Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 1:42 pm

Financeiramente uma banda ganha mais onde?

a) Venda de CD's;

ou

b) Concertos e merchandising;

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda set 10, 2007 1:58 pm

Lux-A Escreveu:Financeiramente uma banda ganha mais onde?

a) Venda de CD's;

ou

b) Concertos e merchandising;

Depende da banda.

Há bandas que nem tocam ao vivo.
Imagem

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 2:01 pm

Obrigado pelo esclarecimento.

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » segunda set 10, 2007 2:39 pm

Na minha opiniao tanto veio prejudicar como beneficiar, ja que é logico que as vendas de cds descem, mas em contrapartida é mais facil o pessoal conhecer bandas novas, alem disso penso que cada vez as bandas tem uma maior tendencia para tocar ao vivo aproveitando os concertos para vender merchandising.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » segunda set 10, 2007 3:16 pm

Skorzen Escreveu:
Elaryad Escreveu:Mas não vou pensar que os putos têm gosto pelo que quer que seja se muitos nem um album inteiro de seguida conseguem ouvir.

Concordo plenamente. É um dos contras da Internet (e do consequente sacanço) e também da maior oferta de trabalhos nos mais diversos panoramas musicais. Sinto que o pessoal só pensa em adquirir, e esquece-se do mais importante: a música, o sentimento...

É bem verdade! Quantos de nós não temos albuns que mereciam mais importancia da nossa parte e não lha damos por existir demasiada facilidade de aquisição e consequente grande abundancia de albuns?

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » segunda set 10, 2007 6:51 pm

Ishkur Escreveu:Basicamente, por cada CD que é sacado da net, é menos 1€ que ganha o músico / banda.

Não necessariamente, e cuidado que é esse exactamente o argumento que associações como a RIAA têm vindo a usar para extorquir a muita gente dinheiro a torto e a direito via meios judiciais duvidosos, fazendo equivaler cada download à perda de lucro que representaria a não compra do CD que corresponderia a esse download. Ou seja, para eles, cada download equivale a uma venda perdida, como disseste também no teu post, o que é um argumento extremamente falacioso.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda set 10, 2007 6:55 pm

Lux-A Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.

Obrigado não!

Tens de pagar. Ou penses que isto é um Download ilegal?

Hoje em dia paga-se tudo meu amigo :wink:
Imagem

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 6:56 pm

Até porque isso não representa que o CD seja necessariamente vendido.No entanto, gostaria que o pessoal das bandas me desse uma ajuda a esclarecer onde lucram mais.Venda de CD's ou merchandising/concertos?

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » segunda set 10, 2007 7:27 pm

Ora releiam lá o post -.-'

Ishkur Escreveu:Uma edição de 1000 exemplares tem isso mesmo, 1000 exemplares. O facto de sacar um CD não a torna de 999 exemplares.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » segunda set 10, 2007 7:28 pm

Lux-A Escreveu:Até porque isso não representa que o CD seja necessariamente vendido.No entanto, gostaria que o pessoal das bandas me desse uma ajuda a esclarecer onde lucram mais.Venda de CD's ou merchandising/concertos?

Isso é como disse o Shore; depende, e muito, da banda, do estatuto que a mesma tem, da quantidade de vendas de CDs ou concertos que faz, do contrato que tem (ou não), de que país vem - por exemplo, a realidade portuguesa é uma coisa, mas cada país tem as suas idiossincrasias - e por aí fora.

No caso das bandas portuguesas, sei dizer-te que conheço muito poucas que lucrem seja o que for tanto com CDs como com concertos, mas mesmo num conjunto relativamente pequeno que pudéssemos analisar, as discrepâncias entre os lucros vindos de um ou outro lado são completamente díspares entre as bandas.

Não te esqueças de vários aspectos que condicionam a situação, como:
- Poucas são as bandas portuguesas que fazem concertos além-fronteiras, pelo menos com a frequência necessária para se considerarem nesta questão quaisquer receitas aí conseguidas;
- Provavelmente menos ainda são as que fazem merchandising (especialmente t-shirts), já que é um exercício dispendioso para quem está em início de carreira, sem quaisquer garantias de retorno financeiro, especialmente se a grande maioria dos concertos que fizerem for em Portugal (ver ponto acima) e estiverem, portanto, sempre expostos ao mesmo público, que geralmente não vai comprar duas vezes a mesma coisa;
- Muitas (demasiadas) bandas em Portugal tocam ao vivo cobrando apenas as despesas de deslocação e meia dúzia de imperiais e jantar no recinto (frango assado ou moelas guisadas, talvez uma bifanita se tiverem sorte);
(e muitas que não o fazem são logo rotuladas de rockstars, vendidos, ou outra paneleirice qualquer)
- Muitas (demasiadas) bandas em Portugal têm de recorrer a edições de autor para lançar um álbum, o que implica lucros muito maiores no acto de venda de cada CD, mas também implica um investimento que nem todas têm condições de fazer logo à cabeça, e/ou concessões em termos qualitativos para minimizar esse investimento, que mais tarde podem ou não vir a influenciar as próprias vendas;
- Ao não recorrer a edições de autor, muitas outras bandas deixam-se chular por editoras incompetentes, ou vão na conversa do primeiro contrato que lhes é oferecido.

... e muitas outras coisas poderia referir agora.

Como podes ver, a mistura de vários desses factores na vida de uma banda condiciona em muito não só a proveniência de receitas e lucros, como até mesmo a própria existência dessas receitas. Portanto, não é fácil dar uma resposta "chapa cinco" a essa pergunta. Art is 1% inspiration and 99% transpiration...

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » segunda set 10, 2007 7:36 pm

Assim por alto:

Mas tão a falar de editoras/bandas “grandes”, “médias” ou “pequenas”?

Metal, Rock, Pop…?

Gravações feitas em casa, em estúdios?

Quem paga todas as despesas, IVAs, blá, blá…(se for o caso: estúdio, produtor…)

E quanto ao marketing quem é que o faz? Banda, editora, manager…?

E as bandas que não tocam ou raramente tocam ao vivo?

Gosto de ver o pessoal dizer que saca, mas depois compra.
Nessas centenas que sacam e até gostam, vão comprar?
Sei de algum pessoal que o faz, mas 97% que diz que o faz, não o faz e isso é triste, mais vale dizerem como algum pessoal que diz que saca, mas não compra.

Sim os downloads são bons para bandas que não despertam a atenção, frustradas, umas que tentam mostrar algo… e no meio lá existem algumas bandas diferentes.

Eu conheço milhares de bandas e não é através dos downloads, tenho muito material original, nada de downloads. Gostava de ter muito outro material, mas não faço downloads, um dia cá terei.
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 11:17 pm

Então podemos dizer que o "dano" do download é qualitativo conforme o status e "quadro social" da banda?

Nota: Quando digo quadro social refiro-me a se a banda toca ao vivo ou não, se tem editora, se faz a sua publicidade, etc...

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 11:25 pm

jp soturno Escreveu:Gosto de ver o pessoal dizer que saca, mas depois compra.
Sei de algum pessoal que o faz, mas 97% que diz que o faz, não o faz e isso é triste, mais vale dizerem como algum pessoal que diz que saca, mas não compra.

Sim os downloads são bons para bandas que não despertam a atenção, frustradas, umas que tentam mostrar algo… e no meio lá existem algumas bandas diferentes.

Eu conheço milhares de bandas e não é através dos downloads, tenho muito material original, nada de downloads. Gostava de ter muito outro material, mas não faço downloads, um dia cá terei.

Falo por mim nisto...
Sou utilizador de Emule, DC++, Rapidshares e mais dia menos dia, viro-me para o Soulseek.
Se saco?Saco!
Compro?Depende...
Se gostar compro, se não gostar, não compro e raramente os mp3's duram muito no meu computador.
No entanto existem coisas que gosto mas não compro, derivado dos preços exorbitantes.Por exemplo, o facto de me pedirem perto de 100€ por um LP de Weather Report.
Quanto aos downloads serem para bandas frustradas, discordo por completo.Graças a isso é que conheci bandas como Vrykolakas, Rosetta, Scald (e aqui agradeço ao Gornoth também) e mais ainda.Se são frustradas ou não têm qualidade, já deixo ao critério da subjecção, mas para mim, são boas bandas e com as quais dificilmente teria contacto se não fossem os downloads.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça set 11, 2007 12:04 am

Falando por mim, saco bastante música mas tenho o cuidado de comprar tudo o que gosto, se não o faço imediatamente, faço-o noutra altura que é o mesmo que dizer: assim que as finanças mo deixarem. Mas, também, com a quantidade de lançamentos que saem todas as semanas acho que esta é a única forma de nos conseguirmos manter a par do que se faz actualmente. O comprar um disco às escuras perdeu-se e ainda bem. Mas o impacto da novidade também se foi. Eu gosto destes tempos, não fosse assim aposto que muitos de nós não conheceríamos muita banda.

Um pouco off, o que me irrita realmente é quando saem as promos o pessoal se queixar dos bipps, dos voicesover, etc. . . É que não estamos a pagar nada pelo álbum logo já é muito bom se ter o álbum assim. . .

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » terça set 11, 2007 12:10 am

Lux-A Escreveu:
jp soturno Escreveu:Gosto de ver o pessoal dizer que saca, mas depois compra.

Falo por mim nisto...
Sou utilizador de Emule, DC++, Rapidshares e mais dia menos dia, viro-me para o Soulseek.
Se saco?Saco!
Compro?Depende...
Se gostar compro, se não gostar, não compro e raramente os mp3's duram muito no meu computador.
No entanto existem coisas que gosto mas não compro, derivado dos preços exorbitantes.Por exemplo, o facto de me pedirem perto de 100€ por um LP de Weather Report.
Quanto aos downloads serem para bandas frustradas, discordo por completo.Graças a isso é que conheci bandas como Vrykolakas, Rosetta, Scald (e aqui agradeço ao Gornoth também) e mais ainda.Se são frustradas ou não têm qualidade, já deixo ao critério da subjecção, mas para mim, são boas bandas e com as quais dificilmente teria contacto se não fossem os downloads.

Lux essa parte das bandas é em resposta a certo pessoal que diz que as próprias bandas lá andam a meter o seu material.
Última edição por jp soturno em terça set 11, 2007 12:40 am, editado 1 vez no total.
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes