Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » domingo set 09, 2007 8:54 pm

Soul_of_Darkness Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Soul of darkness, nas Noticias tens um tópico sobre partilha ilegal de conteúdos relacionada com o fecho do Btuga.

Tens lá muitas opiniões para ler.

Abraços,

Eu nunca usei o btuga logo nao me faz falta... saco do rapidshare, uTorrent e afins.

Não é isso...dei-te a informação para verificares que os comentários feitos por lá vão ao encontro do teu tópico.

vírgula
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 16, 2004 8:15 pm
Contacto:

Mensagempor vírgula » domingo set 09, 2007 11:21 pm

A indústria musical? Provavelmente.
A Música? Não. Pelo contrário.
I see no fascination, I see no spark of light. Their toys are showered down like acid rain, but the beams will corrode, and we will fall.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » domingo set 09, 2007 11:51 pm

Eu sinto que acho que penso que talvez prejudique, mas antes a ela do que a mim.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

p666p
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda fev 12, 2007 6:44 pm

Mensagempor p666p » domingo set 09, 2007 11:52 pm

o virgula fez um resumo mais que perfeito 8)

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » segunda set 10, 2007 12:19 am

Prejudica as editoras.

E, assim, os músicos que elas editam. A questão quanto a mim prende-se neste caso com a miséria que um músico ganha com os CDs editados.

Caso hipotético: CD vendido a 18€.
O vendedor ficará com uns 3€ desse preço, a editora com os 15€ restantes. Desses 15€, 2€ irão para cobrir os custos da edição, digamos 3€ para cobrir as despesas de promoção e 1€ ou menos para o artista (a não ser que tenha já estatuto e exposição de grande calibre).

Balanço final: 9€ de lucro para a editora, 1€ para o artista.

(situação hipotética com valores hipotéticos também, embora baseados num caso real que me é conhecido)

Basicamente, por cada CD que é sacado da net, é menos 1€ que ganha o músico / banda. O mal aqui quanto a mim não está directamente no facto de sacar o CD... Uma edição de 1000 exemplares tem isso mesmo, 1000 exemplares. O facto de sacar um CD não a torna de 999 exemplares. Se as editoras abdicassem nem q fosse de 1€ do seu lucro em prol do artista, cada CD sacado que não era comprado representava menos peso no "bolso" do artista. (oh sim, que utópico).

Mais a mais, hoje em dia verifica-se cada vez mais as editoras mais pequenas e independentes a praticarem preços mais baixos, muitas vezes na ordem dos referidos 12-13€, e a essas já faz bastante diferença o facto de comprar ou não uma edição sua. Não possuem o aparelho monetário por trás das multinacionais e dependem do lucro de uma primeira edição para possibilitar a segunda. E começa a tornar-se tristemente frequente o fechar de tais editoras por causa de não haver essa necessária compra.

Anyway, tanta coisa para dizer o quê? Quem mais se queixa da pirataria são as editoras. Regra geral as editoras de maior porte. Porquê? Porque para essas as edições são uma questão de números e cifrões.
Os artistas hoje em dia sobrevivem à custa do merchandising e cachet de concertos. Os CDs servem sobretudo para quê? Para divulgação, exposição e criação de uma "fan-base" que gaste dinheiro nessas coisas.

Um artista que não venda CDs não interessa a uma editora, é "posto fora" e perde essa plataforma de promoção.

Hoje em dia há plataformas alternativas, internet, myspace, newsgroups, forums, etc. Mas nada disso substitui o lançamento e distribuição de um CD apoiado por uma máquina de promoção.

É esse o impacto maior para "o artista" e não a nível monetário (pelo menos directamente).

LordDusk
Registado: quarta jun 16, 2004 12:35 am
Contacto:

Mensagempor LordDusk » segunda set 10, 2007 2:20 am

Não

Quem gosta realmente da musica compra...

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda set 10, 2007 9:36 am

Alguém me explica o que é "Pirataria Legalizada"?

:roll:
Imagem

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » segunda set 10, 2007 9:37 am

Shore Escreveu:Alguém me explica o que é "Pirataria Legalizada"?

É uma utopia.

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 9:42 am

É mais um contra-senso...

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda set 10, 2007 10:38 am

Lux-A Escreveu:É mais um contra-senso...

Ah bom... :lol:
Imagem

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda set 10, 2007 10:43 am

Elaryad
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Mensagempor Elaryad » segunda set 10, 2007 1:08 pm

Claro que sim. Agora é o facilitismo do "para quê comprar se posso sacar". Isto funciona tanto para música, filmes, videojogos e até livros. Mas mais para a música. No meu caso procuro comprar os cds que gostei de ouvir após sacar. Porque me dá gosto coleccionar originais que significam algo para mim. Mas não vou pensar que os putos têm gosto pelo que quer que seja se muitos nem um album inteiro de seguida conseguem ouvir.

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 05, 2007 10:30 am

Mensagempor Danibanger » segunda set 10, 2007 1:10 pm

vírgula Escreveu:A indústria musical? Provavelmente.
A Música? Não. Pelo contrário.

O comentário do vírgula diz tudo. É um pau de 2 bicos: por um lado, a Internet ajuda a divulgar a música e dá cada vez mais projecção às bandas; porém, é inegável que prejudica a indústria discográfica e, consequentemente, essas mesmas bandas, retirando-lhes lucro nas vendas dos seus cds (razão pela qual tantas bandas acabam pouco tempo depois de se formarem). A minha opinião é sim, é um facto inegável que a indústria e as bandas acabam por sair forçosamente prejudicadas com a situação dos downloads de ficheiros mp3.

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » segunda set 10, 2007 1:13 pm

Elaryad Escreveu:Mas não vou pensar que os putos têm gosto pelo que quer que seja se muitos nem um album inteiro de seguida conseguem ouvir.

Concordo plenamente. É um dos contras da Internet (e do consequente sacanço) e também da maior oferta de trabalhos nos mais diversos panoramas musicais. Sinto que o pessoal só pensa em adquirir, e esquece-se do mais importante: a música, o sentimento...

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda set 10, 2007 1:36 pm

Ishkur Escreveu:Basicamente, por cada CD que é sacado da net, é menos 1€ que ganha o músico / banda.

Ehh lá!
Não é bem assim. Duvido que 90% do pessoal que saca esteja a pensar comprar álbuns, mesmo que não os pudesse sacar.

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes