Contra o Acordo, marchar, marchar...

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Re: Contra o Acordo, marchar, marchar...

Mensagempor aetheria » segunda mai 12, 2008 11:48 am

KonigLowe Escreveu:
Ainda há n muito tempo tb se ia à Pharmacia e agora ng escreve com pê+agá. Ainda há semanas toda a gente se insurgia mesmo aqui contra o fórum, porque as cores n sei quê, porque os avatares à direita. É unicamente a puta da resistência à mudança. Mas n é só por aqui. Os alemães tb andam à nora com o seu acordo ortográfico!

Com essa elevada eloquência :twisted: tocaste num aspecto essencial: a resistência à mudança.
No meu caso, não sou das mais avessas à mudança... mas, no caso concreto, defendo que a mudança deve ser feita, tal como no exemplo que apontaste, de dentro para fora... como o resultado natural da evolução que a língua sofre. Não me escandalizou que incluíssem o "bué" no dicionário, embora não o use, e podem/devem incluir outras acepções de palavras que há uns anos atrás não tinham "esse significado"... digamos, por exemplo :roll: broche.

De facto, se há resistência a mudanças é por aqui, neste fórum, já me apercebi *evil mode*
Contudo, o que se pretende é mudar por decreto (e por interesses que estão bem longe da preocupação com a língua e com os valores nacionais)... isso é que não me agrada, de todo.

Os alemães andam à nora com o acordo deles... é um assunto interno, quase. Os espanhóis acordaram que a língua é comum, embora se respeite as particularidades de cada país. Os ingleses borrifaram-se para isso. Os franceses... andam há anos a pensar fazer algo...
Estou-me nas tintas, eu olho é para cá, para o assunto interno... não me agrada o servilismo. E envergonhou-me ler, há pouco, no Expresso, a melhor defesa da língua portuguesa feita... por um inglês, que vive por cá.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » segunda mai 12, 2008 2:31 pm

Uma pequena notinha: o "bué", embora no dicionário, continua a ser calão/linguagem familiar, pelo que não deve ser utilizado em documentos e nos belos dos exames (a não ser que esteja entre aspas e seja utilizado como recurso expressivo).
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » segunda mai 12, 2008 4:13 pm

A mim provoca-me muito mais erisipela o facto de Mozambique ter aderido à Commonwealth em vez de estar na CPLP, do que estar agora preocupado com a ratificação de um acordo ortográfico aprovado há uns vinte anos atrás, mas a imprensa trás o tema a lume e é logo o ai-jesus-que-querem-maltratar-a-nossa-língua. A força do português, de ser a quinta ou sexta língua mais falada no mundo, advém de todos os ex-estados do Império continuarem a falar a nossa língua - falassem eles outra língua e a relevância do português resumiria-se à insignificância do país que somos.
Mas livrai-nos do Malamén

Rafael Tovar [RIP 2009/03/23]

Mensagempor Rafael Tovar [RIP 2009/03/23] » segunda mai 12, 2008 4:15 pm

Ai Portugal! :|

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » segunda mai 12, 2008 6:12 pm

KonigLowe Escreveu:A força do português, de ser a quinta ou sexta língua mais falada no mundo, advém de todos os ex-estados do Império continuarem a falar a nossa língua - falassem eles outra língua e a relevância do português resumiria-se à insignificância do país que somos.

Nem mais. Se o português fosse apenas falado na "insignificância de país que somos" ninguém se empertigava com as diferenças... contudo, a grandeza de uma língua, a meu ver, não se mede pelo número de falantes mas pelas obras que exibe e neste ponto, meu caro, estou em crer que a nossa língua está bem loooooooooooooooooooooooooooooooonge de ser medíocre! :wink:

Contuto, para que conste, gosto bem de alguns autores africanos, precisamente pelo colorido e variedade que aportam para a língua. Nessa variedade é que está a riqueza. A mediocridade está em uniformizar! :cheers:
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » terça mai 13, 2008 4:49 pm

aetheria Escreveu:
KonigLowe Escreveu:A força do português, de ser a quinta ou sexta língua mais falada no mundo, advém de todos os ex-estados do Império continuarem a falar a nossa língua - falassem eles outra língua e a relevância do português resumiria-se à insignificância do país que somos.

Nem mais. Se o português fosse apenas falado na "insignificância de país que somos" ninguém se empertigava com as diferenças... contudo, a grandeza de uma língua, a meu ver, não se mede pelo número de falantes mas pelas obras que exibe e neste ponto, meu caro, estou em crer que a nossa língua está bem loooooooooooooooooooooooooooooooonge de ser medíocre! :wink:

Em primeiro lugar n me viste considerar a nossa língua de medícre. Quando falei em insignificante pretendia oviamente caraterizar o país.
Depois podes ter obras literárias do mais ricas que possam existir que se foram escritas por exemplo em albanês ou romeno, ninguém estará minimamente interessado em lê-las, com a exceção claro dos Albaneses e dos Romenos, a menos que: estejam traduzidas! E é devido às línguas serem mais ou menos faladas no mundo que as pessoas estão mais ou menos interessadas em estudá-las e em as saber falar, daí também a relevância, como em tudo, do número. Senão, porquê afinal que todos nós aprendemos inglês na escola? Precisamente por ser a língua mais falada n'est ce pas?

theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » terça mai 13, 2008 5:45 pm

O acordo é uma porcaria e ponto final :mrgreen:

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » quarta mai 14, 2008 12:10 am

KonigLowe Escreveu: daí também a relevância, como em tudo, do número. Senão, porquê afinal que todos nós aprendemos inglês na escola? Precisamente por ser a língua mais falada n'est ce pas?

ya, size matters :evillol:

Mas também não será por se assinar um acordo com os brasileiros que passará a ser mais falada, tu compris?!
Aliás, podiam poupar dois trabalhos e aproveitarem para acordar/ratificar a escrita sms... poupavam ainda mais letras :twisted:

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » quarta mai 14, 2008 7:28 pm

aetheria Escreveu:
KonigLowe Escreveu: daí também a relevância, como em tudo, do número. Senão, porquê afinal que todos nós aprendemos inglês na escola? Precisamente por ser a língua mais falada n'est ce pas?

ya, size matters :evillol:

Mas também não será por se assinar um acordo com os brasileiros que passará a ser mais falada, tu compris?!
Aliás, podiam poupar dois trabalhos e aproveitarem para acordar/ratificar a escrita sms... poupavam ainda mais letras :twisted:

Só o Brasil tem 180 milhões de pessoas que falam o português. E o acordo n vai desvirtuar a nossa língua, são pequenos pormenores insignificantes. Uma língua não é algo inerte, evolui, senão ainda falávamos um portunhol. Mas como disse, o que me irrita é o acordo já ter sido feito à n sei quantos anos, mas só porque parece que finalmente vai ser ratificado, a maior parte do pessoal lembra-se disto agora por os media trazem isto a lume e aparecem logo os velhos do restelo com o ai-jesus e coitada da nossa língua, e assinar um abaixo assinado e mais n sei o quê, quando muita dessa gente fala e escreve, como referiste, um esse-eme-esse-netkapês!

Victor Lima
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado abr 07, 2007 7:57 pm
Contacto:

Mensagempor Victor Lima » quarta mai 14, 2008 10:49 pm

O acordo ortográfico não é apenas para Portugal. Já li aqui que a língua não é brasileiro e merdas do género. Convençam-se que o Brasil também está dentro deste acordo e que também irá alterar certas formas de escrita. É um acordo para todos os países que falam português, de forma ao português ser uma língua mais universal. Agora se isso está certo ou errado aí sim, já podem julgar. Eu também acho que é errado mas daí a dizer que vamos escrever brasileiro...isso é ignorância.
I am praying for the raging flood...I am waiting for you to come...

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » quinta mai 15, 2008 1:50 am

Isso era muito bonito se a escrita de Portugal não fosse bem mais afectada que a do Brasil.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » quinta mai 15, 2008 9:52 am

KonigLowe Escreveu: Mas como disse, o que me irrita é o acordo já ter sido feito à n sei quantos anos, mas só porque parece que finalmente vai ser ratificado, a maior parte do pessoal lembra-se disto agora por os media trazem isto a lume e aparecem logo os velhos do restelo com o ai-jesus e coitada da nossa língua,

Ó... mas aí entra outra característica nacional que nem um acordo formal ratificaria :lol:

Bem... se a "coisa" ficar em papel.... também não me chateia muito :evillol: aliás, até devem acordar certas alterações... mas outras, caso se verifiquem mesmo, não têm razão de ser... a mim, o que me aborrece, mais do que a alteração formal (da qual, daqui a uns anos, ninguém se lembrará), é os políticos e os interesses que se sobrepõem a tudo... basta ver o que aconteceu com a Feira do Livro de Lisboa ... ah!... o grande grupo editorial Leya quer ter barraquinhas especiais e diferentes da dos outros... não há. não participa... [e porque é grande, boicota, porque pode] e que se lixem todas as outras editoras pequenas que se esforçam por sobreviver e que prestam serviço à cultura...( "prestar serviço à cultura"... isso dá lucro?)

@ Victor Lima (aqui já nem se escreve o C :D - mas o acordo não inclui os nomes próprios )... concordo com o que dizes: há muita ignorância à mistura. E também há reacções negativas por parte de certos sectores brasileiros... há quem não queira abandonar o trema, que por cá desapareceu há uns anos. De facto, bem vistas as coisas, são pormenores... mas a política que está por trás :x

Victor Lima
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado abr 07, 2007 7:57 pm
Contacto:

Mensagempor Victor Lima » quinta mai 15, 2008 2:08 pm

The Einherjar Escreveu:Isso era muito bonito se a escrita de Portugal não fosse bem mais afectada que a do Brasil.

E o que queres dizer com isso? Que o Brasil é que se devia submeter a mais alterações? Eu sou contra o acordo mas consigo compreender que se é para haver acordo, Portugal seja mais afectado que o Brasil, é algo perfeitamente natural. Aqui vem a questão da população mais numerosa.
Para mim será muito difícil habituar-me a uma nova maneira de escrever visto que vim do Brasil com 4 anos e como a minha família falava com o sotaque brasileiro, quando aprendi a escrever (já cá em Portugal) foi difícil não dar erros e desde aí que tive de ter muita atenção à minha escrita e mudar tudo agora será outro esforço...
Em relação à petição...é como já se disse aqui...não é com o cu sentado no pc que vamos mudar o que quer que seja.
I am praying for the raging flood...I am waiting for you to come...

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta mai 15, 2008 2:17 pm

Estava a estranhar os posts do Victor Lima, mas agora reparei no detalhe na origem do bias.

Victor Lima Escreveu:
The Einherjar Escreveu:Isso era muito bonito se a escrita de Portugal não fosse bem mais afectada que a do Brasil.

E o que queres dizer com isso? Que o Brasil é que se devia submeter a mais alterações? Eu sou contra o acordo mas consigo compreender que se é para haver acordo, Portugal seja mais afectado que o Brasil, é algo perfeitamente natural. Aqui vem a questão da população mais numerosa.

Qual é mesmo o nome do idioma? Português, correcto? Então o que é que tem o número de falantes que ver com quem cede mais? O que é que vem a seguir, cedências ao crioulo porque nos ganha em números? :roll:

razmataz
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta fev 24, 2005 2:00 pm
Contacto:

Mensagempor razmataz » quinta mai 15, 2008 2:21 pm

o português vai morrer........o portuguileiro vai nascer.........

TÁ MAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
your freedom ends where mine begins!!!

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes