Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
AntoMetal [RIP 2011/02/01]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor AntoMetal [RIP 2011/02/01] » domingo mar 14, 2010 1:49 pm

Tenho uma guitarra acustica (normal de cordas de niquel). Alguem me diz como endireito o braço àquilo?

defunctum
Metálico(a)
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Mensagempor defunctum » domingo mar 14, 2010 2:50 pm

Procura por um parafuso á beira do pente, como tem na foto abaixo...

Imagem

Se nao tens experiencia, aconselhava-te a levar isso a alguem que perceba minimamente do assunto..

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » domingo mar 14, 2010 8:20 pm

SleepingGiAnT Escreveu:Boas.

Tenho uma questão: tenho um Bugera 6260 e o bixo farta-se de chiar por todos os lados por causa do gain. Arranjei um Boss Ns-2 e de facto corta a maioria do feedback mas parece que o tone do Bugera não ficou tão quente e perdeu um bocado de "punch". Também me parece que sofreu alguma quebra de volume. Se estiver em cima do amp, tenho que aumentar o threshold do NS-2, o que ainda torna o tone pior. Se me afastar já posso baixar o threshold do NS-2 e recuperar um bocado do tone, mas tem sempre alguma perda. Portanto, se tenho o som próximo do que quero, ainda faz uns pequenos squeals entre os riffs. Cortando os squeals com o pedal, perco tone.

A minha pergunta é: um pedal tipo Tube Screamer pode ajudar a dar um cheirinho ao tone, podendo eu manter o NS-2 com o threshold alto? Alguma recomendação?

Agradeço desde já a ajuda. Cumprimentos.

P.S - Estou a usar a X connection no Boss NS-2.

Isto deveria estar no tópico oficial de amplificadores.

Tanto feedback pode ser excesso de volume e ganho, aliado a pickups microfónicos. Quais são os que usas?

O Tube Screamer a meu ver aí não vai melhorar muito as coisas, pois vais meter mais algum ganho. Quase de certeza deves ter um cabo que morreu. Se não for do cabo e tiveres guito, experimenta um ISP Sonic Decimator, mudar os pickups para algo melhor isolado e isola a eléctronica da guitarra com folha de cobre.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » domingo mar 14, 2010 8:27 pm

tiagocunha Escreveu:Vai ser para tocar Metallica, Children of Bodom e talvez Shadows Fall.

Além das mods que o CarlosC recomendou, mete-lhe um Schaller Floyd Rose, e uns Seymour Duncan Blackouts, se gostares de activos, ou uns Distortion ou Invader. Outras marcas não sei, pois não uso.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Mensagempor SleepingGiAnT » segunda mar 15, 2010 8:37 am

Os pickups que uso são uns relativamente ranhosos EMG HZ.

A guitarra nunca foi mexida na parte da electrónica desde que a comprei e está desesperadamente a necessitar de um setup a sério. Tenho ideia de que quase sempre tive feedbacks quando ia tocar a salas de ensaio e assim. Agora que comprei um amp a sério isso continua a acontecer. Quer dizer, é a tal coisa, o NS-2 funciona bem, só que com aquilo quase no máximo come-me um bocado o tone. Provavelmente estou a tentar esconder um problema de electrónica da guitarra com o uso de um noise gate e se calhar o caminho não é por ai. Eu uso o volume do Bugera a 6 e o gain a 7. É demais para uma garagem de 19m^2? É que os knobs estão praticamente a metade. Já me disseram noutro forum que usaram o amp praticamente com o gain no máximo e aquilo nem chiava, daí esta pergunta.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda mar 15, 2010 11:41 am

SleepingGiAnT Escreveu:Os pickups que uso são uns relativamente ranhosos EMG HZ.

A guitarra nunca foi mexida na parte da electrónica desde que a comprei e está desesperadamente a necessitar de um setup a sério. Tenho ideia de que quase sempre tive feedbacks quando ia tocar a salas de ensaio e assim. Agora que comprei um amp a sério isso continua a acontecer. Quer dizer, é a tal coisa, o NS-2 funciona bem, só que com aquilo quase no máximo come-me um bocado o tone. Provavelmente estou a tentar esconder um problema de electrónica da guitarra com o uso de um noise gate e se calhar o caminho não é por ai. Eu uso o volume do Bugera a 6 e o gain a 7. É demais para uma garagem de 19m^2? É que os knobs estão praticamente a metade. Já me disseram noutro forum que usaram o amp praticamente com o gain no máximo e aquilo nem chiava, daí esta pergunta.

Os HZ não são ranhosos.
Imagem

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » segunda mar 15, 2010 12:37 pm

SleepingGiAnT Escreveu:Os pickups que uso são uns relativamente ranhosos EMG HZ.

Tocas com a distorção do amp?
Eu na sala de ensaios nunca passei do volume 3, mas o normal até é o 2.
E ao vivo acho que nunca passei do 5, mas já era um abuso...

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » segunda mar 15, 2010 6:07 pm

Shore Escreveu:

Os HZ não são ranhosos.

Isso é a tua opinião. No entanto, de maneira geral, nunca me deram grandes problemas, mas sei que existe provavelmente muito melhor no mercado. Agora, o meu problema não é com o som dos pickups, mas sim com o feedback.

Undersaver.nuno Escreveu:Tocas com a distorção do amp?
Eu na sala de ensaios nunca passei do volume 3, mas o normal até é o 2.
E ao vivo acho que nunca passei do 5, mas já era um abuso...

Sim, toco com a distorção do amp. Normalmente toco entre o volume 4 e o 6, sendo que este último é o mais alto a que toco.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda mar 15, 2010 7:58 pm

SleepingGiAnT Escreveu:
Isso é a tua opinião. No entanto, de maneira geral, nunca me deram grandes problemas, mas sei que existe provavelmente muito melhor no mercado. Agora, o meu problema não é com o som dos pickups, mas sim com o feedback.

Toda a gente percebeu que é a minha opinião, não precisavas ter sublinhado isso. Também é por exemploa opiniã o do Alexi Laiho que escolheu precisamente HZ para a sua Signature da ESP entre tantos pickups. (E há muito mais exemplos que podia dar, mas tens ai o Google se isso te interessar.) Claro que é a opinião dele. Outros preferem outros pickups. Mas a conversa do "isso é o que tu achas" sinceramente não me interessa nem parece sequer util ou inteligente.

Apenas disse isso porque como tu há muita gente que associa os EMG passivos a maus pickups tendo a idei pre concebida que os activos da EMG são melhores. Esta situação é falsa e assumida pela marca que se tem esforçado precisamente nos ultimos tempos no desenvolvimento dos seus pickups passivos.

E muitas vezes os pickups não são melhores ou piores, simplesmente se prestam mais a determinado tipo de sons ou têm prestações diferentes que poderão agradar mais a uns e menos a outros. Portanto embora tu possas não gostar dos EMG HZ (é a tua opinião). Dizer num fórum, que é procurado por pessoas que estão a dar os primeiros passos neste mundo, que estes pickups são ranhosos (não prestam) é na minha opinião um pouco forçado, exagerado e até mesmo descabido, dado que nem sequer foi fundamentado.

Estamos fartos de ter estas conversas aqui no Fórum, toda a gente tem direito a ter a sua opnião e a não gostar de uma banda ou música ou o que quer que seja. No entanto isso não lhe dá o direito de dizer que "é uma merda" só porque é a sua opinião. Eu sei que não disses-te isso, mas outros poderão entende-lo como tal.

Estamos mais esclarecidinhos? :)
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda mar 15, 2010 8:00 pm

SleepingGiAnT Escreveu:meu problema não é com o som dos pickups, mas sim com o feedback.

Btw muito provavelmente o teu problema tem mais que ver com o que utilizas para distorção e como do que propriamente com os pickups. E é muito provavel que se não escolheres bem possas agravar ainda mais o problema com outros pickups passivos com mais output por ex.
Imagem

MasterOfGuitar
Participante Inspirado(a)
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor MasterOfGuitar » segunda mar 15, 2010 8:22 pm

Eu tenho uns HZ na minha Jackson DXMG e acho que são uns pickups muito equilibrados e versáteis... tanto jazz e blues como rock e metalada soam bem se bem que também os pickups não fazem tudo, bons pedais de distorção (Blackstar HT-dual :metal:) e bons amps fazem o maior peso no som, como já foi citado milhares de vezes neste tópico...

A minha única queixa em relação aos HZ é que me soam um pouco "sintéticos" demais ás vezes. Falta lhes um pouco aquele som mais orgânico, mais natural.(manias)...

De resto os HZ não são nada maus, acho que são uns pickups pouco valorizados pelos guitarristas em geral, talvez por serem usados em guitarras de baixa/média gama. Nunca tive problemas, soam bem e são equilibrados.

CarlosC
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » segunda mar 15, 2010 9:36 pm

Na altura que tive os 81 e 85 há uns anos se tivesse tido uns EMG passivos podia ter ficado melhor servido e provavelmente hoje ainda podia ter pelo menos o bridge instalado na mesma guitarra. Mas na altura estava a começar e a minha escolha foi fruto de falta de informação.

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » segunda mar 15, 2010 10:22 pm

Shore, calma, ninguém aqui quer arranjar confusão. Peço desculpa se feri susceptibilidades e levei alguém em erro. Eu usei o termo "relativamente" por alguma razão (entre outras coisas, nunca disse nem penso que os pickups activos sejam melhores que os passivos). Se os achasse assim tão nojentos já os tinha mudado há uns anos. A única queixa em termos de som que tenho é mesmo a de às vezes não terem assim muita definição e, fruto destes posts, o facto de parecer que desde que ligo a minha guitarra a amps hi gain eles chiam por todos os lados (o meu julgamento dos pickups também pode estar a ser influenciado, se calhar erradamente, por este "lugar comum" que parece repetir-se cada vez que quero ter alguma distorção). Pode ser problema meu, pode ser problema da guitarra, não sei. A ideia é mesmo tentar chegar a algum lado com pessoas que sabem do assunto (por isso a questão aqui no fórum). Either way, se arranjasse uns agora seriam provavelmente uns Seymour Duncan e não EMG.

P.S. A minha guitarra também é uma Jackson DXMG.

CrazyfoX
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:31 pm

Mensagempor CrazyfoX » segunda mar 15, 2010 11:45 pm

Estou a pensar comprar uma nova guitarra eléctrica, a minha segunda. A minha primeira foi uma Jackson JS. Como engracei bastante com a marca e habituei-me a tocar em guitarras da marca, interessei-me pela Jackson DK2. Já tive a fazer a minha pesquisa e cheguei à conclusão que era aquilo que queria. Agora a minha dúvida era se vocês sabem em média o preço a que essas guitarras são vendidas em segunda, pois têm mais experiência, connects e andanças na Cena do que eu. É que tropecei num negócio na internet em que a poderia comprar por 400€, agora queria saber se isto era uma pechincha isolada ou um preço normal de segunda mão para a guitarra em questão.

Gracias em advance.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » terça mar 16, 2010 10:56 am

SleepingGiAnT Escreveu:Shore, calma, ninguém aqui quer arranjar confusão.

Eu não estou calmo? :shock: Isso é a tua opinião! 8)

SleepingGiAnT Escreveu: Se os achasse assim tão nojentos já os tinha mudado há uns anos.

SleepingGiAnT Escreveu:Pode ser problema meu

SleepingGiAnT Escreveu: A ideia é mesmo tentar chegar a algum lado com pessoas que sabem do assunto (por isso a questão aqui no fórum

SleepingGiAnT Escreveu:
Shore Escreveu:Os HZ não são ranhosos.

Isso é a tua opinião.

Funny :mrgreen:
Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes