As Crianças e a Música….

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Re: As Crianças e a Música….

Mensagempor Blunder » sábado mai 07, 2011 11:04 pm

Bem em relação aquele desafio que eu lancei, vou eu dar o mote... os 10 discos que eu mostraria a um filho meu seria qualquer coisa como:

Joy Division - Closer
Black Sabbath - Paranoid
Alice in Chains - Dirt
The Doors - The Doors
Ramones - Ramones
Ornatos Violeta - O Monstro Precisa de Amigos
Iron Maiden - Number Of The Beast
Metallica - Master of Puppets
Nick Drake - Bryter Layter
The Who - Who's Next

[BR11] Escreveu:A propósito, ia por aqui a passar ao lado um miúdo de 13 anos e perguntei-lhe qual eram as suas bandas preferidas. Sem pensar muito saiu Metallica, D_A_D, Winger, Guns N' Roses, Poisonblack e também Heavenwood. O futuro, creio, está assegurado... 8)

Fogo por momentos pensei que tinha lido Hawkwind e já me estava a cair tudo :D

Gabrielle-Yeats
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça set 15, 2009 11:03 pm

Mensagempor Gabrielle-Yeats » sábado mai 07, 2011 11:25 pm

Eu acho que mostrar a música que ouvimos a uma criança não é sinónimo de a querer influenciar à força toda, é meramente dar-lhe a conhecer que aquelas bandas existem. O gosto musical desenvolve-se muito é entre os pares no início da adolescência: se o nosso grupo de amigos/colegas lá da escola ouve a banda x nós tbm vamos querer ouvir para nos integrarmos. Foi isso que aconteceu cmg quando alguém me falou de uns tais Guns N Roses :P Depois há é outra coisa que acontece por vezes: pessoal que na adolescência ouvia rockalhadas e metaladas e quando "cresceu" deixou-se disso porque "é música de teenager". Isso também aconteceu com algum pessoal que me mostrou as primeiras bandas de metal que ouvi. Eu "não cresci" e continuo agarrada a este som e fui muitas vezes criticada, mas não liguei :)
Já estou a extravasar o tópico, desculpem!
"Can't rain all the time"

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » sábado mai 07, 2011 11:40 pm

Não tenho filhos mas a minha irmã mais nova curte Priest, Deep Purple, oldies e a maioria do rock psicadélico e folk rock, tipo Cream, Creedence C.R., Jimi Hendrix e Janis Joplin. Escusado dizer quem lhe apresentou tais bandas 8)
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sábado mai 07, 2011 11:45 pm

Blunder, Top difícil de fazer...mas passo a dizer o que a minha filha tem ouvido por aqui.

Da minha parte tem sido muito à base de Interpol, Muse, Cake, Alcest, Kauan, mas por vezes lá leva a dose de coisas mais fortes das quais, Bal-Sagoth e Vanhelga, foram as que mais vibrou. Da parte da mãe também costuma levar com David Fonseca, Madonna (os álbuns mais antigos) e The Cure e outra coisas dentro da onda mais rock alternativo. Juntando a isso temos os CDs dela e o vinil com 30 anos que mais roda por aqui que é o "Cantigas da Minha Escolinha".

Como tenho o hábito de ligar aparelhagem para ouvir as minhas coisas quando ela não está perto de mim, acontece que muitas das vezes ela acaba por chegar perto de mim enquanto ainda estou a ouvir a minhas coisas...até podia desligar, mas não o faço mesmo pela razão dita anteriormente de "ela tem que saber que isto existe". A sua reacção também ajuda muito a que eu não desligue, já que é bastante engraçado vê-la a entrar à corrida na sala a gritar ohohohohoi!! apontando para a aparelhagem e pedindo colo para dançar.

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Blunder » sábado mai 07, 2011 11:48 pm

Brunhu Escreveu:Blunder, Top difícil de fazer...mas passo a dizer o que a minha filha tem ouvido por aqui.

Da minha parte tem sido muito à base de Interpol, Muse, Cake, Alcest, Kauan, mas por vezes lá leva a dose de coisas mais fortes das quais, Bal-Sagoth e Vanhelga, foram as que mais vibrou. Da parte da mãe também costuma levar com David Fonseca, Madonna (os álbuns mais antigos) e The Cure e outra coisas dentro da onda mais rock alternativo. Juntando a isso temos os CDs dela e o vinil com 30 anos que mais roda por aqui que é o "Cantigas da Minha Escolinha".

Como tenho o hábito de ligar aparelhagem para ouvir as minhas coisas quando ela não está perto de mim, acontece que muitas das vezes ela acaba por chegar perto de mim enquanto ainda estou a ouvir a minhas coisas...até podia desligar, mas não o faço mesmo pela razão dita anteriormente de "ela tem que saber que isto existe". A sua reacção também ajuda muito a que eu não desligue, já que é bastante engraçado vê-la a entrar à corrida na sala a gritar ohohohohoi!! apontando para a aparelhagem e pedindo colo para dançar.

Todos os TOP's são difíceis, é esse mesmo o intuito :mrgreen:

Essa última parte é para fazer inveja não? :D

EDIT: uma coisa que me lembrei agora? E levam os vossos filhos às lojas de discos? Mostrar o tal mundo fantástico?

Floresta
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Mensagempor Floresta » sábado mai 07, 2011 11:52 pm

Blunder Escreveu:uma coisa que me lembrei agora? E levam os vossos filhos às lojas de discos? Mostrar o tal mundo fantástico?

Já não basta terem que levar ao Toys R' Us, ainda lhes queres meter mais esse fardo? :mrgreen:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sábado mai 07, 2011 11:54 pm

Blunder Escreveu:EDIT: uma coisa que me lembrei agora? E levam os vossos filhos às lojas de discos? Mostrar o tal mundo fantástico?

Epá...não queiras fazer isso...pensa em ti, ou achas que consegues ver seja o que for com uma criança acordada perto de ti?
Última edição por Brunhu em domingo mai 08, 2011 12:40 am, editado 1 vez no total.

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Blunder » domingo mai 08, 2011 12:06 am

Não sei mas se criarmos desde cedo a noção que eles não podem ter tudo, e que ir a loja de discos não significa que lhes vá comprar alguma coisa pode ser que a coisa resulta.

Imaginem, até pode-se criar um sistema engraçado: de vez em quando pegar em 3/4 álbuns que um gajo quer para acrescentar a colecção e deixar que a criança escolha e dar a ela esse disco, fazer com que a criança tenha uma ligação mais intima com o disco, sempre cultivando a ideia que aquilo não é um brinquedo.

Pah e isto é possível. Lembro-me da minha mãe criar sistemas em que eu só estava permitido de pedir coisas de x em x tempo e eu ia respeitando bem isso... claro que às vezes fazia-me esquecido e perguntava se era dia de pedir :mrgreen:

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » domingo mai 08, 2011 1:23 am

Blunder Escreveu:Não sei mas se criarmos desde cedo a noção que eles não podem ter tudo, e que ir a loja de discos não significa que lhes vá comprar alguma coisa pode ser que a coisa resulta.

Imaginem, até pode-se criar um sistema engraçado: de vez em quando pegar em 3/4 álbuns que um gajo quer para acrescentar a colecção e deixar que a criança escolha e dar a ela esse disco, fazer com que a criança tenha uma ligação mais intima com o disco, sempre cultivando a ideia que aquilo não é um brinquedo.

Pah e isto é possível. Lembro-me da minha mãe criar sistemas em que eu só estava permitido de pedir coisas de x em x tempo e eu ia respeitando bem isso... claro que às vezes fazia-me esquecido e perguntava se era dia de pedir :mrgreen:

Pois, essa teoria é toda muito bonita mas só se aplica a crianças que já tenham mínima noção do que cá andam a fazer! Experimenta levar um pequeno terror de 20 meses que aqui tenho em casa a uma loja de discos e verás que por enquanto desistes da ideia de lhes incutir o que quer que seja ! Com o meu ainda só entrei em FNAC's e a unica coisa que lá fiz foi andar a correr atrás dele a tentar afastá-lo das prateleiras e a apanhar os destroços (que é como quem diz cds) que iam ficando para trás...Esta por agora é elementar: se quero ir a uma loja de discos mexer em discos, não posso levar o meu filho!

Quanto ao tópico, também sou da opinião de que não devemos afastar os nossos filhos de determinado género musical só porque é demasiado barulhento, violento ou o que seja. Tenho a noção que o meu filhote ainda é demasiado novo para ter a noção daquilo que está a ouvir (e ainda vai levar uns bons anos até a ter), mas considero que deve ter acesso a tudo para que saiba que as coisas existem e para que possa lentamente ir fazendo as suas escolhas e moldando os seus gostos. Sou igualmente da opinião de que jamais devemos impingir o que quer que seja aos nossos filhos (vá, a não ser a sopa...:) ) , sob pena de causar neles o efeito contrário, ou seja, o da repulsa. Acredito que se quiser cegamente fazer com que o meu filho cresça a gostar de metal de uma forma quase obsessiva, o mais certo é criar uma espécie de negação e contrariar exactamente aquilo que eu lhe pretendo impôr. Ninguem gosta de ser obrigado a nada, muito menos as crianças! Ele tem um mundo imenso a descobrir, cheio de sons, cheiros, sensações, paladares, etc, etc..., o meu papel como pai é mostrar-lhe esse mundo (em toda a sua diversidade) e orientá-lo nas suas escolhas, sem nunca lhe impôr nada. Uma criança com 20 meses não sabe o que é o heavy metal nem qualquer outro género musical, mas tem a perfeita noção daquilo que cada som lhe transmite. Dou três exemplos que se passaram exactamente hoje e que acontecem de uma forma muito natural todos os dias: A TV estava no TOP+ e passa um tema da Shakira: o rapaz iniciou uma espécie de dança com os dois pés. Á tarde, no automóvel, assim que o ligo tenho Hypocrisy a rodar. Olho para ele e está todo risonho a abanar a cabeça e a marcar o ritmo com as mãos nas pernas. Mais tarde, ainda no automóvel, roda um tema de música infantil bem conhecido e é vê-lo a gesticular a coreografia. Quer isto dizer que a criança nesta fase (e durante os primeiros anos) reage a estímulos, não gosta de nada em particular, mas consegue distinguir os diferentes tipos de música que lhe colocamos à frente e adequa o seu comportamento a cada uma delas: uma dá-lhe uma noção de ritmo, outra poderá incutir-lhe uma maior euforia, outra poderá estimular alguma coordenação motora...enfim, há que expôr as crianças ao mundo e deixá-las experimentar e escolher o que gostam (com a devida moderação, obviamente)

Quanto ao meu filhote vir a gostar no futuro da música que eu gosto, sou da opinião de que não será só a música em si que terá uma palavra a dizer. As crianças encaram os pais como um modelo a seguir e exercem por eles e pelos seus gostos e objectos um fascínio muito especial. Acho que o meu filho ao crescer rodeado de música e ao perceber a dedicação e a estima que tenho pela minha colecção de música irá aguçar esse tal fascínio e possivelmente a sua enorme curiosidade poderá levá-lo a tentar perceber o porquê do pai ter tanta estima por aqueles objectos e a encarar isso como algo que ele tambem desejará explorar e perceber. Com apenas 20 meses, o meu filhote já tem a perfeita noção de que a minha colecção de música é especial e de que não lhe pode fazer o mesmo que faz aos seus cds ou brinquedos. Tem acesso a todos os meus discos, toca-lhes mas nunca tentou estragar um único...coisa que não acontece com tantos outros objectos. Julgo que este fascínio e respeito por algo que ele sabe que o pai estima é muito importante e algo mais importante do que estarmos a massacrar a criança com doses massivas de death metal para lhe moldar os gostos musicais. Quantos de nós não entrámos neste mundo e não desenvolvemos esta paixão pela música depois de andarmos a remexer a colecção de discos dos nossos pais, tios ou amigos?

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » domingo mai 08, 2011 2:31 am

Lapeno Enriquez Escreveu:mas a minha irmã mais nova

Pics or STFU!

/subathory

:redneck:

Carry on :arrow:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » domingo mai 08, 2011 8:33 am

Não directamente relacionado com o tópico mas gostei desta ideia:

Imagem

A Fade In - Associação de acção Cultural foi desafiar escolas que leccionam o segundo e o terceiro ciclo para entrarem num projecto pedagógico e aliciante que se descreve numa frase: "Escolherem um tema que já tenha passado pela história de concertos do Fade In e criarem uma versão".

Com este projecto a FADE IN pretende agir de "fora para dentro" das escolas com o intuito de, mostrar outras músicas, estimular a imaginação, o espírito criativo, o trabalho em grupo, o respeito e o gosto pela diferença.

As escolas participantes (Escola José Saraiva de Leiria; Escola Guilherme Stephens da Marinha Grande; Instituto Educativo do Juncal; Agrupamento de Escolas de Maceira e Agrupamento de Escolas da Vieira de Leiria) disputam o primeiro ENSINA FADE IN e a estes juntam-se convidados de luxo: a SAMP de Leiria e os 5ª Punkada (projecto musical da Associação de Paralisia Cerebral) de Coimbra.

Uma ode ao ensino e à música, criada por crianças, numa tarde que se adivinha mágica e emocionante.

As bandas que passaram pelo Fade In vão desde God is An Astronaut até Final Fantasy, de Jarboe a Diamanda Galás, de Laibach a Qntal ou de Die Form a Combichrist.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

demonseed
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda dez 21, 2009 9:23 am
Contacto:

Mensagempor demonseed » domingo mai 08, 2011 10:12 am

Tenho um filho de 10 anos, que desde que nasceu sempre ouviu música da pesada. Eu e a minha mulher cá em casa só ouvimos Metal e todos os seus sub-géneros, por isso ele foi "obrigado" a levar com Cannibal Corpse, Iron Maiden, B. Sabbath, Megadeth, D.Tranquillity, P. Tree, Anathema, Slayer, Queens of the Stone Age, etc...
O ano passado fomos ver um festival e ele adorou Katatonia, Ensiferum e Down, o Phil Anselmo ao vivo impressionou-o, disse que era muito agressivo.
No dia 21 vamos ver Eluveitie e no dia 19 de junho Rob Zombie ( dois grupos que ele gosta bastante).
Devo dizer que nunca o forcei a gostar deste tipo de música, ele quando gosta daquilo que está a tocar pergunta o nome da banda e a partir daí descobre por ele mesmo, as vezes só gosta de uma ou duas músicas ou só de 1 disco.
Entre as bandas preferidas deles estão:
System Of A Down
Rage Against The Machine (o primeiro ( o puto tem mesmo bom gosto :metal: ))
Katatonia
Eluveitie
Ensiferum
Satyricon ( a King e a Diabolical Now)
Gorillaz
Sybreed ( 2 ou 3 músicas)
Moonspell ( o Wolfheart e a Alma Mater)
A servant in heaven a king in hell

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » domingo mai 08, 2011 10:32 am

Este tópico lembrou-me o miúdo do Aesop (Ludicra/Agalloch):

http://crudwizard.blogspot.com/

:mrgreen:
Assez lent, si vous le voulez bien.

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » domingo mai 08, 2011 5:38 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
Lapeno Enriquez Escreveu:mas a minha irmã mais nova

Pics or STFU!

/subathory

:redneck:

Carry on :arrow:

Report!!
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » domingo mai 08, 2011 7:35 pm

Ora aqui está uma boa forma de resolver o problema da chatice que são as músicas infantis.
.

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes