Conceito de possuír um album/ep ...

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Re: Conceito de possuír um album/ep ...

Mensagempor Opuskulo » segunda jun 04, 2012 11:11 am

Acho que mais do que um conceito, estamos a falar de um sentimento. Acho que esta paixão/mania/vício/whatever... de comprar discos não é algo que se possa definir enquanto conceito. Acho que é algo que cada um sente à sua maneira e para o qual terá diferentes motivações e retira daí diferentes sensações. Para mim ter um disco é tê-lo em suporte físico, seja em cd ou em vinil. Ponto final! Ter um ficheiro manhoso no computador não é ter um disco...é ter um ficheiro manhoso! Enquanto obra de arte (que é isso que um disco é), a importância de um disco vai muito além da música, estendedo-se ao conceito, à imagem, ao som, ao tacto e a uma coisa que não tem preço e que jamais conseguiremos reproduzir de forma digital: à emoção! Ter um disco ou uma colecção de discos é, acima de tudo, algo emocional e quase irracional...daqueles prazeres que não se explicam mas que se sentem.

Já agora fica a dica sobre um espaço recentemente criado onde os doidos dos discos podem reunir-se e partilhar esta paixão:

http://www.33rpm-discos.blogspot.pt/

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda jun 04, 2012 1:47 pm

Quando a puta da crise deixa, gosto de comprar cd's, sobretudo aqueles que me marcam quando oiço em mp3. No meu caso, é mesmo para coleccionar. Tenho poucos (cerca de 70) mas nem posso dizer que lhes dê uso. Normalmente, ficam na prateleira e é raro sequer abrir a caixa. Muitos deles (diria que 99%) nunca rodaram, a não ser para fazer uma cópia para o iPod. Mas não é comparável a sensação de ouvir um mp3 à sensação de ter a caixa e cd nas mãos. No entanto, quando se chega ao ponto de pensar no dinheiro que custam, a opção mp3 ganha a dianteira.
Imagem

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » segunda jun 04, 2012 2:20 pm

Opuskulo Escreveu:Já agora fica a dica sobre um espaço recentemente criado onde os doidos dos discos podem reunir-se e partilhar esta paixão:

http://www.33rpm-discos.blogspot.pt/

Que está excelente, diga-se! :cheers:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda jun 04, 2012 3:10 pm

Toretto Escreveu:Quando a puta da crise deixa, gosto de comprar cd's, sobretudo aqueles que me marcam quando oiço em mp3. No meu caso, é mesmo para coleccionar. Tenho poucos (cerca de 70) mas nem posso dizer que lhes dê uso. Normalmente, ficam na prateleira e é raro sequer abrir a caixa. Muitos deles (diria que 99%) nunca rodaram, a não ser para fazer uma cópia para o iPod. Mas não é comparável a sensação de ouvir um mp3 à sensação de ter a caixa e cd nas mãos. No entanto, quando se chega ao ponto de pensar no dinheiro que custam, a opção mp3 ganha a dianteira.

É engraçado que eu consigo aplicar essa lógica à compra de livros (principalmente tendo arranjado um Kindle recentemente) mas já tenho alguma dificuldade em aplicá-la aos CDs.
Ou seja, apesar de agora o fazer já bastante esporadicamente, não tenho vontade de dar uso ao Itunes mais do que a única vez que o fiz e continuo a comprar a rodela de plástico. Claro que compro os cd's e passo-os para o Ipod e depois ficam muito quietinhos lá na estante. Mas mesmo assim, não deixo de ir buscar de vez em quando, este ou aquele e entreter-me pela enésima vez a folhear o livrinho.

Talvez seja um pouco daquela irracionalidade que o Opuskulo falou...

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » segunda jun 04, 2012 4:05 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:Talvez seja um pouco daquela irracionalidade que o Opuskulo falou...

Concordo em absoluto que exista essa irracionalidade, uma vez que só consigo verdadeiramente apreciar um álbum quando faço o upgrade do mp3 para o formato físico. Mesmo que já o tenha ouvido várias vezes em mp3, a obra só atinge a sua plenitude com o package todo à minha frente. O som é o mesmo, mas...

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » segunda jun 04, 2012 4:09 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:Talvez seja um pouco daquela irracionalidade que o Opuskulo falou...

Concordo em absoluto que exista essa irracionalidade, uma vez que só consigo verdadeiramente apreciar um álbum quando faço o upgrade do mp3 para o formato físico. Mesmo que já o tenha ouvido várias vezes em mp3, a obra só atinge a sua plenitude com o package todo à minha frente. O som é o mesmo, mas...

Isto.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » segunda jun 04, 2012 4:15 pm

atendendo à descrição feita por alguns de vocês nota-se que há uma grande diferença entre ouvinte e colecionador.

eu sou simplesmente ouvinte, o colecionismo para mim não funciona
god's business, witchfinding!

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » segunda jun 04, 2012 4:22 pm

possuir um album é como possuir uma mulher.

a espera até ao encontro "cara a cara" na expectativa de qual será o estado de apresentação da "peça", o primeiro toque so para sentir o "material", o "desembrulhar" suavemente para nao danificar, o apreciar visualmente cada canto antes de começar a usufruir em pleno,.,,, depois é um acumular de sensações, passando pela mudança de "posição", os momentos mais calmos, os momentos mais intensos, todos alinhados para o objectivo final que é o climax..
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » segunda jun 04, 2012 4:29 pm

Eu considero-me um pequeno coleccionador.
Já dei por mim a comprar material que não gosto assim tanto, apenas pelo investimento ou pelo valor da coisa (há quem compre logo uma data de cópias para posterior venda).

Ainda assim tenho-me desfeito de algumas coisas que não gosto para comprar material que gosto.

Há uns tempos preferia comprar reedições com extras, mas agora prefiro edições originais... lá está, pelo valor futuro.

E de facto não há nada como ter o suporte físico. Para além do prazer que se retira em estar com o booklet, ler as letras, fotos, etc... dá-nos também uma sensação de posse, de património e cada vez que aumenta nos torna mais viciados na colecção. Quem tem uma "colecção" de mp3 tem uma "colecção" de nada, e para espanto meu já vejo albuns digitais mais caros do que físicos... enfim...

Há muita gente que não percebe isso, e há pessoas com bastante cultura musical, que apenas querem ouvir a música, e não gastar dinheiro com ela.

Lá está, fazendo uma analogia para o mundo da leitura, pode-se na mesma ler um livro por meio de fotocópias ou digitalmente, mas pelo menos para mim não é a mesma coisa de ter o livro na mão.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » segunda jun 04, 2012 4:45 pm

Vooder Escreveu:pelo valor da coisa (há quem compre logo uma data de cópias para posterior venda).

Isso não é ser coleccionador, é ser cigano!! :mrgreen:

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » segunda jun 04, 2012 5:31 pm

Vooder Escreveu:para espanto meu já vejo albuns digitais mais caros do que físicos...

Ainda hoje não consigo perceber como é que alguém pode dar dinheiro por música em formato digital. :?

tnganisius
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 18, 2011 10:04 pm

Mensagempor tnganisius » segunda jun 04, 2012 6:24 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
Vooder Escreveu:para espanto meu já vejo albuns digitais mais caros do que físicos...

Ainda hoje não consigo perceber como é que alguém pode dar dinheiro por música em formato digital. :?

Mas há, e tal como o Vooder diz, de facto há edições digitais que são pagas faixa-a-faixa que no fim somando o album/ep inteiro pode ficar mais caro que comprar um qualquer jewelcase ali na loja do lado. E mais incrivel (ou não) as editoras já viram isso, e já editoras tipo Century Media e Massacre a disponibilizar primeiro (e alguns casos unicamente) em formato digital .... disgusting :twisted:

Por isso a questão do tópico, até que ponto a sensibilidade das pessoas está a cair nessa "fashion" de pagar para ter nada. Nada que não se sente o cheiro a novo, o tacto do relevo de algumas edições, as imagens, as fotos das bandas, as fichas técnicas das releases, os agradecimentos, etc, etc, etc.
ALL weekly METAL new releases: LUSITANIAN MUSIC
Se não estiver listado na e-store, enviem email. Todas as novidades disponiveis.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » segunda jun 04, 2012 6:26 pm

Formato digital só mesmo pra download gratuito. Dar dinheiro por isso... no way. Se tiver que pagar que seja por o formato físico, a arte gráfica, fotos, letras, aquelas cenas todas que a malta tanto gosta.

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » segunda jun 04, 2012 6:39 pm

abyssum Escreveu:Formato digital só mesmo pra download gratuito. Dar dinheiro por isso... no way. Se tiver que pagar que seja por o formato físico, a arte gráfica, fotos, letras, aquelas cenas todas que a malta tanto gosta.

Pois, concordo a 100%, mas a verdade é que para as editoras é o negócio mais rentável.

Mas no final, eu não concordo que a arte seja vendida dessa forma. Isso é o mesmo que comprar um quadro em .jpeg ou .png. Não é a mesma coisa, nem que se pintem de azul...

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » segunda jun 04, 2012 6:57 pm

foi uma pesquisa feita à pressa, mas atentem aí no "era vulgaris" dos QOTSA.
è só um exemplo
http://www.play.com/Search.html?searchs ... e=musicall
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes