Vooder Escreveu:Claro que sim, estas coisas servem para serem discutidas por isso mesmo referi que antes de investigar vi as coisas de um modo e agora vejo de outro. No meu ponto de vista a 2.0 está aí e é um facto (quase) indesmentível, porque há ainda quem o conteste (e são autores conceituados).
A 3.0, o que noto é que uns autores querem antecipa-la o mais possível, outros não... Mas na minha opinião esse conceito vai demorar um pouco mais do que se julga, não por motivos tecnológicos mas sim por sociológicos, colaboração colectiva e tal...![]()
Perguntei também pelo pai da expressão web 2.0, porque de facto é ao O'Reilly que se atribui normalmente. Mas de facto não é ele, o termo ao que se sabe por estes dias já existe desde 94 (tenho inclusive a capa do primeiro livro com esse termo, que antecipava o que acabou por acontecer), e posso dizer-te que existe uma pequena teoria da conspiração sobre o tema, em que o artigo original não se encontra em lado algum, e dizem que o autor tem sofrido pressões para não o colocar online![]()
Tenho aqui um pdf em que esse autor escreve (será ele?) que quase se arrepende de ter escrito esse artigo e por O'Reilly ter tido o mérito de popularizar o termo, e a ele que se devem entregar os lourosEnfim, é um tema que me tem divertido bastante.
Também li essa história de não ter sido o O'Reilly. Uns dizem que foi realmente ele e que o outro quer agora tentar roubar protagonismo e obter os louros. Outros dizem que o O'Reilly é que anda a enganar o mundo. Sinceramente relativizei a questão porque o fenómeno em si suscita mais interesse :p
Quanto à web 3.0, seria curioso veres o caso do wikinomics, por exemplo. Foi um caso badalado e engraçado. Os autores redigiram o livro e existe um site onde podes continuar aquilo que foi discutido. O interesse é dar a continuidade ao livro.
A tecnologia já avança no sentido da web 3.0. As mentalidades, sobretudo as mais jovens (com ênfase nos chamados "nativos digitais"), já adquirem esta realidade como factual. Por outro lado, há qua avaliar os níveis de literacia inerentes à utilização da web por parte, sobretudo, destes nativos digitais, para perceber se a totalidade daquilo que é oferecido e que surge na corrente da web 3.0 é de facto pertinente ou não. Mas isso já são outros cinco tostões.