Fender Stratocaster - conversão para Floyd Rose

SkyNet
Participante
Registado: segunda fev 19, 2007 8:03 pm

Fender Stratocaster - conversão para Floyd Rose

Mensagempor SkyNet » quarta jun 27, 2007 8:32 am

Há uns tempos comprei esta Stratocaster mexicana em 2ª mão:

Imagem

Mas não gosto daquelas pontes (onde segura as cordas em baixo), porque além de desafinarem as cordas todas se tocarmos nelas, têm uns parafusinhos nojentos que lixam a mão toda a tocar (pelo menos no estilo que eu toco). Então lembrei-me de procurar no ebay, e comprei uma ponte Floyd Rose. Depois procurei informação com medidas do buraco que tinha que fazer, e a posição dos parafusos, distancia ao braço, etc. Depois de ver um site com uma reparação de uma guitarra quase igual, mas que vinha com esta ponte de origem, decidi reforçar os apoios da ponte com uma chapa de aço:

Imagem

A testar como ficaria para ver se bate tudo certo:

Imagem

Esta era a parte mais delicada, desbastar aquela zona do braço para aplicar o locking nut, que é o que prende as cordas para se poder mexer à vontade na whammy bar sem desafinar a guitarra. A altura tinha que ser muito precisa para que as cordas fiquem à altura certa em relação ao braço. Falhei só por uma fracção de milimetro, mas foi só fazer uns calçozitos cortando fatias fininhas de madeira:

Imagem

O resultado final depois de já montada e afinada.

Imagem

Vista mais próxima:

Imagem

Em resumo, correu bastante bem, não houve erros graves, e foi trabalho para umas 6 horas. Inicialmente pensei que iria ter que pintar a guitarra, mas não foi necessário, só pintei mesmo a cavidade depois de usar tapa-poros. A guitarra toca muito bem, o setup ficou muito bom (melhor do que eu esperava para a primeira vez que faço um trabalho destes), montei também um pickup EMG-H4 que tinha a sobrar, não me preocupei muito com o aspecto, mas talvez mais tarde faça uma pickguard nova.

Ferramentas usadas: Tupia, formão, martelo, dremmel, berbequim e vários grampos.

Espero que apreciem.
Abraços

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » quarta jun 27, 2007 9:58 am

Bom trabalho moço :)
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

darksoul
Participante Inspirado(a)
Registado: quinta jan 25, 2007 11:44 am

Mensagempor darksoul » quarta jun 27, 2007 10:25 am

Impecavel parabens. ja tinha pensado fazer o mm na minha mas acabei por n fazer nd. O k eu estou a pensar fzr e comprar uma Jackson RR30 e fazer exactamente isso apesar d dar mais trabalho por ser string thru e dps uns pickups a maneira. mais uma vez parabens pelo bom trabalho

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » quarta jun 27, 2007 12:12 pm

darksoul Escreveu:Impecavel parabens. ja tinha pensado fazer o mm na minha mas acabei por n fazer nd. O k eu estou a pensar fzr e comprar uma Jackson RR30 e fazer exactamente isso apesar d dar mais trabalho por ser string thru e dps uns pickups a maneira. mais uma vez parabens pelo bom trabalho

Uiiii... Muito trabalhinho vais ter...

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quarta jun 27, 2007 1:37 pm

já andei para fazer isso com uma j and d que gostei muito mas tambem é string thru.
está muito bom o trabalho

SkyNet
Participante

Mensagempor SkyNet » quarta jun 27, 2007 1:38 pm

Eu não escolheria uma string-thru para fazer isto, simplesmente porque o braço é inclinado em relação ao corpo da guitarra, o que obriga a que o floyd ficasse numa posição muito elevada = feio. A não ser que seja bolt-on e haja coragem para o endireitar... :D

Ripping Corpse
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta abr 11, 2007 5:37 pm
Contacto:

Mensagempor Ripping Corpse » quarta jun 27, 2007 6:25 pm

...ja existia um modelo assim, vi a coisa de 16 , 17 anos atras e custava cerca de 120000$00, moeda antiga... 8)
..."HEAVY METAL"...

Imagem

darksoul

Mensagempor darksoul » quarta jun 27, 2007 7:23 pm

SkyNet Escreveu:Eu não escolheria uma string-thru para fazer isto, simplesmente porque o braço é inclinado em relação ao corpo da guitarra, o que obriga a que o floyd ficasse numa posição muito elevada = feio. A não ser que seja bolt-on e haja coragem para o endireitar... :D

pois ainda para mais ha esse inconveniente...impecavel era uma tipo RR com 2 pickups e floyd a um preço decente...

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » quarta jun 27, 2007 8:55 pm

darksoul Escreveu:
SkyNet Escreveu:Eu não escolheria uma string-thru para fazer isto, simplesmente porque o braço é inclinado em relação ao corpo da guitarra, o que obriga a que o floyd ficasse numa posição muito elevada = feio. A não ser que seja bolt-on e haja coragem para o endireitar... :D

pois ainda para mais ha esse inconveniente...impecavel era uma tipo RR com 2 pickups e floyd a um preço decente...
Depende do preço que consideras decente... A Jackson lançou este a RR24, com Floyd Rose Original, Neck-Thru, escala em ébano, 24 trastes, corpo em álamo, etc... Por cerca de 1300 €... Acho esta guitarra a melhor na relação preço/qualidade...

darksoul

Mensagempor darksoul » quarta jun 27, 2007 10:29 pm

pois ja estive de olho nela e tb na LTD alexi 600 e um neck pick-up da-me imenso jeito por isso e k tnh k escolher: ou dois pickups e 22 trastes ou 1 pickup e 24 trastes...n e facil meus senhores... :roll:

SkyNet
Participante

Mensagempor SkyNet » quarta jun 27, 2007 11:26 pm

Sempre podem comprar a RR24 e mandar instalar o outro pickup :D

Está nos meus planos comprar uma RR24 branca, mas não tenho coragem de a esburacar hehehehe.

darksoul

Mensagempor darksoul » quinta jun 28, 2007 12:15 am

E uma guitarra 'orgasmica' tem td no sitio 8) e uma kestao d esperar para ver...dps se coiso diz como correu :wink:

emperium
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor emperium » quinta jun 28, 2007 10:14 am

SkyNet podias era montar era a oficina da guitarra e fazeres modelos custom de modelos já existentes ;)
Última edição por emperium em quinta jun 28, 2007 11:19 am, editado 2 vezes no total.
Imagem

SkyNet
Participante

Mensagempor SkyNet » quinta jun 28, 2007 10:30 am

emperium Escreveu:SkyNet podias era montar era a oficina da guitarra e fazeres modelos costom de modelos já existentes ;)

Hehehe, é preciso mais know-how e mais ferramenta. Talvez um dia.

emperium
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor emperium » quinta jun 28, 2007 11:05 am

SkyNet Escreveu:
emperium Escreveu:SkyNet podias era montar era a oficina da guitarra e fazeres modelos custom de modelos já existentes ;)

Hehehe, é preciso mais know-how e mais ferramenta. Talvez um dia.

SkyNet Custom Guitar, Inc lol :lol:
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes