Acredito e sou mesmo defensor, que esse estudo até se aplique a géneros musicias alternativos (metal, gothic, alt. rock, progressive rock, electronic, psychadelic, etc, etc), mas quanto ao géneros mais mainstream (pop, rnb, soul), dúvido mesmo. Certos géneros musicais têm fans e colecionadores, pessoal que segue os artistas, ou mesmo o género musical durante décadas, mas outros géneros musicais são de consumo da moda, são do momento, nada mais. (daqueles que as editoras gostam para fazer $$$$$$$ ).
Na última década e meia (mais ou menos desde o Napster) gerou-se uma ideia nos cybernautas, que tudo devia de ser de borla. Ora se por um lado as editoras "xulam" demais as edições, por outro lado também não podemos ter a música "de borla". As edições limitadas, as edições de luxo, as edições especias, as edições em vinyl (há relatos de crescimento de 40%-60% de vendas vinyl em 2011), as edições de fans, etc, etc, estas esgotam nas editoras em questão de dias (casos mais extremos em questão de horas).
No entanto, continua a ser um contrasenso ouvir as editoras chorarem pelo decréscimo das vendas, quando depois os quadros administrativos dessas mesma empresas aumentam os seus rendimentos anuais. Com esse mesmo motivo, decréscimo das vendas, as editoras planeiam agora deixar de produzir CDs e passar a disponibilizar apenas descargas digitais. Parece que produzir um jewelcase por € 0,80 e vender a € 5,00 para as distribuidoras, não é rentável, logo é mais fácil meter uns quaisqueres .flacs ou uns merdosos .mp3s a custo € 0.00, e vender com todo o lucro possivel. Há relatos que alguns albums vendidos em merdosos .mp3 chegam a custar tanto ou mais que um jewelcase

No meu ponto de vista em modo de conclusão, ou que mata a indústria musical, é o mesmo que mata qualquer agente económico ganancioso, a constante procura pelo lucro, a constante procura por mais resultados liquidos, a constante procura por aumentos percentuais de rendimentos para aos acionistas, leva a ponderam erradamente na revolução tecnológica que estamos a viver. Quem não se lembra do famoso slogan : "Home taping is killing music" ? Isso foi na década de 80, passaram-se quase 30 anos e a indústria musical morreu ?