Gornoth Escreveu:Estou com o Phobos. Só porque sou picuínhas.
"Velhas religiões" anteriores ao domínio cristão, só na Europa ocidental, devia haver aos milhares. Por cá tínhamos o culto do Endovélico e sabe-se lá quantos mais, pela Gália havia aquela gentalha toda que se conhece dos livros do Asterix, e por aí fora. Quase que cada aldeola tinha o seu culto, e obviamente desdenhava o culto do vizinho (já é velhota, esta trampa dos bairrismos).
Paganismo é tudo o que não é cristão. A religião muçulmana, por exemplo, é pagã. Os budistas? São pagãos. Hindus? Pagãos.
É como a história dos bárbaros - ou estás sob a alçada do império romano, ou és bárbaro.
Portanto, quem diz ser pagão, convém ser um pouco mais explícito.Maeve Escreveu:na minha opiniao nao é religiao alguma, é uma especie de filosofia de vida.
Não o são (ou tentam ser) todas?
Se procurares po velha religiao nalgum sitio, percebes o que eu te digo, eu não sei o que lhe chamar, não lhe chamo nada, vivo-a, simplesmente.
Sim todas as religioes acabam por nos ditar a nossa maneira de viver... eu nao percebo mto de etiologia, mas pressuponho que religiao implique haver um ou varios deuses ou o que lhes queiram chamar. O wicca, agarrou um bocado no mitologia celta, "roubando" as personagens principais... e juntou com influencias orientais e outras coisas.... afinal de contas o wicca nao passou de uma especie de puzzle que o Gadnner (ou la como ele se chamava) fez para se encontrar a si proprio. Por isso é que me faz confunsao ver pessoas a auto considerarem-se "wiccans" e por ai fora...
Eu sou mais tradicionalista, mitologia celta, druidismo... e tudo o que tiver a ver com o assunto, mas no estado mais puro possivel, sem os floreados que alguns escritores gostam de adicionar.