Bom português precisa-se

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Bom português precisa-se

Mensagempor raxx7 » quinta mai 22, 2003 4:58 pm

Uma vez que isto não é o IRC nem uma aula de estenografia, que tal se dispensássemos as caracteristicas mutilações e tentássemos escrever correctamente?
Uma coisa são os atalhos que se tomam no IRC, porque é preciso escrever depressa ou as brincadeiras que por vezes fazemos com a lingua. Outra coisa é utilizar sistematicamente "q" em vez de "que" ou trocar os "u" por "v" num pequeno artigo.
Até porque não facilitam a leitura nem abonam muito a favor de quem escreve assim..

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Ortografia, sintaxe e gramática :)

Mensagempor Amphion » quinta mai 22, 2003 7:25 pm

Bem, na minha opinião acho que não haverá problemas em utilizar abreviaturas, desde que estas sejam compreensíveis por todos (os "q" em vez de "que" não me incomodam). Felizmente neste meio as pessoas até possuem uma cultura que lhes permite escrever correctamente, não tendo sido ainda contagiadas por certas formas horripilantes e indecifráveis de abreviar palavras que muitos desconhecem, incluindo-me a mim.

Assim sendo, embora não me incomode com abreviaturas, concordo com a tua ideia de que num fórum as ideias/posts são necessariamente mais ponderadas e reflectidas, aumentando a qualidade da discussão. Esta ponderação dever-se-á, logicamente, espelhar na qualidade da escrita do post.

Mais importante que isso é PARTICIPAREM! :D

akyu [RIP]

Mensagempor akyu [RIP] » domingo mai 25, 2003 2:14 am

eu sou totalmente a favor das abreviaturas..desde que o local seja adequado, aliás..aqui estou apenas a escrever correctamente( e kom muito custo) apenas porque o tópico está relacionado porque eu sou um dos muitos que aproveita qualquer ocasião para abreviar tudo o que seja possivel..
primeiro porque poupa-nos trabalho..e como hoje em dia passamos os dias á frente do computador, a abreviar as palavras sistematicamente, isto torna-se quase uma rotina, até que chegamos a um ponto em que nem reparamos que estamos a abreviar seja la o que for..
uma coisa é pedirem-me para escrever uma carta para o Sr. Presidente de qualquer lado, outra é pedirem-me para escrever correctamente num local onde a maior parte das pessoas são joves, nao se importam do que lêm e escrevem da mesma maneira que nós..mas, no entanto, ha uma contrapartida: Como será o futuro de toda esta gente k está habituada a escrever abreviadamente?se eu já conheço muita gente que dá erros e nem sequer abrevia...entao como irão ficar todos aqueles que já abreviam ha uns bons anos?pois eu acho que cada vez mais se dão erros ortográficos devido a todas estas novas tecnologias (desde o irc aos telemóveis e muita coisa mais)..
Eu estou todos os dias no irc, todos os dias escrevo milhares de palavras abreviadas, já ganhei o habito de escrever abreviado, com muito custo escrevo para este fórum (note-se sem nenhuma abreviatura), posso dar e ou 2 erros, talvez por falta de atenção, talvez por hábito, mas muito dificilmente me engano não saber..ora mais um abraço para todos

akyu

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo mai 25, 2003 8:37 pm

Akyu, esforça-te mais.. :-D

A questão não são apenas as abreviaturas. A escrita relaxada que adoptamos no IRC inclui também coisas como a falta de pontuação, falta de maiúsculas, falta de estrutura nas frases, etc..
Todos usamos isso no IRC, porque é rápido e se tolera bem. Tolera-se bem porque o usamos principalmente para conversar. Ideias simples, poucas frases curtas antes de esperar por uma resposta.
Aqui as mensagens exprimem ideias mais complexas e são bastante mais longas. Se não forem bem escritas, tornam-se pesadas de ler, o que é meio caminho andado para ser lidas na diagonal.
Se prezam as vossas ideias, não deixem que sejam ignoradas por causa da forma como as expõem.

Vampiruh [RIP]

Mensagempor Vampiruh [RIP] » segunda mai 26, 2003 10:29 pm

raxx7 Escreveu:Se prezam as vossas ideias, não deixem que sejam ignoradas por causa da forma como as expõem.

Concordo plenamente com o raxx7 :) Acho exactamente o mesmo. Vamos lá fazer um esforço, só vos ajuda a voçês e a quem está a ler :P

TaraK [RIP]

Mensagempor TaraK [RIP] » quarta mai 28, 2003 9:50 pm

raxx7 concordo plenamente contigo, embora às vezes o vício seja de tal modo grande, que é um pouco dificíl deixar de usar as tais abreviações!
Mas como tú disseste e muito bem, estamos num forum não num canal do IRC! :twisted:

Adam_Warner [RIP]

Mensagempor Adam_Warner [RIP] » sábado mai 31, 2003 4:05 pm

Eu escrevo sempre do mesmo modo, seja no IRC seja em fóruns... abreviaturas como "q" ou "tb" não me imcomodam, agora coisas mais estranhas é que não :)

slaughter [RIP]

Mensagempor slaughter [RIP] » sexta jul 11, 2003 4:51 pm

Vocês são é peneirentos de mais.
FOAD

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Portugues

Mensagempor Amphion » sexta jul 11, 2003 6:19 pm

Ehehehe. Não há nada como a diversidade de opiniões.

Acho que a barreira entre peneirento/não peneirento deve ser colocada no mesmo limite que mensagem perceptível/mensagem não perceptível.

É óbvio que é necessário cuidado para nos explicarmos bem. Muito mais importante do que a ortografia, será a síntaxe e o correcto encadeamento dos pensamentos/frases.

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » sábado out 18, 2003 10:38 pm

Eu acho que este é um tema bastante construtivo , porque ainda que não seja evidente que estes 'desvios' ortográficos têm de facto repercussões na qualidade do português , nunca fez mal nenhum a ninguém um pequeno esforço para escrever e colocar ideias correctamente. Compreendo a utilidade das abreviaturas no IRC ou em sms, mas na minha opinião estes dois formatos são também um pouco 'mutiladores' , se é que me compreendem. Acho péssimas as calinadas , os 'k' , os 'x' , o mau uso de pontuação e acentos. E sim , penso que as abreviaturas vêm minimizar a importância que se dá a um português bem escrito.
É importante , não é uma questão de vaidade. Falar bem , possuir um vocabulário rico é BOM, e nunca perdemos nada por sermos capazes de expormos com fidelidade as nossas ideias.
Resta saber se usamos abreviaturas porque é necessário mais rapidez na transmissão da ideia ou se , infelizmente, não sabemos mais.

Mustaine [RIP]

Mensagempor Mustaine [RIP] » domingo out 19, 2003 12:27 am

Quem requer rigor na escrita deve respeitar a correcta ortografia...

8)

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » segunda out 20, 2003 9:32 am

Rapazes,

Acho que de facto a aposta na qualidade da forma como nos expressamos em português é "dinheiro em caixa". As miudas sempre ficam mais bem impressionadas connosco se soubermos falar bem, e se isso não chega podem sempre apostar na política...
;) hehehehe

Agora a sério acho que é uma excelente ideía, até porque o português é uma língua belíssima e cheia de potencial para a criatividade.

\00/

Humanure [RIP]

Mensagempor Humanure [RIP] » segunda out 20, 2003 11:44 am

estou de acordo com o raxx7.
pessoalmente nunca fui adepto dessas abreviaturas. quanto á questão da habituação a escrever com abreviaturas é um pouco estranha. nunca se ouviu ninguém dizer que está habituada a escrever português correcto. parece que os hábitos são sempre negativos.
Por isso é altura de ganharem outro hábito, o de escrever correctamente(ou o mais correctamente possivel) português.

ok, now?

Edwardus [RIP]

Mensagempor Edwardus [RIP] » segunda out 27, 2003 8:39 pm

eu gosto de escrever tudo correctamente onde quer que seja. e depois acho que o uso de abreviaturas é uma forma de preguicíte. :) (não disse isto para ofender alguém. se alguém se sente ofendido, peço desculpa) \m/

mansonnette
Participante
Registado: quinta jul 05, 2007 7:53 pm
Contacto:

Mensagempor mansonnette » quarta jul 11, 2007 9:10 am

Muitas vezes vejo cada pontapé na gramática que é por demais. Quando vejo algum erro ortográfico escrito por alguém, dá-me vontade de reclamar e emendar, pois acho que não se admite. :twisted: É cada uma :o :shock: Então porque é que se aprende a ler e a escrever? E então na televisão? Isso nem se fala... Eu também gosto de escrever correctamente sem abreviaturas, pois algumas não as percebo. Na minha opinião, o único sítio onde se pode fazer as abreviaturas é no télélé, pois as mensagens podem saír muito caras.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes