Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

Maeve
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo fev 19, 2006 12:52 am

Mensagempor Maeve » sexta nov 02, 2007 7:59 pm

Eu já disse isto inúmeras vezes: se eu fosse a dar quase 20 euros por cada album que quero ouvir, estava muitíssimo mal. Compro os preferidos, os mais raros e, se for de qualidade, os de bandas portuguesas. Quanto aos outros, só pago para os ver e aí pago com vontade :P Mas se baixassem o preço dos albuns, certamente não resistiria em adquirir muitos deles.

Spider77
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta set 20, 2007 5:31 pm
Contacto:

Mensagempor Spider77 » segunda nov 05, 2007 1:10 pm

Maeve Escreveu:Eu já disse isto inúmeras vezes: se eu fosse a dar quase 20 euros por cada album que quero ouvir, estava muitíssimo mal. Compro os preferidos, os mais raros e, se for de qualidade, os de bandas portuguesas. Quanto aos outros, só pago para os ver e aí pago com vontade :P Mas se baixassem o preço dos albuns, certamente não resistiria em adquirir muitos deles.

Tenho exactamente a mesma opinião. Se o preço dos cd's fosse mais baixo era certo que haveriam mais pessoas a comprar. Para mim o original é sempre o original.
SPIDER
Charneca da Caparica

http://mentedesconhecida.blogspot.pt/

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda nov 05, 2007 1:42 pm

Este mês devo prejudicar a industria com a compra de mais dois álbuns que devem chegar esta semana...
Curiosamente, saquei-os, ouvi-os e decidi-me por comprá-los. No processo, gastei energia eléctrica com o pc, gasto 20 euros com os álbuns e 3 de portes de envio...

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » segunda nov 05, 2007 2:02 pm

Com o IVA a 21%, por um CD de 20€, o Estado lucra 4,2€.
Se o IVA fosse de 5%, lucraria 1€.

Será que o preço de cada CD não se manteria nos 20€, reduzindo apenas o lucro ao Estado? Ou acham que o preço, por exemplo, deste CD de 20€ baixaria para os 16,8€, sendo que o Estado lucraria 1€?

É uma questão interessante que me suscita certas dúvidas.

morsmodre
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta jan 20, 2006 10:48 pm

Mensagempor morsmodre » terça nov 06, 2007 2:04 am

Maeve Escreveu:Eu já disse isto inúmeras vezes: se eu fosse a dar quase 20 euros por cada album que quero ouvir, estava muitíssimo mal. Compro os preferidos, os mais raros e, se for de qualidade, os de bandas portuguesas. Quanto aos outros, só pago para os ver e aí pago com vontade :P Mas se baixassem o preço dos albuns, certamente não resistiria em adquirir muitos deles.

I second esta menina!

Embora a internet tenha sido optima para conhecer as bandas de que ou buy os CD depois

Goregasm
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 8:18 pm

Mensagempor Goregasm » sexta nov 09, 2007 5:50 am

A minha opinião é que quem sofre são as grandes editoras que gastam milhões a tentar promover um single de uma banda e que agora, à distancia de click, um potencial cliente pode ouvir o album inteiro e constatar que é uma merda. A internet veio democratizar o panorama musical, dando tantas chances a editoras independentes como às grandes multinacionais. O segredo do sucesso está na qualidade dos artistas e não na máquina promocional atrás deles. Os downloads e o p2p vieram dar uma grande força aos artistas, se a melhor publicidade é o passa palavra, acho que neste caso a melhor publicidade é o passa o mp3 :)

Agora as editoras e as sociedades discográficas estão a virar baterias e a apostar na educação do povo, tentando demonstrar que o fenómeno dos downloads ilegais é o bicho papão. Não concordo, mas sem dúvida que contribui para a mudança de um cenário que lhes era favorável.

Para não me alongar, aconselho a leitura de dois artigos, com alguns factos bem interessantes, nomeadamente o boom das vendas em meados dos anos 90 devido à entrada do formato digital e que 10 anos depois, desceu para os valores que na altura eram considerados normais:

Imagem

The researchers conclude that that people who download more music actually buy more CDs.

in http://torrentfreak.com/piracy-boosts-cd-sales-071103/

One of the things we can be pretty sure of is that the music industry is starting to lose control over their customers.

in http://torrentfreak.com/why-most-artist ... om-piracy/

DarkCapricorn
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 24, 2008 2:38 pm

Re: Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Mensagempor DarkCapricorn » sexta mai 09, 2008 5:15 pm

pronto... a opinião agora está no tópico certo (para compensar os posts que são apagados, mais um menos um... anyway). indo por partes...

1º acho que o mp3, seja para divulgação de metal ou outro estilo de música, deve ser visto como uma vantagem, pois rapidamente possibilita a chegada da música a outros sitios, onde antes essa música não chegava por inumeros factores (promoção, desconhecimento, certo estilo é deixado de parte) whatever...

2º como todas as tecnologias, têm o seu lado bom e o seu lado mau, depende totalmente das intenções do utilizador e a finalidade a que se destina com o uso dessas possibilidades oferecidas por essa mesma tecnologia. o mp3 é bom porque é um meio rápido e eficaz de divulgação e partilha de informação. por outro lado, é mau porque fumenta o incentivo a actos ílicitos punidos por lei, o que indirectamente prejudica as bandas e os artistas, porque falando muito directamente e sem tabus, as editoras não querem saber, pois se determinada banda vende continua, não vende sai, e eles continuam a encher-se de outras maneiras.

3º eu compro alguns albuns, não tanto como gostaria porque o estado português infelizmente, trata a cultura como um bem de luxo e não como uma primeira necessidade, o que acontece ao revés em países civilizados, mas toda a gente incluíndo artistas e bandas entre outros utilizam mp3 e conhecem / ouvem bandas pela primeira vez, provavelmente através de mp3. isto não tem que ser necessariamente mau, porque ainda sou do tempo das cassetes, e das correspondências, com a finalidade de conhecer mais bandas e ouvir outras coisas às quais dificilmente se tinha acesso, porque não existiam os meios que existem hoje. trocava-se de outra forma, era tudo mais moroso e mais díficil, para quem não vivia numa grande cidade. No entando existia magia e as pessoas sentiam-se seduzidas pela música, e hoje com a rapidez com que as coisas são ouvidas, não existe coerência nem espírito crítico suficientemente constructivo, porque automaticamente se pode fazer uma grande promoção com a mesma velocidade que se pode afundar uma banda ou artista, devido à imensa escolha que nos foi proporcionada pelo mp3.

4º eu gosto de muitas bandas, opinião pessoal, mas há quem já me tenha dito que sou pouco aberto a novas bandas (são curiosamente os mesmos que há uns anos atrás eram exactamente assim ou piores). eu acho que todas as bandas tem o seu tempo e o seu lugar, e o que as torna especiais é o facto da música que fazem, se manter intemporal. pode não se ter abertura naquela determinada altura, porque o espírito tem energias focadas noutros géneros, mas isso não faz da banda ou de um género uma coisa má ou menos boa. é tudo uma questão de timing e de gosto pela descoberta da novidade (come down again fascination!), e o mp3 ajuda e muito, porque rapidamente se tem acesso a essa novidade, e as bandas e os géneros ganham com isso. ganham mais fans, criam-se movimentos e festivais, existem mais pessoas nos gigs, e finalmente... essas bandas revelam-se!

Por isso pessoal, oiçam mp3 há vontade, mas apoiem a música de vez em quando... we're all fans alright? 8) :metal: :beer:

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re:

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta mai 09, 2008 5:42 pm

Skorzen Escreveu:Com o IVA a 21%, por um CD de 20€, o Estado lucra 4,2€.
Se o IVA fosse de 5%, lucraria 1€.

Será que o preço de cada CD não se manteria nos 20€, reduzindo apenas o lucro ao Estado? Ou acham que o preço, por exemplo, deste CD de 20€ baixaria para os 16,8€, sendo que o Estado lucraria 1€?

É uma questão interessante que me suscita certas dúvidas.

O preço a baixar não poderia ser unicamente pelo abaixamento do IVA, se não acontecia o mesmo que aos ginásios. O estado perdia e as distribuidoras acabavam por subir os preços.
O preço deveria baixar pelo próprio mercado. Mas incompreendivelmente isso não está acontecer.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » sexta mai 09, 2008 6:26 pm

Eua acho que se está a tapar o sol com uma peneira, simplesmente. O que acontece é que todos o fazem hoje em dia, isso não quer dizer que seja correcto. Não é uma proporção directa (1 download=1 disco não vendido), mas o facto de não se ir comprar de qualquer maneira, não me dá o direito de copiar ilegalmente. Como já foi dito, eu nunca irei comprar um Ferrari, isso não me dá o direito de roubar um. E não me venham com essa de não haver uma perda fisica/real, ''propiedade intelectual'' diz-vos alguma coisa?

Essa coisa de separar musica da industria é uma utopia, isto é uma industria e se não funcionar os fãs tambem perdem. Nem todos os musicos têm capacidade para gravar em casa e pôr os albuns na net, como alguns, caso não saibam isso envolve custos. É verdade que so discos nas lojas são caros, mas tambem é verdade que mesmo tendo possibilidade de compra-los mais baratos, muitos não compram. Temos o possibilidade das compras na net, que permite comprar cds a preços reduzidos.

OK, já fiz alguns downloads, não quero dar uma de santo, mas tambem compro muitos, enquanto que o pessoal vem com esses 'argumentos' normalmente tem uma coleção de 0's e 1's.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sexta mai 09, 2008 9:55 pm

É uma questão sempre interessante de se discutir, mas não se chega a lado nenhum.

Do meu ponto de vista traz as seguintes vantagens e desvantagens:

-Poder ouvir antes de comprar
-Facilita a partilha de música (Qts já não pus a ouvir Metal...)
-Pode-se conhecer bandas novas com mais facilidade
-Obriga as bandas a terem mais cuidado com o package, e claro, com a própria qualidade da música e a mais concertos que é onde eles vão buscar o €

Por outro lado:

-É fácil cair na tentação de fazer download de tudo e mais alguma coisa e não comprar nada.
-Ainda os cd's não foram lançados já há leaks.
-O som não é o melhor
-Dá azo a negócio paralelos, que não são mais do que parasitas das bandas de que gostamos.
-Ter um ficheiro mp3 no leitor, pc ou cd, não é bem a mesma coisa do que um original

latex
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça jul 10, 2007 9:44 am
Contacto:

Mensagempor latex » segunda mai 12, 2008 6:20 pm

Um original é sempre um original, mas o certo é que estao muito caros, o quue na minha opiniao prejudica imenso as vendas de albuns.
Quanto aos Downloads, penso que sao uma grande vantagem:
O download ajuda a promover imenso as bandas, e certamente que quando se gosta de um album, tenta-se compra-lo.
Além disso, o facto de ajudar a promover a banda, traz beneficios nos concertos e merchandise, o que na minha opiniao "cobre" as perdas da diminuiçao da venda dos cd´s.

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » terça mai 13, 2008 4:37 pm

Penso que sim,muito pessoal principalmente novo começa a sacar desde os 13 ou 14 e nunca vai comprar um album.

Em relaçao a mim nao mudou nada,compro 2 ou 3 discos por mes(media).....nunca iria comprar 20 ou 30 discos por mes.

E hoje em dia nem tenho interesse em sacar musica,nem tenho tempo para ouvir os cd's originais quanto mais os "sacados". :roll:

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » terça mai 13, 2008 5:58 pm

Sobral Escreveu:E não me venham com essa de não haver uma perda fisica/real, ''propiedade intelectual'' diz-vos alguma coisa?

Diz sim, e é um conceito radicalmente diferente de propriedade física/"real". Ou seja, não venhas tu com essa de haver uma perda física/real, porque propriedade intelectual não tem nada que ver.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jun 04, 2008 9:31 pm

vanguarda Escreveu:Ainda ontem fui à página do designer Sueco Mattias Norén (o gajo que fazia as capas/logos/ layout de tudo o que é banda de Prog Metal) e ele simplesmente DESISTIU, porque as editoras/ bandas deixaram de ter budget para lhe pagar, por causa dos downloads ilegais...
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » quarta jun 04, 2008 10:04 pm

Resta saber se o sr não cobrava preços exorbitantes...

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante