Amor aos discos de Vinil - Mikael Akerfeldt - Opeth

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Re: Amor aos discos de Vinil - Mikael Akerfeldt - Opeth

Mensagempor Zyklon » quinta mar 01, 2012 11:46 am

Quanto você senta confortavelmente e ouve os dois lados de um LP com uma cerveja na mão e usando os seus fones de ouvido, garanto que você terá uma experiência muito mais gratificante do que qualquer outra. Você não pode pular as faixas, você não pode passar para frente trechos que não curte. Você é forçado a transitar pelo disco como um todo, da maneira como os criadores daquele álbum imaginaram, e é isso que faz um LP ser uma experiência única.

Tipo não é preciso ser um Lp para as coisas serem "experiências unicas"...sejam mp3, tape, cd, ep...ás vezes bastam umas boas colunas e tudo muda de figura..

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am

Mensagempor ALVES134 » quinta mar 01, 2012 12:26 pm

Zyklon Escreveu:
Quanto você senta confortavelmente e ouve os dois lados de um LP com uma cerveja na mão e usando os seus fones de ouvido, garanto que você terá uma experiência muito mais gratificante do que qualquer outra. Você não pode pular as faixas, você não pode passar para frente trechos que não curte. Você é forçado a transitar pelo disco como um todo, da maneira como os criadores daquele álbum imaginaram, e é isso que faz um LP ser uma experiência única.

Tipo não é preciso ser um Lp para as coisas serem "experiências unicas"...sejam mp3, tape, cd, ep...ás vezes bastam umas boas colunas e tudo muda de figura..

Essa cena de não poder passar as faixas à frente não acontece só com os leitores de vinil.

A minha aparelhagem(a antiguinha foi para o electrão) neste momento resume-se a um leitor de dvd foleiro sem comando e um set de colunas com subwoofer, como no leitor só tem as teclas de play/pause, stop e on/off tenho que gramar cada segundo dos albuns :mrgreen:
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » quinta mar 01, 2012 2:32 pm

Sempre me forcei a ouvir os albuns completos. É como estar a ler um livro e saltar um capítulo. no way

Pessoalmente só recentemente comecei a adquirir vinil.
Para já só edições especiais (que apenas saem em vinil), negócios irrecusáveis ou de Morbid Angel.

Acho que isso tem mais a ver com o hábito (comecei a comprar albuns numa altura que pura e simplesmente o vinil era descartado pelo mercado a nível de oferta e mesmo de sistemas de som) e portanto com a "geração" a que pertecemos. Se tivesse agora 15 anos se calhar só comprava vinil, sabe-se lá.

E sim, dá mais prazer ouvir em vinil, mas apenas as edições até meados dos 90'. As actuais não lhes acho grande diferença sinceramente.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quinta mar 01, 2012 5:31 pm

Tomem lá um teste rápido para ver até que frequência ainda conseguem ouvir:
http://www.noiseaddicts.com/2009/03/can ... ring-test/

Eu infelizmente já apanho muito pouco acima dos 15KHz... a idade não perdoa, e ter passado mais de metade da minha vida envolvido em bandas, concertos, e música em altos berros também não abona nada a favor da audição.

Algum de vós ainda ouve um som nítido aos 19 ou 20KHz? Se sim, parabéns, que ainda têm uma audição excelente.

E acima dos 20KHz? É essa a frequência a partir do qual o som digital samplado a 44.1KHz (como nos CDs) é cortado, e as frequências acima dessas não são representadas. O som gravado em estúdio e usado para mastering geralmente é samplado a 96KHz, e portanto corta frequências acima dos ~48. Esse tipo de qualidade não é suportada pelo formato CD, mas alguns SACD ou DVD-A suportam isso, embora nem todo o equipamento consiga depois reproduzir essas frequências com qualidade - mas também duvido mesmo muito que alguma vez algum humano tenha conseguido ouvir frequências nesse alcance.

Para terem uma ideia, os assobios para os cães têm frequências entre os 23 e os 54KHz.

De qualquer modo, paixão é uma coisa, detalhes técnicos são outra. Estou a discutir apenas os detalhes técnicos, porque a tendência da malta (e não estou a falar necessariamente de quem comentou neste tópico) é tentar justificar o gozo que tem em ouvir discos em vinil com argumentos pseudo-científicos errados para validar esse gosto. E a esses digo... epá... deixem-se de conices. Vinil é fixe porque é fixe, ponto final; não é preciso andar a inventar.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » quinta mar 01, 2012 6:32 pm

Vooder Escreveu:Sempre me forcei a ouvir os albuns completos. É como estar a ler um livro e saltar um capítulo. no way

x2

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am

Mensagempor ALVES134 » quinta mar 01, 2012 6:36 pm

Acho que vou é voltar a ouvir um album por semana em vez dos 3 a 5 que oiço.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta mar 01, 2012 7:39 pm

Já só oiço até às 15KHz. :(

A esposa consegue ouvir até às 17KHz. Tenho de pô-la a ouvir mais barulho!
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta mar 01, 2012 11:09 pm

Gornoth Escreveu:duvido mesmo muito que alguma vez algum humano tenha conseguido ouvir frequências nesse alcance.

Algumas crianças e jovens com asma por vezes conseguem ouvir até 25 kHz, para mal dos seus pecados. Aparentemente, é uma experiência essencialmente desagradável.

Considerem isto: a maior parte das pessoas nunca conseguiu ouvir acima dos 20 kHz, a maior parte dos adultos com 30-40 já vai com sorte se ouvir acima dos 16.
Igualmente, a prestação acima dos 20 kHz não é um parâmetro na maior parte do equipamento de estúdio.

Se os músicos não ouvem, se os técnicos de som não ouvem e se o equipamento de estúdio não capta nem reproduz fielmente essas frequências... o que é que está nos SACD nessas zonas? Lixo, basicamente.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta mar 01, 2012 11:17 pm

Não venham cá com merdas.

Isto é que é amor ao vinil!

Imagem

Podem fechar!

Gentle Giant
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 22, 2011 6:11 pm

Mensagempor Gentle Giant » quinta mar 01, 2012 11:52 pm

Ouvi 15 já a moer-me o juízo, não consegui ouvir 16. Tenho quase 31 anos, devo tar preocupado?

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta mar 02, 2012 12:23 am

raxx7 Escreveu:
Gornoth Escreveu:duvido mesmo muito que alguma vez algum humano tenha conseguido ouvir frequências nesse alcance.

Algumas crianças e jovens com asma por vezes conseguem ouvir até 25 kHz, para mal dos seus pecados.

Devia ter dito a coisa de modo mais claro; referia-me a duvidar que alguém alguma vez tenha conseguido ouvir uma frequência próxima dos 48KHz. Os assobios para cães mais graves, como disse, começam perto dos 23KHz, mas há casos reportados de pessoas que conseguem ouvi-los. Mas os mais agudos, no way.

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » sexta mar 02, 2012 12:37 am

Off-topic: 14Khz. Surdo de merda :|
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sexta mar 02, 2012 12:38 am

GoncaloBCunha Escreveu:Já só oiço até às 15KHz. :(

A esposa consegue ouvir até às 17KHz. Tenho de pô-la a ouvir mais barulho!

Ainda apanho os 18KHz... no entanto, com os earphones que uso no trabalho não passei dos 16KHz.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » sexta mar 02, 2012 12:41 am

É normal eu conseguir ouvir até aos 22kHz??

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes