Actualmente a música ambiente encontra-se entranhada nos mais variados géneros musicais, não sendo o metal uma excepção.O Black Metal, por exemplo, encontra-se muito aliado principalmente ao Dark Ambient, sendo que há projectos com raízes no black metal que evoluíram para música exclusivamente ambiente (como por exemplo, o projecto americano Black Seas of Infinity). Numa outra perspectiva, temos bandas/projectos como Leviathan, que possuem uma forte componente ambiente nas suas composições, tendo inclusive um álbum exclusivamente de música ambiente ("A silhouette in splinters"). Blut Aus Nord será um outro exemplo, tendo sofrido uma viragem no "The Work which transforms god", prosseguido por um EP de música puramente industrial/ambiente (torna-se difícil catalogar a música dita ambiente, pelo que apenas me guio na minha opinião pessoal).
Depois, mesmo dentro da música ambiente existem alguns géneros mais específicos, que podem mesmo não ter nada a ver entre si. É, em poucas palavras, um universo distinto. Tanto podemos deparar-nos com uma espécie de ruído, sem qualquer apoio "melódico" (num sentido mais convencional do termo), como podemos deparar-nos com composições mais complexas, variadas e menos minimalistas.
Tanta conversa que dá pano para mangas, e que poderá ser desenvolvida posteriormente. Por ora, a minha ideia prendia-se apenas à divulgação de artistas dentro deste género (que, pelo menos para vocês, possam nele ser enquadrados). Opiniões e gostos não se discutem, o interessante seria ver uma variada selecção de artistas neste tópico, se possível com algumas referências (como o myspace, por exemplo) para que os outros utilizadores possam consultá-los e julgá-los por eles mesmos.
A minha sugestão inicial:
Black Seas of Infinity, cujo myspace é o seguinte: http://www.myspace.com/blackseasofinfinity
Deles aconselho vivamente o "AMRITA - The Quintessence", se tiverem paciência para o género

Aconselho ainda a espreitarem a página da editora deles, a Autumn Wind Productions, que tem outros artistas interessantes, além dum fórum (meio morto, por sinal) onde os próprios artistas participam. É este endereço: http://www.autumnwp.com/