Depressão - O que é realmente e como se combate?
- Sanguessuga
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
- Contacto:
Re: Depressão - O que é realmente e como se combate?
Nem um,nem outro pa,deixa andar... 

- PriscillaRayne
- Participante
- Registado: quinta jul 02, 2009 5:16 pm
- Contacto:
Adinatha Escreveu:Eu estou em tratamento por uma depressão. Excesso de trabalho, aliado a problemas de saúde meus e do meu namorado levaram a que me tirassem o chão e ficasse um mês de baixa em casa. Meteram-me a tomar um medicamento (Cipralex) que ao início me deixava muito mal-disposta e que agora que já em habituei faz-me variações de humor constantes. Não posso deixar de tomar repentinamente - há dias esqueci-me e andei o dia todo a vomitar e com dores pelo corpo. Isto assusta-me, sinceramente. Nunca fui dependente de substância nenhuma e agora pareço uma junkie, tomava aquilo para me sentir bem e agora tomo para não me sentir mal. E pior... sinto-me longe de estar completamente bem da depressão.
Aquilo que devias fazer seria o desmame desse medicamento e depois procurar ajuda na psicoterapia que é mais eficaz do que um medicamento que simplesmente causa dependência.
Já estive na situação, não tomei medicação mas fui acompanhada por um Psicólogo e ajudou imenso, infelizmente parei o acompanhamentos pq ele foi trabalhar para outro país, mas estou bastante melhor. Se há 3 anos atrás me sentia um lixo e no lixo actualmente sinto-me bem, mais confiante, com mais auto-estima e etc. Claro que há sempre alturas em que se reincide, mas no meu caso acaba por passar uns dias depois, é como se uns dias "entro no estado depressivo" e nos outros já volto ao normal. Mas a Psicoterapia/psicologia é algo que aconselho vivamente. Não faz um rápido efeito como o dos fármacos, mas ajuda bastante porque aprendemos nós mesmos a criar estratégias para lidar com as situações stressoras/depressoras/ansiogénicas, etc.
Espero que isso te possa ajudar

Yes, I'm falling... how much longer till I hit the ground?
I can't tell you why I'm breaking down.
Do you wonder why I prefer to be alone?
Have I really lost control?
PriscillaRayne Escreveu:Adinatha Escreveu:Eu estou em tratamento por uma depressão. Excesso de trabalho, aliado a problemas de saúde meus e do meu namorado levaram a que me tirassem o chão e ficasse um mês de baixa em casa. Meteram-me a tomar um medicamento (Cipralex) que ao início me deixava muito mal-disposta e que agora que já em habituei faz-me variações de humor constantes. Não posso deixar de tomar repentinamente - há dias esqueci-me e andei o dia todo a vomitar e com dores pelo corpo. Isto assusta-me, sinceramente. Nunca fui dependente de substância nenhuma e agora pareço uma junkie, tomava aquilo para me sentir bem e agora tomo para não me sentir mal. E pior... sinto-me longe de estar completamente bem da depressão.
Aquilo que devias fazer seria o desmame desse medicamento e depois procurar ajuda na psicoterapia que é mais eficaz do que um medicamento que simplesmente causa dependência.
Já estive na situação, não tomei medicação mas fui acompanhada por um Psicólogo e ajudou imenso, infelizmente parei o acompanhamentos pq ele foi trabalhar para outro país, mas estou bastante melhor. Se há 3 anos atrás me sentia um lixo e no lixo actualmente sinto-me bem, mais confiante, com mais auto-estima e etc. Claro que há sempre alturas em que se reincide, mas no meu caso acaba por passar uns dias depois, é como se uns dias "entro no estado depressivo" e nos outros já volto ao normal. Mas a Psicoterapia/psicologia é algo que aconselho vivamente. Não faz um rápido efeito como o dos fármacos, mas ajuda bastante porque aprendemos nós mesmos a criar estratégias para lidar com as situações stressoras/depressoras/ansiogénicas, etc.
Espero que isso te possa ajudar
Comecei a tomar anti-depressivos e ansiolíticos com 12 anos, parei com 15 durante alguns meses e recomecei ainda com 15 o que durou até aos 18. Actualmente tenho 19 e não tomo absolutamente nada. Nunca tive dependência de nenhum medicamente mas, os efeitos secundários são por vezes horríveis. Maioria dos medicamentos começam a fazer efeito passado um mês, que foi o meu caso, e realmente ajudam mas, não curam como se pensa. São fundamentais quando receitados por alguém com experiência, na maioria dos casos são receitados por médicos de clínica geral nas urgências de um hospital qualquer. Cada medicamento tem o seu próprio desmame e pior que não tomar é parar de tomar repentinamente. Nunca senti dependência e é normal que nos primeiros meses de tratamento por parte de medicamentos sintamos grande parte dos efeitos colaterais que por si, desvanecem com o passar do tempo. No meu problema, sair, conviver, fazer coisas diferentes não era o problema, simplesmente tinha de "acordar".
Última edição por Anne [RIP 2014/03/13] em quarta fev 22, 2012 7:53 pm, editado 1 vez no total.
- Sludge
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jul 02, 2008 11:42 am
A depressão combate-se com isto:
ou com isto

Have a nice trip

ou com isto

Have a nice trip

- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Sludge Escreveu:A depressão combate-se com isto:![]()
ou com isto
Have a nice trip
És doido, pa!
Se queres passar po outro lado e nunca mais voltar a solução é mesmo emborcar isso com uma depressão em cima!
- Sanguessuga
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
- Contacto:
O relax sem compromisso ajuda muito,aconselho vivamente 

Não sou depressivo, mas gostava de ter uma qualidade de vida melhor é a verdade é que os meus vicios andam a 'destruir' a minha vida... tendo insonias e tal como o Brunhu diz ou temos um cérebro muito forte ou temos um que é uma bela merda.
Tenho uma doença mental (transtorno obcessivo compulsivo) pode ser que assim os users deste forum percebam certas atitudes minhas agora... ando em tratamento ha mais de um ano e nada... bato mal com sirenes, elevadores, números, luz electrica, coisas tortas, etc etc
É muito complexo, só gostaria que alguém daqui do forum me desse alguma ajuda / conselhos e que não brincasse com o assunto de preferência.
Tenho uma doença mental (transtorno obcessivo compulsivo) pode ser que assim os users deste forum percebam certas atitudes minhas agora... ando em tratamento ha mais de um ano e nada... bato mal com sirenes, elevadores, números, luz electrica, coisas tortas, etc etc
É muito complexo, só gostaria que alguém daqui do forum me desse alguma ajuda / conselhos e que não brincasse com o assunto de preferência.
- PriscillaRayne
- Participante
- Contacto:
Soul_of_Darkness Escreveu:Não sou depressivo, mas gostava de ter uma qualidade de vida melhor é a verdade é que os meus vicios andam a 'destruir' a minha vida... tendo insonias e tal como o Brunhu diz ou temos um cérebro muito forte ou temos um que é uma bela merda.
Disseste que tens tratamentos há um ano, mas tratamentos onde e com quem? psicólogo ou psiquiatra? com medicação ou com psicoterapia? O teu transtorno obsessivo-compulsivo é um pouco estranho em termos de caracteristicas, porque tens mais do que um "foco" de obsessão, o que não é muito comum (pelo menos da realidade que conheço).
Não tenho ainda a formação suficiente (tou a tirar mestrado ainda) na área da Psicologia pra te poder ajudar com técnicas ou com acomselhamentos (e nem através de um forúm isso se faria) mas se já estás a ser acompanhado, tens é de perceber que esse tipo de transtornos (tal como a depressão ou qualquer outro) não passa como uma gripe, que tomas meia dúzia de comprimidos, andas uma semana e tás pronto pra outra. São perturbações complexas e que precisam de tempo e de muita experiência por parte do técnico, e é importante ainda qual a orientação que ele segue (em termos de abordagem) pois isso muitas vezes pode condicionar o processo de tratamento.
Se vês que não há melhoras desde que tens tratamentos então o melhor é falares com o teu terapeuta e discutires esse assunto, assim ele poderá ter noção que pode ser uma falha da parte dele (caso seja um psicólogo). Se for através de medicação e sem acompanhamento em psicoterapia então aconselho-te a que encontres algum profissional (seja psicólogo ou psiquiatra) que a faça, pois nesses casos é bastante importante. É importante perceber como começaram esses sintomas, os pensamentos e as crenças que te levam a eles.
Espero ter ajudado em alguma coisa. Se precisares de mais alguma informação é só responderes por aqui ou enviar pm.
- Kustu Rica
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm
Venøm Escreveu:Sludge Escreveu:A depressão combate-se com isto:
LSD
ou com isto
Cogumelos
Have a nice trip
És doido, pa!
Se queres passar po outro lado e nunca mais voltar a solução é mesmo emborcar isso com uma depressão em cima!
Soul_of_Darkness Escreveu:Tenho uma doença mental (transtorno obcessivo compulsivo) pode ser que assim os users deste forum percebam certas atitudes minhas agora...
Isto explica tanta coisa.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.
- Gentle Giant
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quinta dez 22, 2011 6:11 pm
Duvido que sofras de Transtorno obsessivo-compulsivo.
transtorno obsessivo-compulsivo não são pancadas, pequenas obsessões, manias e afins.
Sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo é ter de bater com o calcanhar 17 vezes no mesmo rodapé antes de sair de casa porque senão o fizeres O MUNDO ACABA!
Não são manias e ter tiques, é achar que se não lavares as mãos da maneira correcta o teu mundo deixa de existir. Tive uma colega no secundário que sofria mesmo disso, e um dia escovou o cabelo de maneira tão obsessiva (pq tinha de ser o nrº exacto, no angulo exacto no tempo exacto) que os pais dela tiveram de chamar uma ambulancia pq a escova lhe estava a causar feridas no couro cabeludo e ela estava a começar a sangrar...
Tiques não são transtorno obsessivo-compulsivo.
transtorno obsessivo-compulsivo não são pancadas, pequenas obsessões, manias e afins.
Sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo é ter de bater com o calcanhar 17 vezes no mesmo rodapé antes de sair de casa porque senão o fizeres O MUNDO ACABA!
Não são manias e ter tiques, é achar que se não lavares as mãos da maneira correcta o teu mundo deixa de existir. Tive uma colega no secundário que sofria mesmo disso, e um dia escovou o cabelo de maneira tão obsessiva (pq tinha de ser o nrº exacto, no angulo exacto no tempo exacto) que os pais dela tiveram de chamar uma ambulancia pq a escova lhe estava a causar feridas no couro cabeludo e ela estava a começar a sangrar...
- PriscillaRayne
- Participante
- Contacto:
Gentle Giant Escreveu:Duvido que sofras de Transtorno obsessivo-compulsivo.
A cena das coisas tortas é uma obsessão, pode é ser sem compulsão. Mas ele diz ter isso provávelmente porque foi indicado por alguém como tendo isso. Se fores ao médico e disseres que tens os sintomas x, y e z e ele te disser que tens gripe, tu vens pra casa então convencido que tens gripe porque deram um nome aos teus sintomas....
Como disse no comentário que fiz sobre o que ele disse, é estranho ter mais que um foco de obsessão, e quando há, está relacionado muitas vezes com a mesma crença. Mas primeiro é preciso saber quem lhe fez esse diagnóstico e saber bem quais são os sintomas que apresenta.
De qlqr das formas deixo um link para a descrição dos critérios do TOC segundo o DSM-IV-TR (o manual de diagnóstico de doenças mentais mais frequentemente utilizado seja por Psiquiatras ou por Psicólogos): http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=133
PriscillaRayne Escreveu:Soul_of_Darkness Escreveu:Não sou depressivo, mas gostava de ter uma qualidade de vida melhor é a verdade é que os meus vicios andam a 'destruir' a minha vida... tendo insonias e tal como o Brunhu diz ou temos um cérebro muito forte ou temos um que é uma bela merda.
Disseste que tens tratamentos há um ano, mas tratamentos onde e com quem? psicólogo ou psiquiatra? com medicação ou com psicoterapia? O teu transtorno obsessivo-compulsivo é um pouco estranho em termos de caracteristicas, porque tens mais do que um "foco" de obsessão, o que não é muito comum (pelo menos da realidade que conheço).
Não tenho ainda a formação suficiente (tou a tirar mestrado ainda) na área da Psicologia pra te poder ajudar com técnicas ou com acomselhamentos (e nem através de um forúm isso se faria) mas se já estás a ser acompanhado, tens é de perceber que esse tipo de transtornos (tal como a depressão ou qualquer outro) não passa como uma gripe, que tomas meia dúzia de comprimidos, andas uma semana e tás pronto pra outra. São perturbações complexas e que precisam de tempo e de muita experiência por parte do técnico, e é importante ainda qual a orientação que ele segue (em termos de abordagem) pois isso muitas vezes pode condicionar o processo de tratamento.
Se vês que não há melhoras desde que tens tratamentos então o melhor é falares com o teu terapeuta e discutires esse assunto, assim ele poderá ter noção que pode ser uma falha da parte dele (caso seja um psicólogo). Se for através de medicação e sem acompanhamento em psicoterapia então aconselho-te a que encontres algum profissional (seja psicólogo ou psiquiatra) que a faça, pois nesses casos é bastante importante. É importante perceber como começaram esses sintomas, os pensamentos e as crenças que te levam a eles.
Espero ter ajudado em alguma coisa. Se precisares de mais alguma informação é só responderes por aqui ou enviar pm.
Obrigado pelo interesse. Já tive varios médicos / psicologo (as) e psiquiatras... eu sei que nao passa de um dia para o outro e que tenho de ter calma... a proxima consulta é ja dia 15 deste mês.
- PriscillaRayne
- Participante
- Contacto:
Soul_of_Darkness Escreveu:
Obrigado pelo interesse. Já tive varios médicos / psicologo (as) e psiquiatras... eu sei que nao passa de um dia para o outro e que tenho de ter calma... a proxima consulta é ja dia 15 deste mês.
Estás a ser acompanhado no Sistema Nacional de Saúde ou por conta própria? Isso faz diferença, e não é só na carteira... No SNS esperas mais tempo por uma consulta, ao passo que por conta própria normalmente terias uma consulta por semana e isso faria com que notasses mais rápidamente alguma diferença nos sintomas... Se tens consultas de mês a mês (ou quase isso) claro que o processo é muito mais demorado... Mas compreendo o que passas, apesar de estudar psicología também já aí estive/estou...
Parem lá de mentir ao homem e digam logo que aquilo não tem cura. O mais provável é morrer.
Just kidding...
Anyway... tenho alguns problemas de tiques e manias mas acho que não chega a ser obsessão. São apenas coisas do tipo, tenho de ter tudo o que está na secretária paralelo com a secretária, vertical ou horizontalmente; quando me deito tenho de desligar as tomadas do meu quarto, por causa da luz vermelha ou porque fazem um barulho irritante que não me deixa dormir, e a luz do stand-by da televisão também faz barulho... fyi; tenho de meter os relógios no fundo da gaveta das meias para não ouvir o barulho; quando visto as calças, calções ou boxers, tenho de enfiar sempre primeiro a perna direita na coisa (roupa) senão volto a despir porque baralho-me todo; quando saio do duche tenho sempre de me secar com a toalha de uma certa maneira senão... lá está, fico tão baralhado que tenho de recomeçar. E... é só isso por agora.
Como disse... acho que são mesmo apenas manias.
Just kidding...
Anyway... tenho alguns problemas de tiques e manias mas acho que não chega a ser obsessão. São apenas coisas do tipo, tenho de ter tudo o que está na secretária paralelo com a secretária, vertical ou horizontalmente; quando me deito tenho de desligar as tomadas do meu quarto, por causa da luz vermelha ou porque fazem um barulho irritante que não me deixa dormir, e a luz do stand-by da televisão também faz barulho... fyi; tenho de meter os relógios no fundo da gaveta das meias para não ouvir o barulho; quando visto as calças, calções ou boxers, tenho de enfiar sempre primeiro a perna direita na coisa (roupa) senão volto a despir porque baralho-me todo; quando saio do duche tenho sempre de me secar com a toalha de uma certa maneira senão... lá está, fico tão baralhado que tenho de recomeçar. E... é só isso por agora.
Como disse... acho que são mesmo apenas manias.
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes