Muay Thai

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Re: Muay Thai

Mensagempor otnemeM » sábado set 17, 2011 11:27 pm

Evil Zelo Escreveu:Completamente de acordo.

Mas em que artes marciais orientais consegues arranjar isto?

Nenhuma que eu conheça :) Só se houver alguma escola de jujutsu que ainda o faça, mas duvido seriamente. O Karate Shotokan antigamente mesmo em competição era bastante livre, basicamente jyu kumite, e eu ainda o pratiquei nessa forma, mas hoje em dia está a ficar muito parecido com o Taekwondo que imo é quase ridículo como combate.
Em termos de desportos de combate "modernos", como prática das técnicas livres ou como seria "na rua"?
Se a 1ª, o randori de Judo é completamente livre, tal como a luta/rola do jiu-jitsu brasileiro ou a luta na greco-romana/livre. O mesmo se passa no boxe, no kickboxe e no muay thai e ainda mais nas combinações disto sob a forma de MMA.
Se a 2ª, é impraticável. Assim que se começasse a fazer prática livre com pedras, facas, armas, sem simulações nem parceiros cooperantes, morria gente. E é por isso que eu tento explicar o porquê de coisas como o krav maga poderem passar uma falsa ideia de que as pessoas estão mesmo preparadas para isso, quando na verdade estão apenas condicionadas para acção/reacção perante um determinado número de situações que treinaram.

Zelo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta abr 30, 2008 12:26 am

Mensagempor Zelo » sábado set 17, 2011 11:38 pm

São 10 anos, mas muito aldrabados :mrgreen:
Comecei há 10 anos, mas nestes últimos anos, estando num regime trabalhador-estudante, acabo por treinar uns 2 ou 3 meses por ano, o que não é grande coisa, mas é melhor que nada :P

E ao contrário do que muita boa gente pensa (e alguns fazem, o que é um bocado triste), eu não treino para ser um Bruce Lee nem para ter a mania que sou um héroi e que dou porrada a toda a gente (curiosamente, os que têm essa mania são os que mais acabam por levar :lol: ), mas sim porque me dá bem estar físico e psicológico. Por ter a sua vertente espiritual e mesmo filosófica. E com isto tudo faz com que seja algo para a vida também.
Como disseste e bem, é uma arte bastante demorada, se formos a ver um gráfico desenvolvimento/tempo das artes marciais, vê-se em artes como kick box, muay thay, possivelmente krav maga (esta não conheço tão bem, não quero tar a fazer afirmações sem certezas), mas vê-se uma grande evolução num curto espaço de tempo, mas chega uma altura em que de certa maneira estagna, e fica assim até o próprio corpo ceder ao abuso de maus tratos que o corpo tem que levar (refiro-me principalmente ao muay thay, que aqueles gajos aos 30 já devem andar de bengala!), contrariamente às artes orientais que tem uma evolução mais lenta, mas que dura durante praticamente uma vida, e está em constante subida, é a procura da perfeição (perfeição tal, que não existe). Se há algo que me comove, é ver senhores de 80 anos, que treinaram toda uma vida, e continuam a treinar, vão ao Japão treinar com os grandes mestres, e mesmo sendo cinto preto, continuam a fazer exames de graduação, é mesmo de um gajo ficar de beiças até ao chão e pensar "fodasse! quem me dera tar assim com a idade dele!" eheh :P

Pronto, e é isto que fascina nesta arte. Como tu disseste, cada um procura aquilo com que se identifica mais, tanto a nível de objectivos e resultados, como o que sente que é melhor para o seu corpo e mesmo para a mente. (Por isso é que me irrita aqueles gajos que têm a mania de apontar o dedo a dizer que a arte X é melhor que a Y que fazem umas técnicas todas xpto e que poe a outra a um canto :| )

Zelo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta abr 30, 2008 12:26 am

Mensagempor Zelo » sábado set 17, 2011 11:52 pm

otnemeM Escreveu:

Nenhuma que eu conheça :) Só se houver alguma escola de jujutsu que ainda o faça, mas duvido seriamente. O Karate Shotokan antigamente mesmo em competição era bastante livre, basicamente jyu kumite, e eu ainda o pratiquei nessa forma, mas hoje em dia está a ficar muito parecido com o Taekwondo que imo é quase ridículo como combate.

Sei perfeitamente o que queres dizer, neste momento o Karaté está cada vez mais como um desporto de competição, e menos como arte marcial.
Felizmente, onde eu treino está ligada a uma associação japonesa, portanto o nosso treino sempre se mantém mais fiel ao estilo tradicional japonês, do que a federação onde metem lá uns gajos que dão pontapés muita altos, sem o mínimo de técnica, sem o mínimo sentido de oportunidade ou antecipação, que se poem a mandar socos e pontapés para o ar, e se por acaso acertarem com um, nem que seja no braço do outro, ganha logo ponto. Isto também acho ridículo, e é o que faz nunca ter entrado, nem ponderado em entrar em competições de federação.

otnemeM Escreveu:Em termos de desportos de combate "modernos", como prática das técnicas livres ou como seria "na rua"?
Se a 1ª, o randori de Judo é completamente livre, tal como a luta/rola do jiu-jitsu brasileiro ou a luta na greco-romana/livre. O mesmo se passa no boxe, no kickboxe e no muay thai e ainda mais nas combinações disto sob a forma de MMA.
Se a 2ª, é impraticável. Assim que se começasse a fazer prática livre com pedras, facas, armas, sem simulações nem parceiros cooperantes, morria gente. E é por isso que eu tento explicar o porquê de coisas como o krav maga poderem passar uma falsa ideia de que as pessoas estão mesmo preparadas para isso, quando na verdade estão apenas condicionadas para acção/reacção perante um determinado número de situações que treinaram.

Pois, é como disse. É um pouco para o impossível a prática de condições de rua sem que alguém se possa vir a magoar a sério, e como eu disse, e tu reforçaste, quando se treina certas situações, dá a tal sensação de segurança, que se pode virar contra nós caso as coisas corram como não estavam à espera.
Eu próprio já fui assaltado à mão armada, e nessas situações o melhor que há a fazer é entrar na cena (ou então, caso alguém confie nas suas pernas que desate a correr, que não é o meu caso :P ), é preciso bom senso. Um gajo por treinar uma arte marcial, não é um herói, tão simples quanto isto

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo set 18, 2011 1:16 pm

Evil Zelo Escreveu:São 10 anos, mas muito aldrabados :mrgreen:
Comecei há 10 anos, mas nestes últimos anos, estando num regime trabalhador-estudante, acabo por treinar uns 2 ou 3 meses por ano, o que não é grande coisa, mas é melhor que nada :P

E ao contrário do que muita boa gente pensa (e alguns fazem, o que é um bocado triste), eu não treino para ser um Bruce Lee nem para ter a mania que sou um héroi e que dou porrada a toda a gente (curiosamente, os que têm essa mania são os que mais acabam por levar :lol: ), mas sim porque me dá bem estar físico e psicológico. Por ter a sua vertente espiritual e mesmo filosófica. E com isto tudo faz com que seja algo para a vida também.
Como disseste e bem, é uma arte bastante demorada, se formos a ver um gráfico desenvolvimento/tempo das artes marciais, vê-se em artes como kick box, muay thay, possivelmente krav maga (esta não conheço tão bem, não quero tar a fazer afirmações sem certezas), mas vê-se uma grande evolução num curto espaço de tempo, mas chega uma altura em que de certa maneira estagna, e fica assim até o próprio corpo ceder ao abuso de maus tratos que o corpo tem que levar (refiro-me principalmente ao muay thay, que aqueles gajos aos 30 já devem andar de bengala!), contrariamente às artes orientais que tem uma evolução mais lenta, mas que dura durante praticamente uma vida, e está em constante subida, é a procura da perfeição (perfeição tal, que não existe). Se há algo que me comove, é ver senhores de 80 anos, que treinaram toda uma vida, e continuam a treinar, vão ao Japão treinar com os grandes mestres, e mesmo sendo cinto preto, continuam a fazer exames de graduação, é mesmo de um gajo ficar de beiças até ao chão e pensar "fodasse! quem me dera tar assim com a idade dele!" eheh :P

Pronto, e é isto que fascina nesta arte. Como tu disseste, cada um procura aquilo com que se identifica mais, tanto a nível de objectivos e resultados, como o que sente que é melhor para o seu corpo e mesmo para a mente. (Por isso é que me irrita aqueles gajos que têm a mania de apontar o dedo a dizer que a arte X é melhor que a Y que fazem umas técnicas todas xpto e que poe a outra a um canto :| )

Imagem

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » domingo set 18, 2011 1:41 pm

otnemeM Escreveu:

Em termos de desportos de combate "modernos", como prática das técnicas livres ou como seria "na rua"?

Não concordo com essa "Se a 2ª". Continuo a dizer que tudo depende do tipo de treino que leves ao desempenhar as tuas artes marciais e digo-te que até o karaté é excelente em situações de rua quando bem dominado.

As artes marciais foram criadas na sua maioria para treinar guerreiros, e guerreiros implicam facas, espadas, machados e toda a tralha letal que possas desencantar. Claro que, as artes marciais que se praticam na Europa aos civis evitam o confronto letal ou lesões irreversiveis, por exemplo, o objectivo do Krav Maga israelita é neutralizar ou controlar o agressor o agressor enquanto que o Europeu é adaptável ao nosso código civil e às nossas leis e desse modo não te ensinam golpes letais de imediato.

Quanto ao confronto na rua, há uma coisa que creio que não estás a entender: As artes marciais não são para utilizar em todos os casos em que és assaltado e confrontado por um individuo que só quer a tua carteira ou telemovel, porque nessas situações mesmo que sejas o Bruce Lee a solução é dar os pertences porque mesmo com 1% de chance de levar uma facada ou um tiro não vale a pena arriscar a vida por essa infima probabilidade.
Onde as artes marciais se tornam extremamente eficazes quando se treina para isso é em situações onde corres realmente perigo de vida ou de agressão, e falo por mim porque já uma vez tive de aplicar conhecimentos básicos do Aikido na rua caso contrario não tinha tido minutos preciosos para dar à sola (porque obviamente não ia ficar ali tipo bruce lee a dançar com o gajo e uma regra de ouro num combate é nunca te aproximares de um inimigo quando ele está dobrado sobre si).
Obviamente reconheço que há muitos factores que facilitam num ginásio e na rua são outra coisa: Levar um pontapé com umas calças de ganga doi muito mais que levar um pontapé com umas calcinhas de fato de treino.
Onde quero chegar é que em artes como o MMA, Krav Maga, Sambo, Systema, Wing Chun, etc... é que são rápidas de perceber mas dificeis de dominar pois subir de cinturão não é tarefa facil. Aquilo que acontece nessas artes é que não te preparam apenas para "determinado tipo" de golpes pre estabelecidos. Em vez disso treinam-te inicialmente com as bases e a partir daí, digamos cinturão vermelho, és tu quem faz a tua música, és tu que improvisas e tens que contar com o improviso do adversário.
O que acontece é que nos combates na rua lidas com pessoas que podem não saber artes marciais mas têm street smarts e sempre passaram a vida a lutar. Muitas delas nem têm nada a perder . Como tal há que saber ter street smarts suficientes para quando arrumamos um gajo na rua, num bar, numa discoteca a coisa mais acertada a fazer é dar à sola e ir para casa e não aparecer naquele sitio durante uns bons duns meses.

Isto porque imaginemos que até consegues arrumar 5 gajos ao mesmo tempo na rua. Passado umas semanas voltas ao mesmo sitio e um deles vê-te ao longe e diz ao amigo que tem uma faca "olha, foi aquele gajo". Estás na tua a conversar de cervejinha na mão, telemovel na outra e o gajo passa por ti, finge que te dá um encontrão e dá-te uma facada, e pronto, acabou-se. Até podias ser o bruce lee, ou o Steven Seagal que ficavas ali. Nesses casos concordo contigo, não há preparação para isso, sejas tu um ranger, um comando ou um OE.

Claro que fora os casos em que não se é inteligente , tudo depende do empenho da pessoa, quem vai apenas 2 vezes por semana às aulas e não treina mais que isso não vai a lado nenhum na rua. Sabe, tem vontade, mas não aplica e como já disse, é como a matemática, quando fazemos exercicios na aula, estudamos a teórica e estamos convencidos que sabemos que sabemos e depois no teste aparece um exercicio muita fodido que nunca vimos a frente e espalhamo-nos e temos negas nos testes que no fim quando vamos a ver até pensamos "eush, como é que eu falhei isto". Um praticante de Artes Marciais tem que ser um atleta também.

É assim em tudo, nas artes marciais, no trabalho, na vida, é impossivel ser perfeito, mas deve-se caminhar exponencialmente para lá e isso é o que as artes marciais orientais nos ensinam.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » domingo set 18, 2011 10:38 pm

Nesse caso porquê perder tempo a treinar defesa de ataques à mão armada se é - óbvia e inteligentemente - para ceder e cooperar anyway? Tem sido esse o meu ponto desde o início.
Se é para defesa em igualdade de circunstâncias, então treina algo com eficácia real, no qual treines sempre free sparring, não o krav maga. Digo-te por exemplo que é raríssimo o tipo de krav maga que aparece num segundo treino de JJB depois de ter ido experimentar. E isso é porque descobrem que qualquer faixa branca os domina facilmente (desde que não haja nenhuma diferença de tamanho/força enorme).

Vou pôr as coisas numa perspectiva muito simples em termos das artes em que reconheço eficácia, e se as conheceres/m percebes/m porquê:
Striking: Boxe, Muay Thai, Kickboxe desde que competitivo.
Projecções/Quedas: Judo, Luta Livre/Greco.
Chão: Jiu-Jitsu Brasileiro.

As lutas começam todas em pé e aí se o teu adversário souber algum tipo de boxe e tu nada, estás fodido. Se ele souber lutar no chão (e para lá te levar) e tu não, fodido estás. A única forma de saber, é se praticares isto sem limites impostos por regras super-protectoras e/ou situações simuladas e/ou adversários cooperantes.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda set 19, 2011 4:47 pm

Estou a ver onde queres chegar. Não estava era a perceber ao inicio. Mas nesse caso qual é a tua opinião relativamente ao krav maga?

Já agora, um pequeno edit: O que queres dizer com um adversário cooperante? E será que se me essa do "se me calhar um gajo que seja perito em agarrar eu estou fodido" não funciona também no sentido oposto, isto é, uma das regras básicas do Krav é saber manter a distancia, achas que uma pessoa que não tenha especialidade em agarrar se vai deixar agarrar? Não poderá ele também estar "fodido" se souber evitar os agarranços do meu oponente?

Uma coisa que quero dar a entender é que não me quero servir das artes marciais para andar a proteger os fracos e inocentes feito heroi andante ou a desarmar magicamente gente armada quando há probabilidade de correr mal pois o krav maga não é so isso. Em situação real só usarei se me vir ameaçado e não tiver alternativa senão recorrer a força, ou eu já não tivesse assistido a situações dessas onde uma formiga saiu a ganhar de um confronto com um bizonte num bar porque sabia boxe, sabia levar (porque levou) e graças a isso saiu a ganhar naquela situação em que o bizonte bateu sem razão na namorada dele.

Duvido imenso que por exemplo alguém que saiba luta grega ou outras artes marciais de "agarrar" consiga sequer chegar perto o suficiente para agarrar e imobilizar um perito em MMA, por exemplo, sem tr levado a serio no focinho antes de lá chegar. E quando falo em Krav Maga, Wing Chung, Systema, falo em artes marciais viradas para a preparação contra esse tipo de ofensivas, sejam elas golpes, chaves, agarranços. São artes que se foram completando a partir de outras.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda set 19, 2011 9:35 pm

Basicamente, não gosto (pelo que vou explicar a seguir) :P
Um adversário cooperante é o teu colega de treino com quem praticas as técnicas. Tipo, "agora (faz de conta que me) dás um gancho de esquerda, eu dou um passo ao lado, agarro a tua mão, passo o braço por baixo, etc", e repetem várias vezes cada um. O problema de só se ficar por aí e nunca se praticar atirar esse murro com intenção *e* num ambiente em que o teu colega possa fazer outras coisas que não estejam no guião (o tal free sparring/randori/rolar/etc) é que a aplicação prática disso é quase nenhuma.

Bom, no MMA a luta greco/livre ou menos frequentemente Judo (por razões culturais dos EUA) são essenciais se quiseres jogar no clinch contra a rede e especialmente levar para o chão. No que toca a striking, o Muay Thai tem muito disso por causa do clinch característico.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça set 20, 2011 2:52 pm

otnemeM Escreveu:Basicamente, não gosto (pelo que vou explicar a seguir) :P
Um adversário cooperante é o teu colega de treino com quem praticas as técnicas. Tipo, "agora (faz de conta que me) dás um gancho de esquerda, eu dou um passo ao lado, agarro a tua mão, passo o braço por baixo, etc", e repetem várias vezes cada um. O problema de só se ficar por aí e nunca se praticar atirar esse murro com intenção *e* num ambiente em que o teu colega possa fazer outras coisas que não estejam no guião (o tal free sparring/randori/rolar/etc) é que a aplicação prática disso é quase nenhuma.

Bom, no MMA a luta greco/livre ou menos frequentemente Judo (por razões culturais dos EUA) são essenciais se quiseres jogar no clinch contra a rede e especialmente levar para o chão. No que toca a striking, o Muay Thai tem muito disso por causa do clinch característico.

Acho que te enganas quanto ao Krav Maga. O Krav Maga Oferece-te muito free sparring, no entanto inicialmente durante um periodo de 3 anos estás com um colega cooperante a treinar murros, pontapés e essas tretas muito devagarinho para ires percebendo e mecanizando tudo passinho a passinho. O objectivo do Krav Maga é lutar sujo.

O que acontece com o Krav Maga recentemente é o que aconteceu com o Karaté há uns anos quando sairam os filmes do Karaté kid e por aí fora. Toda a gente começou a querer fazer Karaté como nos filmes e nos EUA e um pouco por toda a europa começaram a aparecer os MacDojos, se é que me entendes quando os chamo assim.

Hoje tens o Krav Maga a aparecer em tudo o que é série policial/militar (The Unit, CSI, Investigação Criminal, Espião Fora de Jogo) e a procura dessa arte marcial dum momento para o outro cresceu exponencialmente. Como tal cresceu o marketing a volta do Krav Maga com os MacDojos e a ideia de que em pouquíssimo tempo te transformas numa máquina de matar que ninguém te toca. Eu próprio quando me informei sobre o Krav Maga estive atento a este factor do marketing e tive a possibilidade de ver o currículo de artes marciais do meu professor que me agradou imenso. (É cinturão azul de Krav Maga aspirante a castanho, treinou mesmo em Israel krav maga israelita e faz outras artes como Muay Thai e Jiu Jitsu. Não me lembro é do escalão a que chegou nessas outras).

Eu próprio fico parvo com a quantidade de lixo que aparece quando pesquisas Krav Maga na internet e como ainda não se criou uma fiscalização a serio para as qualificações dos professores pela federação, vemos casos de professores mal qualificados que abrem esses MacDojos de Krav Maga dando a ideia que se domina tudo num ano. Sabendo isso tens os parvinhos que vão atrás desse marketing que não passa de uma coreografia e tens os praticantes de artes marciais a serio de free sparring(Muay Thai, Jiu Jitsu...) a dizer mal do Krav Maga por causa disso, descredibilizando-a.

Essa ideia é falsa. Só a partir de 3 anos de prática no Krav Maga num dojo e com um professor a serio, é que é seguro partir para o free sparring. É o que eu tenho dito sobre o "fazer a própria música" e é para isso que estou a trabalhar nos meus treinos e que o nosso professor faz questão de treinar.
Eu proprio olhando para o pessoal que lá está de cinturão vermelho as aulas deles são basicamente free sparring enquanto que as nossas ainda são muito a base de mecanizar movimentos.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça set 20, 2011 6:13 pm

Mas free sparring de quê exactamente no Krav?
(E nem sabia que havia cintos no krav, pelo menos quando soube da existência disso não havia, deve ser recente...também já ouvi falar em krav maga treinado com gi por isso...)

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça set 20, 2011 7:08 pm

Quando te referes a free sparring não te referes a estar ali ao soco e ao pontapé à vontade? Tipo free fighting com o professor a ver?

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça set 20, 2011 9:13 pm

Sim, mas krav maga não implica essencialmente defesa pessoal? Arranja-me um vídeo do youtube ou assim que seja representativo. Abaixo posto links para sparring de vários desportos de combate para referência:

Boxe
Muay Thai
Judo
Jiu-Jitsu Brasileiro (com gi)
Luta Livre

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça set 20, 2011 11:40 pm

otnemeM Escreveu:Sim, mas krav maga não implica essencialmente defesa pessoal? Arranja-me um vídeo do youtube ou assim que seja representativo. Abaixo posto links para sparring de vários desportos de combate para referência:

Boxe
Muay Thai
Judo
Jiu-Jitsu Brasileiro (com gi)
Luta Livre

Aqui tens:

Este ultimo é tal e qual o ambiente no meu ginásio. Creio que usam até o mesmo símbolo da mesma federação de Krav Maga que eu "A Federação Europeia" da qual faz parte a federação Portuguesa de Krav Maga.

Como vez temos muito sparring, combate livre, combate no chão (onde vamos aí buscar muita coisa ao Jiu Jitsu), só que isso é um patamar mais elevado que alcanças a partir do vermelho.

Para teres uma noção do tempo que demora a evolução eu entrei em finais de Agosto e só vou fazer exame para amarelo em Julho de 2012 se tudo correr bem.

Deixa-me explicar-te umas coisa quanto ao Krav Maga. E desmistificar toda essa "treta" que existe sobre esta arte e todo esse falso marketing que existe a volta da arte de que "ah, ao fim de um ano és o campeão da porrada". Mentira. Demora tempo. Sim, o krav maga é uma arte credível.

1º - O Melhor praticante de Krav Maga do mundo não é aquele que faz os malabarismos todos. É aquele que evita o conflito.

2º - Um praticante de Krav Maga não tem nada para provar. Aprendemos a lutar, aprendemos movimentos e só no final do programa (Falo do programa da federação portuguesa) aprendemos a lidar com armas e apenas o necessário para não sofrermos e ao mesmo tempo não entrarmos em problemas com a justiça. Se quisessemos provar alguma coisa iamos para o Jiu Jitsu ou para o Muai Thay ou MMA e iamos po ring.

Agora, indo outra vez a essa questão do marketing. Tu hoje em dia tens montanhas de federações. Tens até federaçõezecas em que fazes aulas por videos, mandas os videos e eles enviam-te o vertificado para casa. És o Tozé e acabaste de fazer Krav Maga, vais abrir um dojo do Tozé's Krav Maga e por aí fora.

Neste momento tens a Federação Portuguesa de Krav Maga (Pertencente a europeia) que é a que está adaptada as nossas leis e te prepara a serio para o corpo a corpo inicialmente e so no fim te prepara para o confronto armado. Treinamos de calçãozinho, calça da ginástica, na descontra.

E tens O Krav Maga Bukan, que são os ditos "originais", ou como lhes podemos chamar, os Krav Maga Ortodoxos (treinam com kimono etc etc). Preparam-te logo de inicio com chokes, lidar com armas, etc... é mais a valer, mas no final, se não tens boa postura corporal de nada te serve tentares desarmar alguém. É mais brutal e no fundo se "neutralizares" o adversario com essa brutalidade quem se mete em sarilhos com a lei és tu. Mas pronto, isso é uma questão de escolhas e responsabilidade de cada um e respeito essa federação. Esta é apenas a minha opinião e filosofia quanto ao confronto.
O Krav Maga Bukan no fundo é o Krav Maga pioneiro em Portugal. É o original. (não é o que eu pratico).

Fora destas federações, (que no fundo são uma questão de escolha, mentalidade e preferência) tens a merda que da mau nome ao Krav Maga dos Ze manel Krav Maga, Toze Krav Maga e por ai fora, ou como nos EUA chamam, os MacDojos que te enchem de confiança e te dizem coisas bonitas como "Num ano estás mais que preparado" - MENTIRA!

Concluindo e respondendo à tua pergunta: Sim, o Krav Maga É SEM DÚVIDA, uma arte marcial BASTANTE completa. Tem chão, prepara-te contra agarradelas, contra gente que sabe artes marciais, muita coisa, não te torna é invencivel e na maior parte das vezes só te da segundos preciosos para te pores a milhas.

Por acaso fui breve neste texto, gostava de fundamentar mais o meu argumento, mas acabei de vir do treino e tou muita cansado por acaso :P

Deixo aqui os respectivos links das respectivas federações e aconselho-te a leres a nota do presidente da Federação Paulo Pereira no respectivo site.

Aqui ficam os sites das respectivas federações onde constam os respectivos programas:

FPKM - http://www.kravmagaportugal.com/
KM BUKAN - http://kravmaga-portugal.com/ | http://www.kravmagaoriginal.com/index.php

E agora vou-me deitar que tou todo partido. :mrgreen:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta set 21, 2011 6:36 pm

O primeiro parece bastante com sparring de MMA e o segundo com Muay Thai ou Kick. E sinceramente continuaria a preferir qualquer um destes (independentemente da vontade de competir) ao Krav para o mesmo efeito, mas claro, cada um com a sua :)

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » quarta set 21, 2011 7:27 pm

Sim, o Krav é famoso por isso. Por ter um leque enorme de tecnicas "gamadas" a outras modalidades. Tem tanto tecnicas de defesa pessoal de rua como tecnicas para te aguentares em combate. No entanto não é competitiva. Mas é bastante eficaz.

EDIT: Deixo também todas as federações de Krav Maga existentes no mundo. As credíveis: F.E.K.M. / I.K.M.A. / I.K.M.F. /K.M.A.A. /K.M.S.A. /K.A.M.I.

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes