 pm

foi "nisso" que os portugueses votaram

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor warrior of wisdom » quinta dez 13, 2007 4:42 pm

otnemeM Escreveu:Uma das promessas do programa do PS que foi a votos e ganhou com maioria absoluta, dizia exactamente que seria feito referendo para esta questão. Foi nisso que os portugueses votaram.

Exactamente. Eu lembro-me de ouvir essa promessa ser feita dezenas de vezes durante a campanha eleitoral.
Ainda vamos ter de organizar uma petição para exigir o referendo. :lol:

* De tudo o que tenho lido até agora sobre a forma de ratificação do Tratado de Lisboa, a Rep. da Irlanda é o único país que, para já, anunciou a realização de um referendo.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor warrior of wisdom » quinta dez 13, 2007 4:48 pm

Para os interessados aqui fica um video que apresenta alguns momentos da cerimónia de assinatura da Carta dos Direitos Fundamentais no Parlamento Europeu (particularmente interessante a partir de 1:20 :P )

http://www.youtube.com/watch?v=-P8sjQgCZiQ

Este é mais esclarecedor :lol:
http://www.youtube.com/watch?v=oyh2IgsJBpQ

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quinta dez 13, 2007 4:52 pm

Shore Escreveu:
Brujo Escreveu:

Espertos.

Compreendo-te. Eu também não me importava nada de estar como eles. A minha conta bancária agradecia. :lol:
Mas como descendo de gente dessas bandas talvez um dia meta a viola no saco e vá descobrir se afinal as bolas de berlim são de lá ou não :P

Eu não tenho descendência de lá, mas não me admira se um destes dias acordar e tiver emigrado para lá.

Lembro-me de andar pelas ruas de Frankfurt e pensar ("quer me parecer que o primeiro afinal é isto").
Imagem

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quinta dez 13, 2007 4:54 pm

misanthropy666 Escreveu:Agora é que não há, já está assinado.
e deveríamos estar sós, estivemos durante centenas de anos, porque raio agora precisamos da merda da U:E.?

Talvez porque os tempos mudam e o Portugal de então não é o Portugal de agora.
De qualquer maneira, se as coisas derem mesmo para o torto:

Malleus Escreveu:
- Possibilidade dos Estados de abandonar a União.

Isto, pela tua posição, não seria benvindo?

PS: tomei a liberdade de traduzir o post para português.
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes