Depressão - O que é realmente e como se combate?

Maldesoada
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta out 18, 2007 11:37 am
Contacto:

Re: Depressão - O que é realmente e como se combate?

Mensagempor Maldesoada » quarta jun 18, 2008 10:01 am

UnderØath Escreveu:num verão de loucura , conheci um casal de noruegueses que diziam que um dos grandes motivos de depressao e suicidio, no pais deles, era o facto de terem longos periodos só de noite ou só de dia ( não sei se existe algum termo tecnico).

Também já ouvi falar disso, e é verdade. Por exemplo na Finlândia, no inverno o sol não nasce quase em dois meses... e no verão, o contrário.

GloomySunday
Participante
Registado: segunda jun 16, 2008 12:08 am
Contacto:

Mensagempor GloomySunday » quarta jun 18, 2008 10:41 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:Ven0m, a intenção foi boa, mas que grande salganhada que saiu desse texto! O eixo hipotálamo-hipófise não é o responsável pelos estados depressivos, constitui sim um dos mais importantes eixos de regulação da homeostasia corporal, e é claro que acaba por ter um efeito indirecto no nosso bem estar físico e psíquico.

Não existem teorias consensuais sobre a etiopatogenia das depressões, o que é facilmente compreensível por estarmos a falar de uma doença mental, com toda a complexidade que isso acarreta. De qualquer modo, num plano puramente biológico, as teorias mais aceites são as que relacionam a ocorrência de depressão com uma desregulação (regra geral pela falta de...) a nível de 3 neurotransmissores, nomeadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina.

No fundo todas as explicações são muito belas, mas cada caso será sempre um caso. O luto, por exemplo, gera uma situação de depressão reactiva, em que ocorre o tal desequílibrio a nível dos neurotransmissores, mas que regra geral não deve ser medicado, pois estamos perante uma reacção de adaptação ao stress, e que não assenta num problema orgânico de base. Aqui, é a psique que influencia primariamente a parte física. Por outro lado, tens depressões tremendamente graves, sem factores precipitantes graves identificáveis, resistentes à medicação, com ideação suicida, etc, e que correspondem geralmente a desequilíbrios orgânicos "per se", que contaminam e influenciam a psique.

Temos também, obviamente, uma infinitude de situações entre o orgânico e o psíquico, e é aí que se torna fundamental a boa entrevista clínica, e avaliação de qual o tratamento/caminho a adoptar.

Não se tem depressão crónica e doença maníaco-depressiva, são entidades clínicas distintas. A doença maníaco-depressiva inclui ocorrência de episódios depressivos (e, claro maníacos, ou hipomaníacos), e perante este diagnóstico o de depressão crónica não é feito.

De facto, juntar uma personalidade obsessiva, com eventual perturbação obsessivo-compulsiva, a uma doença bipolar, e temperar ainda com traços sociopatas, dá um cocktail explosivo. :wink:

Seja como for, assumindo que este diagnóstico é correcto, o tratamento mais importante aqui é mesmo o estabilizador de humor, estando o antidepressivo quase sempre contra-indicado.

E só mais uma coisa... doença maníaco-depressiva é exactamente o mesmo que doença bipolar. O termo maníaco-depressivo tinha um estigma algo pesado na sociedade (não é um conjunto de palavras que soe muito bem), e por isso foi substituído gradualmente pelo termo mais agradável de "doença bipolar".

Olha, o Amphion veio dar lições sobre o sistema nervoso central ao pessoal....

Olha para ser sincera não gostei quando disseste "Não se tem depressão crónica e doença maníaco-depressiva, são entidades clínicas distintas. " porque até parece que me estás a chamar de mentirosa ou a pensar que eu estou a inventar...sim...eu sei que há muita gente que inventa doenças e tal para chamar a atenção do pessoal ( e conheço algumas, muitas deste meio ), olha, mas infelizmente (ou felizmente) não é o meu caso...

Se fosse possível experimentavas estar na minha pele durante uns 3 diazitos e depois dizias-me alguma coisa, tá bem...?

Beijinhos e abraços.

Raquel Simões

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta jun 18, 2008 4:40 pm

O tópico foi submetido a limpeza maciça das 3 últimas páginas.... um chorrilho de ofensas não ajuda em nada à discussão do tópico, e peço-vos que não tragam as vossas patologias e/ou perturbações de personalidade para o modo como se comportam no fórum.

GloomySunday Escreveu:
Olha, o Amphion veio dar lições sobre o sistema nervoso central ao pessoal....

Olha para ser sincera não gostei quando disseste "Não se tem depressão crónica e doença maníaco-depressiva, são entidades clínicas distintas. " porque até parece que me estás a chamar de mentirosa ou a pensar que eu estou a inventar...sim...eu sei que há muita gente que inventa doenças e tal para chamar a atenção do pessoal ( e conheço algumas, muitas deste meio ), olha, mas infelizmente (ou felizmente) não é o meu caso...

Se fosse possível experimentavas estar na minha pele durante uns 3 diazitos e depois dizias-me alguma coisa, tá bem...?

Beijinhos e abraços.

Raquel Simões

Raquel, não era para gostares ou deixares de gostar, era sim pra perceberes e também, de preferência, para não mal-interpretares o que eu disse.

"Não se tem depressão crónica e doença maníaco-depressiva, são entidades clínicas distintas. A doença maníaco-depressiva inclui ocorrência de episódios depressivos (e, claro maníacos, ou hipomaníacos), e perante este diagnóstico o de depressão crónica não é feito."

Isto foi claro como a água... se tens doença bipolar podes ter no decurso dessa doença bipolar episódios depressivos, mais ou menos duradouros (tal como episódios maníacos), logo não te é feito o diagnóstico de depressão crónica aparte do diagnóstico de bipolar. Ou seja, não se tem depressão crónica + doença bipolar, mas sim pode-se ter episódio depressivo em contexto de doença bipolar.

E agora peço a todos que se mantenham no tópico.

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta jun 18, 2008 4:43 pm

Maldesoada Escreveu:
UnderØath Escreveu:num verão de loucura , conheci um casal de noruegueses que diziam que um dos grandes motivos de depressao e suicidio, no pais deles, era o facto de terem longos periodos só de noite ou só de dia ( não sei se existe algum termo tecnico).

Também já ouvi falar disso, e é verdade. Por exemplo na Finlândia, no inverno o sol não nasce quase em dois meses... e no verão, o contrário.

Isso é pura verdade. O nosso humor também é fortemente afectado pelo nosso ritmo circadiano e ciclos de sono vigília. Como tal, nos países em que existem dias curtíssimos durante vários meses, esse ritmo é afectado, a produção de melatonina decresce, e a tendência para depressão aumenta consideravelmente. Este problema engloba-se no espectro das depressões sazonais.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » quarta jun 18, 2008 4:48 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:O luto, por exemplo, gera uma situação de depressão reactiva, em que ocorre o tal desequílibrio a nível dos neurotransmissores, mas que regra geral não deve ser medicado, pois estamos perante uma reacção de adaptação ao stress, e que não assenta num problema orgânico de base. Aqui, é a psique que influencia primariamente a parte física.

Interessante ver a análise técnica da coisa.

:roll:
Mas livrai-nos do Malamén

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » quarta jun 18, 2008 5:20 pm

Venøm Escreveu:Sim, mas repara o Alentejo não representa nem de perto a maioria da paisagem campestre nacional. E quando disse campo disse na globalidade Europeia.

E é claro a taxa de suicidio e maior no Alentejo porque há razões e factores no Alentejo que condicionam isso, como por exemplo a desertificação e algumas barbaridades esteticas, arquitectonicas e culturais que lá estão a fazer, há muita corrupção e desespero no Alentejo! No alentejo há bastante pobreza rural, enquanto que na cidade as pessoas têm acesso a medicamentos e a todo o tipo de informação, nas zonas rurais do alentejo tal não acontece, e muitas das pessoas não têm condições economicas para pagar medicamentos!quote]

FAIL FAIL, FAIL!!!
Acho que só acertaste numa...

Baalrech Escreveu:Ou muito me engano ou Ourique é o concelho europeu com maior taxa de suicidio...

ODEMIRA!
Para além de ser o maior concelho da Europa é também o maior a nível de suicídios.
De freguesia para freguesia até existem/temos apelidos uns para os outros, porque numa freguesia é mais por afogamento, outra envenenamento, outra enforcamento, outra usa de armas, etç…
(Saboia city the winners)

Não tenho seguido isto vi 3 ou 4 posts, mas cada caso é um caso, e existem várias cena diferentes (e o Zé tem explicado ai bem…já agora explica-lhes também a depressão pós-parto, hehe).

Mas também li de relance pessoal que até nem percebe muito disto mas quer teimar, blá, blá…

Já agora existem bastantes pessoas que os medicamentos lhes fazem efeitos contrários aos que são suposto fazer, e até só com comprimidos para dormir (só para dar um exemplo) as pessoas ganham espertina e ainda começam a ter espasmos nas pernas, etç…

Bom eu nem vou vir aqui muito, pois apetece-me até entrar na discussão e isso levava a que eu quase escrevesse aqui um livro.
Última edição por jp soturno em quarta jun 18, 2008 5:28 pm, editado 1 vez no total.
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

vírgula
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 16, 2004 8:15 pm
Contacto:

Mensagempor vírgula » quarta jun 18, 2008 5:28 pm

Cura-se com um dia de sol, esplanada, cerveja e tremoços.
Life is that easy!
I see no fascination, I see no spark of light. Their toys are showered down like acid rain, but the beams will corrode, and we will fall.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » quarta jun 18, 2008 5:53 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:O tópico foi submetido a limpeza maciça das 3 últimas páginas.... um chorrilho de ofensas não ajuda em nada à discussão do tópico, e peço-vos que não tragam as vossas patologias e/ou perturbações de personalidade para o modo como se comportam no fórum.

Para arrumar o assunto para canto, e porque sei que dei continuidade e até, de certa forma, contribui para a causa desta limpeza, apenas quero pedir desculpa aos que participaram neste debate por ter prosseguido com uma discussão que, de facto em nada contribuiu para o tópico. Como tinha dito, não gosto de cultivar más relações, mas de repente vi-me envolvido numa troca de posts que pouco se compatibiliza com a minha maneira de ser. Penso que até agora nunca tive uma conduta menos correcta no fórum. Aconteceu agora, não por minha vontade, mas por isso peço a todos desculpa pela minha quota parte neste triste episódio...

Prossiga o debate... :arrow:

Cumps,
c[fal]

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quarta jun 18, 2008 6:22 pm

Não sei se foi neste tópico que li, ou foi noutro local, que na nuca existem células especiais fotosensíveis que afectam o humor...

Por isso, toca a cortar o cabelo e apanhar Sol na nuca, seus gadelhudos :mrgreen:
"Hate the ones who bring you down"

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quarta jun 18, 2008 10:07 pm

Inmist Escreveu:Não sei se foi neste tópico que li, ou foi noutro local, que na nuca existem células especiais fotosensíveis que afectam o humor...

Por isso, toca a cortar o cabelo e apanhar Sol na nuca, seus gadelhudos :mrgreen:

NÃO!!!

FUCK YOOOOOOOOOOOU SUN!

theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » quinta jun 19, 2008 11:46 am

Venøm Escreveu:
Inmist Escreveu:Não sei se foi neste tópico que li, ou foi noutro local, que na nuca existem células especiais fotosensíveis que afectam o humor...

NÃO!!!

FUCK YOOOOOOOOOOOU SUN!

Argh, tambem ha dessas celulas na testa? :shock:

blood_lust
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 26, 2007 10:14 am

Mensagempor blood_lust » quinta jun 19, 2008 12:15 pm

vírgula Escreveu:Cura-se com um dia de sol, esplanada, cerveja, tremoços e erva.
Life is that easy!

:beer:

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta jun 19, 2008 2:24 pm

blood_lust Escreveu:
vírgula Escreveu:Cura-se com um dia de sol, esplanada, cerveja, tremoços e erva.
Life is that easy!

:beer:

Quanto à parte da erva, o gado bovino, caprino e ovino aprovam!
Última edição por Venøm em quinta jun 19, 2008 2:35 pm, editado 2 vezes no total.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quinta jun 19, 2008 2:26 pm

pelos vistos, o aviso do amphion caiu em saco roto...
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » quinta jun 19, 2008 5:23 pm

UnderØath Escreveu:pelos vistos, o aviso do amphion caiu em saco roto...

Há quem venha aqui apenas para carregar em teclas e dizer que existe, em vez de vir conversar e respeitar os assuntos de cada tópico. Limpeza para breve, ou bloqueio, se continuar assim.

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes