Política - Discussão ou algo do género.

aftermath
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta out 24, 2008 12:56 pm

Re: Política - Discussão ou algo do género.

Mensagempor aftermath » quarta mai 09, 2012 10:44 pm

Enigma Escreveu:Quem foi o entrevistador?

Still going! José Gomes ferreira (relógio avariado - sometimes hard com politicos que não gosta, um fofinho para grandes empresários)!
"Now before my demons roll the night across my eyes
I tremble as I wait perhaps to sin
Yield unto temptation and be ruler of the world
And all I do is let the beast come in"
RONNIE JAMES DIO

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta mai 09, 2012 10:48 pm

JVELHAGUARDA Escreveu::roll: Vai para quem emprestou o dinheiro, que usa o mercado como lhe convém, não efectua caridade, isso não é novidade.

Esses gatunos, a decidir o que fazem com o próprio dinheiro.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta mai 10, 2012 1:52 am

Chamemos-lhe equilibrio pelo tempo que passaram a usar o nosso de forma danosa, e recorreram ao nosso para se manter à tona. Sendo o dinheiro de cada um, aplique-se verdadeiramente esse princípio. A começar com a decisão de pagar, através de austeridade, os planos da Troika.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » quinta mai 10, 2012 3:27 am

Só fazem isso porque, o povo esta cada vez mais divorciado da politica e do controlo dos seus gestores/decisores.

A gestão danosa nunca terá fim...

Quanto gastam as autarquias com cada um de nós?
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
:roll: :roll:

MeBathory
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jul 23, 2010 2:45 pm

Mensagempor MeBathory » quinta mai 10, 2012 8:27 am

raxx7 Escreveu:
MeBathory Escreveu:Ainda ninguem me conseguiu explicar porque raio a electricidade em Portugal é das mais caras da Europa!!

The devil is in the details.
O preço da electricidade em Portugal é dos mais elevados da UE... quando normalizado ao poder de compra (purchasing power santards).
Mas em termos absolutos, está ligeiramente abaixo da média da UE.
fonte
Infelizmente, o preço de importações como o gás natural e o carvão não se compadece do nosso baixo poder de compra.

Eu falei com base neste:
http://www.pordata.pt/Europa/Precos+da+ ... ticos+(PPS)-1479

No quadro que mostraste, paises como a Belgica, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega fazem subir a média. E aqui o nivel de vida é mais caro, mas também muito mais adequado ao salario das pessoas.

E depois tens isto:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html
Awaiting the exorcist....

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta mai 10, 2012 8:28 am

O presidente do grupo Jerónimo Martins assegurou na quarta-feira que não vão repetir-se nos supermercados Pingo Doce campanhas promocionais como a do 1.º de Maio, mas admitiu que vai «continuar uma política agressiva» de vendas.

«Não queremos perder vendas (...). A prioridade é a venda, não é o lucro», justificou, em entrevista à SIC Notícias, Alexandre Soares dos Santos, que lidera o grupo proprietário da cadeia de supermercados Pingo Doce.

Soares dos Santos adiantou que campanha do feriado do Dia do Trabalhador, com a qual os clientes obtinham 50 por cento de desconto para compras superiores a 100 euros, destinou-se a recuperar «vendas perdidas» e rendeu 25 a 27 milhões de euros. (...) Contudo, frisou que o grupo «não vai repetir este tipo de promoções», com o argumento de que são caras.
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=49006

Curiosamente o contrário do que o diretor de marketing dizia que iria repetir a ação muitas mais vezes...

Ah pois é. Não vais repetir a gracinha porque saiu caro. Saiu caro porque a onda de contestação levou a que muitos produtores se adiantassem à cabeça logo a dizer que não pagam promoções fora dos contratos, coisa que, se o tiro não saísse pela culatra e desse tanta visibilidade á campanha, o distribuidor continuaria a forçar o produtor a pagar.

Ontem o Soares dos Santos mostrou um e-mail onde um produtor dizia que não pagaria as promoções por estarem fora do contratualizado e ele muito chateado dizia ao Gomes ferreira "Está a ver isto? Porquê este e-mail. Mas alguém pediu a este senhor para pagar alguma coisa?"

Pois, não pediu mas ia pedir.

Na sua honestidade Soares dos Santos no entanto avisou. Um dos problemas dos produtores é não se roganizarem e serem aos magoptes, pequenos produtores, como que a dizer "Eu aproveito-me porque posso aproveitar-me, porque enquanto a estrutura da rpodução agropecuária em Portugal se mantiver assim os distribuidores podem continuar a fazer gato e sapato dos produtores"
Última edição por spiegelman em quinta mai 10, 2012 8:29 am, editado 1 vez no total.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

MeBathory

Mensagempor MeBathory » quinta mai 10, 2012 8:28 am

aftermath Escreveu:O Sr. Pingo Doce admite agora na SIC Noticias que afinal sabia da promoção só não sabia da data!!!

ORDOS :P

Beijinhos

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta mai 10, 2012 10:09 am

MeBathory Escreveu:
raxx7 Escreveu:
MeBathory Escreveu:Ainda ninguem me conseguiu explicar porque raio a electricidade em Portugal é das mais caras da Europa!!

The devil is in the details.
O preço da electricidade em Portugal é dos mais elevados da UE... quando normalizado ao poder de compra (purchasing power santards).
Mas em termos absolutos, está ligeiramente abaixo da média da UE.
fonte
Infelizmente, o preço de importações como o gás natural e o carvão não se compadece do nosso baixo poder de compra.

Eu falei com base neste:
http://www.pordata.pt/Europa/Precos+da+ ... ticos+(PPS)-1479

No quadro que mostraste, paises como a Belgica, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega fazem subir a média. E aqui o nivel de vida é mais caro, mas também muito mais adequado ao salario das pessoas.

GRR! :)
Não tem nada a ter mais paises ou menos paises. O quadro que mostrei, o quadro que linkaste agora têm ambos valor médio para a UE-27.
A diferença é que o quadro que mostrei tem valores absolutos; o quadro que tu mostraste tem o valor PPS (power purchasing standards), que é o preço da energia normalizado ao poder de compra.
A normalização PPS sobe o preço da electricidade em Portugal (de 0,165€/kWh reais para 0,200€/kWh PPS) para reflectir o nosso fraco poder de compra e, portanto, o facto de que a electricidade pesa mais no orçamento a um português do que pesa a um alemão ou whatever.

Se a EDP pegasse nesses 1.125M€ de lucro e o distribuisse pelos ~52 TWh que os portugueses consumiram (ignorando o facto de ~50% do lucro vir do estrangeiro), a electricidade ficarnos-ia ~0,022€/kWh mais barata. 10%.
Ok, 5% se considerar que ~50% do lucro da EDP vem do estranjeiro. Não é de deitar fora.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta mai 10, 2012 10:46 am

Uh, wait, que por acaso me escapou essa informação dos mil milhões de lucros. A nossa resposta a uma subida do lucro tão brutal é aumentar os preços, privatizar e informar que os novos donos privados irão fazer um novo aumento?

Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta mai 10, 2012 11:09 am

JVELHAGUARDA Escreveu:Só fazem isso porque, o povo esta cada vez mais divorciado da politica e do controlo dos seus gestores/decisores.

A gestão danosa nunca terá fim...

Quanto gastam as autarquias com cada um de nós?
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
:roll: :roll:

Afirmar que a culpa é do povo que não faz nada é logo em si um branquear de responsabilidades nessa mesma gestão danosa. Não digo que não há responsabilidades nas escolhas eleitorais ou que a premissa está errada, mas a responsabilidade de quem faz gestão danosa é, ultimamente, de quem faz gestão danosa.

E a atitude de resistência ou oposição aos gestores da política é paradoxalmente criticada e recebida com um conformismo ao nível do maior laxismo possível quando adoptam um discurso de "agora tem que ser".

Desculpar no laxismo do povo o estado de coisas para depois criticar qualquer vontade de ruptura com esse mesmo estado de coisas é precisamente defender que as coisas não mudem.

Quanto ao dinheiro que cada autarquia gasta por pessoa, o artigo é péssimo, para começar. É suposto o governo gastar dinheiro nas pessoas, de contrário, não faria sentido pagar impostos. Eu preocupava-me antes de mais em perceber e controlar o dinheiro que não é gasto em prol e benefício das pessoas antes de gritar "despesismo" com os gastos humanos.

Hordes of Yore webpage

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta mai 10, 2012 11:50 am

Grimner,
há ali um detalhe, que me esqueci: os lucro da EDP contabilizam receita que ainda não foi paga pelos consumidores -- o défice tarifário.

O preço da electricidade para a grande maioria dos consumidores é imposta pelo Estado (ERSE).
A ERSE determina qual o preço "adequado" a pagar pela electricidade e qual o preço efectivo que os consumidores vão pagar. A diferença vai para o déficie tarifário.
Esse défice tarifário foi de 1100M€ só em 2011 (quase tanto como todo o lucro da EDP), acumulando uns ~2700M€ em final de 2011.

Se tirares os 1100M€ de défice tarifário às receitas da EDP, a operação da EDP em Portugal dá prejuízo.
Efectivamente, o que está a ocorrer é que estamos a pagar a electricidade abaixo do preço do que ela custa à EDP e acumular (mais uma) dívida.

Dito isto, um apontamento relativamente à questão das rendas. O que escrevi acima não é incompatível com a questão de haver rendas exageradas.
A questão das rendas tem a ver principalmente com produção: os CMEC das centrais, tarifas fixas para a produção em regime especial, etc, etc.
Ora, ao nivel da produção isto já não é tudo da EDP; alguma da energia a EDP tem de comprar a terceiros.
E portanto, algum do dinheiro que pagamos em rendas exageradas vai não para a EDP mas para esses terceiros.
When in doubt, ban!

MeBathory

Mensagempor MeBathory » quinta mai 10, 2012 1:19 pm

raxx7 Escreveu: O quadro que mostrei, o quadro que linkaste agora têm ambos valor médio para a UE-27.

Eu sei que sim 8)
Não estava a dizer o contrario, apenas falei de ser a Belgica, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega os paises responsaveis da média ser mais alta, e que, como é do conhecimento geral, tem um salario um "bocadinho" maior que o nosso, por isso podem bem pagar esse preço.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta mai 10, 2012 1:20 pm

MeBathory Escreveu:
aftermath Escreveu:O Sr. Pingo Doce admite agora na SIC Noticias que afinal sabia da promoção só não sabia da data!!!

ORDOS :P

Beijinhos

Lol, lá estás tu. Eu não me coloquei ao lado do Sr., nem lhe dei razão. Só te quis dizer que era bem provável que ele não tivesse decidido nada sobre isso e, mesmo o facto de saber ou não, pode nem ter interferido na execução da mesma. Agora, eles são uma empresa privada e não têm de nos prestar contas a nós o povo ;)

Anyway :arrow:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta mai 10, 2012 1:54 pm

MeBathory Escreveu:Não estava a dizer o contrario, apenas falei de ser a Belgica, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega os paises responsaveis da média ser mais alta, e que, como é do conhecimento geral, tem um salario um "bocadinho" maior que o nosso, por isso podem bem pagar esse preço.

Pois. Infelizmente, como disse no outro post, o preço do carvão e gás natural não se compadece com os nosso salários.
E o resultado é o que se vê: a nossa electricidade está abaixo da média da UE em termos absolutos mas bem acima quando normalizada ao nosso poder de compra.
When in doubt, ban!

MeBathory

Mensagempor MeBathory » quinta mai 10, 2012 2:34 pm

raxx7 Escreveu:Pois. Infelizmente, como disse no outro post, o preço do carvão e gás natural não se compadece com os nosso salários.

Pois,
Nem os salarios do Conselho de Administração da EDP, quanto mais o carvão e o gás
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/ger ... -5238.html

Ordos, gostas muito de virar o bico ao prego pá :lol:

quanto aos gajos não serem obrigados à dar satisfações à sociedade!! Achas mesmo isso? Enfim... :roll: Mas siga se não vais arranjar maneira de dizer que não disseste o que acabaste de dizer.

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante