Fado
- napenum6ra
- Metálico(a)
- Registado: terça jan 12, 2010 10:46 am
Re: Fado
Eu gosto bastante da maneira como alguns fados me fazem sentir. E não sou conhecedor do género
nem sou ouvinte assíduo. Mas normalmente quando ouço um fado bem cantado e com um espírito
mais negro e melancólico, como por exemplo "Medo" de Amália. Penso que para quem gosta de emoções
fortes e melancólicas, só dirá que não gosta de ouvir porque tem receio do que outros podem dizer.
Para mim o fado só tem um grande defeito, é a associação com o sentimento de "nós somos meros mortais
que devemos respeitar as leis de deus e é ele que manda portanto pode castigar e nós temos que aceitar
o castigo".
nem sou ouvinte assíduo. Mas normalmente quando ouço um fado bem cantado e com um espírito
mais negro e melancólico, como por exemplo "Medo" de Amália. Penso que para quem gosta de emoções
fortes e melancólicas, só dirá que não gosta de ouvir porque tem receio do que outros podem dizer.
Para mim o fado só tem um grande defeito, é a associação com o sentimento de "nós somos meros mortais
que devemos respeitar as leis de deus e é ele que manda portanto pode castigar e nós temos que aceitar
o castigo".
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Ontem vinha no carro a ouvir o "pessoal e transmissível" e a entrevistada era com a fadista Mísia a mais premiada depois de Amália e conhecida por ser a impulsionadora da neo-fado.
O primeiro espanto foi quando ouvi a idade dela...lembro-me dela ainda ela era jovem, lembro-me dela com o Paulo Bragança - que nc mais ouvi falar dele - e quando ouvi que ela já tinha mais de 50 anos pensei "dass como o tempo passa"!!
Gostei muito de a ouvir falar e depois quando passa a versão dela de Joy Division "Love will tear us appart" e achei um piadão.
O primeiro espanto foi quando ouvi a idade dela...lembro-me dela ainda ela era jovem, lembro-me dela com o Paulo Bragança - que nc mais ouvi falar dele - e quando ouvi que ela já tinha mais de 50 anos pensei "dass como o tempo passa"!!
Gostei muito de a ouvir falar e depois quando passa a versão dela de Joy Division "Love will tear us appart" e achei um piadão.
Mas livrai-nos do Malamén
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm
Hoje estive a recordar este génio da guitarra portuguesa com um tema interpretado pela voz fantástica de Teresa Salgueiro.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
Fado
(ecléctico mas, não tanto)

- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
JVELHAGUARDA Escreveu:Fado![]()
![]()
x2.
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
O que mais gosto no fado é mesmo Amália. De resto ouço os antigos, tipo o Marceneiro. Dos novos intérpretes o que conheço acho intragável, mas também podia conhecer mais.
Dentro das fusões, de início achava piada a Deolinda, mas fartei-me daquela palhaçada toda em roda da música. Os A Naifa faziam uma junção muito fixe com a electrónica. Tipo fado-industrial
Dentro das fusões, de início achava piada a Deolinda, mas fartei-me daquela palhaçada toda em roda da música. Os A Naifa faziam uma junção muito fixe com a electrónica. Tipo fado-industrial

...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- SamuraiRui
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda dez 14, 2009 10:43 am
- Contacto:
Vooder Escreveu:Deolinda?
Banda levada ao colo.
Dentro do "estilo" prefiro Anaquim.
Explica la isso

One must transcend the techniques of a song to really hear it as it is
http://www.myspace.com/driftingbalance
http://www.myspace.com/driftingbalance
- schwarze_engel
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Não pertenço ao grupo dos que gostam de alardear carradas de ecletismo, mas vou gostando do meu faduncho. Não como audição habitual, mas quando aparece na rádio não mudo de estação. Já fiz o percurso até um concerto de FNI ao som da Rádio Festival na hora dos fados pedidos e resultou muito bem como preparação, inclusive. 
Gosto sobretudo de fados que fujam à história do desgraçadinho. O mais recente do Camané é um bom exemplo, acho um piadão àquela letra.
Se me derem fados cantados à desgarrada então é que fico mesmo colada a ouvir.
Fico também à espera de saber porque é que o Vooder acha que os Deolinda andam ao colo (talvez andem por aí histórias que eu desconheço...?
)
Não os considero propriamente Fado, embora seja inegável que é a base do que fazem - mas ser a base não significa ser o mesmo.

Gosto sobretudo de fados que fujam à história do desgraçadinho. O mais recente do Camané é um bom exemplo, acho um piadão àquela letra.
Se me derem fados cantados à desgarrada então é que fico mesmo colada a ouvir.

Fico também à espera de saber porque é que o Vooder acha que os Deolinda andam ao colo (talvez andem por aí histórias que eu desconheço...?

Não os considero propriamente Fado, embora seja inegável que é a base do que fazem - mas ser a base não significa ser o mesmo.
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.
Não sou a primeira pessoa a constatar esse facto.
Não pondo em causa a sua qualidade musical, é um projecto que ainda antes de nascer já se sabia que iria ter sucesso.
Antes do 1º disco sair já tocavam na tv e o air play na rádio até metia nojo. Passava todos os dias por exemplo na Antena 1 (rádio pública) uma catrefada de vezes. Porquê? pergunto eu... (ainda hoje passa pelo menos uma vez na Antena1). Não é necessário explicar qual o efeito que isto causa nas pessoas pois não?
Repito, não estou a falar da qualidade musical. A diferença é que este projecto não foi composto por conhecidos (Humanos, Resistência, Rio Grande, Amália Hoje etc...) para terem um verão em cheio, a conta bancária mais recheada e acabarem em beleza com um dvd no coliseu. Este foi para continuar, ao menos isso.
Acho isto deveras injusto para aqueles que sem estes apoios tentam com o seu trabalho chegar lá, e por vezes são melhores (dei o exemplo dos Anaquim).
Não pondo em causa a sua qualidade musical, é um projecto que ainda antes de nascer já se sabia que iria ter sucesso.
Antes do 1º disco sair já tocavam na tv e o air play na rádio até metia nojo. Passava todos os dias por exemplo na Antena 1 (rádio pública) uma catrefada de vezes. Porquê? pergunto eu... (ainda hoje passa pelo menos uma vez na Antena1). Não é necessário explicar qual o efeito que isto causa nas pessoas pois não?
Repito, não estou a falar da qualidade musical. A diferença é que este projecto não foi composto por conhecidos (Humanos, Resistência, Rio Grande, Amália Hoje etc...) para terem um verão em cheio, a conta bancária mais recheada e acabarem em beleza com um dvd no coliseu. Este foi para continuar, ao menos isso.
Acho isto deveras injusto para aqueles que sem estes apoios tentam com o seu trabalho chegar lá, e por vezes são melhores (dei o exemplo dos Anaquim).
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Anaquim é uma valente merda.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
spiegelman Escreveu:Inmist Escreveu:Repugno o fado e as mensagens que tentam transmitir. A própria palavra fado é antagónica à minha filosofia de vida...
Quer dizer que não tens destino?
Já agora, que mensagens é que o fado tenta transmitir vão contra a tua filosofia de vida?
As das putas e marialvas regados a copos de vinho e facada do fado castiço de Alfama?
A da saudade, angústia e tristeza eterna enquanto conceito fundamental da Portugalidade e seu destino inalcançavel da Amália?
A Tradição académica de Coimbra do fado da mesma cidade?
Pergunto-me como é que um conceito musical tão lato pode ser contrário a uma filosofia específica de vida que não seja uma clara dicotomia do tipo Black metal / Cristão praticante
Escrevi isso há algum tempo, nem sei o que estaria a pensar na altura, mas olhando para as hipóteses, diria a que pus a verde
"Hate the ones who bring you down"
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes