Política - Discussão ou algo do género.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Re: Política - Discussão ou algo do género.

Mensagempor OrDoS » terça dez 14, 2010 2:08 am

Ond Escreveu:
OrDoS Escreveu:Mau era se não tivéssemos crescido no tempo dele, com tantos fundos económicos da União Europeia disponíveis, mas se não tivessem sido tão mal utilizados, tão mal fiscalizados (e tão bem metidos ao bolso) e os "excedentes" tão mal devolvidos como nos anos de governação dele, entre muitas outras coisas já discutidas por aqui, não estaríamos agora nesta situação :roll:
O Soares também teve a sua cota parte, mas ainda bem que esse já ficou chéché de vez... :roll:

Isso é um espantalho completo .Os indicadores económicos indicam que a economia teve um melhor desempenho durante os anos que teve como PM. Se olhares para as decisões que foram tomadas percebes o porquê do facto dos fundos económicos serem completamente irrelevantes.

OrDoS Escreveu:E avaliá-lo positivamente? Porquê? Já agora, o que é que ele fez assim de tão positivo, já que o defendes e o que é que os outros candidatos não têm que ele tem, se pensarmos no cargo de PR?

Além disso, e isto é pessoal, para ocupar o cargo de PR não precisamos de um tipo que se acha o único dos candidatos capaz de orientar a malta e manobrar o leme, mas pronto :lol:

O PR não é suposto ser um tapa buracos, no nosso sistema (que nem arrisco chamar de semi-presidencial) tem poderes muito reduzidos. Fez aquilo que lhe foi pedido. Um PR em Portugal não prima por resolver, prima por não interferir e por tentar manter o equilibrio. Não foi demasiado polémico, manteve imparcialidade, forçou inclusivé o bipartidarismismo apesar de outrora não lhe terem dado essa oportunidade.

Ai indicam? Se calhar é por outras razões que não o "brilhantismo" político das suas decisões. Este é um bom texto para se ler, embora não assinale todas as borradas feitas, mas resume-as bem em "poucas" palavras:

http://pensamentosdesarios.wordpress.co ... aco-silva/

(atenção que o autor do texto não é a mesma pessoa que escreve o blog, caso aches que é um texto tendencioso, mas também não vejo forma de o ser)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Ond
Participante
Registado: quarta nov 10, 2010 7:34 pm

Mensagempor Ond » terça dez 14, 2010 3:55 am

OrDoS Escreveu:
Ond Escreveu:
OrDoS Escreveu:Mau era se não tivéssemos crescido no tempo dele, com tantos fundos económicos da União Europeia disponíveis, mas se não tivessem sido tão mal utilizados, tão mal fiscalizados (e tão bem metidos ao bolso) e os "excedentes" tão mal devolvidos como nos anos de governação dele, entre muitas outras coisas já discutidas por aqui, não estaríamos agora nesta situação :roll:
O Soares também teve a sua cota parte, mas ainda bem que esse já ficou chéché de vez... :roll:

Isso é um espantalho completo .Os indicadores económicos indicam que a economia teve um melhor desempenho durante os anos que teve como PM. Se olhares para as decisões que foram tomadas percebes o porquê do facto dos fundos económicos serem completamente irrelevantes.

OrDoS Escreveu:E avaliá-lo positivamente? Porquê? Já agora, o que é que ele fez assim de tão positivo, já que o defendes e o que é que os outros candidatos não têm que ele tem, se pensarmos no cargo de PR?

Além disso, e isto é pessoal, para ocupar o cargo de PR não precisamos de um tipo que se acha o único dos candidatos capaz de orientar a malta e manobrar o leme, mas pronto :lol:

O PR não é suposto ser um tapa buracos, no nosso sistema (que nem arrisco chamar de semi-presidencial) tem poderes muito reduzidos. Fez aquilo que lhe foi pedido. Um PR em Portugal não prima por resolver, prima por não interferir e por tentar manter o equilibrio. Não foi demasiado polémico, manteve imparcialidade, forçou inclusivé o bipartidarismismo apesar de outrora não lhe terem dado essa oportunidade.

Ai indicam? Se calhar é por outras razões que não o "brilhantismo" político das suas decisões. Este é um bom texto para se ler, embora não assinale todas as borradas feitas, mas resume-as bem em "poucas" palavras:

http://pensamentosdesarios.wordpress.co ... aco-silva/

(atenção que o autor do texto não é a mesma pessoa que escreve o blog, caso aches que é um texto tendencioso, mas também não vejo forma de o ser)

Não entremos nesse jogo, em vez de andarmos a trocar opiniões de outros (não leva a lado nenhum e podiamos fazê-lo durante o tempo que fosse preciso) aconselho antes a procura de outras referências. Economia Portuguesa - As últimas décadas por Luciano Amaral parece-me um bom ponto de partida.

Não é tendencioso, mas a "escolha" do que foi abordado é suspeito. Eu podia colocar uma fonte que romantizava completamente a década de Cavaco. Este tipo de troca não leva a lado nenhum porque cada qual escolhe os acontecimentos que lhes convêm, é preciso analizar no geral e tirar as conclusões apartir daí.
MU - Diário da embriaguez.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça dez 14, 2010 10:46 am

Ond Escreveu:Não entremos nesse jogo, em vez de andarmos a trocar opiniões de outros (não leva a lado nenhum e podiamos fazê-lo durante o tempo que fosse preciso) aconselho antes a procura de outras referências. Economia Portuguesa - As últimas décadas por Luciano Amaral parece-me um bom ponto de partida.

Não é tendencioso, mas a "escolha" do que foi abordado é suspeito. Eu podia colocar uma fonte que romantizava completamente a década de Cavaco. Este tipo de troca não leva a lado nenhum porque cada qual escolhe os acontecimentos que lhes convêm, é preciso analizar no geral e tirar as conclusões apartir daí.

O texto de suspeito não tem nada e parece-me uma análise bem resumida do que é o Cavaco como animal político. Nem fala muito do Governo que estava por trás dele (nem tudo que corre mal num Governo é culpa directa do PM, mas sendo ele o responsável máximo por eles, é nele que caem as "culpas" do que corre mal, tal como numa qualquer empresa a responsabilidade deve começar em quem gere e não em quem trabalha. Se o trabalho desenvolvido é mau, quem gere tem mais responsabilidade, 1º porque foi ele que escolheu as pessoas para o desenvolver, 2º porque é ele que o supervisiona e 3º porque é ele quem dá a cara.

Já agora:

«Cavaco Silva promulgou a lei do financiamento dos partidos»

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1733908

Mais um bom exemplo de uma lei que é aprovada num tom de pressa por ser necessária mas com "(...) opções normativas, indubitavelmente questionáveis" e "implicam que, na aplicação prática dos dispositivos legais contidos neste diploma, se exija, da parte dos agentes políticos e das entidades de controlo, um esforço intensificado para que as situações acima descritas não venham a ocorrer (LOL?! Transparência na política Portuguesa!?)".

Enfim...

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » terça dez 14, 2010 7:10 pm

Ond Escreveu:Sim, melhor alternativa seria certamente vetar qualquer lei simplesmente porque não coaduna com a ideologia dele. Ele respeitou a decisão da legislatura, se o facto de ter amuado é a maior crítica que lhe conseguem tecer, então não têm muito por onde pegar e é bom sinal.

Isso que dizes é totalmente descabido. Então para que precisamos da Presidência da República??? Para ter um orçamento superior à Monarquia espanhola? Então se é só para aprovar o que se faz na assembleia da república vão buscar um(a) gaijo(a) ao IEFP nem precisa saber ler ou escrever, paguem-lhe 500eur e dêem-lhe um carimbo a dizer "aprovado". Depois só tem de enviar para Diário da República. E poupavam-se 10 milhões de euros/ano e evita-se ter este fantoche na presidência.
Mas livrai-nos do Malamén

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça dez 14, 2010 7:11 pm

Excelente artigo sobre o jornalismo e a Wikileaks
http://aeiou.visao.pt/wikileaks-idiotas ... ao=f582798

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » terça dez 14, 2010 11:13 pm

Ond Escreveu:Isso é um espantalho completo .Os indicadores económicos indicam que a economia teve um melhor desempenho durante os anos que teve como PM. Se olhares para as decisões que foram tomadas percebes o porquê do facto dos fundos económicos serem completamente irrelevantes.

Por acaso os melhores anos foram durante o período entre 1960 e 1973 com um crescimento do PIB médio de 6,9% ao ano.

Também é um facto que andámos tantos anos para deitar abaixo uma Oliveira e ainda lá ficou um Cavaco.

Nos primeiros cinco anos de pós-adesão às Comunidades Europeias o PIB cresceu a cerca de 4,6% ao ano. Depois sofreu igualmente uma quebra pelo que não é naturalmente lógico abstrair este crescimento económico da entrada dos fundos comunitários.

Contudo, este crescimento foi completamente desequilibrado uma vez que todas as componentes da procura cresceram num ritmo superior ao produto aumentando as importações (atingiram taxas de crescimento três vezes superiores ao PIB) e reduzindo a capacidade de poupança das familias.

Com tudo isto, a construção era o motor da economia e iam ficando esquecida a necessidade de criar niveis de especialização económica sobretudo a nível do sector secundário com economias de escala a montante e a jusante por forma a que o nosso crescimento tivesse condições para ser estrutural e duradouro e não conjuntural e ficticio.

Não me quero alongar mas este período teria sido excelente para se fazer uma transformação radical no nosso país. No entanto, como Portugal é um país mal frequentado por portugueses, optámos por gastar o dinheiro de forma inconsciente e, na maior parte das vezes, abusiva e corrupta.

E aqui a culpa não é só do Cavaco mas de todos nós.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » terça dez 14, 2010 11:21 pm

OrDoS Escreveu:

Ainda não tive oportunidade de ler esta nova versão. A anterior era uma vergonha mas como esta malta já a perdeu há muito tempo, nada me surpreende.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça dez 14, 2010 11:24 pm

Pedro Lopes Escreveu:E aqui a culpa não é só do Cavaco mas de todos nós.

Esse argumento...

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça dez 14, 2010 11:25 pm

Vooder Escreveu:

Esse argumento...

Ele tem razão, infelizmente.

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » terça dez 14, 2010 11:28 pm

Pedro Lopes Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Ainda não tive oportunidade de ler esta nova versão. A anterior era uma vergonha mas como esta malta já a perdeu há muito tempo, nada me surpreende.

Sr Silva o presidente dos nin :?
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça dez 14, 2010 11:59 pm

Não apanhei o debate de hoje. A ver se aparece online.

Entretanto encontrei uma série de citações de ambos e ficou-me esta:
Fernando Nobre - “O Sr. Francisco Lopes sabe o que é ter pessoas ao seu lado a morrer de fome? O Sr. Francisco Lopes sabe o que é ver corpos à sua frente? A minha experiência é de política internacional. O Sr. Francisco Lopes já criou algum posto de emprego? O Sr. Francisco Lopes já viu alguma criança a correr atrás de uma galinha por causa de um bocadinho de pão que levava no bico?”

Quanto a esta promulgação, concordo perfeitamente que o Cavaco não tem colhões e é incompetente. Já o mostrou diversas vezes e faz questão de o relembrar constantemente.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quarta dez 15, 2010 12:04 am

Vooder Escreveu:

Esse argumento...

O que tem o argumento?

Tão culpado é o empresário que saca umas massas ao FSE através de facturas de serviços inexistentes como o empregado que vai aos cursos apenas para assinar as folhas de presença para que possa receber as bolsas de formação.

Isto só para dar um exemplo, claro.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta dez 15, 2010 12:09 am

Isso já foi discutido aqui.
Aceito essa expressão como uma coisa do português/latino/chico esperto, mas são peanuts.

A culpa é dos que governam e ponto final. Se o cidadão podia evitar certas coisas?, podia, mas é quem tem a responsabilidade não é o cidadão comum, pelo menos eu não tenho de certeza, e pelo menos em meu nome e da minha família recuso aceitar essa ideia.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quarta dez 15, 2010 12:33 am

Vooder Escreveu:Isso já foi discutido aqui.
Aceito essa expressão como uma coisa do português/latino/chico esperto, mas são peanuts.

A culpa é dos que governam e ponto final. Se o cidadão podia evitar certas coisas?, podia, mas é quem tem a responsabilidade não é o cidadão comum, pelo menos eu não tenho de certeza, e pelo menos em meu nome e da minha família recuso aceitar essa ideia.

Se eu perguntar a cada português se cumpre com os seus deveres perante o país e perante a sociedade todos dizem que sim.

É fácil passar as culpas e as responsabilidades para cima dos governos.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quarta dez 15, 2010 12:56 am

Pedro Lopes Escreveu: Se eu perguntar a cada português se cumpre com os seus deveres perante o país e perante a sociedade todos dizem que sim.

É fácil passar as culpas e as responsabilidades para cima dos governos.

Pedro convenhamos que é igualmente fácil (des)governar num país onde a impunidade impera e a culpa morre sempre solteira! :cheers:

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes