Política - Discussão ou algo do género.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Política, Próximas Eleições, ....

Mensagempor raxx7 » terça nov 03, 2009 11:09 pm

É isso e a biblia.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta nov 04, 2009 10:00 am

Apesar de não considerar a comparação como válida...Pessoalmente, acho que são duas coisas que, pura e simplesmente, não são comparáveis. Mas enquanto reflexão não deixa de ter o seu interesse.
Aquilo que mais me fez confusão ao longo de todo este processo (apesar de ter sido um fenómeno que tem ocurrido ao longo de grande parte do processo de integração europeia) tem sido a forma como ele tem sido conduzido. Ou seja, no caso irlandês onde o referendo foi feito até se chegar à resposta que se pretendia. Ou no nosso caso, onde um referendo prometido deixou de o ser por manifesto receio de uma vitória do "Não".
O argumento foi o de que a UE já não consegui funcionar com a estrutura institucional do Tratado de Nice e encontrava-se num impasse até à aprovação deste novo tratado. Não sei até que ponto é que isto é rigoroso, mas não me pareceu que durantes estes últimos anos a UE tenha deixado de funcionar...
Por outro lado, o Tratado (que parece ir entrar em vigor a partir de 1 de Dezembro) prevê um reforço da tomada de decisão pelo processo de co-decisão, o que implica um aumento da importância do Parlamento Europeu, algo que é positivo...
Irá haver um serviço diplomático europeu, um Presidente do Conselho Europeu e um Alto Representante para a Política Externa da UE, supostamente para dar, finalmente, uma "voz" única à UE...Se vai ser realmente assim, não sei mas tenho as minhas dúvidas. Já que países como a França, a Alemanha e Portugal têm (sempre tiveram e sempre vão ter) prioridades de política externa bastante diferentes e assim vai continuar. Nesse aspecto, é dificil acreditar numa política externa verdadeiramente "europeia"...
Ao menos que daqui até Dezembro a política europeia volte a ter algum interesse, senão vai ter que andar tudo a gramar com o Vara e as sucatas ou com o ressurgimento dos republicanos nos EUA :lol:

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » quarta nov 04, 2009 10:33 am

poucos a mandar em muitos...

...amén
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta nov 04, 2009 10:38 am

O texto é absolutamente falacioso. Um dos princípios da UE é o livre mercado e a livre circulação de pessoas e bens.

O conceito do espaço Schengen é o absoluto oposto da rede proibitiva a União das Repúblicas soviéticas onde tinhas de pedir autorização (leia-se subornar) a meio Politburo para poderes deslocar-te à cidade vizinha a 20 km.

A corrupção e os centros decisores isolados do povo são um mal inevitável da democracia, que ainda assim tem mecanismos para se defender desses abusos, e só não existem numa mente deturpada por uma qualquer utopia cujo desejo de execução normalmente só redunda numa ditatura ainda mais tenebrosa.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta nov 04, 2009 10:59 am

spiegelman Escreveu:O texto é absolutamente falacioso. Um dos princípios da UE é o livre mercado e a livre circulação de pessoas e bens.

Sim, se funcionasse como a propaganda vende.
2 exemplos clássicos:
Comprar um automóvel no mercado único europeu e trazê-lo para Portugal. (para comprar rebuçados e suvenirs já não há problema)
Tentar emprego qualificado num país da UE, através do Centro de Emprego ou da EURES. Os próprios conselheiros esboçam um sorriso e fazem aquela cara "que naif meu deus".

Não sei no que a UE está-se a tornar, mas o sonho da Europa Unida que os fundadores tiveram está a desaparecer. Talvez porque se esteja a tornar grande demais e por sua vez mais fragmentada e com os países a olhar de lado uns para os outros, não sei. Só sei é que há muitos analistas que defendem que a verdadeira UE acabou quando o Jacques Delors deixou de estar à frente dos destinos da então CEE.

Há melhor exemplo do Nacionalismo bacoco, do que quando o Sócrates em vez de apoiar um presidente da sua família política para conduzir os destinos da UE escolhe o Barroso só porque é tuga? E agora os parlamentares do PS portugueses não poderão criticar a comissão porque o apoiaram? Isto é para mim tudo muito hipócrita, e dantes não era assim.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta nov 04, 2009 11:10 am

Estava apenas a referir-me à comparação com a União Soviética. Mas se quiseres, mesmo com impostos é livre, e a circulação de pessoas mais livre é ainda.

De resto nunca soube exactamente o que é o projecto europeu. Um federalismo norte americano?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta nov 04, 2009 11:23 am

Sim a circulação de pessoas é livre, a de bens já não é tão livre, depende do bem. No que diz respeito a trabalhar noutro país da UE é uma grande mentira. Não estou a falar em empregos desses de apanhar tomates na Holanda ou cunhas de um primo na Alemanha, estou a falar em concorreres a empregos minimamente qualificados ou públicos e teres as mesmas oportunidades tal com um cidadão desse país. Embora hajam panfletos a dizer que sim, é tudo uma grande peta.
Assim como nós não queremos que um sueco venha para o lugar que deveria ser para nós, eles não querem lá portugueses no lugar deles.

Sei do que falo.

Em relação à UE ser uma espécie de federalismo norte-americano, o sonho umas vezes envergonhado, outras declarado é (ou era) esse. Basta ler alguns artigos da época.

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » quarta nov 04, 2009 11:31 am

Vooder Escreveu:
spiegelman Escreveu:O texto é absolutamente falacioso. Um dos princípios da UE é o livre mercado e a livre circulação de pessoas e bens.

2 exemplos clássicos:
Comprar um automóvel no mercado único europeu e trazê-lo para Portugal. (para comprar rebuçados e suvenirs já não há problema)
Tentar emprego qualificado num país da UE, através do Centro de Emprego ou da EURES. Os próprios conselheiros esboçam um sorriso e fazem aquela cara "que naif meu deus".

True.
Mas a solução para esses problemas não é terminar com a UE, mas sim aprofundar o modelo europeu. Se pensarmos bem, o projecto europeu é algo de recente e, apesar do muito que falta fazer, os progressos que já foram feitos são imensos e extraordinários, impensáveis há apenas umas décadas atrás.
Valfar, ein Windir

Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Mensagempor Unexpect3D » quarta nov 04, 2009 11:36 am

Acho importante referir que para quem nao saiba o Tratado de Lisboa reintroduz de certa forma a de pena de morte , e como ja alguem aqui disse é o Conselho de Europa o mais importante orgao de decisoes da UE, sendo obvio que o ministro do Chipre nao tenha o mesmo papel de um ministro da França, além dele ter sido veinculado em funçao de paises como a França e Inglaterra, ou seja, é um pouco à semelhança da época de Octavio e os seus jogos com o senado.
Última edição por Unexpect3D em quarta nov 04, 2009 11:38 am, editado 1 vez no total.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quarta nov 04, 2009 11:37 am

Vooder Escreveu:

2 exemplos clássicos:

Não sei no que a UE está-se a tornar, mas o sonho da Europa Unida que os fundadores tiveram está a desaparecer. Talvez porque se esteja a tornar grande demais e por sua vez mais fragmentada e com os países a olhar de lado uns para os outros, não sei. Só sei é que há muitos analistas que defendem que a verdadeira UE acabou quando o Jacques Delors deixou de estar à frente dos destinos da então CEE.

Há melhor exemplo do Nacionalismo bacoco, do que quando o Sócrates em vez de apoiar um presidente da sua família política para conduzir os destinos da UE escolhe o Barroso só porque é tuga? E agora os parlamentares do PS portugueses não poderão criticar a comissão porque o apoiaram? Isto é para mim tudo muito hipócrita, e dantes não era assim.

Não é hipocrisia, é sofismo... perdão... política moderna :mrgreen:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta nov 04, 2009 11:49 am

Enigma Escreveu:
Vooder Escreveu:

2 exemplos clássicos:

True.
Mas a solução para esses problemas não é terminar com a UE, mas sim aprofundar o modelo europeu. Se pensarmos bem, o projecto europeu é algo de recente e, apesar do muito que falta fazer, os progressos que já foram feitos são imensos e extraordinários, impensáveis há apenas umas décadas atrás.

Concordo. Mas lembra-te que o projecto já não é assim tão recente.
E estes impasses que têm acontecido estão na minha opinião a deixar cair a máscara aos tecnocratas da UE.

Acompanho estes assuntos há algum tempo e na minha opinião a UE como organização teve o seu apogeu quando era a 15. Deveria ter ficado por aí o mais tempo possível, para se reforçar e preparar o futuro de modo sustentável, e quem quisesse entrar (porque todos os países europeus têm esse direito) já entraria num sistema bem oleado. Agora de repente somos 27, e o que sinto é que se este tratado não tivesse sido IMPOSTO, não sei se a UE não teria os dias contados, futebolisticamente é um pontapé para a frente, mas sem qualquer nexo e sem saber onde está a baliza.

Neste momento não gosto do que estou a observar, mas há que ter esperança, pelo menos enquanto houver € para todos.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quarta nov 04, 2009 12:58 pm

spiegelman Escreveu:É como o PCP trabalha.

Chama-se coesão interna. Por isso é que não há discordãncias ou dissidências. Quem entra para o PCP aceita à partida que é assim que se terá de comportar. É perfeitamente livre de não entrar assim como é perfeitamente livre de saír. Não é é livre de ter liberdades criativas dentro dos conteúdos programáticos do PCP, normalmente destinadas a amealhar oportunisticamente algum laivo de poder ou benefício pessoal.

Se quiser ter liberdades criativas junte-se a outro partido que para isso é que Portugal vive numa democracia representativa. A ideologia do PCP é aquilo e não mais do que aquilo.

Por isso é que nenhum dos "dissidentes" do PCP me convence. Eles quando entraram para lá sabiam ao que iam. De cada vez que há uma voz crítica dentro do PCP normalmente corresponde não a uma voz de "liberdade e democracia" mas corresponde a um tipo que estava a encher o bolso numa autarquia qualquer e o aparelho do partido descobriu ou alguém a quem foi prometido um tacho qualquer no PS

Podemos não concordar, mas ao menos não é a manta de retalhos anarquicamente recozida que é por exemplo neste momento o PSD

PCP= Megadeth?
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » quarta nov 04, 2009 2:28 pm

Grimner Escreveu:
spiegelman Escreveu:É como o PCP trabalha.

Chama-se coesão interna. Por isso é que não há discordãncias ou dissidências. Quem entra para o PCP aceita à partida que é assim que se terá de comportar. É perfeitamente livre de não entrar assim como é perfeitamente livre de saír. Não é é livre de ter liberdades criativas dentro dos conteúdos programáticos do PCP, normalmente destinadas a amealhar oportunisticamente algum laivo de poder ou benefício pessoal.

Se quiser ter liberdades criativas junte-se a outro partido que para isso é que Portugal vive numa democracia representativa. A ideologia do PCP é aquilo e não mais do que aquilo.

Por isso é que nenhum dos "dissidentes" do PCP me convence. Eles quando entraram para lá sabiam ao que iam. De cada vez que há uma voz crítica dentro do PCP normalmente corresponde não a uma voz de "liberdade e democracia" mas corresponde a um tipo que estava a encher o bolso numa autarquia qualquer e o aparelho do partido descobriu ou alguém a quem foi prometido um tacho qualquer no PS

Podemos não concordar, mas ao menos não é a manta de retalhos anarquicamente recozida que é por exemplo neste momento o PSD

PCP= Megadeth?

nao imagino o mustaine de punho em riste, como nao imagino o 'tio jojó' de flying-v xD

mas boa analogia :evillol:
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Hannibal King
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta ago 19, 2009 6:06 pm

Mensagempor Hannibal King » quarta nov 04, 2009 7:06 pm

Imagem

fuckin' rules.
* .:Imagination.Rules.The.World:.
* When words fail, music speaks.
* Dreams are so intoxicating.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » segunda nov 09, 2009 1:27 pm

Num grande, MEGA facepalm, acabei de ouvir o Bernardino Soares afirmar que a queda do muro de Berlim é significativamente menos histórica que o 25 de Abril.

Take it away, Mr Picard.

Imagem
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes