Contra o Acordo, marchar, marchar...
- onedayless
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta jul 04, 2008 10:21 pm
- Brunhu
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
- Contacto:
Re: Contra o Acordo, marchar, marchar...
'Tá entendendo não!!
Siga para a discussão mais a sério.
Siga para a discussão mais a sério.
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Daqui a nada são as letras das músicas traduzidas, isso iria irritar os Espanhois à brava:
QUEBRANDO A LEI, QUEBRANDO A LEI!
QUEBRANDO A LEI, QUEBRANDO A LEEEEEI!
QUEBRANDO A LEI, QUEBRANDO A LEI!
QUEBRANDO A LEI, QUEBRANDO A LEEEEEI!

- death lover
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo mar 28, 2010 12:45 am
Cthulhu_Dawn Escreveu:Confesso que não é algo que me preocupe por aí além...Preocupa-me mais estes pseudo-patriotismos que aparecem pontualmente com este tipo de questões, quando passam os restantes 11 meses do ano a dizer como esta terra é uma piolheira...
Mas não se trata de um "pseudo-patriotismo", nem eu passo o resto do ano a dizer que esta terra é uma piolheira...não sei porque insistem nessa conversa, não se trata disso. Simplesmente acho que uma língua viva deve evoluir por si própria, com o passar das gerações, e não ser alterada por conveniência de alguns ou meramente por acharem que isso é "modernizar". Não se trata apenas de mudar umas palavrinhas e pronto, acho que o assunto é um pouco mais relevante do que isso (sem querer dramatizar, já que estou com a sensação de que foi essa a ideia que passei), trata-se de um elemento cultural que querem alterar à força apenas porque sim.
KonigLowe Escreveu:
Aí não posso concordar. Nós é que nos devíamos promover, nós é que temos de nos mexer e não ficar à espera que os outros se interessem pela nossa cultura. Num ano, quantos concertos de músicos brasileiros passam por Portugal? Dezenas e dezenas de artistas de qualidade excluindo as pimbalhadas. Claro que a música brasileira tem imensos nomes de qualidade e em muita mais quantidade que nós - mas fazendo a pergunta ao contrário - que bandas/artistas portugueses fazem digressões no Brasil? Eles têm um mercado de 200 milhões de pessoas e fazem questão de virem cá trazer atuar, nós temos um mercado de 10 milhões e deixamos de lado um país que fala a mesma língua que nós.
E nós portugueses conhecemos o Brasil das novelas, que desde os anos 70 e da Gabriela nos entram pelas casas adentro. O Brasil dos jogadores de futebol e pouco mais. Ainda recentemente se fez um excelente programa que passou na Rtp2, o "Lá e Cá" e que mostrou as diferenças e semelhanças entre os dois países. Mas lá está os programas de interesse ficam remetidos ao cantinho da 2 enquanto na 1, em horário nobre passam os concursos insuportáveis com o Malato.
Mas resumindo, acho que ambos os países só têm a ganhar estabelecendo parcerias, porque partilham culturas semelhantes e essa identidade que é língua.
Parcerias, claro, sem dúvida. Mas não as havia já? Ou estavamos todos de costas voltadas e agora, graças ao acordo ortográfico, já nos podemos relacionar com o Brasil? Penso que esse é o ponto fulcral,será que ninguém se entendia antes do acordo e agora, graças a ele, já nos vamos entender uns aos outros? Não me parece. Por isso é que penso que é uma medida inúti.
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
death lover Escreveu:Parcerias, claro, sem dúvida. Mas não as havia já? Ou estavamos todos de costas voltadas e agora, graças ao acordo ortográfico, já nos podemos relacionar com o Brasil? Penso que esse é o ponto fulcral,será que ninguém se entendia antes do acordo e agora, graças a ele, já nos vamos entender uns aos outros? Não me parece. Por isso é que penso que é uma medida inúti.
Eu respondi-te acerca de dizeres que o Brasil é que devia fazer um esforço por conhecer a nossa cultura, não defendi que o acordo ia fazer algo de positivo sobre essa matéria. O acordo tem simplesmente a ver com uniformizar o português nos países da lusofonia.
Mas livrai-nos do Malamén
Este tópico esta a correr otimamente.
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Antes que a rapaziada comece a penetrar os meandros futebolisticos, só quero dizer que vi religiosamente os eps. da Tieta do Agreste. Já não se fazem novelas como antigamente 

- death lover
- Ultra-Metálico(a)
KonigLowe Escreveu:death lover Escreveu:Parcerias, claro, sem dúvida. Mas não as havia já? Ou estavamos todos de costas voltadas e agora, graças ao acordo ortográfico, já nos podemos relacionar com o Brasil? Penso que esse é o ponto fulcral,será que ninguém se entendia antes do acordo e agora, graças a ele, já nos vamos entender uns aos outros? Não me parece. Por isso é que penso que é uma medida inúti.
Eu respondi-te acerca de dizeres que o Brasil é que devia fazer um esforço por conhecer a nossa cultura, não defendi que o acordo ia fazer algo de positivo sobre essa matéria. O acordo tem simplesmente a ver com uniformizar o português nos países da lusofonia.
Peço desculpa, então. Mas mesmo assim, não consigo concordar contigo. Aliás, tu próprio me deste razão ao dizeres que muitos artistas brasileiros vêm cá, ao contrário dos portugueses, que não vão lá. Se eles vêm cá é porque têm cá apreciadores, pessoas que os ouvem, que querem ver os seus espectáculos. Se o contrário não acontece é porque eles não nos conhecem da mesma maneira e a história do Manel e da Maria é mais uma prova disso. Pelo menos, é assim que eu vejo as coisas, mas como te disse, posso estar errado.
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Esse assunto não pode ser visto de forma isolada. Os Portugueses há muito que procuram a cultura (e a "cultura") Brasileira e há muito que os Brasileiros trazem a sua cultura para cá através de vários tipos de imigração. A fraca aposta, interesse e gosto pelo que é nosso a isso deu lugar havendo preferência por importar arte (música, leitura, ficção, ...) Brasileira do que importar talento e know how para produzirmos nós esse tipo de conteúdo. Por falta de inteligência e visão, preferimos comprar peixe barato do que aprender a pescar.
Depois, por falta de auto-estima, de arrogância saudável ou até de corrupção, preferimos ceder a todos do que provocar cedências. Afinal de contas já levávamos 20 anos de forte avanço na absorção de outras culturas contemporâneas, porque não também absorver à injecção uma torrente de alterações claramente pouco pensadas?
É um mal crónico e o resultado está à vista.
Agora passaremos a escrever de forma diferente do que lemos. Alguns não se importam, baixam as calças e aguentam 'engolir' o sapo. Outros resistem tanto quanto podem reconhecer o facto.
Depois, por falta de auto-estima, de arrogância saudável ou até de corrupção, preferimos ceder a todos do que provocar cedências. Afinal de contas já levávamos 20 anos de forte avanço na absorção de outras culturas contemporâneas, porque não também absorver à injecção uma torrente de alterações claramente pouco pensadas?
É um mal crónico e o resultado está à vista.
Agora passaremos a escrever de forma diferente do que lemos. Alguns não se importam, baixam as calças e aguentam 'engolir' o sapo. Outros resistem tanto quanto podem reconhecer o facto.
KonigLowe Escreveu:Dawnscape Escreveu:Eu sei é que podem meter esse negócio (aqui pode ser lido tanto em português como em brasileiro) num sitio que eu cá sei. Eu e muitos outros não mudaremos a forma de escrever nem de falar.
Mas eu dava-vos valor era se falassem e escrevessem como em 1143. Isso sim era trve e com v no lugar de u como antes se escrevia!!
A escrita é um código que serve para que os falantes de uma mesma língua se entendam, também não vem grande drama ao mundo se uns escreverem pré acordo ou na escrita de Camões do século XVI. Pior como disse é advogar intransigentemente a língua e depois falar e escrever na dos outros.
Deixo aqui uma citação de um dos primeiros jornais que passou a escrever, sem constrangimentos, segundo o novo acordo.Atualizámos a grafia. Mãe já teve i, açúcar já foi com dois ss e sozinho levava acento. Agora atuamos sem c mas admitimos exceções em alguns cronistas. Tentaremos ser ótimos.
(Expresso)
E eu a vós, dava-vos valor era se se deixassem das mesmas respostas que nada têm a ver com o que se discute. O português que eu escrevo já deve é parecer chinês. Mas já estou habituado a esse tipo de argumentação por parte dos pró-acordo.
Venøm Escreveu:Dantes nem ligava muito a esta cena do acordo, pensava que era só em casos isolados de certos livros aqui e ali, e mais uma cena da net. Enfim, ingenuidade.
Agora sempre que apanho um livro da faculdade traduzido para brasileiro apetece-me esfolar alguem. O problema nem é o facto de estar numa língua derivada do Português. Até podia ser traduzido num PALOP qualquer pelo gajo mais preto ou mais índio do mundo. O que me mete um nojo do caralho é o facto de TUDO o que é livros de estudo ou até bandas desenhadas vem mal traduzido, i.e. traduzido À letra, em cima do joelho e os nomes técnicos das coisas estão totalmente diferentes daquilo que é definido internacionalmente. É um pesadelo autentico para quem quer estudar e quer saber do que raio está o gajo a falar. Então em livros de Electrónica e Sistemas Digitais... Prefiro o Inglês porque entre um brasileiro e um macaco amestrado a traduzir livros venha o diabo e escolha.
Estás a alucinar... Isso não é real! O português de lá é igual!
É curioso como ninguém comenta este tipo de coisas a que eu também me referi...
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
death lover Escreveu:Peço desculpa, então. Mas mesmo assim, não consigo concordar contigo. Aliás, tu próprio me deste razão ao dizeres que muitos artistas brasileiros vêm cá, ao contrário dos portugueses, que não vão lá. Se eles vêm cá é porque têm cá apreciadores, pessoas que os ouvem, que querem ver os seus espectáculos. Se o contrário não acontece é porque eles não nos conhecem da mesma maneira e a história do Manel e da Maria é mais uma prova disso. Pelo menos, é assim que eu vejo as coisas, mas como te disse, posso estar errado.
Não tens de pedir desculpa, é a tua visão das coisas, diferente da minha, mas aqui desde que haja respeito até é mais interessante a divergência que a unanimidade.
Essa coisa do sr Manel da padaria teve a ver com a grande emigração do início do século passado para o Brasil, em procura de melhores condições de vida. Logicamente a grande maioria da população não tinha instrução, e viviam basicamente da agricultura e foram esses portugueses que os brasileiros foram conhecendo, pessoas de grande trabalho, mas muitas vezes sem saber ler ou escrever. Daí as muitas anedotas que se contam por lá sobre os portugueses, as mesmas que nós contamos cá dos alentejanos por exemplo.
Mas Portugal mudou muito e radicalmente nestes últimos trinta anos. O fim da ditadura, a entrada na CEE em 86 e a modernização geral do país. Tanto que passamos de um país de forte emigração do século passado, para um país de imigrantes, sendo uma grande fatia brasileiros o que mostra que estão atentos e que sabem que Portugal é hoje um país moderno, tolerante e que acolhe bem as pessoas.
Assim de repente e sem pensar muito questiono-me quais os portugueses que a nível cultural terão feito sucesso no Brasil, e refiro-me a serem conhecidos pela grande generalidade do povo, excluo Saramago, Madredeus, Moonspell ou Manuel de Oliveira que por certo são conhecidos mas mais nos mais bem informados.
Amália Rodrigues - Roberto Leal - Raúl Solnado
Posso-me estar a esquecer de alguém, mas acho que estes três tiveram enorme sucesso, passando frequentemente na rádio ou na televisão, e é isto, de todo o universo cultural português foram estes, e já do século passado que ficaram conhecidos por lá.
E depois ainda temos alguns atores que participaram em novelas e tiveram bastante notoriedade momentânea em quanto as novelas passaram como os casos de Nuno Lopes, Paulo Pires, e mais recentemente Ricardo Pereira. E para cúmulo este último fala com sotaque brasileiro e isso sim para mim é do mais reles que pode haver. Lembro-me do caso do Nuno Lopes (grande ator seja de cinema, comédia ou novela como foi o caso) que fez o papel dele e em que convertia até as falas do guião para o português de Portugal. E não foi por falar no nosso português que deixou de ter um enorme sucesso.
Para finalizar porque já me estou a alargar e nem estou sequer no tópico, acho que podíamos fazer muito mais neste particular, estou certo que se se investisse mais no mercado brasileiro a nível cultural poderíamos tirar de lá muitos mais frutos do que os que tiramos hoje em dia, que basicamente são nenhuns. Hoje em dia somos olhados como um país moderno, com alguma curiosidade até, só o simples facto (aqui o c não é mudo) de estarmos na "europa" que fascina os brasileiros.
Converge Escreveu:Antes que a rapaziada comece a penetrar os meandros futebolisticos, só quero dizer que vi religiosamente os eps. da Tieta do Agreste. Já não se fazem novelas como antigamente
Acho que andava um tópico sobre telenovelas no Jogos e Diversão.

Anne Escreveu:Este tópico esta a correr otimamente.
Acho que sim!!
Por acaso Optimus (opetimus) sempre me soou tanto a francês!! Parece que estou a ouvir o Obelix: "-Ideafix va cherchez le optimus"!!!
Eu sou contra as regras ortográficas, seja neste acordo ou no outro.
MU - Diário da embriaguez.
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
óptimo
adj.
adj.
1. superlativo de bom.
2. Muito bom.
Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: óptimo
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: ótimo
---
Egito / Egípcio
adj.
adj.
1. superlativo de bom.
2. Muito bom.
Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: óptimo
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: ótimo
---
Egito / Egípcio
- death lover
- Ultra-Metálico(a)
KonigLowe Escreveu:Não tens de pedir desculpa, é a tua visão das coisas, diferente da minha, mas aqui desde que haja respeito até é mais interessante a divergência que a unanimidade.
Essa coisa do sr Manel da padaria teve a ver com a grande emigração do início do século passado para o Brasil, em procura de melhores condições de vida. Logicamente a grande maioria da população não tinha instrução, e viviam basicamente da agricultura e foram esses portugueses que os brasileiros foram conhecendo, pessoas de grande trabalho, mas muitas vezes sem saber ler ou escrever. Daí as muitas anedotas que se contam por lá sobre os portugueses, as mesmas que nós contamos cá dos alentejanos por exemplo.
Mas Portugal mudou muito e radicalmente nestes últimos trinta anos. O fim da ditadura, a entrada na CEE em 86 e a modernização geral do país. Tanto que passamos de um país de forte emigração do século passado, para um país de imigrantes, sendo uma grande fatia brasileiros o que mostra que estão atentos e que sabem que Portugal é hoje um país moderno, tolerante e que acolhe bem as pessoas.
Assim de repente e sem pensar muito questiono-me quais os portugueses que a nível cultural terão feito sucesso no Brasil, e refiro-me a serem conhecidos pela grande generalidade do povo, excluo Saramago, Madredeus, Moonspell ou Manuel de Oliveira que por certo são conhecidos mas mais nos mais bem informados.
Amália Rodrigues - Roberto Leal - Raúl Solnado
Posso-me estar a esquecer de alguém, mas acho que estes três tiveram enorme sucesso, passando frequentemente na rádio ou na televisão, e é isto, de todo o universo cultural português foram estes, e já do século passado que ficaram conhecidos por lá.
E depois ainda temos alguns atores que participaram em novelas e tiveram bastante notoriedade momentânea em quanto as novelas passaram como os casos de Nuno Lopes, Paulo Pires, e mais recentemente Ricardo Pereira. E para cúmulo este último fala com sotaque brasileiro e isso sim para mim é do mais reles que pode haver. Lembro-me do caso do Nuno Lopes (grande ator seja de cinema, comédia ou novela como foi o caso) que fez o papel dele e em que convertia até as falas do guião para o português de Portugal. E não foi por falar no nosso português que deixou de ter um enorme sucesso.
Para finalizar porque já me estou a alargar e nem estou sequer no tópico, acho que podíamos fazer muito mais neste particular, estou certo que se se investisse mais no mercado brasileiro a nível cultural poderíamos tirar de lá muitos mais frutos do que os que tiramos hoje em dia, que basicamente são nenhuns. Hoje em dia somos olhados como um país moderno, com alguma curiosidade até, só o simples facto (aqui o c não é mudo) de estarmos na "europa" que fascina os brasileiros.
Respondi-te fora do contexto, sem querer, por isso é que pedi desculpa.
Mas sim, pelo menos neste ponto estamos de acordo: há mais artistas brasileiros com sucesso em Portugal do que artistas portugueses com sucesso no Brasil. Mas quanto a isso, temos que ter em conta aquilo que já referiste: são quase duzentos milhões de indivíduos para pouco menos de dez milhões. A quantidade de artistas que o Brasil "fabrica" é significativamente maior que a que nós "fabricamos"... Agora, se os conhecemos melhor do que eles a nós ou vice-versa, está visto que temos percepções diferentes (e é assim que funciona, acho eu

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes