Depressão - O que é realmente e como se combate?
- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm
Re: Depressão - O que é realmente e como se combate?
Se leste o meu post na integral e não na diagonal, sabes bem que não foi isso que disse.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
No way! 
Percebi o teu post, mas estava a brincar com a situação.
Além do caso que referes, também existe o outro lado, como o que refiro... mais típico em velhotas "e eu tenho isto e aquilo... isso não é nada, sabes la o que é ter isto, ainda és muito novo para ter isso, sou mais doente que tu, etc..."

Percebi o teu post, mas estava a brincar com a situação.

Além do caso que referes, também existe o outro lado, como o que refiro... mais típico em velhotas "e eu tenho isto e aquilo... isso não é nada, sabes la o que é ter isto, ainda és muito novo para ter isso, sou mais doente que tu, etc..."
"Hate the ones who bring you down"
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
IgnotoDeo Escreveu:Ansiedade e Pânico são diferentes da depressão.
Mas são ambos sintomas de Depressão
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
Postmortem Escreveu:E Venøm tu não tens "depressão", tens sim 16 anos. Até pode parecer ataque pessoal, mas acredita que não o é.
Tenho 17, mas se é depressão ou não, vamos ver, acho que o que tive nas férias passadas foi mesmo depressão, acho que chegar a emagrecer como eu emagreci e só comer uma refeição por dia durante 3 meses e passar os dias fechado no quarto deitado na cama, naaaah, não é nada depressão, sou eu que sou preguiçoso...

e é na boa, não encaro pessoalmente

- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
Been there, done that. E estou aqui para as curvas. Precisas é de um hobby, imho. Saísses de casa. Mas eu não te conheço de lado nenhum, tu é que sabes da tua vida.
Pois mas a minha opinião não advém de conversas de autocarro e subsequente teoria de psicologia de bolso. Apenas acho que história da Psicologia às vezes fala por si, além da duvidosa epistemologia da mesma. Duvidosa ao ponto de me ser difícil por vezes de classificar a Psicologia como "Ciência". Mas isso são outros 500.
Nota aos Psicólogos do fórum: Não é nada pessoal, dou-me bastante bem com gente que anda em Psicologia.
Pois mas a minha opinião não advém de conversas de autocarro e subsequente teoria de psicologia de bolso. Apenas acho que história da Psicologia às vezes fala por si, além da duvidosa epistemologia da mesma. Duvidosa ao ponto de me ser difícil por vezes de classificar a Psicologia como "Ciência". Mas isso são outros 500.
Nota aos Psicólogos do fórum: Não é nada pessoal, dou-me bastante bem com gente que anda em Psicologia.
Venøm Escreveu:IgnotoDeo Escreveu:Ansiedade e Pânico são diferentes da depressão.
Não necessariamente. Há pessoas com Depressão diagnosticada que não têm ataques de pânico ou ansiedade. Assim como o contrário também acontece. A ansiedade é sobretudo por culpa do stress e da pressão. Assim como o pânico recorrente. E se formos a ver, seguindo a tua lógica, andava todo o mundo com depressão.
Sem querendo ofender, concordo com o postmortem. Isso são fases. Acho que todos nós temos as nossas. E te garanto que uma fase menos boa difere (e mesmo muito) de uma depressão clínica. Vai por mim.
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
IgnotoDeo Escreveu:Venøm Escreveu:IgnotoDeo Escreveu:Ansiedade e Pânico são diferentes da depressão.
Não necessariamente. Há pessoas com Depressão diagnosticada que não têm ataques de pânico ou ansiedade. Assim como o contrário também acontece. A ansiedade é sobretudo por culpa do stress e da pressão. Assim como o pânico recorrente. E se formos a ver, seguindo a tua lógica, andava todo o mundo com depressão.
Sem querendo ofender, concordo com o postmortem. Isso são fases. Acho que todos nós temos as nossas. E te garanto que uma fase menos boa difere (e mesmo muito) de uma depressão clínica. Vai por mim.
Sim, acredito que seja uma fase e não depressão em si, e também porque nesta altura da primavera temos mais tendencia a ficar influenciados psicologicamente pelo stress e cansaço e deixamo-nos levar por pensamentos negativos. Não há problema, não fico ofendido, é sempre util ouvir os mais velhos.
Tirando isso e parando de falar em dramas acompanhados por musica de violino e uivados há que combater a depressão por nós próprios, é dificil, mas parar e reflectir ajuda, parar e planear o dia antes de o enfrentar ajuda ainda mais, ouvir musica alegre como uma thrashada ajuda bastante, e pegar-mos em nós e dedicarmo-nos a algo é ainda melhor.
Venøm Escreveu:
Sim, acredito que seja uma fase e não depressão em si, e também porque nesta altura da primavera temos mais tendencia a ficar influenciados psicologicamente pelo stress e cansaço e deixamo-nos levar por pensamentos negativos. Não há problema, não fico ofendido, é sempre util ouvir os mais velhos.
Tirando isso e parando de falar em dramas acompanhados por musica de violino e uivados há que combater a depressão por nós próprios, é dificil, mas parar e reflectir ajuda, parar e planear o dia antes de o enfrentar ajuda ainda mais, ouvir musica alegre como uma thrashada ajuda bastante, e pegar-mos em nós e dedicarmo-nos a algo é ainda melhor.
Não sei se leste este tópico desde o início, mas penso que as denominadas "depressões sazonais" já cá foram mencionadas (existe muito material sobre isso, caso queiras pesquisar/aprofundar).
Ainda assim, é típico da adolescência (não quero, mais uma vez, parecer ofensiva, mas tecnicamente é a faixa etária em que estás) ter estes altos e baixos, fazes negativas decorrentes de diversos problemas ou até decorrentes exclusivamente da interpretação ou sensibilidade a esses mesmos problemas. Nessa altura há os amigos, há a música, há n factores para o "rise up and shine". Numa depressão grave, pode ocorrer (como também já aqui foi mencionado) que a pessoa simplesmente se desligue daquilo que é importante para ela, perdendo a vontade de encarar a vida de frente. Nesses casos é preciso terapia, medicação mas também esse tal esforço (tanto interno como externo) para superar. Só que primeiro é preciso fazer com que o "doente" se aperceba dessa necessidade, que é o ponto mais complicado.
-
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am
Venøm Escreveu:Postmortem Escreveu:E Venøm tu não tens "depressão", tens sim 16 anos. Até pode parecer ataque pessoal, mas acredita que não o é.
Tenho 17, mas se é depressão ou não, vamos ver, acho que o que tive nas férias passadas foi mesmo depressão, acho que chegar a emagrecer como eu emagreci e só comer uma refeição por dia durante 3 meses e passar os dias fechado no quarto deitado na cama, naaaah, não é nada depressão, sou eu que sou preguiçoso...![]()
uma refeição por dia? Jesus! Eu preciso de umas tres para me manter em pé!

- Ataegina
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm
theresa018 Escreveu:Venøm Escreveu:Postmortem Escreveu:E Venøm tu não tens "depressão", tens sim 16 anos. Até pode parecer ataque pessoal, mas acredita que não o é.
Tenho 17, mas se é depressão ou não, vamos ver, acho que o que tive nas férias passadas foi mesmo depressão, acho que chegar a emagrecer como eu emagreci e só comer uma refeição por dia durante 3 meses e passar os dias fechado no quarto deitado na cama, naaaah, não é nada depressão, sou eu que sou preguiçoso...![]()
uma refeição por dia? Jesus! Eu preciso de umas tres para me manter em pé!
Tu e 90% das pessoas.
.
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
Postmortem Escreveu:Além do caso que referes, também existe o outro lado, como o que refiro... mais típico em velhotas "e eu tenho isto e aquilo... isso não é nada, sabes la o que é ter isto, ainda és muito novo para ter isso, sou mais doente que tu, etc..."
Acredito que sim, que tenhas uma opinião séria! Keep it on!
Por acaso também me custa um bocado fazer isso que referes, e à matemática também, por ambas terem pouca parte experimental. Na matemática há certezas, o que em ciência nunca deveria haver, na psicologia porque os estudos experimentais são mais à base da estatística... há casos e casos, mas as conclusões são do género "80% dos casos bla bla".
Depois também há o lodo obscuro e pouco conhecido do funcionamento do cérebro e da sua ligação com o corpo e meio externo.
Gostava de saber a tua opinião sobre o porquê de teres dito aquilo acima... será certamente relevante.
- BetinhoDoSludgeDrone
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
- Contacto:
Inmist, antes de dizeres asneiras sobre matemática, googla por Gödel.

- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
Obrigado. Confesso que não sou muito forte em matemática... pelo que percebi (mal, confesso), a matemática em si não pode ser provada nem negada, o que leva a que o que eu disse sobre a matemática esteja redondamente errado.
Confesso que será dificil eu entender um tipo de linguagem como sendo ciência, talvez devendo-se ao meu pouco conhecimento na área. Já a Física aceito-a claramente como ciência, e ela baseia-se em grande parte na matemática... se calhar preciso de umas leituras sobre "Filosofia da Matemática"
Mas pronto, on topic "depressão - O que é realmente e como se combate?"
Com Matemática! 

Confesso que será dificil eu entender um tipo de linguagem como sendo ciência, talvez devendo-se ao meu pouco conhecimento na área. Já a Física aceito-a claramente como ciência, e ela baseia-se em grande parte na matemática... se calhar preciso de umas leituras sobre "Filosofia da Matemática"
Mas pronto, on topic "depressão - O que é realmente e como se combate?"

- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
Não quero ficar mais off-topic, investiga. Mas fica aqui um grande golpe à psicologia/psiquiatria:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rosenhan_experiment
http://en.wikipedia.org/wiki/Rosenhan_experiment
- c[fal]
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Pessoalmente, creio que nunca passei por uma depressão, passei ja por estados em que estava deprimido... levava a vida a moer a cabeça, sempre a pensar de mais. recentemente estive, acredito, a beira de uma depressão. tive um problema bastante grave, basicamente o meu pior pesadelo do dia para a noite, tornou-se realidade... acreditava que vivia num paraiso e num piscar de olhos tudo mas mesmo tudo se desmoronou e pior de tudo, eu vi tudo a desmoronar-se (mais na minha cabeça, la está a tendencia para aumentar as coisas) e senti tudo a desmoronar-se em cima de mim... entao no dia em que tudo cedeu, fui parar ao hospital quase completamente paralisado, conseguia mexer parte da face e um pouco as pernas, devido a um ataque de nervos, foi o que me disseram. a minha vida resumia-se a acordar ir pa escola, sentar-me a um canto à espera do toque do toque de entrada, ir pas aulas e nao conseguir fixar nada do que os profs diziam, pelo que baixei consideravelmente as minhas notas... as minhas refeiçoes resumiam-se ao jantar, do qual nao conseguia escapar por nao querer preocupar a minha mae, refeição essa que por muitas vezes vomitei involuntáriamente devido ao meu estômago se ter desabituado de comer... de seguida ficava ate bem tarde a jogar qualquer jogo em que pudesse matar alguem, sempre com os niveis de violencia no maximo ou entao nao fazer rigorosamente nada, pelo que variava entre estados de raiva absoluta e de completa apatia... fui medicado e quando os medicamentos começaram a fazer realmente efeito, tive a capacidade de conseguir levantar-me um pouco... o suficiente para conseguir resolver o meu problema e reconstruir o que tinha caido... depois dos problemas resolvidos, continuei com os medicamentos, para ter alguma segurança e para combater o medo que tinha de que tudo caisse de novo... no meu caso, ter sido medicado, com antidepressivos, atempadamente, antes de entrar na depressão propriamente dita foi fundamental para nao cair nesse buraco, e mais importante foram os amigos, que me ajudaram a cair completamente e a voltar à normalidade... hoje estou nao outra vez no paraiso, mas sim na terra...
e aqui fica o meu contributo...
e aqui fica o meu contributo...
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes