Obama desabafa: "Tenho de lidar com ele todos os dias"
Sarkozy chamou mentiroso a Netanyahu
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, chamou “mentiroso” ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, numa conversa privada com o Presidente norte-americano, Barak Obama, que acabou por ser ouvida por jornalistas.
Já não o aguento, é um mentiroso”, disse Sarkozy a Obama. “Podes estar farto dele, mas eu tenho de lidar com ele todos os dias!”, retorquiu o líder dos EUA.
A conversa privada foi tida à margem da cimeira do G20, na semana passada, em Cannes, mas alguns jornalistas ouviram-na. Foi primeiro relatada num site francês chamado Arret sur Images e depois confirmada por outros media.
Os jornalistas tinham sido avisados para não colocarem os auscultadores para a tradução simultânea até que a conversa entre Sarkozy e Obama terminasse. Mas alguns colocaram-nos na mesma e ouviram os comentários.
Obama estava a repreender Sarkozy por não ter avisado os EUA do voto favorável da França à adesão da Palestina na UNESCO, a que os Estados Unidos se opuseram.
A França apressou-se entretanto a dizer que é “neutra” na questão palestiniana, quando se aguarda para breve a discussão do pedido de entrada do Estado palestiniano na ONU – pedido a que Israel e os EUA se opõe com veemência. A França não tornou pública a sua posição no Conselho de Segurança em relação a esta questão.
Em relação a Obama, o comentário será mais um sobressalto na já atribulada relação do Presidente norte-americano com o seu aliado israelita.
Público
LOL @ politicos!