Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

tnganisius
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 18, 2011 10:04 pm

Re: Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Mensagempor tnganisius » domingo mai 27, 2012 8:34 am

Não sei se concordo com esse estudo num ponto de vista geral sobre todos os géneros musicais.
Acredito e sou mesmo defensor, que esse estudo até se aplique a géneros musicias alternativos (metal, gothic, alt. rock, progressive rock, electronic, psychadelic, etc, etc), mas quanto ao géneros mais mainstream (pop, rnb, soul), dúvido mesmo. Certos géneros musicais têm fans e colecionadores, pessoal que segue os artistas, ou mesmo o género musical durante décadas, mas outros géneros musicais são de consumo da moda, são do momento, nada mais. (daqueles que as editoras gostam para fazer $$$$$$$ ).

Na última década e meia (mais ou menos desde o Napster) gerou-se uma ideia nos cybernautas, que tudo devia de ser de borla. Ora se por um lado as editoras "xulam" demais as edições, por outro lado também não podemos ter a música "de borla". As edições limitadas, as edições de luxo, as edições especias, as edições em vinyl (há relatos de crescimento de 40%-60% de vendas vinyl em 2011), as edições de fans, etc, etc, estas esgotam nas editoras em questão de dias (casos mais extremos em questão de horas).
No entanto, continua a ser um contrasenso ouvir as editoras chorarem pelo decréscimo das vendas, quando depois os quadros administrativos dessas mesma empresas aumentam os seus rendimentos anuais. Com esse mesmo motivo, decréscimo das vendas, as editoras planeiam agora deixar de produzir CDs e passar a disponibilizar apenas descargas digitais. Parece que produzir um jewelcase por € 0,80 e vender a € 5,00 para as distribuidoras, não é rentável, logo é mais fácil meter uns quaisqueres .flacs ou uns merdosos .mp3s a custo € 0.00, e vender com todo o lucro possivel. Há relatos que alguns albums vendidos em merdosos .mp3 chegam a custar tanto ou mais que um jewelcase :evil:

No meu ponto de vista em modo de conclusão, ou que mata a indústria musical, é o mesmo que mata qualquer agente económico ganancioso, a constante procura pelo lucro, a constante procura por mais resultados liquidos, a constante procura por aumentos percentuais de rendimentos para aos acionistas, leva a ponderam erradamente na revolução tecnológica que estamos a viver. Quem não se lembra do famoso slogan : "Home taping is killing music" ? Isso foi na década de 80, passaram-se quase 30 anos e a indústria musical morreu ?
ALL weekly METAL new releases: LUSITANIAN MUSIC
Se não estiver listado na e-store, enviem email. Todas as novidades disponiveis.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » domingo mai 27, 2012 1:15 pm

Boa análise.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

LuisPedro [RIP 2012/05/28]

Mensagempor LuisPedro [RIP 2012/05/28] » domingo mai 27, 2012 1:47 pm

Este tópico não é meu?? Já vai em 45 páginas?? A sério??

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » domingo mai 27, 2012 2:10 pm

Vooder Escreveu:Pirataria aumenta vendas de música
Um estudo conduzido nos EUA mostrou que a partilha ilegal de ficheiros pode ser boa para a indústria musical e ajuda a vender mais álbuns.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticia ... -de-musica

Entre 2010 e 2011, o professor Hammond avaliou as estatísticas de downloads de álbuns por torrents

Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticia ... z1w4yLwWIY

Duvido que haja estatisticas fiáveis sobre numero de downloads por titulo.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » domingo mai 27, 2012 4:19 pm

LuisPedro Escreveu:Este tópico não é meu?? Já vai em 45 páginas?? A sério??

Sabes o que dizem... até um relógio desligado dá horas certas duas vezes por dia.

Mensagempor LuisPedro [RIP 2012/05/28] » domingo mai 27, 2012 4:53 pm

Gornoth Escreveu:
LuisPedro Escreveu:Este tópico não é meu?? Já vai em 45 páginas?? A sério??

Sabes o que dizem... até um relógio desligado dá horas certas duas vezes por dia.

Só quis dizer que é o meu tópico maior até agora.

necrodamage
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta out 09, 2008 9:47 pm
Contacto:

Mensagempor necrodamage » domingo mai 27, 2012 5:41 pm

Here's your price:
Imagem
"Bang That Head That Doesn't Bang"
Better reign in Hell than serve in Heaven...
https://www.facebook.com/NecrodamageVault

Mensagempor LuisPedro [RIP 2012/05/28] » domingo mai 27, 2012 5:42 pm

necrodamage Escreveu:Here's your price:
Imagem

Thank you : D

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » segunda mai 28, 2012 7:30 am

Fdx :lol:

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » terça set 11, 2012 8:41 pm

Palavras de um tal de Devin Townsend no Twitter:

“Look, to clarify again: The reason I’m not bothered about downloading is that over the years, some people who want me to continue support it. Of course you hear the rhetoric and complaints, yeah it’s all expensive etc etc… but its a good job we’re damn lucky to have… Ultimately, at the end of the day, I write music for ME because it’s what I LOVE. And if it ever turns around financially, great… why the hell would you want to be a musician if having people listen is so conditional? Support if you want, it costs a lot, but I luv it.”
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Dr.Pepper
Metálico(a)
Registado: sexta jul 29, 2011 12:39 am

Mensagempor Dr.Pepper » quarta set 12, 2012 2:08 pm

Assim é que eu gosto, artistas por amor à arte e não ao dinheiro! A esses eu faço questão de fazer o download dos discos! :mrgreen:
Imagem

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » quarta set 12, 2012 10:12 pm

Dr.Pepper Escreveu:Assim é que eu gosto, artistas por amor à arte e não ao dinheiro! A esses eu faço questão de comprar os discos! (desde que goste claro)

Fixed.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

zedu
Turista
Registado: terça jul 17, 2012 6:32 pm

Mensagempor zedu » sexta set 14, 2012 10:05 pm

Grind-zé Escreveu:Palavras de um tal de Devin Townsend no Twitter:
“Look, to clarify again: The reason I’m not bothered about downloading is that over the years, some people who want me to continue support it. Of course you hear the rhetoric and complaints, yeah it’s all expensive etc etc… but its a good job we’re damn lucky to have… Ultimately, at the end of the day, I write music for ME because it’s what I LOVE. And if it ever turns around financially, great… why the hell would you want to be a musician if having people listen is so conditional? Support if you want, it costs a lot, but I luv it.”

Não digo que não ao que tu disses-te e não deixa de ter um grande fundo de verdade, porém isto também não deixa de ser um facto: http://videos.sapo.pt/TuokYjzYChygEbZRtOsm

Para que investirem as discografias em bom e caro, se podem ter barato e bom? Sei que isto é um exemplo um tanto mais distante ao nosso género musical, mas acho que a ideia está lá...

Talvez do lado dos cantores, talvez podessem em vez de venderem albuns como habitualmente, comprar CD e pronto, pudessem talvez fazer como no site da RFM: vender cada faixa online (são 0.71 cada uma!), não vejo razão para também defendermos os nossos ídolos. Se houver um album que goste assim mais ou menos, epa saco também, mas se gostar mesmo compro e espero estar a promover os meus idolos.
Não vejo o sacar como crime, mas jogar assim muito à defesa... Acho que se poderia reconhecer como valor o facto de uma pessoa comprar o seu CD ("compraste pa que?? teu rico dinheirinho, saca mas é e c*** nesses gajos!" a sério, isto já não tem razão de ser... ).

Só para informação do dia, caso não estejam informados, piratear já não dá cana de 3 anos, legislativamente isso já tem um ponto final nesta questão, mas se venderem cenas pirateadas aí é que a coisa fica mais preta... =P

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » sexta set 14, 2012 10:19 pm

Entre dar 7€ (a considerar uma média de 10 faixas por álbum) por mp3 ou comprar o original (em média por 10 a 15€), er.... gastar o dinheiro em mp3 é parvo.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

zedu
Turista
Registado: terça jul 17, 2012 6:32 pm

Mensagempor zedu » sexta set 14, 2012 10:35 pm

Bem eu também não fiz as contas, mas simplesmente achei o valor 0.71 um valor pequeno, se vale ou não não sei, mas à de haver em certa medida uma forma de uma pessoa poder pagar e ao mesmo tempo não ter que estar a comprar um album que a médio prazo não quer.

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes