Depressão - O que é realmente e como se combate?

Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Mensagempor Cathy » sábado fev 16, 2008 12:47 am

Acho que esse tipo de cenas podiam ou deviam ser faladas num tópico diferente. Sistema de ensino e desinteresse em estudar... Sabias qeu o actual sistema está todo direccionado para as mulheres? Não há competição, nem há aulas práticas que puxem pelos homens. É mais: avaliação contínua, trabalhos de grupo e saberes tudo na teoria (óptimo para o cérebro feminino e a forma como pensamos)...
Mas esse tema daria pano para mangas.

Quando as mulheres vêm com aquela mania de que são mais inteligentes que os homens e dão a desculpa das percentagens nas faculdades, dá-me vontade nem sei do quê. Aliás, actualmente há cientistas que insistem na necessidade de haver escolas separadas por sexos, como já houve no passado. Não tem a ver com discriminação, mas sim com maximização das capacidades de ambos os sexos, porque variam. Ouseja, tá descansado porque o teu desinteresse pode vir do facto do sistema de ensino não se adequar realmente à forma como aprendes.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » sábado fev 16, 2008 12:54 am

kleber Escreveu:
Zombie_ Escreveu:Gostava de saber quem é o patego que vai a uma consulta de 20 min por €50 de um psicólogo. Sei de psicoterapeutas bem competentes que cobram menos por uma hora - isto por conta própria. Também há centros em que se paga uma ninharia, um valor simbólico mesmo, por uma consulta de uma hora com um psicoterapeuta competente. Às vezes, uma pesquisa mais aprofundada previne desperdícios de dinheiro ;)

O meu pai! :lol: :lol: 8)

Lamento.

Se calhar era boa ideia ele procurar outros terapeutas, €50 por uma sessão de 20 min é muito caro. Isto é, se ainda precisar.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » sábado fev 16, 2008 8:49 am

The Einherjar Escreveu:
Necrophilvs Escreveu:
The Einherjar Escreveu:
Necrophilvs Escreveu:
Bronze Escreveu:Sem querer ter piada e falando muito a sério: não ouçam tanto Black Metal :wink:

não concordo nem um pouco...o black metal é provavelmente uma das coisas que me mantém cá, e ajuda-me muito em alturas mais fodidas do ponto de vista psicológico...

Talvez porque tens alguma coisa na cabeça.

não percebi o que queres dizer...mas sim,tenho muita coisa na cabeça,tal como toda a gente...

Se fosses avariado do miolo espetavas um balázio na moleirinha pelo Black Metal.

pois,percebo que para pessoas com problemas mentais graves, o black metal não é um tipo de musica propriamente "optimista" (ainda bem!)

MoonlightMistress
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda jan 31, 2005 11:37 am

Mensagempor MoonlightMistress » sábado fev 16, 2008 11:35 am

Uma sessão com um psicólogo/psicoterapeuta tem uma duração média de 50 minutos. Penso que é muito complicado estabelecer uma relação terapêutica que envolve empatia e confiança em apenas 20 minutos. Geralmente a primeira consulta é mais prolongada, visto que é necessário fazer a história clínica e pessoal do paciente assim como perceber as problemáticas do paciente. Poder-se-á ainda aplicar provas de avaliação de forma a compreeder as «origens» das problemáticas.

Depois são estabelecidas estratégias especificas, técnicas usadas em terapia, de forma a ajudar o paciente a restruturar o seu pensamento, a modificar comportamentos, a compreender as suas atitudes, promovendo-se a assertividade, competencias sociais, competências cognitivas, ensinando ao paciente técnicas de relaxamento, etc....tudo isto de acordo com as necessidades do individuo.

O importante é que o psicólogo estabeleça um contrato terapêutico claro e objectivo com o paciente para que ele perceba a duração da terapia, objectivos e o que irá ser feito em consulta e porquê.

è importante dismistificar a ideia de que o psicólogo serve para desabafar!Desabafar podemos fazer com qualquer amigo, padre, bruxa, via internet, etc....Com o psicólogo/terapeuta não se desabafa apenas, é de relembrar que o psicólogo fará uma escuta ACTIVA, envolvendo processos e técnicas específicas e objectivas...

O preço das consultas varia muito podendo encontrar consultas desde 10 euros até 80 euros. existem também consultas nos centros de saúde e hospitais onde a consulta é gratuita, mas implica entrar para uma lista de espera que muitas vezes dura anos... :shock:

MoonlightMistress
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda jan 31, 2005 11:37 am

Mensagempor MoonlightMistress » sábado fev 16, 2008 11:36 am

Uma sessão com um psicólogo/psicoterapeuta tem uma duração média de 50 minutos. Penso que é muito complicado estabelecer uma relação terapêutica que envolve empatia e confiança em apenas 20 minutos. Geralmente a primeira consulta é mais prolongada, visto que é necessário fazer a história clínica e pessoal do paciente assim como perceber as problemáticas do paciente. Poder-se-á ainda aplicar provas de avaliação de forma a compreeder as «origens» das problemáticas.

Depois são estabelecidas estratégias especificas, técnicas usadas em terapia, de forma a ajudar o paciente a restruturar o seu pensamento, a modificar comportamentos, a compreender as suas atitudes, promovendo-se a assertividade, competencias sociais, competências cognitivas, ensinando ao paciente técnicas de relaxamento, etc....tudo isto de acordo com as necessidades do individuo.

O importante é que o psicólogo estabeleça um contrato terapêutico claro e objectivo com o paciente para que ele perceba a duração da terapia, objectivos e o que irá ser feito em consulta e porquê.

è importante dismistificar a ideia de que o psicólogo serve para desabafar!Desabafar podemos fazer com qualquer amigo, padre, bruxa, via internet, etc....Com o psicólogo/terapeuta não se desabafa apenas, é de relembrar que o psicólogo fará uma escuta ACTIVA, envolvendo processos e técnicas específicas e objectivas...

O preço das consultas varia muito podendo encontrar consultas desde 10 euros até 80 euros. existem também consultas nos centros de saúde e hospitais onde a consulta é gratuita, mas implica entrar para uma lista de espera que muitas vezes dura anos... :shock:

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » sábado fev 16, 2008 12:52 pm

Cathy Escreveu:Acho que esse tipo de cenas podiam ou deviam ser faladas num tópico diferente. Sistema de ensino e desinteresse em estudar... Sabias qeu o actual sistema está todo direccionado para as mulheres? Não há competição, nem há aulas práticas que puxem pelos homens. É mais: avaliação contínua, trabalhos de grupo e saberes tudo na teoria (óptimo para o cérebro feminino e a forma como pensamos)...

Quando as mulheres vêm com aquela mania de que são mais inteligentes que os homens e dão a desculpa das percentagens nas faculdades, dá-me vontade nem sei do quê. Aliás, actualmente há cientistas que insistem na necessidade de haver escolas separadas por sexos, como já houve no passado. Não tem a ver com discriminação, mas sim com maximização das capacidades de ambos os sexos, porque variam. Ouseja, tá descansado porque o teu desinteresse pode vir do facto do sistema de ensino não se adequar realmente à forma como aprendes.

Isso e verdade,o homem e muito mais inteligente que a mulher por outro lado a mulher bate aos pontos o homem em termos de força de vontade,auto-estima e principalmente sao menos auto-destruitivas na fase dos 13 aos 18.
Última edição por kleber em sábado fev 16, 2008 1:01 pm, editado 2 vezes no total.

kleber
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor kleber » sábado fev 16, 2008 12:53 pm

Zombie_ Escreveu:
kleber Escreveu:
Zombie_ Escreveu:Gostava de saber quem é o patego que vai a uma consulta de 20 min por €50 de um psicólogo. Sei de psicoterapeutas bem competentes que cobram menos por uma hora - isto por conta própria. Também há centros em que se paga uma ninharia, um valor simbólico mesmo, por uma consulta de uma hora com um psicoterapeuta competente. Às vezes, uma pesquisa mais aprofundada previne desperdícios de dinheiro ;)

O meu pai! :lol: :lol: 8)

Lamento.

Se calhar era boa ideia ele procurar outros terapeutas, €50 por uma sessão de 20 min é muito caro. Isto é, se ainda precisar.

Fui eu.ele e que pagou. 8) :lol: .....foi o sistema no seu melhor vai ao medico de familia e ele recomenda-te um excelente psicologo. :roll: :lol:

kleber
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor kleber » sábado fev 16, 2008 12:58 pm

MoonlightMistress Escreveu:Uma sessão com um psicólogo/psicoterapeuta tem uma duração média de 50 minutos. Penso que é muito complicado estabelecer uma relação terapêutica que envolve empatia e confiança em apenas 20 minutos. Geralmente a primeira consulta é mais prolongada, visto que é necessário fazer a história clínica e pessoal do paciente assim como perceber as problemáticas do paciente. Poder-se-á ainda aplicar provas de avaliação de forma a compreeder as «origens» das problemáticas.

A partir dos 20-25 anos todos nos sabemos quais sao os nossos traumas......eu se for a um psicologo digo-lhe qual e o meu trauma e ele diz-me o dele. :lol:

Diferença?ele tem o diploma eu nao.....sobre as tecnicas nao precisas de ir para a universidade para as aprender........o sistema no seu melhor.

Bem,vou dar um ponto ao adversario,concordo com acompanhamento psicologo infantil,adolescente ate ao 16-18...a partir dai e contigo.

Rafael Tovar [RIP 2009/03/23]

Mensagempor Rafael Tovar [RIP 2009/03/23] » sábado fev 16, 2008 2:06 pm

I don´t fuckin know! 8)

Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Mensagempor Cathy » sábado fev 16, 2008 4:33 pm

kleber Escreveu:
Cathy Escreveu:Acho que esse tipo de cenas podiam ou deviam ser faladas num tópico diferente. Sistema de ensino e desinteresse em estudar... Sabias qeu o actual sistema está todo direccionado para as mulheres? Não há competição, nem há aulas práticas que puxem pelos homens. É mais: avaliação contínua, trabalhos de grupo e saberes tudo na teoria (óptimo para o cérebro feminino e a forma como pensamos)...

Isso e verdade,o homem e muito mais inteligente que a mulher por outro lado a mulher bate aos pontos o homem em termos de força de vontade,auto-estima e principalmente sao menos auto-destruitivas na fase dos 13 aos 18.

Eu não disse que os homens eram (muito) mais inteligentes que as mulheres. Há mulheres e homens inteligente e outro/as muito burros. Falei do sistema de ensino estar direccionado para a forma como o cérebro feminino pensa.

Vê isto:
http://www.aei.org/books/bookID.515,fil ... detail.asp
The War against Boys
(...)
The "girl crisis" has been seized upon by some feminists and has been suffused with sexual politics. Under the guise of helping girls, many schools have adopted policies that penalize boys, often for simply being masculine. Sommers says that boys do need help, but not the sort they've been getting. They need help catching up with girls academically. They need love, discipline, respect, and moral guidance. They desperately need understanding. They do not need to be rescued from masculinity.

Christina Hoff Sommers

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado fev 16, 2008 7:15 pm

Também não é bem assim. Os cérebros são iguais, as sociedades é que fazem com que as raparigas tenham determinados comportamentos diferentes dos rapazes. Coincidência ou não, o sistema de ensino adequa-se mais ao comportamento típico de raparigas.

Não vejo essa questão como sendo formas diferentes do cérebro trabalhar, mas sim relacionado com as questões dos comportamentos masculino e feminino esperado pela sociedade.

Parecedo off-toppic, comportamentos diferentes dos esperados podem levar a depressões. O ser muito diferente, etc... Um pouco de adaptação também não faz mal nenhum.

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » sábado fev 16, 2008 7:18 pm

Tópico oficial da Psicologia de bolso.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado fev 16, 2008 7:20 pm

The Einherjar Escreveu:Tópico oficial da Psicologia de bolso.

Depende de quem está a falar, não sou psicólogo mas tenho bases 8)

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sábado fev 16, 2008 7:20 pm

Inmist Escreveu:Também não é bem assim. Os cérebros são iguais, as sociedades é que fazem com que as raparigas tenham determinados comportamentos diferentes dos rapazes. Coincidência ou não, o sistema de ensino adequa-se mais ao comportamento típico de raparigas.

Inmist, vais ganhar um prémio nobel com essas "bases":

May 13, 2002
Sex Differences in the Brain
Men and women display patterns of behavioral and cognitive differences that reflect varying hormonal influences on brain development

By Doreen Kimura

FONTE...?

http://www.sciam.com/article.cfm?articleID=00018E9D-879D-1D06-8E49809EC588EEDF
Última edição por Brilhando em sábado fev 16, 2008 7:22 pm, editado 1 vez no total.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » sábado fev 16, 2008 7:22 pm

Inmist Escreveu:
The Einherjar Escreveu:Tópico oficial da Psicologia de bolso.

Depende de quem está a falar, não sou psicólogo mas tenho bases 8)

Ninguém em particular.

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes