Na trilogia do João Aguiar fala-se destas diferenças que, de facto, ocorriam dentro de àreas geográficas relativamente pequenas; se bem que não se desdenhasse mas se sentisse respeito - talvez alguma incompreensão por certos aspectos, como os sacrificios humanos que se praticavam em certas áreas.Gornoth Escreveu: Quase que cada aldeola tinha o seu culto, e obviamente desdenhava o culto do vizinho
Religião - Tens uma?
O paganismo é "acreditar" em várias divinidades.
Que eu saiba... Os muçulmanos acreditam num só Deus, tal como os cristãos, Judeus, etc.
Não me venham com os santos e as pastorinhas de Fátima que isso não conta.
No paganismo temos vários panteões, o lusitano (Endovélico, Ataegina, etc.); gaulês (Sucellus...) e muitos outros.
Eu entendo como "verdadeiro paganismo" estas crenças, com estes panteões. Os "neos" e os "wiccas" são uma vertente pagã muito recente e com diferenças bastante assinavaveis.
Que eu saiba... Os muçulmanos acreditam num só Deus, tal como os cristãos, Judeus, etc.
Não me venham com os santos e as pastorinhas de Fátima que isso não conta.
No paganismo temos vários panteões, o lusitano (Endovélico, Ataegina, etc.); gaulês (Sucellus...) e muitos outros.
Eu entendo como "verdadeiro paganismo" estas crenças, com estes panteões. Os "neos" e os "wiccas" são uma vertente pagã muito recente e com diferenças bastante assinavaveis.
- Adsartha
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
- Contacto:
Se pegarem num dicionário, e tal como já fio dito atrás, o paganismo foi a denominação cristã encontrada para classificar todas as outras fés que não o cristianismo e com um sentido prejurativo. É tão simples quanto isto, e se pensarem melhor de cada vez que se referem a qualquer destés cultos como paganismo estão a denominá-los do ponto de vista cristão.
Lord_Phobos Escreveu:Ok sou chato...
Alguem me pode dizer oq entende por Paganismo?
Para mim Paganismo é um termo cristao q era usado para as varias religioes Politeistas.Ou seja,nao existe uma relegiao propriamente dita chamada "Paganismo".
A ideia q tinha era q na verdade alguem q s apelide d pagao seria um neo-pagao. Mas o termo "neo" acabava por ser redundante aqui visto q a haver uma religiao com esse nome teria de ser algo "novo".
O Paganismo não é uma religião. Considera-se mais uma tradição. Essa história da Wicca e as suas várias correntes, são uma particularização de algumas crenças Pagãs, que os americanos com aquelas manias registaram como religião. De qualquer das formas, no Paganismo tens as energias primordiais(o Pentagrama simboliza-as perfeitamente e não me venham com histórias de pentagramas invertidos como oposição às forças): Terra, Àgua, Fogo, Ar e Espírito, por assim dizer (a ponta superior do Pentagrama). Existem nesta tradição várias divindades e entidades mitológicas ligadas normalmente, a forças da Natureza, pois, neste estado, o ser humano tem uma ligação à Natureza, à Terra.
Como dizia, enquanto que no Paganismo se presta culto a várias divindades, na Wicca presta-se culto à Deusa, ou seja, embora se aceitem as diversas divindades, há uma considerada a superior.
Com o Cristianismo, o termo "pagão" passou a ser utilizado não para se ligar a alguém que mantinha um "culto" interligado com a Natureza, mas sim para denominar qualquer corrente que aceitasse mais do que um Deus.
ISto está um pouco vago. É uma concepção um pouco complexa para estar aqui a explicar, mas toma lá uma definição da diciopédia:
Diciopédia 2006
paganismo
Paganismo, etimologicamente, refere-se ao modelo cultural e religioso do povo rural (do latim paganus = o que mora no pagus, no campo). Era empregue para caracterizar os seguidores das religiões politeístas, ligadas à Natureza. O paganismo, entre os antigos, era o culto e o respeito pelas forças da Natureza viva e sagrada. Daí o culto da mitologia greco-latina.
Com a cristianização, após o édito de Milão, no ano 313, começou-se a chamar pagão a quem conservava o politeísmo. Já os hebreus distinguiam o povo eleito por Deus, e os gentios, a que posteriormente chamaram pagãos.
Muitas vezes, o termo pagão é empregue como sinónimo de não cristão, de não baptizado e de ateísmo. Estas acepções são erradas pois as religiões monoteístas como o Islamismo e o Judaísmo nada têm de pagãs; os não baptizados apenas não foram iniciados no catolicismo; e o ateu é o que não crê em Deus nem nos deuses.
Hoje o neo-paganismo representa a afinidade e admiração pelos princípios dessa herança ligada à compreensão da Natureza como verdadeira força criadora de tudo.
Fernando Pessoa, através dos heterónimos, revela admiração pelo paganismo. Por exemplo, diz Pessoa que "A obra de Caeiro representa uma reconstrução integral do paganismo, na sua essência absoluta, tal como nem os gregos nem os romanos que viveram nele e por isso o não pensaram, o puderam fazer".
Como referenciar este artigo:
paganismo. In Diciopédia 2006 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2005. ISBN: 972-0-65260-8
© 2005 Porto Editora, Lda.

- Joe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
- Contacto:
Outra ou outrismo como é vulgarmente conhecida...lol
Enfim..julgo não ter conhecimentos sufecientes sobre nenhuma religião para me considerar seguidor de alguma delas... Em qualquer uma podemos encontrar lições valiosas...outras nem tanto... enfim..é ir vivendo até ir desta para outra...lol
Enfim..julgo não ter conhecimentos sufecientes sobre nenhuma religião para me considerar seguidor de alguma delas... Em qualquer uma podemos encontrar lições valiosas...outras nem tanto... enfim..é ir vivendo até ir desta para outra...lol
Don't talk to strangers...
- BlackCircle
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta abr 21, 2005 6:06 pm
- Contacto:
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes