Post/Progressive/Atmospheric Black Metal

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Post/Progressive/Atmospheric Black Metal

Mensagempor Kustu Rica » quarta jan 06, 2010 11:46 pm

Boas.

Este tópico destina-se para falarem desta nova tendência de Black Metal.

Post/Progressive/Atmospheric. Bandas como Altar of Plagues, Wolves in the Throne Room ou Enslaved.

Recentemente comecei a explorar este novo estilo, nunca fui fã de black metal, mas acho esta mistura bastante refrescante.

Se poderem dar-me a conhecer novas bandas que não fujam muito e estes rótulos, agradecia.

Evitam postar 50 links de myspace de bandas de uma só vez, é escusado fazer isso, pois gostaria também de ouvir opiniões, um pouco de discussão saudável sobre este estilo emergente que tem ganho bastante destaque e adeptos fora dos amantes de black metal mais convencional.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Re: Post/Progressive/Atmospheric Black Metal

Mensagempor Indigente » quinta jan 07, 2010 12:23 am

krallice

já disse isto mais que uma vez mas volto a repetir, é a banda responsável pelo meu novo interesse em black metal. sonoridade única sem qualquer tipo de competição, dentro e fora do black metal. no meu entender, enquadram-se bem no rótulo de black metal progressivo, não por haver uma ostentação técnica (apesar de se notar uma grande fluência em todos os instrumentos) mas pela abordagem inovadora ao género (que não deixa de ser no fundo a definição de progressivo). tem um estilo de composição muito particular em que se destaca a conjugação das diferentes linhas de melodia criadas pelas duas guitarras e baixo, em que cada um consegue criar espaço para respirar e desenvolver sem se sobreporem uns aos outros. são capazes de criar momentos mais introspectivos e atmosféricos assim como autenticas descargas de adrenalina.

no meu entender são das maiores promessas no género, em 2 anos consecutivos lançaram 2 autênticos petardos, apesar dos inúmeros projectos paralelos distribuídos pelos diferentes elementos da banda. fica aqui uma música para quem tiver curiosidade.

Wine, women and song.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quinta jan 07, 2010 12:59 am

Isto é um novo estilo? Perdoem-me a ignorância mas em relação a conceitos no Metal fico à nora.

Eu que acompanho o Black Metal desde que saiu o mitico álbum com o mesmo nome (tinha eu 12 anitos) verifico com agrado que muitas bandas estão a ter a capacidade de introduzir novas sonoridades no Black Metal.

Trata-se de algo que valorizo imenso precisamente numa altura em que há uma aposta das editoras em tentar revitalizar bandas e sonoridades dos anos 80 e 90 (e que já me enjoa).

Ora, tenho cá para mim que esta evolução no Black Metal foi sendo conseguida não só com algumas bandas novas (como os Krallice que o nyarla indicou) mas também por bandas clássicas dentro do Black que têm conseguido evoluir dentro de si próprias fazendo com que o estilo também progrida.

E tenho de dar os exemplos de Emperor, Marduk, Enslaved ou Satyricon como determinantes para essa evolução.

Os próprios musicos evoluíram, cresceram e sentiram a natural necessidade de experimentar coisas novas como é o caso mais notável do Ihsahn.

Daí a minha dificuldade em distinguir estes sub estilos dentro do Black Metal. Afinal, o IX Equilibrium é Progressive Black Metal? O Rom 5:12 é Post Black Metal? E o Filosofem é Atmospheric Black Metal?

Sinceramente não sei e acho que estamos a falar de conceitos meramente figurativos criados apenas para impressionar. Para mim é tudo Black Metal e quanto mais o Black Metal evoluir mais dificil se tornará a quem quer que seja dizer-me que uma Banda é X ou Y.

Não consigo emprateleirar de forma demasiado estanque a musica.

Perdoem-me a franqueza! Se calhar sou eu que estou velho e já não vos consigo acompanhar.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » quinta jan 07, 2010 1:23 am

percebo o teu dilema pedro. a meu entender, esta necessidade de usar rótulos mais específicos (que muitas vezes peca por excesso) surge como uma resposta à oferta abundante de música que se verifica hoje em dia. actualmente, dizer que x banda pratica black metal já não é grande indicador do som desta face à miríade de sonoridades dentro do estilo, aliás, as próprias editoras já recorrem a estas designações na divulgação das suas bandas.

entendo o porquê do morke ter usado estas 3 designações, porque realmente são os termos que circulam na net para englobar esta nova corrente de bm que tem surgido nos últimos anos e aos olhos de alguém menos conhecedor do estilo (como ele admitiu que é) possam parecer os mais adequados. eu sinceramente acho que se podia usar o termo "3ª vaga", já houve a 1ª e a 2ª nas décadas de 80 e 90, respectivamente, não vejo o porquê de não se seguir essa lógica.

só a termo de curiosidade, o termo "post" começou a circular pela associação do som de algumas bandas de bm ao post-rock, o que se deveu principalmente ao uso do mesmo tipo de dinâmicas. o "mantle" dos agalloch é um belo exemplo disso (e muito provavelmente um dos primeiros trabalhos de black metal onde se nota a influência mais que evidente do post-rock). e com as bandas de black metal a dispersarem cada vez mais o seu som (shoegaze, noise rock e quejandos), cheira-me que ainda vão surgir mais designações.
Wine, women and song.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quinta jan 07, 2010 1:31 am

nyarlathotep Escreveu:percebo o teu dilema pedro

nyarlathotep

Agradeço as tuas palavras e o teu esclarecimento.

Começava a achar que sou eu que estou a ficar com Alzheimer e que já não tenho andamento para vocês...bem...e daí...pouco falta.

Enfim, encontramo-nos numa compilação um destes meses para me mostrares esses conceitos novos.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta jan 07, 2010 9:15 am

Agalloch serve?

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » quinta jan 07, 2010 9:28 am

Não sei se Skagos cabe aqui, mas gosto de pensar que sim.

Imagem

Provenientes do Canadá, praticam um sub-género a que chamam Cascadian Black Metal, nome que também representa um círculo de bandas semelhantes como Echtra, Fauna e outras que tais que já fazem parte do vosso conhecimento. Usando guitarras acústicas não só dentro de músicas propriamente ditas, usam-na juntamente com um violino, para fazer interlúdios de enorme qualidade como "...With a Warm Recolection", música que não se pode dizer que interrompe um álbum como costuma acontecer com vários interlúdios, mas sim irrompe pelo disco dentro dando bastante mais personalidade à banda.
Já toda a gente sabe que o Ást é mais que recomendado por qualquer pessoa que o ouça.

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » quinta jan 07, 2010 9:29 am

Converge Escreveu:Agalloch serve?

nyarlathotep Escreveu:o "mantle" dos agalloch é um belo exemplo disso (e muito provavelmente um dos primeiros trabalhos de black metal onde se nota a influência mais que evidente do post-roc.

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Mensagempor Xhara » quinta jan 07, 2010 10:31 am

Sun of the Blind
Paysage D'Hiver
Lunar Aurora
Trist
Hate Forest
Drudkh

Apenas algumas das melhores! bandas de atmospheric black :cheers:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta jan 07, 2010 11:10 am

Cataclysmic Abyss Escreveu:
Converge Escreveu:Agalloch serve?

nyarlathotep Escreveu:o "mantle" dos agalloch é um belo exemplo disso (e muito provavelmente um dos primeiros trabalhos de black metal onde se nota a influência mais que evidente do post-roc.

:redneck:

:arrow: "The Mantle" faz-me lembrar bem mais Doom, Folk (nada de humpas humpas e trolls) e post-rock com aquela desolação lumberjack de Oregon, que propriamente algo saído do BM.

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Xhara » quinta jan 07, 2010 11:19 am

Cataclysmic Abyss Escreveu:Não sei se Skagos cabe aqui, mas gosto de pensar que sim.

Imagem

Provenientes do Canadá, praticam um sub-género a que chamam Cascadian Black Metal, nome que também representa um círculo de bandas semelhantes como Echtra, Fauna e outras que tais que já fazem parte do vosso conhecimento. Usando guitarras acústicas não só dentro de músicas propriamente ditas, usam-na juntamente com um violino, para fazer interlúdios de enorme qualidade como "...With a Warm Recolection", música que não se pode dizer que interrompe um álbum como costuma acontecer com vários interlúdios, mas sim irrompe pelo disco dentro dando bastante mais personalidade à banda.
Já toda a gente sabe que o Ást é mais que recomendado por qualquer pessoa que o ouça.

Acho estranho eles praticarem Cascadian Black Metal, sendo do Canada. O termo originou-se com WITTR, que chamam à zona onde moram Cascadia. Portanto, uns canadienses a fazerem-se passar por americanos é estranho. Anyways , Skagos é awesome :arrow:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta jan 07, 2010 11:53 am

Post não sei porque o que isso significa parece variar largamente, mas Progressive e Atmospheric, os obrigatórios Arcturus tinham a rodos.

Só para picar o ponto, já que ninguém o tinha feito ainda. Carry on :)

lang
Administrador
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am

Mensagempor lang » quinta jan 07, 2010 12:43 pm

nyarlathotep Escreveu:krallice

...sonoridade única sem qualquer tipo de competição, dentro e fora do black metal...

nyarlathotep

também sou grande admirador dos Krallice, agora dizer que o que fazem não tem comparação...é um pouco exagerado. Ouve o Renihilation dos Liturgy e dá-me a tua opinião (já agora, Morke Keiseren Skagh dá uma audição a este trabalho para ver se te agrada).
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Xhara » quinta jan 07, 2010 12:59 pm

Já agora, considero os últimos álbuns de Deathspell Omega e de Glorior Belli completamente atmosféricos. Alguém mais tem esta opinião?

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quinta jan 07, 2010 1:05 pm

A diferença do post BM para o avantgarde BM é pouca, veja-se Ved Buens Ende, é post ou é avantgarde? Dificil dizer. O mesmo se pode dizer de mirrorthrone, diabolical masquerade, vulture industries, arcturus (até ao la masquerade infernale), vírus, Akercocke, nachtmystium, etc... sendo umas mais post-BM e enraízadas no BM, outras mais experimentais e com elementos externos ao BM. Tudo serve, tudo é bom, mas defenir quando aínda é post e quando já passou os limites do género é complicado.

Prog black, recomendo direworlf, banda em nome próprio do guitarrista de Behold... the Arctopus

Atmosférico... há imensas boas, as minhas preferidas são Sear Bliss, Negura Bunget, Drudkh, Fen, e a melhor de todas, Summoning :metal:
"Hate the ones who bring you down"

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes