Heavy metal: preconceituoso e hermético

coragem [RIP]

Mensagempor coragem [RIP] » segunda jan 29, 2007 9:40 pm

O que me faz confusão são alguns metaleiros preferirem cenas electro a Manowar, Judas Priest etc etc :?

moscovo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça abr 13, 2004 10:53 pm

Mensagempor moscovo » terça jan 30, 2007 12:11 am

Bronze Escreveu:Brincando a sério...

Então temos aqui um fórum que se chama Metal Underground, unanimemente considerado o mais importante fórum de metal existente no nosso país.

Se repararem, além dos tópicos de caracter geral e outros facilmente recicláveis onde impera a palhaçada, quando se fala de música temos uma grande quantidade de users que parece nem saber / perceber o que é o metal mais convencional, prefere as tendências mais alternativas que de metal pouco tem, gozam com bandas outrora intocáveis como os Manowar ou os Judas Priest, gastam milhares de posts a glorificar uns Cult of Luna ou Tool, tecem rasgados elogios aos Converge e aplaudem o som de uns More Than A Thousand, ao mesmo tempo que dizem que Moonspell e Metallica são uma valente merda.
Publicitam links que nos levam a centenas de bandas de EBM e electro, jurando a pés juntos que nunca gostaram de Slayer e Megadeth.
O Ozzy é parvo, a filha dele uma porca mas os Muse ou os Prodigy são altamente.

Exemplos destes temos aos milhares e a cada dia se vão tornando mais frequentes. Enfim, nem me apetece alongar muito mais nestes considerandos pois já deu para perceber.

Agora pergunto... se este pessoal espelha o verdadeiro amante da música pesada deste país digam-me onde está a hermeticidade e o preconceito!!!???

Concordo contigo, já noutro tópico sobre as bandas que menos gostas fiquei com a impressão que a maior parte da malta que aqui escreve deve gostar tanto de metal como de ir musica electrónica. Com isto não quero criticar quem o faz apenas constatar uma realizade que vêm desmentir as ideias principais do texto inicial.

Errante
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm

Mensagempor Errante » terça jan 30, 2007 12:27 am

O metal é preconceituoso? Sim.
O punk é preconceituoso? Sim.
O Hip-hop é preconceituoso? Sim.
A música clássica é preconceituosa? Sim.
O Jazz é preconceituoso? Sim.

Pois, ao fim ao cabo só não são preconceituosas as merdas MTV e música Electrónica, porque todos os estilos que não têm um grupo de fans que se dedicam só ao género acabam por cair no preconceito, seja em relação a novas pessoas ou a novas tendencias.

Excepção para quando um estilo relativamente novo está em expansão.

Dou o exemplo no Jazz em que The Bad Plus levou com críticas destrutivas vindas de puritanos do género, ou no ínicio da música clássica contemporãnea em que esta era também desprezada pelas gentes nobres do estilo, ou do "verdadeiro" pessoal do Hip-hop detestar boss Ac, ou do pessoal do punk dizer que The Clash são uns vendidos, etc.

No fim de contas não passa tudo de novelas do quotidiano, só se preocupa quem quer e o resto deve ser deixado ao carácter (ou ausência deste) de cada um.
Última edição por Errante em terça jan 30, 2007 12:38 am, editado 3 vezes no total.

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » terça jan 30, 2007 12:34 am

coragem Escreveu:O que me faz confusão são alguns metaleiros preferirem cenas electro a Manowar, Judas Priest etc etc :?

Pá, são gostos. Mas também me faz uma confusão do crl. :shock:

NoisePolluTion
Participante
Registado: segunda mar 22, 2004 9:41 pm

Re: Heavy metal: preconceituoso e hermético

Mensagempor NoisePolluTion » terça jan 30, 2007 1:27 am

Vooder Escreveu:O que eu queria não era ver o "black album" reconhecido, queria era ver o "master of puppets" reconhecido pelos mass media!

A parte engraçada é que agora que o master of puppets é referido como um cd de culto, já estão a aparecer os génios do costume que dizem coisas como "omg master of puppets foi o cd que assassinou o heavy metal" (http://www.metal-archives.com/review.php?id=547 procurem aqui se nao acreditarem).

À parte deste aparte (ahm?), devo dizer que concordo com a ideia geral do texto inicial, apesar de achar que o tipo generalizou demasiado... nem toda a gente pensa assim... mas que há muitas atitudes ridículas dentro do metal há... e infelizmente quando o metal atinge os telejornais é isso que passa la pra fora... as atitudes de "ah eu sou melhor que os outros porque ouço metal e tudo o que nao é metal é MERDA" e todas as ideologias atrofiadas que por aí andam... o que apenas dá razões para aumentar a discriminação de que esse mesmo pessoal tanto se queixa.

PhiLiz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 14, 2005 7:43 pm
Contacto:

Mensagempor PhiLiz » terça jan 30, 2007 3:02 am

Estando-me fortemente nas tintas para o que quer que seja o Metal como quase Instituição, devo dizer que o tipo que escreveu este texto perdeu uma bela oportunidade para estar quieto.

Ele acusa as pessoas que ouvem Metal de serem fechadas quanto a certos álbuns de algumas bandas. Ok, então ele é mais "open-minded" por gostar do álbum e chamar "close-minded" aos que não gostam? Isto vai tão obviamente de encontro ao tão falado "gosto" que nem vale a pena alongar-me. Será que não ocorreu à excelência que escreveu aquilo que o muita gente não gostou foi do álbum...? Se calhar as pessoas não gostam do "St.Anger", não por ser diferente, mas por ser uma bela merda... E é tão poseur não gostar do álbum por "arrastanço", como gostar para ser diferente. O recurso a algo que é (na maioria dos casos) apenas jocoso, como as piadas sobre bandas revela bem o desespero do tipo. Nem vou entrar pelas inverdades.

Depois, o tipo generaliza totalmente. Uma generalização preconceituosa e hermética já que não engloba excepções e mete tudo no mesmo saco.

É como já se disse, há preconceito e mentes fechadas em todo o lado. Ultimamente tenho andado em fóruns de música clássica... e olhem que acho que nunca me ri tanto com opiniões sobre Metal como ali. E é suposto serem pessoas minimamente inteligentes (lá está uma ideia pré-concebida que temos sobre quem ouve música clássica), mas dizem as maiores parvoíces sobre Metal. Cá duvido que acontecesse o mesmo.

O texto tem pontos que podem ser aceitáveis. Mas além de pecarem por atingirem apenas uma parte da população metálica, são: redundantes, preconceituosos, argumentativamente fracos e acima de tudo acho que este tipo pouco percebe de Metal que não seja o mais óbvio...

É que isto falei no Metal de certa forma mais "mainstream". É que se vamos "cavar" mais fundo... este texto é ainda mais ridículo.
Imagem

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » terça jan 30, 2007 12:30 pm

Eu sinto o preconceito na pele muitas vezes, obviamente que nem todos são iguais, mas lá que existe é inegável. Por vezes ouço cada barbaridade...Quantas vezes me apetece começar a desbobinar o meu percurso só para calar essas mentes, só que isso seria pouco elegante e demasiado "I'm more metal than you" por isso vou-me calando e deixando cada qual ficar na sua, porque no fim do dia são questões irrelevantes, que apenas dão prazer discutir e até picar uns aos outros quando todos sabem levar isso a bem, sem se levarem demasiado a sério. Por outro lado o preconceito move mundos, toda a vida é baseada em preconceitos..o rosa é feminino, certas notas ou escalas são relacionadas com certas culturas..quanto a mim isso são preconceitos adquiridos ao longo dos tempos...podia me alongar mas não tenho paciencia para escrever mais.
Don't talk to strangers...

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça jan 30, 2007 12:41 pm

Bronze Escreveu:Brincando a sério...

gastam milhares de posts a glorificar uns Cult of Luna ou Tool, tecem rasgados elogios aos Converge e aplaudem o som de uns More Than A Thousand,

quase que diria que foi direccionado ao je. . . lol.
mas concordo em grande parte contigo. . . basta ver como algumas bandas sao cá recebidas. . . e gosto quando alguem se acha superior a outro so porque esse outro ouve uma banda de nu metal ou metalcore (p.e) mas depois acaba por venerar musica electronica e coisas assim (basta ver a quantidade de topicos que se criaram recentemente relativas a outras sonoridades) . . . ou quando se abre o topico de x banda e vêm logo os defensores da causa a dizer que a banda nao vale um caralho, etc e depois quando sao "as bandas deles" ficam logo fodidos. . .

Zyklon [RIP]

Mensagempor Zyklon [RIP] » terça jan 30, 2007 1:00 pm

Prefiro ouvir o metalcore Chimaira a Muse ou Wumpscut e afins,mas já não troco a escuta de um album de Tool por um de Manowar ou Hammerfall.
Prefiro ouvir I Killed The Prom Queen a Dark Funeral mas se puder trocar IKTPQ por Dissection já troco......
Enfim sou um gajo com gostos estranhos :?

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » terça jan 30, 2007 1:14 pm

Pessoalmente considero que bandas como Tool, Cult Of Luna, Converge e outras afins tem mais de "metal" que muitas bandas dos 80, consideradas icones da cena...

...mas isto sou só eu.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça jan 30, 2007 1:17 pm

controversial. lol

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça jan 30, 2007 1:18 pm

O preconceito faz parte… Enquanto “aficionado” do BM obviamente q o sinto mts vezes, assim como o senti por ouvir BM e no entanto ser aberto a outros estilos de musica fora do metal. Tb é usual sentir esse preconceito por ouvir BM e tolerar mt pouca coisa dentro do Metal q não seja BM.

No fundo são gostos e quando os gostos esbatem ou contrastam com outros estilos de vida é normal q algumas das reacções n sejam das mais racionais. N é nada q m incomode por aí alem, faz parte do mecanismo das coisas. Uma cultura só pode existir quando há um nucleo duro q é fiel aos seus valores mais básicos e por mais absurdos q nos pareçam esses valores a verdade é q muitas vezes vamos beber a correntes q brotam desses mesmos núcleos.

Quanto ao meio do metal ser um meio fechado, não me parece q seja assim tanto. Como o Br11 disse, e mt bem, este fórum é um claro sinal de q este meio é relativamente aberto, o q n quer dizer q este meio “tolerante” não seja composto de varias partes intolerântes. E no fundo esse é um dos aspectos mais particulares do Metal. É algo q embora mt diversificado tem como fundo dessa diversidade uma certa intolerância entre as suas varias partes constituintes e a convivência entre as mesmas.
Normalmente quando se olha para uma cena, essa cena é mais ou menos formada por uma corrente de pensamento comum e o Metal enquanto estilo genérico, acabou por se expandir de tal forma q comporta uma multiplicidade de ideais q m parece n ter paralelo noutros estilos.

Claro q posso estar a falar sem conhecimento de causa, mas é esta a ideia q tenho.
Última edição por Phobos [RIP] em terça jan 30, 2007 1:22 pm, editado 1 vez no total.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça jan 30, 2007 1:19 pm

Intifada Escreveu:Pessoalmente considero que bandas como Tool, Cult Of Luna, Converge e outras afins tem mais de "metal" que muitas bandas dos 80, consideradas icones da cena...

...mas isto sou só eu.

Tendo em conta que os "icones" definiram o que é o Metal e não o contrário... :roll:

Não é por eu gostar mais de Tool que de manowar que vou dizer que Tool é Metal. É uma premissa completamente sem sentido.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Zyklon [RIP]

Mensagempor Zyklon [RIP] » terça jan 30, 2007 1:36 pm

Intifada Escreveu:Pessoalmente considero que bandas como Tool, Cult Of Luna, Converge e outras afins tem mais de "metal" que muitas bandas dos 80, consideradas icones da cena...

Mas isso é a velha historia é como o pessoal que fala mal das bandas de Metalcore,não querendo defender o estilo apenas escrevo.
Existirá mais algum estilo actualmente que seja tão claramente influenciado por esses "icones"?(escrevi influenciado não copiado)
Não me parece, o Metal antigo tal como vejo e sempre vi vivia a base da sonoridade das guitarras dos solos e da bateria coisa que muitas dessas bandas fazem hoje em dia,nem vou citar nomes mas é a mais pura verdade apenas o que muda é a voz mais influenciada pelo hardcore ou em alguns casos no Death Metal.
Mas no entanto são gozadas pelos "puristas".

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça jan 30, 2007 1:42 pm

u got a point zyk

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes