Situação energética em Portugal
Situação energética em Portugal
Fala-se na construção de uma central de energia nuclear que irá custar cerca de 4000 mil milhões de Euros, mas não seria mais sensato devido à situação económica precária do país apostar em energia eolica como faz a Holanda, por exemplo?
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Re: Situação energética em Portugal
Com uma central nuclear em Portugal pode ser que apareçam mais bandas de thrash influenciado pelos anos 80.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Sim.
Não.
Soul_of_Darkness Escreveu:mas não seria mais sensato devido à situação económica precária do país apostar em energia eolica como faz a Holanda, por exemplo?
Não.
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Não.
Continuo a achar que não há necessidade nenhuma de se apostar numa central nuclear. Os custos da mesma e do pessoal qualificado que lá teria de se colocar, podia ser usado para construir e desenvolver o nosso parque tecnológico de fontes renováveis, aliás, sinto falta de PMEs em Portugal ligadas a estas áreas, temos um país que tem todo o tipo de energia renovável à disposição, temos a eólica, temos o calor e o sol, temos a geotérmica, temos a hídrica... Porque raio (e mais uma vez) vamos nós ter de importar um tipo de energia desses?
Se também apostamos e continuamos a apostar no raio das auto-estradas, porque não também apostar nos renováveis? Preferia que os nossos impostos fossem usados para o real desenvolvimento do nosso país...
Acredito com unhas e dentes, que temos capacidade para um dia nos tornarmos no 1º país que deixará de depender das energias não-renováveis.
Continuo a achar que não há necessidade nenhuma de se apostar numa central nuclear. Os custos da mesma e do pessoal qualificado que lá teria de se colocar, podia ser usado para construir e desenvolver o nosso parque tecnológico de fontes renováveis, aliás, sinto falta de PMEs em Portugal ligadas a estas áreas, temos um país que tem todo o tipo de energia renovável à disposição, temos a eólica, temos o calor e o sol, temos a geotérmica, temos a hídrica... Porque raio (e mais uma vez) vamos nós ter de importar um tipo de energia desses?
Se também apostamos e continuamos a apostar no raio das auto-estradas, porque não também apostar nos renováveis? Preferia que os nossos impostos fossem usados para o real desenvolvimento do nosso país...

-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm
Soul_of_Darkness Escreveu:Fala-se na construção de uma central de energia nuclear que irá custar cerca de 4000 mil milhões de Euros, mas não seria mais sensato devido à situação económica precária do país apostar em energia eolica como faz a Holanda, por exemplo?
Parece-me que exageraste no custo estimado da central, de qualquer forma, dois pormenores: a Holanda já tem Energia Nuclear e Portugal é dos países que mais investiu em energia eólica. Aliás, já somos o 10º produtor mundial de energia eólica em termos absolutos e o 4º em termos relativos considerando a nossa área e população.
De qualquer forma, sou a favor da Energia Nuclear. A única objecção que poderia ser teria a ver com a questão ambiental. Mas, se temos duas centrais nucleares junto à fronteira, uma delas descarregando as suas àguas no Tejo, podemos afirmar que já temos Energia Nuclear, mas só nos riscos. Os proveitos vão para nuestros hermanos.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??
- Nasal Penetration
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jul 28, 2005 8:12 pm
- Contacto:
sou a favor de uma bomba nuclear portuguesa... acho que tambem conta 

Pedro Lopes Escreveu:De qualquer forma, sou a favor da Energia Nuclear. A única objecção que poderia ser teria a ver com a questão ambiental. Mas, se temos duas centrais nucleares junto à fronteira, uma delas descarregando as suas àguas no Tejo, podemos afirmar que já temos Energia Nuclear, mas só nos riscos. Os proveitos vão para nuestros hermanos.
Exactamente. Estamos a correr os riscos ambientais e não estamos a tirar nenhum proveito.
Somos demasiado dependentes de centrais térmicas para dizer não à energia nuclear.
Antes uma central nuclear, do que a andar a fazer barragens a torto e a direito.
E nada diz que não podemos combinar, a energia nuclear com as energias renováveis.
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
bassbart Escreveu:Pedro Lopes Escreveu:De qualquer forma, sou a favor da Energia Nuclear. A única objecção que poderia ser teria a ver com a questão ambiental. Mas, se temos duas centrais nucleares junto à fronteira, uma delas descarregando as suas àguas no Tejo, podemos afirmar que já temos Energia Nuclear, mas só nos riscos. Os proveitos vão para nuestros hermanos.
Exactamente. Estamos a correr os riscos ambientais e não estamos a tirar nenhum proveito.
Somos demasiado dependentes de centrais térmicas para dizer não à energia nuclear.
Antes uma central nuclear, do que a andar a fazer barragens a torto e a direito.
E nada diz que não podemos combinar, a energia nuclear com as energias renováveis.
Eu acho que o problema principal é o custo e o meu discurso "nuclear" é mais de prudência para evitar consequências. Quanto às questões ambientais, concordo com as opiniões de uma thread antiga que estava por cá em que a maioria do pessoal dizia que isso é controlável, mas continuo a achar que é bastante perigoso, embora os Espanhóis já as tenham. Eu acho que o Alentejo seria uma boa zona para se investir nessas energias, desde a nuclear à térmica/solar, etc..., é uma zona em decadência demográfica, vai precisar de algo forte para se reerguer...

-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm
"sem opinião"
1- Acho que seria muito mais positivo apostar em energias renováveis, especialmente eólica, solar e hidrica.
2- Não acho que Portugal deva estar dependente seja dos Árabes ou dos Venezuelanos para obtenção de energia, e para diminuir a nossa dependência do petróleo uma central poderia ser uma solução a médio prazo, já que montar campos de energias "limpas" demora algum tempo.
1- Acho que seria muito mais positivo apostar em energias renováveis, especialmente eólica, solar e hidrica.
2- Não acho que Portugal deva estar dependente seja dos Árabes ou dos Venezuelanos para obtenção de energia, e para diminuir a nossa dependência do petróleo uma central poderia ser uma solução a médio prazo, já que montar campos de energias "limpas" demora algum tempo.
- Sir Sardine
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
Soul_of_Darkness Escreveu:Fala-se na construção de uma central de energia nuclear que irá custar cerca de 4000 mil milhões de Euros, mas não seria mais sensato devido à situação económica precária do país apostar em energia eolica como faz a Holanda, por exemplo?
Centrais eólicas para obter uma eficiência energética tão grande ou maior que a que precisamos, destruiriam por completo a paisagem e afectaria em muito a fauna e flora do país. Nem pensar.
Com o jeito que os Tugas t~em pra construir qualqer coisa mandavam isto tudo pelo ar.
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Não queres dizer ucranianos?
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

Os fatos históricos demonstram que as centrais nucleares foram projetadas para uso duplo: civil e militar. A primazia na produção de plutônio nestas centrais propiciou o surgimento de grandes quantidades de resíduos radioativos de longa vida que devem ser enterrados convenientemente, sob fortes medidas de segurança, para evitar a contaminação radioativa do meio ambiente. Atualmente os movimentos ecológicos têm pressionado as entidades governamentais para a erradicação das usinas termonucleares, por entenderem que são uma fonte perigosa de contaminação do meio ambiente.
As novas gerações de centrais nucleares utilizam o tório como fonte de combustível adicional para a produção de energia ou decompõem os resíduos nucleares em um novo ciclo denominado fissão assistida. Os defensores da utilização da energia nuclear como fonte energética consideram que estes processos são, atualmente, as únicas alternativas viáveis para suprir a crescente demanda mundial por energia ante a futura escassez dos combustíveis fósseis. Consideram a utilização da energia nuclear como a mais limpa das existentes atualmente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Soul_of_Darkness Escreveu:Fala-se na construção de uma central de energia nuclear
Quem falou?
Mas livrai-nos do Malamén
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes