Religião - Tens uma?
Ok sou chato...
Alguem me pode dizer oq entende por Paganismo?
Para mim Paganismo é um termo cristao q era usado para as varias religioes Politeistas.Ou seja,nao existe uma relegiao propriamente dita chamada "Paganismo".
A ideia q tinha era q na verdade alguem q s apelide d pagao seria um neo-pagao. Mas o termo "neo" acabava por ser redundante aqui visto q a haver uma religiao com esse nome teria de ser algo "novo".
Para mim Paganismo é um termo cristao q era usado para as varias religioes Politeistas.Ou seja,nao existe uma relegiao propriamente dita chamada "Paganismo".
A ideia q tinha era q na verdade alguem q s apelide d pagao seria um neo-pagao. Mas o termo "neo" acabava por ser redundante aqui visto q a haver uma religiao com esse nome teria de ser algo "novo".
Sim, a natureza transcende o Homem... mas não se acredita ou deixa de acreditar nela, ela existe, é objectiva! Mas o acaso, o imprevisto não acontece na natureza. Terramotos, Tsunamis, tempestades, etc... tudo é previsível, o Homem ainda não possui é meios e capacidade para tal!
Transcende o Homem no sentido de sermos apenas uma parte/peça desta "máquina" complexa que é o cosmos/natureza.
Agora, acredito que o Homem tem poder para ser senhor do seu destino, responsável pelas suas acções, pode modificar/usar a natureza para seu proveito (bem ou mal), é criador de normas éticas e morais, é criador de religiões e espiritualismos, é criador de deuses e divindades, é criador de milagres e castigos.... neste aspecto é o senhor supremo!
Transcende o Homem no sentido de sermos apenas uma parte/peça desta "máquina" complexa que é o cosmos/natureza.
Agora, acredito que o Homem tem poder para ser senhor do seu destino, responsável pelas suas acções, pode modificar/usar a natureza para seu proveito (bem ou mal), é criador de normas éticas e morais, é criador de religiões e espiritualismos, é criador de deuses e divindades, é criador de milagres e castigos.... neste aspecto é o senhor supremo!
Tens razão... Pagão seria aquele que não tinha um só Deus, no caso, teria mais que um... geralmente os povos nórdicos/celtas eram apelidados de tal pois a sua mitologia era fertil em deuses e divindades.
Religião pagã não existe... serve apenas para rotular o que era diferente!
- Maeve
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: domingo fev 19, 2006 12:52 am
Lord_Phobos Escreveu:Ok sou chato...
Tens toda a razão...
Mas vê... o paganismo era o nome dado aqueles que nao adoravam o mesmo deus que os cristãos. Porém, naquela altura, os principais alvos eram os celtas e outros que seguiam a chamada velha religiao, que nao tem um nome especifico. Por isso é normal, as pessoas ligarem o paganismo a essa religiao.
O neo-paganismo é mto diferente da velha religiao. A base é a mesma, mas tem demasiadas outras influencias. O neo-paganismo na minha opiniao nao é religiao alguma, é uma especie de filosofia de vida.
Estou com o Phobos. Só porque sou picuínhas.
"Velhas religiões" anteriores ao domínio cristão, só na Europa ocidental, devia haver aos milhares. Por cá tínhamos o culto do Endovélico e sabe-se lá quantos mais, pela Gália havia aquela gentalha toda que se conhece dos livros do Asterix, e por aí fora. Quase que cada aldeola tinha o seu culto, e obviamente desdenhava o culto do vizinho (já é velhota, esta trampa dos bairrismos).
Paganismo é tudo o que não é cristão. A religião muçulmana, por exemplo, é pagã. Os budistas? São pagãos. Hindus? Pagãos.
É como a história dos bárbaros - ou estás sob a alçada do império romano, ou és bárbaro.
Portanto, quem diz ser pagão, convém ser um pouco mais explícito.
Não o são (ou tentam ser) todas?

"Velhas religiões" anteriores ao domínio cristão, só na Europa ocidental, devia haver aos milhares. Por cá tínhamos o culto do Endovélico e sabe-se lá quantos mais, pela Gália havia aquela gentalha toda que se conhece dos livros do Asterix, e por aí fora. Quase que cada aldeola tinha o seu culto, e obviamente desdenhava o culto do vizinho (já é velhota, esta trampa dos bairrismos).
Paganismo é tudo o que não é cristão. A religião muçulmana, por exemplo, é pagã. Os budistas? São pagãos. Hindus? Pagãos.
É como a história dos bárbaros - ou estás sob a alçada do império romano, ou és bárbaro.
Portanto, quem diz ser pagão, convém ser um pouco mais explícito.

Maeve Escreveu:na minha opiniao nao é religiao alguma, é uma especie de filosofia de vida.
Não o são (ou tentam ser) todas?
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes