Há mais de dois mil anos atrás, o povo celta festejava o 31 de outubro como o clímax de seu festival Samhain, que marcava o fim do ano velho e início de um novo período. Os celtas homenageavam o deus-sol Baal.
Outro nome para a véspera do Dia de Todos os Santos era All Hallows'Even depois encurtado para Halloween. No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos. Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos passaram a se fundir numa mesma tradição.
E, não esquecendo a data de Halloween, o Café “O Painel na Lagoa do Furadouro” em Ourém vai receber pelas 23H00, a II edição do Halloween Metal Fest.
Este ano, as bandas no alinhamento do cartaz são os Raw Decimating Brutality – Banda de Grind Core oriunda da Guarda, os Dead Meat de Castelo Branco vão brindar este evento com o seu Brutal Death, os Ciborium de Almeirim com o seu Black/Death Metal, vão apresentar alguns temas do seu próximo trabalho, a sair em 2008 e, finalmente os filhos da terra, os Sacrilegion a fechar esta edição.
Estão reunidas todas as poções mágicas para uma noite de Halloween verdadeiramente negra e arrepiante.
