Cúlinária (o que sabem fazer?) receitas e dicas

John Doe
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo abr 13, 2008 4:27 pm

Re: Cúlinária (o que sabem fazer?) receitas e dicas

Mensagempor John Doe » terça mai 26, 2009 6:54 pm

Man, a escola que vais escolher depende daquilo que queres fazer. Queres ir trabalhar para um hotel, para um restaurante?
Se queres ganhar bem tens que ir para uma escola superior de turismo e hotelaria, e só há duas que valem a pena: a do estoril e a do algarve.

A do algarve sei que tem boas saidas profissionais porque o marido da minha prima já lá deu aulas e levou os melhores alunos para trabalharem num sheraton que vai abrir (ou ja abriu, nao sei) em Porto Santo. Mas não tenhas ilusões, ir para uma escola de hotelaria não é fazer massa com frango e essa barba vai ter logo que ir à vida.
Imagem 'sup

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » terça mai 26, 2009 7:01 pm

John Doe Escreveu:Man, a escola que vais escolher depende daquilo que queres fazer. Queres ir trabalhar para um hotel, para um restaurante?
Se queres ganhar bem tens que ir para uma escola superior de turismo e hotelaria, e só há duas que valem a pena: a do estoril e a do algarve.

A do algarve sei que tem boas saidas profissionais porque o marido da minha prima já lá deu aulas e levou os melhores alunos para trabalharem num sheraton que vai abrir (ou ja abriu, nao sei) em Porto Santo. Mas não tenhas ilusões, ir para uma escola de hotelaria não é fazer massa com frango e essa barba vai ter logo que ir à vida.

Pretendo algo na área da restauração, hotéis nem por isso. Eu sei que não é fazer massa com frango e sei que a barba terá que ir embora, possivelmente os piercings nas orelhas tamem. O meu problema com as escolas de cozinha é que não posso tirar curso de nível III porque já tenho o 12º completo e ensino superior é complicado porque preciso de provas de admissão de matemática, físico-química ou biologia e eu sou de humanidades.. Vou regressar amanhã a Lisboa e irei à ESHTE informar-me. Falei ontem com a directora duma escola profissional em Évora e disse-me que a minha melhor hipótese é pedir transferência de curso, mas não me deu garantias de nada.
- O que é que se faz nas piscinas?
- Nada...

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » terça mai 26, 2009 11:10 pm

Aqui na Pontinha há o Centro de Formação Profissional do Sector Alimentar. Há uns anos atrás tinha uma formadora minha conhecida a dar aulas lá e fui lá jantar ao "restaurante cobaia" e comi como uma rainha, tudo ***** com entrada, prato de peixe e de carne, migalhar "varridas" da mesa com guardanapos impecavelmente dobrados, etc. Mas como tens o 12º e estás no ensino superior não deve ser de grande valia para ti!

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça mai 26, 2009 11:12 pm

John Doe Escreveu: ir para uma escola de hotelaria não é fazer massa com frango

:lol:
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 01, 2008 5:15 pm

Mensagempor Saeglopur » domingo mai 31, 2009 6:47 pm

Acabei de fazer esta tarte, receita da minha avó que modifiquei conforme o que tinha em casa.

A massa é muito simples de fazer e na minha opinião fica mais saborosa e compensa mais (economicamente) do que já estar a comprar feita.

Massa:
1 chávena de azeite (ou óleo ou manteiga, usei azeite porque gosto mais)
1 chávena (menos cheia) de leite
Algum sal fino
Farinha q.b.

Quem diz uma chávena diz uma tigela ou outra coisa qualquer, porque basicamente isto foi feito a olho, desde que mantenham as proporções, tudo bem.

Recheio:
Basicamente o que quiserem. Eu usei 2 tipos de cogumelos secos, algas e cenoura, mas podia ter usado espinafres e milho, por exemplo. Foi o que tinha em casa. Encham metade de duas taças médias com os ingredientes à vossa escolha, só para calcular mais ou menos as proporções. Podem encher um bocadinho mais.
Isto são os ingredientes que convém estarem presentes para que isto resulte em algo comestível:
1 cebola picada
2 ou 3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite (apenas para refogar a cebola e o alho)
1 pacote de natas (200 ml) ou substituto de natas de soja (usei o substituto porque não havia natas em casa)
1 ovo batido
Sal
Ervas aromáticas
Alho em pó
Coentros

Modo de preparação (massa):

Juntem o azeite, o leite e o sal fino numa tigela assim grandinha, e mexam com uma colher de pau. Vão adicionando a farinha (não sei dizer que quantidade fica ao todo), sempre mexendo e envolvendo bem, até se começar a despegar bem das paredes da tigela e ter um aspecto consistente (ou seja, não se desfazer nas vossas mãos), de maneira a formar uma bola. Não tenham medo de adicionar mais farinha, se não for assim desfaz-se tudo. Estendam a massa, deixando-a lisa e uniforme. Peguem na massa com cuidado para não se romper e coloquem-na sobre um recipiente próprio para ir ao forno (redondo e não muito fundo), calcando as pontas e o fundo e enrolando-as, se necessário. Deixem-na estar sossegadinha e comecem a fazer o recheio.

Modo de preparação (recheio):

Num tacho, refoguem a cebola e o alho com o azeite em lume baixo até a cebola começar a ficar meia transparente. Juntem as algas, os cogumelos (previamente demolhados e escorridos) e a cenoura, e vão envolvendo com uma colher de pau. Agora sim, coloquem algum sal, as ervas que quiserem e os coentros. Provavelmente a mistura vai começar a ficar muito seca, portanto tenham à mão um copo com água, e vão despejando um bocadinho se virem que as coisas estão a ficar demasiado secas. Vão remexendo, ponham algum alho em pó (se quiserem), e quando os ingredientes já estiverem cozinhados (vão provando), adicionem o tal pacote de natas e envolvam bem. Tenham cuidado para não queimar o fundo, baixem um bocadinho o lume e continuem a envolver e a remexer. Passado uns 5 minutos, adicionem o ovo batido, envolvam bem e retirem do lume. Coloquem a mistura sobre a base de massa, distribuindo-a de forma uniforme.

Levem ao forno em lume baixo-médio, durante cerca de 40 minutos (quando a massa começar a ficar meia dourada, está na hora de tirar). Creio que também podem levar ao forno em lume médio-alto durante uns 20 minutos, mas como foi a primeira vez que fiz isto achei melhor não arriscar.

Daqui a nada vou experimentá-la, e se tiver ficado boa, venho aqui dar a minha opinião.

Imagem

Edit: Surpreendi-me a mim mesma, para primeira tentativa até acho que ficou bastante saborosa. Depois de ser servida não a metam no frigorífico, porque altera o sabor da tarte. Coloquem-na dentro de um armário ou assim, com uma campânula de plástico por cima para a deixar respirar e conservar o sabor.

Enjoy :cheers:
Imagem

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » segunda jun 01, 2009 11:45 pm

Essa tarte ta com mto bom aspecto Saeglopur, amanhã se sair das aulas cm uns trocos vou fazer uma tb, obrigado pela receita da massa, era pela falta dela q eu nunca tinha tentado fazer uma.
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Evoked

Mensagempor Evoked » terça jun 02, 2009 12:09 am

Sei fazer algumas coisas, não muitas, e por vezes ainda saem mal feitas haha.
Deixo aqui uma dica de fazer um bolo de chocolate em 5 minutos (ou mais depende da potencia do micro-ondas) que eu faço muita vez e é realmente muito bom.

Imagem

Ingredientes:
- Chocolate de culinária: 150 g
- Margarina: 120 g
- Açúcar: 200 g
- Farinha: 100 g
- Ovos inteiros: 4

Preparação

Colocar o chocolate com a margarina num recipiente e levar ao microondas 2 minutos para derreter.
Numa tigela juntar todos os outros ingredientes e por fim o chocolate e a margarina. Mexer tudo muito bem com a colher de pau.
Colocar numa forma que possa ir ao microondas, tipo silicone ou pirex.
Vai ao microondas 5 minutos na potência máxima (900watts).
Se o micrrondas tiver menos potência colocar mais 2 minutos.

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Saeglopur » terça jun 02, 2009 9:26 am

beastchild Escreveu:Essa tarte ta com mto bom aspecto Saeglopur, amanhã se sair das aulas cm uns trocos vou fazer uma tb, obrigado pela receita da massa, era pela falta dela q eu nunca tinha tentado fazer uma.

:D Só uma cena que me esqueci de acrescentar...a massa não pode ser toda "amassada" na tigela porque é quase impossível, vai chegar a um ponto em que vais ter de pegar nela e transferi-la para cima da bancada e juntares a farinha com as mãos, e então depois usares o maravilhoso rolo da massa. (Normalmente isto é conhecimento geral mas para quem nunca fez massa é capaz de ser uma novidade, portanto aqui fica) Espero que corra bem!
Imagem

beastchild
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor beastchild » quinta jun 04, 2009 12:09 am

Saeglopur Escreveu:
beastchild Escreveu:Essa tarte ta com mto bom aspecto Saeglopur, amanhã se sair das aulas cm uns trocos vou fazer uma tb, obrigado pela receita da massa, era pela falta dela q eu nunca tinha tentado fazer uma.

:D Só uma cena que me esqueci de acrescentar...a massa não pode ser toda "amassada" na tigela porque é quase impossível, vai chegar a um ponto em que vais ter de pegar nela e transferi-la para cima da bancada e juntares a farinha com as mãos, e então depois usares o maravilhoso rolo da massa. (Normalmente isto é conhecimento geral mas para quem nunca fez massa é capaz de ser uma novidade, portanto aqui fica) Espero que corra bem!

Qdo tentar irei logo comunicar-te, mas cheira-me q este fds vou tentar.

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

beastchild
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor beastchild » sexta jun 05, 2009 5:00 pm

beastchild Escreveu:
Saeglopur Escreveu:

Qdo tentar irei logo comunicar-te, mas cheira-me q este fds vou tentar.

Vou tentar daqui a pco, vou ver se faço um quiche vegan.

beastchild
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor beastchild » sábado jun 06, 2009 4:06 pm

ja a fiz, a massa ficou a saber um pco a massa de empadinhas, mas o recheios de natas, alhos frances, cenoura rala e cogumelos ficou de comer e chorar por mais.
Aprovado, obrigado pelas dicas!! :twisted: :wink:

Metal in mosh and kitchen

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Saeglopur » sábado jun 06, 2009 7:14 pm

beastchild Escreveu:ja a fiz, a massa ficou a saber um pco a massa de empadinhas, mas o recheios de natas, alhos frances, cenoura rala e cogumelos ficou de comer e chorar por mais.
Aprovado, obrigado pelas dicas!! :twisted: :wink:

Metal in mosh and kitchen

Ainda bem que ficou boa! E sim, a massa fica tipo a das empadinhas (é suposto porque é tarte), mas mais fofa. Amanhã ou depois vou experimentar umas receitas de bolos para um fest, e se tudo correr bem venho aqui postar :mrgreen:

Cheers
Imagem

beastchild
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor beastchild » domingo jun 07, 2009 11:40 pm

Meus amigos como foram as culinárias este fds??

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » domingo jun 07, 2009 11:51 pm

Ando preguiçoso, à base de comida chinesa, almoços cravados e salgadinhos do Pingo Doce :? mas dia 10 vou ser o cozinheiro de serviço no Lusitanian Solstice, juntamente com os bolinhos da Saeglopur irá haver bolo de cerveja e bifanas :P (e as bandas vão ter direito à minha massa com tomate e cogumelos ^^)
- O que é que se faz nas piscinas?
- Nada...

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » segunda jun 08, 2009 12:07 am

Diaaabo Escreveu:(e as bandas vão ter direito à minha massa com tomate e cogumelos ^^)

A ver se não lhes dá uma caganeira :)
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes