Taxas alfandegarias (ajuda)

darksoul
Participante Inspirado(a)
Registado: quinta jan 25, 2007 11:44 am

Taxas alfandegarias (ajuda)

Mensagempor darksoul » terça jan 20, 2009 12:34 pm

Muito se fala sobre este assunto mas não consigo perceber nada disto
Já usei o search pois tinha quase a certeza que havia por aqui um tópico "alfandegas for dummies" mas pelos menos não encontrei nada ou era noutro forum...

A questão é a seguinte:
Tenho um conhecido nos E.U.A. que está a vender a guitarra eléctrica dele por 725$ (cerca de 555€). Sendo um artigo usado, enviado por uma pessoa particular e não por nenhuma loja/empresa e sem ser sequer através do ebay, será que se pagam aquelas taxas alfandegarias marotas?
Por muito que procure não encontro informação especifica para este caso. A ver se também pego no telefone e ligo para os CTT e afins...

Qualquer ajuda é bem vinda! Obrigado :cheers:

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Re: Taxas alfandegarias (ajuda)

Mensagempor Sir Sardine » terça jan 20, 2009 12:36 pm

É bem possível que fiques com isso preso na alfândega, se é essa a dúvida. E nesse caso, sim, terás de pagar umas taxas...

darksoul

Mensagempor darksoul » terça jan 20, 2009 12:54 pm

Pois com o tamanho daquilo não deve escapar...pelo que vi as taxas também podem variar e isto é tudo uma questão de sorte/azar que não me parece que valha a pena a chatice...fuuuuuuuu

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça jan 20, 2009 12:57 pm

Hmmm, se isso te for enviado sem ser declarado corres o risco de ficar retido, de for declarado um valor pagas o IVA correspondente ao valor.

Aqui onde trabalho mandámos vir um capacete de Realidade Virtual com o valor declarado de 1500 dólares e pagámos 400 euros de desalfandegamento...

Mandar vir coisas grandes ou de valor considerável dos 'states não é boa ideia :?

Corrijam se estiver a dizer algo errado que só tive essa experiência com desalfandegamentos
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » terça jan 20, 2009 1:03 pm

Não estás enganado não. Realmente coisas de grande porte, no geral levam lock na alfândega...

darksoul

Mensagempor darksoul » terça jan 20, 2009 1:09 pm

Exacto era essa a info que tinha. Levar com o IVA e com taxas em cima do valor declarado+portes o que pode levar a que as taxas sejam bastante altas.
Resumindo e concluindo, é capaz de ser melhor estar quieto e não me meter em trabalhos.

Obrigado pela ajuda :cheers:

INDULGENCE
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jul 08, 2008 12:32 pm
Contacto:

Mensagempor INDULGENCE » terça jan 20, 2009 1:14 pm

saiu uma lei em que artigos cujo valor seja igual ou inferior a 150€ (nao tenho a certeza do valor) nao ficam retidos na alfandega, qualquer que seja o seu tamanho

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça jan 20, 2009 1:35 pm

spiegelman Escreveu:Hmmm, se isso te for enviado sem ser declarado corres o risco de ficar retido, de for declarado um valor pagas o IVA correspondente ao valor.

Não é só isso. Com o IVA em 21%, todas as taxas somadas, o valor cobrado podia ascender aos 37%. Agora suponho que seja 36%. Acho que o que costuma levar com o máximo é roupa. Acho.

INDULGENCE Escreveu:saiu uma lei em que artigos cujo valor seja igual ou inferior a 150€ (nao tenho a certeza do valor) nao ficam retidos na alfandega, qualquer que seja o seu tamanho

Tens link para isso? Há uns meses era bastante inferior o valor... 50€ ou menos ainda.

andrepereira
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado ago 30, 2008 1:59 pm

Mensagempor andrepereira » terça jan 20, 2009 1:52 pm

O valor dantes era 22€... Agora sei que isso mudou, mas também não me lembro do valor concreto!

É mesmo 150€
EDIT: Está aqui a fonte!
Imagem
Imagem
"There's blood in the water"

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » terça jan 20, 2009 1:57 pm

andre__pereira Escreveu:O valor dantes era 22€... Agora sei que isso mudou, mas também não me lembro do valor concreto!

É mesmo 150€

mas qdo e que isto entrou em vigor? em dezembro paguei quase 20 euros de alfandega por um item que me custou 72 vindo dos USA.
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

andrepereira
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado ago 30, 2008 1:59 pm

Mensagempor andrepereira » terça jan 20, 2009 2:03 pm

UnderØath Escreveu:
andre__pereira Escreveu:O valor dantes era 22€... Agora sei que isso mudou, mas também não me lembro do valor concreto!

É mesmo 150€

mas qdo e que isto entrou em vigor? em dezembro paguei quase 20 euros de alfandega por um item que me custou 72 vindo dos USA.

Supostamente isso entrou em vigor a 1 de Dezembro.... Mas já ouvi relatos de casos como o teu! O que o pessoal anda a fazer é ir lá mostrar este documento para provar que a lei já está em vigor, porque dizem que o pessoal da alfândega gosta muito de se fazer de "esquecido" :|
Imagem
Imagem
"There's blood in the water"

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça jan 20, 2009 2:42 pm

Parece-me muito bem!

Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Contacto:

Mensagempor Onesolo » terça jan 20, 2009 4:34 pm

INDULGENCE Escreveu:saiu uma lei em que artigos cujo valor seja igual ou inferior a 150€ (nao tenho a certeza do valor) nao ficam retidos na alfandega, qualquer que seja o seu tamanho

Isto não é verdade,
Quando chega uma carga ao pais a Alfandega vai saber o que é e mediante o artigo/produto vao ver na pauta aduaneira se esta sujeito ao pagamento de direitos aduaneiros. Pode eventualmente ser um produto isento de direitos aduaneiros e se tiver um valor declarado inferior a 150,00 eur paga apenas o iva correspondente e segue logo para entrega ao destinatario.

Para produtos/artigos sujeitos a pagamento de direitos aduaneiros entao ai é necessario o tratamento aduaneiro, a que normalmente chamam de despacho aduaneiro.
Pagam os direitos aduaneiros sobre o valor CIF da mercadoria e posteriormente pagam o IVA sobre o valor da mercadoria.
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

darksoul

Mensagempor darksoul » terça jan 20, 2009 6:37 pm

Bem, decidi-me por deixar passar o negocio apesar da dita guitarra estar a metade do preço pelo qual se arranja cá.
Nao compensa o risco de ficar a arder um dinheirao estupidamente.
Obrigado pelas respostas

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Mensagempor BloodTells » terça jan 20, 2009 8:06 pm

Por acaso, ninguém sabe qual é o decreto-lei que o Indulgence indicou? É que se já saiu em DR, não podem refilar :twisted: .

Assim, poderia ser que passasse mais tempo no e-bay.

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes