Contra o Acordo, marchar, marchar...

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Contra o Acordo, marchar, marchar...

Mensagempor aetheria » sexta mai 09, 2008 12:11 am

Já se discutiu muito sobre a matéria, mesmo neste fórum. Agora, chega a oportunidade de agir...

Aqui fica a petição em defesa da Língua, para quem desejar integrar o movimento :wink:

http://www.ipetitions.com/petition/mani ... ortuguesa/
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

Re: Contra o Acordo, marchar, marchar...

Mensagempor X-FrEaK » sexta mai 09, 2008 1:36 pm

Agora? Já assinei uma petição igual há uns mesitos

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta mai 09, 2008 1:54 pm

Já roda há um tempo, já...
Tinha reunidao, nesta semana, vinte mil assinaturas... é pouco a meu ver.
Daí que... :wink:
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

DarkCapricorn
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 24, 2008 2:38 pm

Mensagempor DarkCapricorn » sexta mai 09, 2008 2:22 pm

obrigado pelo link aetheria. brasileiro e linguas derivadas não são "o português". na defesa do que é nosso e nos pertence... assinarei com gosto porque a nossa língua, uma das mais belas do mundo, não pode passar por esta afronta, nem pode ser alvo de acordos globais porque a cultura e a identidade são características únicas. contra os canhões marchar, marchar! :metal:

twiggysp
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta nov 16, 2007 1:50 pm

Mensagempor twiggysp » sexta mai 09, 2008 4:30 pm

Já assinei...

Sou totalmente contra este acordo em alguns pontos, principalmente não remoção das consoantes mudas. Este é uma acordo que apenas serve para consagrar como "língua global" o português na sua variante do Brasil.

Uma coisa é certa, mesmo que o acordo seja ractificado, recusar-me-ei a utilizá-lo!

É verdade que a língua portuguesa ao longo dos anos mudou, é resultado de um "zeitgeist" social...mas acho que esta mudança não tem sentido e a meu ver abarca muitos interesses brasileiros. Qualquer dia o nosso idioma passará a ser chamado de Brasileiro de Portugal!!!! :evil:
Imagem

Liberate your mind...FUCK RELIGION

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » sexta mai 09, 2008 4:35 pm

E como é que se defende uma língua?

Contra um acordo - acordado - já no milénio passado???

Para mim nada disto faz qualquer sentido.
Mas livrai-nos do Malamén

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta mai 09, 2008 4:58 pm

Nem sequer o digo em relação a este assunto, mas convençam-se que é sentadinhos ao computador a assinar petições na net que conseguem mudar ou influenciar seja o que for, que vão no bom caminho...

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sexta mai 09, 2008 5:32 pm

LOL
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » sexta mai 09, 2008 6:20 pm

Signed...

É de facto triste ver a nossa língua a desaparecer aos poucos por causa de meros interesses políticos...

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » sexta mai 09, 2008 6:36 pm

Assinado... dever cumprido...

Mais que uma língua, um património a defender...

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta mai 09, 2008 8:55 pm

Eu já assinei uma petição contra o acordo, mas entretanto mudei de opinião...por vários motivos que agora não me apetece escrever. Não concordo em absoluto, mas no geral sou a favor.

Ah, já agora acho piada o pessoal todo chocado com o acordo e "paxa u time a xcrever in english e pitês" :roll:

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta mai 09, 2008 8:58 pm

Gornoth Escreveu:Nem sequer o digo em relação a este assunto, mas convençam-se que é sentadinhos ao computador a assinar petições na net que conseguem mudar ou influenciar seja o que for, que vão no bom caminho...

Entendo-te, Gornoth! És homem de acção... penso de igual modo.
Contudo, este Manifesto está a ser levado muito a sério por quem o encabeça e há por lá nomes sonantes da cultura nacional (eu nem olho para os políticos). O mais que podemos fazer é mostrar a força que têm por trás, por isso é importante que sejamos muitos.

No caso em concreto, há por aí uns pruridos parvos que não entendo e com os quais não posso concordar! Já Eça falava da "choldra ignóbil" que governa o país, absolutamente deslumbrado por tudo o que vem de fora ou, então, para mostrar ao estrangeiro que "estamos lá".
Pensamento pequeno... os ingleses ou os espanhóis lá se preocuparam em uniformizar a língua?!?!?! As diferenças enriquecem, não limitam...

Obviamente, a lingua evolui, é um processo natural... por outro lado, como mulher que olha para o futuro, não quero alegar razões que me parecem de carácter "colonialista"... ah, fomos nós que levamos a língua para lá e tal...
Contudo, está-se a forçar a evolução da língua pela componente formal, porque querem eliminar acentos e consoantes que nós usamos! Nós distinguimos facto de fato, porque raio vamos escrever igual?! aquela consoante, em portugal, não é inócua!
Por outro lado, caímos numa nova forma de colonialismo... o do número: eles são muitos, têm mais força do que nós (já para não falar da questão das mega-editoras brasileiras....
Não, não posso concordar e, como professora, não sei como vai ser quando me obrigarem a ensinar daquela maneira... :x

latex
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça jul 10, 2007 9:44 am
Contacto:

Mensagempor latex » sexta mai 09, 2008 9:00 pm

c[fal] Escreveu:Assinado... dever cumprido...

Mais que uma língua, um património a defender...

x2 :!:

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » sexta mai 09, 2008 9:26 pm

aetheria Escreveu:não sei como vai ser quando me obrigarem a ensinar daquela maneira... :x

Ainda há n muito tempo tb se ia à Pharmacia e agora ng escreve com pê+agá. Ainda há semanas toda a gente se insurgia mesmo aqui contra o fórum, porque as cores n sei quê, porque os avatares à direita. É unicamente a puta da resistência à mudança. Mas n é só por aqui. Os alemães tb andam à nora com o seu acordo ortográfico!
Mas livrai-nos do Malamén

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » sexta mai 09, 2008 9:52 pm

KonigLowe Escreveu:
aetheria Escreveu:não sei como vai ser quando me obrigarem a ensinar daquela maneira... :x

É unicamente a puta da resistência à mudança.

Todas as decisões, todas as medidas, consciente ou inconscientemente, são tomadas com um pé no tradicionalismo e outro no vanguardismo, por assim dizer, para que essa evolução fosse minimamente positiva e equilibrada (saudável, se assim quiserem)... Há sempre os que põem os pés de um lado, e outros que põem os pés do outro... No que toca a este acordo ortográfico, ponho ambos os meus pés do lado do tradicionalismo, por razões que se prendem com a relação que eu tenho com a lingua que falo e, principalmente, escrevo... Por isso, a resistência à mudança é sempre necessária a meu ver... Até para que haja uma certa continuidade na nossa relação com as coisas, para que o antes não seja radicalmente diferente do depois...

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes