Política - Discussão ou algo do género.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Re: Política - Discussão ou algo do género.

Mensagempor Grimner » sexta mar 23, 2012 12:06 am

E imagens dos tremendamente violentos piquetes de greve...

(as acções da polícia em impedir o trabalho dos piquetes de greve são ilegais, já agora. O piquete é legalmente permitido e prevê o direito a que se tente desmobilizar os trabalhadores. )
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » sexta mar 23, 2012 12:34 am

Grimner Escreveu:Imagem

Nessa imagem de cima ve-se que a agressão é intencional. Normalmente a principal função dos bastões flexíveis por parte da polícia de choque/intervenção é atingir as pernas, nunca a cabeça, ou tronco. E isso é o suficiente para travar algum agressor que ataque o corpo policial ou até facilitar detenções. Uma bastonada daquelas bem dada no lado da perna provoca uma dor imobilizante, e como é uma zona onde há carne, o risco de um osso partido é quase 0.

Existe a excepção de ser possível bater com os bastões nos braços caso a pessoa esteja armada. Agora essa arma com a maior das facilidades parte cabeças, costelas e ossos e até braços. Daí ser apenas dado em zonas onde há "carne". Todos os polícias sabem isso.

Estou de acordo com esses polícias serem responsabilizados e responderem pelos abusos que possam ter cometido e achei extremamente violentas algumas fotografias e esses polícias devem responder por isso, mas apenas esses.

Agora aquilo que acho puramente hipócrita é a corrente de "esses bófias são todos uns porcos" que para aí anda, principalmente de forma extremamente irritante no facebook depois desta manifestação. Corrente que se alimenta principalmente destes conflitos e que vai para lá para tentar arranjar um pretexto para criar taquicardias entre a "bófia" para depois tirarem uma fotografia a um parvinho a levar umas bem merecidas e virem para o facebook todos "ai, violencia policial".

Até porque nessas fotos, quem está a ver de fora não pode tirar conclusões concretas. Aqui estamos a ver mau uso da força, mas apenas nesta mulher, existem pessoas ali atrás que estão encostadas à parede ambas antes e depois do corpo policial que não estão a ser sequer abordadas pela polícia. O que me leva a perguntar, porque é que aqueles são deixados em paz e esta sujeita está a levar porrada?

É que quando os polícias vão para estas greves as pessoas esquecem-se que muitas das vezes mal chegam já estão a ouvir bocas do genero "fascistas de merda!", "porcos do caralho!" e a levar com objectos arremessados por meia dúzia de parvinhos. Coisa que sei que aconteceu também nesta manifestação e que muitos de vocês que lá estiveram certamente viram. E depois admiram-se...

Resumindo: Estou perfeitamente de acordo e fico chocado ao ver estas cenas de violência gratuita por parte de alguns agentes, mas não se caia na hipocrisia de meter toda a gente no mesmo saco, manifestantes ou polícias. Há idiotas de ambos os lados e quando há multidões ao barulho é quase fatal alguém inocente ser apanhado no meio daquela tensão toda.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta mar 23, 2012 12:47 am

No caso da jornalista, é relativamente simples (digo eu). Atendendo á quantidade de imagens que andam a circular, já para não falar dos vídeos, não será muito dificil à própria ou até à Agência Lusa (que tanto quanto já foi noticiado, avançou mesmo com uma queixa), levar isto até às últimas consequências.

Em relação ao resto, saberá o que se passou quem por lá andou...

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta mar 23, 2012 12:52 am

Há que distinguir "A" polícia "dos" polícias. Falo da polícia enquanto instituição porque a mesma teve ordens para agir assim. Dos polícias enquanto pessoas, vi alguns em piquetes a cumprir as ordens de lágrimas nos olhos, já. Não lhes invejo o dilema moral entre cumprir ordens e perder o emprego.

As bastonadas são intencionais, e os videos mostram inclusivamente quem começou as agressões, existindo outros, como o de dois polícias a mandar ao chão uma mulher de 40 e muitos desarmada e sem estar em pose minimamente agressiva. Não é para isto que a polícia existe. Aquilo que se calhar ainda não se habituaram é ao facto de hoje cada pessoa mais a mãe ter câmara no telemóvel. Isso tem tirado fôlego à táctica de destabilizar de forma a depois justificar a repressão. O discurso oficial é o de que houve arremesso de cadeiras e que a polícia respondeu. As imagens desmentem. Mas se não houvesse alguém com uma câmara, mais facilmente se dizia "esses arruaceiros, só causam distúrbios, lá tem a polícia que intervir".

Mas que fique claro, quando falo da polícia, falo enquanto orgão do estado. Que está a ter um papel bem feio nesta história toda.

Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta mar 23, 2012 1:02 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:No caso da jornalista, é relativamente simples (digo eu). Atendendo á quantidade de imagens que andam a circular, já para não falar dos vídeos, não será muito dificil à própria ou até à Agência Lusa (que tanto quanto já foi noticiado, avançou mesmo com uma queixa), levar isto até às últimas consequências.

Em relação ao resto, saberá o que se passou quem por lá andou...

Felizmente hoje há acesso às imagens e quem vai às manifestações vem precavido. Quem lá está nem tem percepção de tudo, às vezes, o que facilita o trabalho de provocadores... se um infilitrado bater num polícia, por exemplo, este naturalmente responde, e tens a barraca armada, porque quem está a 3 metros não viu bem o que se passou e junta-se e é fácil os ânimos aquecer em multidões. De novo, foi o que se tentou fazer a 24 de novembro.

Neste caso, Estas imagens mostram a carga polícial na brasileira e o minuto que a antecede. Há palavras de ordem, mas não se vê, como se diz no comunicado da polícia, arremesso de mesas e cadeiras contra os agentes.

Ou, este caso em que uma mulher nos 40 e muitos é lançada ao chão por 2 guardas armados e de armadura completa: http://www.facebook.com/photo.php?v=316597478403416

Hordes of Yore webpage

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » sexta mar 23, 2012 1:17 am

Por acaso quando estava a dar o telejornal da tarde, estava uma jornalista a fazer uma peça em directo sobre a greve no cais do sodré quando passam n (não as contei mas mais de uma dezena) daquelas carrinhas do bate e foge (polícia de intervenção) e algumas preparadas para detenções. Isto muito antes de se ter passado o que se passou. É só pensarmos um pouco.

Um amigo de uma amiga no FB :) diz que saiu agora do Hospital, com 8 pontos na cabeça e uns óculos partidos. Que nem sabe de onde veio a pancada. Vai fazer queixa-crime contra o Estado e a PSP logo pela manhã.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Grimner
Administrador
Contacto:

Re: Greve Geral e a Violência

Mensagempor Grimner » sexta mar 23, 2012 1:55 am

José Sousa Escreveu:Acho giro ver os grevistas a provocarem as forças policiais,a mandá-los para o crl e depois quando levam um empurram, alto lá que aqui está violência policial.

...e que tal falar daqueles que não querem fazer greve e são ameaçados pelos piquetes???

Ponto 1) gritos e palavras de ordem < Bastonadas. Chama-se proporção de forças. E sim, chama-se violência policial.

Ponto 2) claramente não sabes o que fazem os piquetes. Ver os videos acima. A não se que chames violência estar sentado.

Hordes of Yore webpage

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » sexta mar 23, 2012 9:08 am

1) Lançar petardos contra a policia não é violência?

2) Vídeos publicados por grupos de esquerda não me dizem absolutamente nada. :wink:
Sabes bem que há comportamentos indignos contra aqueles que não fazem greve.

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta mar 23, 2012 10:29 am

Os videos publicados mostram, claro como água o que aconteceu. Eu estive lá e também vi. E a agressão policial passou-se 10 minutos depois de terem capturado e neutralizado quem levou para lá um petardo ( pessoa que, como o resto da manifestação que alegadamente veio da almirante reis e que desconheço, não vinha com o grupo principal. Aliás... petardos nem faz muito o estilo de extremistas de esquerda, mesmo que lá os houvesse. São as outras extremas que gostam deles), e já bem depois desse incidente estar controlado. Não havia qualquer arremesso, como as imagens mostram. Havia sim, como as imagens mostram, um cerco montado.

Já agora, e é a única vez que me permito responder a semelhante estupidez,mas os videos foram captados por manifestantes. Independentemente da sua cor política mostram o que aconteceu. Incluindo um cordão e carga sobre gente que claramente não estava em atitudes agressivas, incluindo uma mulher de 50 anos a quem o polícia volta atrás para bater.

Agora, vai-se ver mais violência? sem dúvida. é aquilo que o governo quer, para rotulizar as manifestações e justificar agir desta forma de agora em diante. Já aconteceu o mesmo na greve geral anterior em que ficou demonstrado ( graças a imagens esquerdistas que o governo teve de admitir ser verdadeiras para depois mentir sobre tudo o resto) que quem começou os desacatos foram polícias à paisana, e momentos antes, membros de claques e de sindicatos de extrema direita ( vistos a fazer a saudação Nazi no hino) que andavam por lá a lançar petardos.

Mas a verdade dos factos é esta.

E há violência em piquetes, como há em todos os sítios. Mas o funcionamento normal dos mesmos é o de impedir e persuadir que se fure a greve. E esse direito ao piquete é previsto em lei. E em termos de violência a única situação registada ontem foi o impedir da saida de um comboio. Que saia sem tripulação para além do maquinista e como tal estava em desacordo com regulamentos de segurança básica.

Hordes of Yore webpage

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta mar 23, 2012 10:52 am

José Sousa Escreveu:1) Lançar petardos contra a policia não é violência?

2) Vídeos publicados por grupos de esquerda não me dizem absolutamente nada. :wink:
Sabes bem que há comportamentos indignos contra aqueles que não fazem greve.

Mas um vídeo é um vídeo, independentemente de quem o publica. A não ser que se queira pensar que são imagens manipuladas, o que não parece ser o caso.
No vídeo abaixo, por exemplo, os segundos 20-22 são particularmente surreais e, no meu entender, devem implicar uma rápida investigação pelas entidades competentes.

Grimner Escreveu:
E há violência em piquetes, como há em todos os sítios. Mas o funcionamento normal dos mesmos é o de impedir e persuadir que se fure a greve. E esse direito ao piquete é previsto em lei. E em termos de violência a única situação registada ontem foi o impedir da saida de um comboio. Que saia sem tripulação para além do maquinista e como tal estava em desacordo com regulamentos de segurança básica.

Se me permites, uma interpretação ligeiramente diferente....O funcionamento normal dos mesmos não me parece ser o de "impedir e persuadir que se fure a greve". Ou tentas persuadir os trabalhadores a participar na greve (o que será legal) ou então impedes pessoas de ir trabalhar, se assim o quiserem (o que já é um pouco mais problemático).

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » sexta mar 23, 2012 10:59 am

Grimner Escreveu:Há que distinguir "A" polícia "dos" polícias. Falo da polícia enquanto instituição porque a mesma teve ordens para agir assim. Dos polícias enquanto pessoas, vi alguns em piquetes a cumprir as ordens de lágrimas nos olhos, já. Não lhes invejo o dilema moral entre cumprir ordens e perder o emprego.

As bastonadas são intencionais, e os videos mostram inclusivamente quem começou as agressões, existindo outros, como o de dois polícias a mandar ao chão uma mulher de 40 e muitos desarmada e sem estar em pose minimamente agressiva. Não é para isto que a polícia existe. Aquilo que se calhar ainda não se habituaram é ao facto de hoje cada pessoa mais a mãe ter câmara no telemóvel. Isso tem tirado fôlego à táctica de destabilizar de forma a depois justificar a repressão. O discurso oficial é o de que houve arremesso de cadeiras e que a polícia respondeu. As imagens desmentem. Mas se não houvesse alguém com uma câmara, mais facilmente se dizia "esses arruaceiros, só causam distúrbios, lá tem a polícia que intervir".

Mas que fique claro, quando falo da polícia, falo enquanto orgão do estado. Que está a ter um papel bem feio nesta história toda.

Grimmer, acho que estás um pouco a deixar-te levar pelo fervor da greve e a tirar conclusões muito precipitadas sobre as imagens de violência.

Os vídeos não mentem nem desmentem coisa nenhuma nem as fotografias. Não se caia no erro de aceitar de cabeça aquilo que quem está por trás das fotos nos quer transmitir. São imagens de violência e muitas delas devem ser alvo de investigação, mas que devem ser olhadas com sentido crítico, senão andamos todos aqui a ser manipulados quando algo entra em choque directo com as nossas ideias de liberdade e com o descontentamento geral.

As pessoas no geral atingiram um descontentamento que nunca tinham atingido em anos. E esse descontentamento leva a que se tomem certas atitudes incorrectas que por parte do corpo policial têm de ser repreendidas pela força. E quem tiver a frente que fuja.
Não acredito que se estivesse lá de mãos nos bolsos no meio do corpo grevista me aparecesse um bando de polícias e me desse uma carga só porque sim ou viesse um infiltrado para me levar para uma cave escura.

Os vídeos e fotos apenas me mostram momentos do que aconteceu naquele espaço de tempo, e quem os coloca afirma a pés juntos que é uma prova irrefutável de violência policial. Já anda tudo maluquinho no facebook, a postar polícias de bastão no ar a dar umas carvalhiçadas em alvos seleccionados. Não sei absolutamente nada sobre o que aconteceu antes ou depois e quem os estava a captar certamente não teve interesse em captar petardos e outros objectos a serem arremessados à polícia bem como o tipico insulto do trolha abrilista "Seus fascistas!". Lá porque não há imagens de grevistas a arremessar objectos não quer dizer que tal não tenha acontecido. E é aí que estas imagens facilmente manipulam porque entram em confronto directo com o descontentamento das pessoas.

Já vi um conhecido meu a levar uma bofetada de um GNR por lhe ter chamado porco de merda. O GNR não pode fazer aquilo, mas que foi bem merecido foi. Agora imaginem o que não será numa manifestação.

Não tive ainda tempo de ver tudo e aliás, tenho mais que fazer e pessoalmente, sem querer entrar em choque com ninguém e sendo o mais diplomático que consigo, não tenho o menor interesse pelo estilo de greves que se faz em Portugal assim como as mentalidades tacanhas e obsoletas ainda do tempo do 25 de abril em que ainda anda tudo a chamar "fascistas" de um lado e "comunas" do outro, mas não vejo qualquer violência por parte do corpo policial no segundo vídeo que o Grimmer postou, por exemplo, no afastamento dos piquetes que estavam a impedir a saída de camiões de mercadorias do edifício. Mas se faz o cordão policial para deixar os automóveis passar já se vê uns patetas a chamar "fascistas". Agora digam-me, que respeito merece isso? Onde é que está a repressão policial? Acho que a muitos dos que berram "fascistas" e "ai, estou a ser reprimido" deviam ir passar agora umas férias na Síria.

Mas adiante, saberá melhor quem lá esteve.

Ermo
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça mar 10, 2009 6:54 pm

Mensagempor Ermo » sexta mar 23, 2012 11:25 am

Mas tu estás parvo? Com tudo o que se tem passado em Portugal como é que se pode esperar por manifestaçõezinhas de palavrinhas e protestinhos bem comportados? De qualquer forma, se o que tivessemos a ver fosse comparavél à reacção dos gregos, aí justificava-se intervenção policial adequada. Esses vídeos só mostram animais de bastão na mão.
"This is a bowel disruptor. And you are just full of shit."

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » sexta mar 23, 2012 11:50 am

Como disse, saberá melhor quem lá esteve. Não me fio em imagens.

:arrow:

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sexta mar 23, 2012 11:59 am

Grimner Escreveu: E há violência em piquetes, como há em todos os sítios. Mas o funcionamento normal dos mesmos é o de impedir e persuadir que se fure a greve. E esse direito ao piquete é previsto em lei. E em termos de violência a única situação registada ontem foi o impedir da saida de um comboio. Que saia sem tripulação para além do maquinista e como tal estava em desacordo com regulamentos de segurança básica.

O direito ao piquete sim, o direito ao impedir que se fure a greve, não.

Lei n.º 65/77
de 26 de Agosto
Direito à greve

ARTIGO 4.º
(Piquetes de greve)

A associação sindical ou a comissão de greve podem organizar piquetes para desenvolver actividades tendentes a persuadir os trabalhadores a aderirem à greve, por meios pacíficos, sem prejuízo do reconhecimento da liberdade de trabalho dos não aderentes.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta mar 23, 2012 12:02 pm

Isto é como os bloqueios na bola.

O Jesus diz que não treina bloqueios.

O Arménio Carlos diz que não treina piquetes :mrgreen:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes