spiegelman Escreveu:Pessoal que trabalha em turnos da noite naquilo que ainda vai dando trabalho neste país que são serviços e call centers. Comecem a afinar as botinhas e os sapatinhos que têm de ir a pé para casa. Saír à noite? Ir até ao Bairro e voltar para casa? De táxi meus amigos, ou cheios de cerveja nos cornos a espetarem-se com o carro na 24 de Julho
Cidadãos da periferia? Fiquem em casa à noite que andar na rua não é para pessoas como vós, pobres. Só têm direito a trabalhar e a ir para casa.
Governo estuda fim de 23 carreiras da Carris e de duas ligações da TranstejoO resumo das alterações pode ser o seguinte:
Carreiras da Carris a suprimir totalmente
10: ISEL-Pç. Chile
21: Saldanha-Moscavide Centro
22: M. Pombal-Portela
25: Est. Oriente-Prior Velho
201: Cais do Sodré-Linda-a-Velha
202: Cais do Sodré-Linda-a-Velha
203: ISEL-Boa Hora
205: Cais do Sodré-Bairro Padre Cruz
206: Cais do Sodré-Sr. Roubado (Metro)
207: Cais do Sodré-Fetais
208: Cais do Sodré-Estação Oriente
210: Cais do Sodré-Prior Velho
49: ISEL-Est. Entrecampos
76: Algés-Cruz Quebrada-Fac. Motricidade Humana
79: Olivais (circ.)
753: Pr. José Fontana-Centro Sul
797: Sapadores-Arco do Cego
799: Colégio Militar (Metro)-Alfragide Norte
745: Terreiro do Paço-Prior Velho
764: Cidade Universitária-Damaia de Cima
777: Campo Grande (Metro)-Ameixoeira
790: Gomes Freire-Príncipe Real
------------------
18 (Eléctrico) R. Alfândega-Cemitério da Ajuda
Nota: Além destas 23 supressões totais, a proposta do grupo de trabalho inclui mexidas noutras 24 carreiras, seja encurtamento do percurso ou redução do período de funcionamento.
------------------
Cenários para Transtejo:
Cenário 1
Supressão das ligações Lisboa à Trafaria/Porto Brandão e Lisboa ao Seixal
Ligação ao Montijo só aos dias úteis e períodos de ponta
Cenário 2
Supressão da ligação Lisboa à Trafaria/Porto Brandão
Ligação ao Montijo e ao Seixal só aos dias úteis e períodos de ponta
------------------
Metropolitano
Diminuição da velocidade máxima de 60 para 45 km/h, fora dos períodos de ponta
Na Linha Verde, diminuição de quatro para três carruagens
Encerramento da rede às 23 horas; nos troços entre Pontinha e Amadora Este (Linha Azul) e Campo Grande e Odivelas (Linha Amarela), encerramento às 21h30.
Por acaso era interessante tentar perceber a lógica destas avaliações...
Não dúvido que existam carreiras que não sejam rentáveis mas, por ex, ali a 22? Um autocarro que faz Aeroporto - Marquês? Sim, porque o aeroporto tem excelentes ligações ao centro da cidade...
E a travessia Seixal-Lisboa? Para suprimir completamente? Nem sequer é só para as horas de ponta? Portanto, os barcos que chegam cheios pela manhã deve ser de gente que não tem mais nada que fazer?
No meio disto tudo, espero que os cortes que foram anunciados aqui há tempos em grandes parangonas para os subsídios disto e daquilo na CP e na Carris e nas restantes não fiquem pelo caminho...