Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Re: Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Mensagempor Toretto » sábado mai 01, 2010 5:45 pm

O código penal diz:

"Quem divulgar ou publicar abusivamente uma obra; Quem coligir ou compilar obras publicadas ou inéditas sem autorização do autor; Quem vender, puser à venda, importar, exportar;

Onde é que isto se aplica a quem saca para uso pessoal sem ceder a terceiros? Quando saco não estou a divulgar, a publicar, coligar, compilar, vender, colocar à venda, ou exportar. Quando muito, estarei a importar :lol:

Basicamente, o que está na lei só queima quem faz uploads/vendas e não quem saca.
Imagem

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » sábado mai 01, 2010 6:05 pm

Não está ali o código penal referente ao direito de autor e direitos conexos todo. São mais de 30 páginas só sobre as condições de protecção, infracção e penalidades.

Sacar cai nas categorias de contrafacção e cópia não autorizada. E quanto mais não seja, está na categoria da "negligência", que também é punida.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » sábado mai 01, 2010 6:54 pm

Ishkur Escreveu:Eu sou apologista da divulgação gratuita na internet, mas opcional.

Exactamente, por muitas vantagens que tenha (e tem), a disponibilização de uma obra deve partir de quem de direito (ou seja, quem detem o copyright), e não imposto por terceiros.

Toretto Escreveu:Onde é que isto se aplica a quem saca para uso pessoal sem ceder a terceiros? Quando saco não estou a divulgar, a publicar, coligar, compilar, vender, colocar à venda, ou exportar. Quando muito, estarei a importar

Ao fazer download de algo protegido por copyright estás a criar uma copia desse mesmo trabalho, o que por si só não é permitido. Vais alegar que não tinhas consciencia do que estavas a fazer?
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sábado mai 29, 2010 3:52 pm

Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » domingo mai 30, 2010 2:30 pm

Foda-se... bem pensado!

Psychopath
Metálico(a)
Registado: terça jul 21, 2009 3:14 pm
Contacto:

Mensagempor Psychopath » quarta nov 24, 2010 8:47 pm

Penso que sim. Pois uma grande parte das pessoas acaba por fazer o download de um álbum na vez de o comprar. Mas por outro lado veio ajudar "pequenas" bandas a começarem a ser conhecidas.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta nov 24, 2010 9:44 pm

Ishkur Escreveu:Não está ali o código penal referente ao direito de autor e direitos conexos todo. São mais de 30 páginas só sobre as condições de protecção, infracção e penalidades.

Sacar cai nas categorias de contrafacção e cópia não autorizada. E quanto mais não seja, está na categoria da "negligência", que também é punida.

Hum... Depende. Vejamos o seguinte, mero exercício académico de interpretação do CDA:

Disponibilizar algo sem autorização é ilegal. Tirar algo que está diponível ao público não é ilegal. É como nas feiras. é ilegal vender contrafacção mas não é ilegal comprá-la, embora possa ser etica ou moralmente reprovável, mas isso são outros 500.

Senão vejamos:
O Código dos Direitos de Autor contempla qualquer dos mídia onde a obra do autor está gravada. Houve uma alteração à redacção do artigo 68 que contempla as diversas utilizações em diversos mídia:

ARTIGO 68º
Formas de utilização

1 – A exploração e, em geral, a utilização da obra podem fazer-se, segundo a sua espécie e natureza, por qualquer dos modos actualmente conhecidos ou que de futuro o venham a ser.
2 – Assiste ao autor, entre outros, o direito exclusivo de fazer ou autorizar, por si ou pelos seus representantes: (...)
h) Qualquer utilização em obra diferente;
i) A reprodução directa ou indirecta, temporária ou permanente, por quaisquer meios e sob qualquer forma, no todo ou em parte;
j) A colocação à disposição do público, por fio ou sem fio, da obra por forma a torná-la acessível a qualquer pessoa a partir do local e no momento por ela escolhido;

A utilização privada da obra por quem a adquire está salvaguardada pelo artigo 189 do referido CDA.

Como podemos ver na redacção da lei ela diz especificamente que cabe o autor ou aos seus representantes o direito exclusivo de autorizar " a colocação à disposição do público, por fio ou sem fio, da obra por forma a torná-la acessível a qualquer pessoa a partir do local e no momento por ela escolhido;"

É isto que que proíbe a revenda ou o upload não autorizado , já contemplando qualquer meio, ou seja também o MP3. Mas não proíbe o download.

O CDA não faz menção nenhuma ao acto de aceitar o que é disponibilizado sem autorização, o que a existir, passaria a proibir o acto de aceitar prendas e empréstimos.

A questão reside toda aí. Penso que a lei seja omissa quanto ao acto de aceitar, como por exemplo não o é relativamente ao comprar droga
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Perforation
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 22, 2009 12:47 pm

Mensagempor Perforation » quarta nov 24, 2010 9:56 pm

Eu saco da internet e serve-me para descobrir novas bandas e trabalhos actuais de bandas que gosto... Se gostar acabo por comprar... A Internet serviu para vários artistas se lançarem no Mundo da música... Para outro para os ridicularizar mas se não fosse pela Internet é por outro meio qualquer...
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

EduardoMarinho
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado fev 21, 2009 1:30 pm

Mensagempor EduardoMarinho » quarta nov 24, 2010 10:54 pm

Quem perde com os downloads são as bandas grandes e as editoras, principalmente a última. De resto, acho que os downloads até trazem muitas vantagens aos artistas menos grandes. Duvido que conhecesse muitas das bandas que gosto actualmente se não fosse pela Internet.

Mas isto é a minha opinião.
The Hanged Man's Swansong:
Últimas atualizações: Entrevista com Sacred Sin

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça dez 21, 2010 3:32 pm

EduardoMarinho Escreveu:Quem perde com os downloads são as bandas grandes e as editoras, principalmente a última. De resto, acho que os downloads até trazem muitas vantagens aos artistas menos grandes. Duvido que conhecesse muitas das bandas que gosto actualmente se não fosse pela Internet.

Mas isto é a minha opinião.

Corroborada por um estudo académico.

Illegal file-sharers: friend of the struggling musician?

Imagem
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm

Mensagempor Wolfheart66 » terça dez 21, 2010 5:22 pm

Vooder Escreveu:Imagem

Nuff Said...

A minha resposta é não, sempre que posso e gosto compro cd's, logo não me sinto culpado, aliás os downloads ajudaram a ter um incremento considerável de bandas que formam até hoje a minha cultura musical. Contudo baixar os preços era algo bem pensado e talvez a médio prazo viavél.
Acho é que de certa forma os downloads aceleraram a deterioração da indústria discografica que já se encontrava um tanto coxa antes deste fenómeno. Basta verem como cada vez mais as bandas "cagam" albuns em vez de os fazerem, sendo o intervalo para digerir o anterior preenchido por um novo que por vezes se nota nitidamente o quão forçado saiu para estar on schedule.
Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça dez 21, 2010 10:51 pm

O Trent Reznor meteu o álbum para download no site e ainda lucrou. Metia lá packs de edições limitadas do disco (vinys, especialmente) e ainda lucrou com os mp3. :beer:

VHLopes
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 13, 2010 11:10 pm

Mensagempor VHLopes » terça dez 21, 2010 11:06 pm

Imagem
Perguntem a ele.

carcaca
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça mar 30, 2010 10:51 pm

Mensagempor carcaca » quarta dez 22, 2010 12:15 am

Numa operação stop, por exemplo, os agentes estão autorizados a confiscar qualquer cd copiado que esteja no carro e a passar multa por isso. Na prática ninguém quer saber.

Isso é outro mito.
Como eles têm maneira de saber que é um cd copiado?
Pode ser um cd de dados privado , posso dizer que é música feita por mim e pelos meus amigos, como montes de outras desculpas.
Além de que eles é que têm de provar que aquilo é uma cópia e não eu que não é.
Um agente não tem o direito de ver a minha vida pessoal.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quarta dez 22, 2010 8:14 am

Converge Escreveu:O Trent Reznor meteu o álbum para download no site e ainda lucrou. Metia lá packs de edições limitadas do disco (vinys, especialmente) e ainda lucrou com os mp3. :beer:

:beer:

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes