Depressão - O que é realmente e como se combate?
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Re: Depressão - O que é realmente e como se combate?
Só para deixar aqui uma achega...
Pessoalmente nunca passei por nada que considere depressão.
De resto, tenho experiência de dois casos que me são próximos.
O da minha mãe que no período de tempo imediatamente depois de ter perdido o emprego (falência fraudulenta da empresa onde trabalhava) e atendendo a idade, o facto de não ter arranjado nada depois disso (isto foi há perto de 8 anos) deu-lhe um bocado cabo do juízo...
E depois tenho o caso da minha mulher, que ainda hoje faz terapia de grupo e tem consultas ocasionais com um psiquiatra, tudo devido a um historial de família como eu nunca tinha tomado conhecimento (especialmente em relação aos pais). A terapia de grupo tem sido especialmente útil para ela, sendo que as idas ao psiquiatra são muito esporádicas para se poder fazer um acompanhamento mais a longo prazo.
Acho que neste tipo de coisas, cada caso é um caso e muitas vezes a pessoa ultrapassa por ela própria, noutros pode precisar de ajuda profissional ou noutros ainda pode ser preciso algum tipo de ajuda "química"...É como tudo... E realmente, não acho que seja só caso para dizer "pensa em coisas boas que isso já passa"...
Pessoalmente nunca passei por nada que considere depressão.
De resto, tenho experiência de dois casos que me são próximos.
O da minha mãe que no período de tempo imediatamente depois de ter perdido o emprego (falência fraudulenta da empresa onde trabalhava) e atendendo a idade, o facto de não ter arranjado nada depois disso (isto foi há perto de 8 anos) deu-lhe um bocado cabo do juízo...
E depois tenho o caso da minha mulher, que ainda hoje faz terapia de grupo e tem consultas ocasionais com um psiquiatra, tudo devido a um historial de família como eu nunca tinha tomado conhecimento (especialmente em relação aos pais). A terapia de grupo tem sido especialmente útil para ela, sendo que as idas ao psiquiatra são muito esporádicas para se poder fazer um acompanhamento mais a longo prazo.
Acho que neste tipo de coisas, cada caso é um caso e muitas vezes a pessoa ultrapassa por ela própria, noutros pode precisar de ajuda profissional ou noutros ainda pode ser preciso algum tipo de ajuda "química"...É como tudo... E realmente, não acho que seja só caso para dizer "pensa em coisas boas que isso já passa"...
Eu nunca consegui entender isto: depressão -----> psiquiatra. Os psiquiatras pouco ou nada sabem de psicoterapia. Se alguém aqui achar que está deprimido a única coisa que vai ganhar ao ir a um psiquiatra é uma caixa de pastilhas. Ide mas é fazer terapia com um bom psicólogo que se ele achar que vocês estão mal o suficiente para precisar de um anti-depressivo/ansiolítico ou coisa que o valha vos recomenda um psiquiatra só para passar a receita. A sério, não servem para mais.
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Ireth Escreveu:Eu nunca consegui entender isto: depressão -----> psiquiatra. Os psiquiatras pouco ou nada sabem de psicoterapia. Se alguém aqui achar que está deprimido a única coisa que vai ganhar ao ir a um psiquiatra é uma caixa de pastilhas. Ide mas é fazer terapia com um bom psicólogo que se ele achar que vocês estão mal o suficiente para precisar de um anti-depressivo/ansiolítico ou coisa que o valha vos recomenda um psiquiatra só para passar a receita. A sério, não servem para mais.
Isso foi precisamente o caso com a minha mulher. A terapeuta responsável pelo grupo onde ela está, atendendo ao desenvolver do caso específico dela, sugeriu-lhe um psiquiatra que lhe poderia dar uma ajuda extra...e foi o que aconteceu e o que é facto é que aquilo que ele lhe deu tem ajudado bastante...

As palavras-chave neste caso são "médico de família" e "anti-depressivos"..

- Shivafaa
- Participante Inspirado(a)
- Registado: quinta abr 08, 2010 11:52 pm
Ireth Escreveu:
On-topic: Acho que se combate com uma boa dose de juízo.
Acho que nao percebi esta...podes explicar?!

-
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm
Venøm Escreveu:Enfia-lhe duas lambadas.
Venom, és grande! Funcionou!
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
ratatapumparapapum Escreveu:Venøm Escreveu:Enfia-lhe duas lambadas.
Venom, és grande! Funcionou!

- Frozen_Shadow
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta fev 09, 2007 6:43 pm
- Contacto:
Aí o ireth tem a vida que é um mar de rosas,tudo se resolve com um peido...adoro ouvir "conselhos" por quem nunca passou por esta situação,não sabem o que é,o que se sente e às vezes nem quem sofre sabe dizer o que sente por ser complicado ou embaraçoso...mas estou a enganar quem?estamos a falar com um entendido não é verdade?...
Primeiro, é A Ireth.
Depois, tu sabes zero da minha vida por isso (lá está) ganha juízo e abstém-te de comentários imaturos e imbecis.
Depois, tu sabes zero da minha vida por isso (lá está) ganha juízo e abstém-te de comentários imaturos e imbecis.
-
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm
Mescaline Escreveu:O Iretxi.
Para mim a música funciona como o meu anti depressivo.
E como existe excelente música em todos os estilos vou vivendo menos mal.
Psicologos,psiquiatras isso é tudo uma cambada de chulos.
Como é que pode haver pessoas a ganharem tanto só porque tiraram um curso?...vergonha,ainda por cima numa profissão de tetra.

E como existe excelente música em todos os estilos vou vivendo menos mal.

Como é que pode haver pessoas a ganharem tanto só porque tiraram um curso?...vergonha,ainda por cima numa profissão de tetra.
- Shivafaa
kleber Escreveu:
Eu tenho um psicologo, um psiquiatra e nao pago nada por nenhum deles.
és o maior!
mas já sabes isso certo?
mas já sabes isso certo?

- demosethell
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: segunda out 22, 2007 5:03 pm
superficialmente, acho que uma depressao é originada por a falta de capacidade das pessoas a lidar com as desilusoes e os acontecimentos (grande ou nao) negativos que lhes acontecem.
A soluçao para isso sera exatamente combater a causa. Uma pessoa nao se levar tanto por o seu sentimento momentanio, e parar para pensar, pode ser um grande passo para evitar uma ilusao que o podera levar a uma desilusao e consequentemente a uma depressao por nao saberem lidar com isso.
Basicamente o melhor metodo será uma pessoa por um pouco de lado a sua visao romantica do mundo para começar a usar uma mais realista ou naturalista.
A soluçao para isso sera exatamente combater a causa. Uma pessoa nao se levar tanto por o seu sentimento momentanio, e parar para pensar, pode ser um grande passo para evitar uma ilusao que o podera levar a uma desilusao e consequentemente a uma depressao por nao saberem lidar com isso.
Basicamente o melhor metodo será uma pessoa por um pouco de lado a sua visao romantica do mundo para começar a usar uma mais realista ou naturalista.
http://rhcpportugal.forumeiros.com/ - Fan forum portugues de red hot chili pepeprs. Junta-te e participa
- Shivafaa
demosethell Escreveu:
A soluçao para isso sera exatamente combater a causa.
Isso sim e' a resposta. Combater a Causa e nao os Sintomas - que e' muitas vezes e so' o que os medicamentos fazem. A Depressao e' um Sintoma, para a combater temos de ir ao fundo e eliminar a Causa.
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes