Religião - Tens uma?

Qual a tua orientação religiosa?

Ateísmo
74
22%
Agnosticismo
40
12%
Paganismo/Neopaganismo/Wicca (Qual?)
18
5%
Cristianismo (Protestantismo, Catolicismo, etc...)
36
11%
Satanismo
25
8%
Islamismo
3
1%
Budismo
3
1%
Judaísmo
3
1%
Metal
93
28%
Outra
38
11%

Total de votos: 333

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:15 pm

fui a um colóquio sobre o pensamento positivo e a Felicidade... concordei com tudo menos com um dos "requesitos" da felicidade:
a religião.

vejo a religiao muitas vezes como ingenuidade.

E havera felicidade sem ingenuidade?

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:16 pm

Sim!Pelo menos parcial! :?

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » segunda mar 19, 2007 12:29 pm

Cristianismo: Crença num só Deus, transubstanciado em três entidades que sendo distintas são a mesma: Pai, Filho e Espirito Santo.

Crença na imortalidade da alma, e na salvação da mesma, e num Paraiso.

Crença (em maior ou menor importância) na fé como instrumento de salvação. Há sivergencias entre as denominações sobre se a fé por si só salva (como afirmam Luteranos), ou se as boas acções têm um papel igualmente preponderante.

Crença numa religião revelada através de escritos de inspiração divina.

São estes, faltando-me sem duvida alguns, os principios basilares do cristianismo. Isto para dizer que quem não acredita num dogma que seja entre estres quatro, não se pode considerar cristão. São condição sine qua non do cristianismo, e o que o definem. Dizer que "ah e tal, sou cristão porque Jesus cristo era um grande ensinador, e tal", não é ser cristão, pura e simplesmente. Muito menos professar as preferências éticas e morais que acima foram ditas, que não só não são apanágio exclusivo do cristianismo, como não o definem, e nem sequer são de todo indispensáveis na sua doutrina.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

epinephrine [RIP]

Mensagempor epinephrine [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:33 pm

Lord_Phobos Escreveu:
fui a um colóquio sobre o pensamento positivo e a Felicidade... concordei com tudo menos com um dos "requesitos" da felicidade:
a religião.

a meu ver há

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » segunda mar 19, 2007 12:35 pm

epinephrine Escreveu:
Lord_Phobos Escreveu:
a religião.

a meu ver há

A fé na falta de fé não deixa de ser uma fé.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

epinephrine [RIP]

Mensagempor epinephrine [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:37 pm

ta certo mas no meu caso nao é fé na falta de fé... é mais simples fé no ser humano e fica por aí

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda mar 19, 2007 12:39 pm

Lord_Phobos Escreveu:

Claro que não, só quem é leigo e estúpido pode ser feliz. Sempre foi assim, e quem disser o contrário só pode ser feliz! :twisted:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:41 pm

ta certo mas no meu caso nao é fé na falta de fé... é mais simples fé no ser humano e fica por aí

Para mim ter fe no ser humano é a suprema ingenuidade.

epinephrine [RIP]

Mensagempor epinephrine [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:43 pm

Lord_Phobos Escreveu:

Para mim ter fe no ser humano é a suprema ingenuidade.

discordo completamente mas respeito :)

epinephrine [RIP]

Mensagempor epinephrine [RIP] » segunda mar 19, 2007 12:44 pm

Vooder Escreveu:
Lord_Phobos Escreveu:

Claro que não, só quem é leigo e estúpido pode ser feliz. Sempre foi assim, e quem disser o contrário só pode ser feliz! :twisted:

e discordo também, mas isso ja deve ser conceitos diferentes de felicidade o que é um bocado dificil de definir

Vogon [RIP 2013/06/29]

Mensagempor Vogon [RIP 2013/06/29] » segunda mar 19, 2007 12:48 pm

Porque nunca é demais citar Douglas Adams:

'This planet has - or rather had - a problem, which was this: most of the people on it were unhappy for pretty much of the time. Many solutions were suggested for this problem, but most of these were largely concerned with the movements of small green pieces of paper, which is odd because on the whole it wasn't the small green pieces of paper that were unhappy.'

fearoftheD [RIP]

religião

Mensagempor fearoftheD [RIP] » segunda mar 19, 2007 6:17 pm

Bem...religião sem fé...não conheço.

Quanto a religião e ingenuidade, é uma opinião. Mas já vi muita gente aqui dizer que a sua religião é o metal...

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » terça mar 20, 2007 10:47 am

Podes ser religioso e não ter fé.

whitewidow
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 31, 2007 11:26 am
Contacto:

Mensagempor whitewidow » terça mar 20, 2007 2:04 pm

Lux-A Escreveu:Podes ser religioso e não ter fé.

explica la entao... todas as religiões a meu ver têm de ter fé.

p. ex: um cristão acredita na existencia de um deus superior que os leva aos "bons caminhos". esse mesmo deus nunca ninguem o viu... logo, acreditar numa coisa que nunca ninguem tenha tido um contacto, isso é fé.

... ja agora... nao acredito em nada sobrenatural, cada vez mais os resultados das pesquisas cientificas nos garantem que nao ha sobrenaturalidade e que tudo pode ser explicado de uma maneira mais ou menos simples com factos reais e nao imaginários.

A crença em um ser superior é apenas fruto da nossa imaginação... e essa gente como os padres e bispos e etc... vivem a custa daqueles que acreditam nisso.

nao será por isso que o Vaticano é o pais mais rico do mundo? dizem que a função da igreja é ajudar os mais desfavorecidos e o facto é que ha muita fome em todo o mundo... como alguns paises africanos onde crianças morrem a fome...
porque é que o vaticano nao divide a sua fortuna com esses paises, dizem eles que é essa a sua função. mas o facto é que nao se passa isso.
A religião é o maior exemplo de mentira e hipocrisia que se pode encontrar.
O cristianismo diz-se aberto a toda a gente que deles precise, é contra a guerra .... mas quantas pessoas em tempos passados morreram por duvidar das teorias da igreja? (isto é que é a verdadeira ditadura)
A função da igreja nao é ajudar, é viver a custa daqueles que acreditam neles.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » terça mar 20, 2007 2:16 pm

mas quem ainda nao entendeu que a igreja catolica e o cristianismo seguiram caminhos diferentes?

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes