Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Já foste ou és vítima de Bullying?

Sim
29
35%
Não
40
48%
Já fiz Bullying
14
17%
 
Total de votos: 83

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Venøm » segunda jun 23, 2008 5:25 pm

Bem pessoal, fiz este tópico para podermos discutir sobre este problema visto que alguns dos users já passaram por ele em ambiente escolar e também porque alguns users já têm filhos que no futuro irão para a escola e certamente encontrarão problemas destes ou semelhantes. E também porque este forum precisa de mais discussões e menos Fast Threads :awesome:

Para os que desconhecem o problema eis um breve quote do wikipedia:

"Bullying[1] é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma."

Gostava então de ouvir as vossas histórias, comentários, experiencias sobre este assunto, fiz o tópico porque também fui vítima de Bullying desde pequeno até ao 8º ano, altura em que mudei de escola, posso dizer que é algo bastante duro e ao mesmo tempo bastante dificil de resolver, principalmente quando se tem idade reduzida e os agressores são mais velhos, a pressão psicologica instala-se, começamo-nos a isolar, sentimo-nos deprimidos o tempo todo e sobretudo temos medo de voltar à escola. Problemas destes também dão fruto a depressões infantis e a sequelas no futuro. Também depende bastante do clima caseiro.

Lembro-me que a pior altura que tive por causa do bullying foi no 7º ano, não sei como consegui chamar a atenção de um matulão que me fez a vida negra sempre que me via, conseguiu-me humilhar, espancar e gozar como ninguem, cheguei a sentir-me mesmo bastante mal com isso, tinha pavor de ir à escola todos os dias, cheguei a queixar-me à direcção da escola mas eles apenas o chamaram, não foram eficientes e mal ele saiu ca para fora, deu-me uma tareia e a partir daí começou-me a fazer humilhações mesmo desagradáveis. Como vi que os adultos não tinham sido eficientes resolvi ficar calado e não falar do assunto com ninguem, nem colegas nem adultos porque tinha medo que estes não fossem capazes de ajudar, é de veras horrivel estar num ambiente escolar assim para quem sofre ou sofreu com este tipo de problema e por muito cruel que seja, as saidas e soluções são escaças ou nulas, é uma fuga constante e a tentativa de não dar nas vistas constante para que nao nos façam mal.
As soluções para este problema são bastante escassas infelizmente porque na maioria das vezes não há ninguem a quem recorrer, nem uma saida, é aguentar para dentro calado e aguentar com as sequelas futuras que esses problemas trazem.

Agora quero ouvir as vossas histórias, argumentos, discussões, etc etc. este tópico é precisamente para isso! Portanto se forem ou foram, ou conheçam casos de vítimas de Bullying, despejem o que tiverem para aqui, vamos discutir sobre isso e talvez algumas pessoas se sintam mais esclarecidas, que este forum precisa é de discussões! :D
Estejam à vontade e moderadores, sejam simpáticos e não me lockem isto que me deu trabalho :mrgreen:

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6584
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Bulying - Histórias, experiencias, como evitar, como prevenir?

Mensagempor otnemeM » segunda jun 23, 2008 6:26 pm

Não li o teu post, mas respondendo à pergunta: começa a ir ao ginásio levantar ferro, come o dobro das vezes que comes agora, aprende Karaté, Aikido, JuJitsu ou Boxe. Se não pareceres alguém fácil de gozar, dificilmente serás gozado. Nas idades em q isso acontece, fazer queixa ao CD da Escola ou à PSP de pouco serve.
Outra grande vantagem disto é q passas a não estar tanto tempo em frente ao PC 8)

Há outras formas, mas são contas de outro rosário.

Avatar do Utilizador
Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 568
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Localização: Butchering Avenue
Contacto:

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Nando » segunda jun 23, 2008 7:07 pm

Este tema é mesmo muito complexo. Estou a fazer um curso universitário na área de Educação e é um tema que se aborda muitas vezes e nem sempre há uma resposta para o problema. Tem de se cair muitas vezes no chavão de "cada caso é um caso".

Também já fui vítima de bullying durante algum tempo e no meu caso a resolução passou por dar porrada valente no gajo. No meu caso o gajo era um ano mais velho que eu e era "apoiado" por uns capangas, eu nada podia fazer. Certo do dia no autocarro estávamos ambos sozinhos e o gajo decidiu gamar-me a mochila. Resultado levou porrada e parou de me incomodar. Não me lembro e não sei porque é que o gajo fazia isso, talvez por eu ser uma paz de alma e de ele precisar de descarregar a sua frustração por fazer parte de uma família destruturada.

Whatever, o meu caso foi de fácil resolução mas há casos, como o teu Venon, em que não é tão fácil. A idade do agressor é na maior parte das vezes o maior obstáculo. Quando alguém mais velho agride alunos mais novos é difícil alguém se defender.

A solução passa pela prevenção.
-Difundir na escola e nos seus elementos que o bullying "é coisa feia" e incutir nos alunos o espírito de não conivência quando souberem destes casos e, para além de denunciarem o caso a alguém do corpo docente , devem exercer força de grupo em relação ao agressor para este parar. É que normalmente quando os agressores sentem que os seus pares o reprovam eles acabam por parar. A ideia que está disseminada nos alunos que isto é normal e a prática de nada fazer em relação ao bullying é o maior problema.
-Normalmente os potenciais agressores dão certos sinais que poderão ser identificados pelos docentes o que poderá prevenir futuros casos de bullying;
-E quanto aos alunos estes não devem ceder facilmente quando pressionados em relação a algo. Por exemplo quando alguém o encosta a parede ele deve ripostar, mesmo que isso implique levar porrada na altura. É que se nada fizer provavelmente vai apanhar na mesma e para sempre e se ripostar dará um aviso ao agressor que não está para brincadeiras e que tem capacidade para o enfrentar. Estes agressores têm um especial apetite por meninos que pareçam/são frágeis;

Mas como disse em cima não há receitas mágicas para se por fim a este problema. É um fenómeno que existe desde sempre e à que saber analisar os casos.

Avatar do Utilizador
antijeova
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 268
Registado: domingo jun 15, 2008 6:04 pm
Localização: portugal

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor antijeova » segunda jun 23, 2008 7:07 pm

como numca fiz nem fui alvo do mesmo logo não posso dixer grande coisa!! :(
acho que é um assunto sério e de grande importancia, o bulling é algo que pode mesmo afectar uma criança ou adolescente de forma a este arranjar inumeras artimanhas para não ir á escola nem se encontrar com os seus agressores!!(é algo de que nunca se esqueçe)
se forem alvo de bulling o melhor procedimento a tomarem é falarem com os vossos pais!! :wink:


bem venom não tiveste uma infancia nada facil!! :roll: é bulling, é borrares-te nas calças, e etc!! lixado né!?! pensa que isso tambem te fez ser uma pessoa melhor :wink:
Última edição por antijeova em segunda jun 23, 2008 7:35 pm, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador
Nightmare
Metálico(a)
Mensagens: 191
Registado: quarta jan 30, 2008 7:47 pm
Localização: Porto

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Nightmare » segunda jun 23, 2008 7:16 pm

Com a história desse gajo sempre a chatear-te, Venom, lembraste-me de algo parecido que aconteceu comigo, nos... 1º e 2ºs anos. Havia um estupor que tinha a mania de me tirar os óculos e fugir com eles. Via-me lixado para os recuperar, até porque não via puto sem eles. Mais tarde vim a troca-los por lentes de contacto...

E ao longo dos anos para aí até ao 9º sempre fui um bocado gozado por ser pouco falador, mas depois de ter descoberto amigos de verdade tornei-me alguém mais extrovertido, e esses problemas acabaram.

As soluções propostas pelo otnemeM são boas. :wink: Esforça-te por que te respeitem ou por te conseguires defender.

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bulying - Histórias, experiencias, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Venøm » segunda jun 23, 2008 7:54 pm

Respondendo aos comentários certos em cima, sim, também me safei de alguns rufias à pancada, infelizmente teve que ser assim, levei na boca algumas vezes e eles também não se ficaram a rir, muitas vezes a melhor ajuda é um grupo de amigos sólido, e só depois quando comecei a ganhar alguma coragem é que me virei contra eles, deu resultado, e bastante, houve um que levou tantas naquele focinho que hoje é meu amigo :D


otnemeM Escreveu:Não li o teu post, mas respondendo à pergunta: começa a ir ao ginásio levantar ferro, come o dobro das vezes que comes agora, aprende Karaté, Aikido, JuJitsu ou Boxe. Se não pareceres alguém fácil de gozar, dificilmente serás gozado. Nas idades em q isso acontece, fazer queixa ao CD da Escola ou à PSP de pouco serve.
Outra grande vantagem disto é q passas a não estar tanto tempo em frente ao PC 8)

Há outras formas, mas são contas de outro rosário.


Repara, eu actualmente já não sou vítima de Bullying, isso já são aguas passadas, dos 13 anos! :mrgreen:
Aos 13 anos não é uma boa idade para se levantar pesos :lol: Eu na altura era um alvo tentador, era magrinho, baixinho, só tirava boas notas, um alvo tentador, era um cromo introvertido, digamos assim, parecia alguem facil de gozar!

Agora já não, já ninguem se mete comigo, a Aura do Metulz é intimidativa o suficiente :metal: :awesome:
Última edição por Venøm em segunda jun 23, 2008 8:00 pm, editado 1 vez no total.

PepeLegal [RIP 2009/07/05]

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor PepeLegal [RIP 2009/07/05] » segunda jun 23, 2008 7:59 pm

Peguem num martelo e ataquem-no por trás? Cobardia ? Que se foda!

Avatar do Utilizador
DeadMeatGrinder
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 217
Registado: terça mai 13, 2008 8:22 pm
Localização: Hellentejo
Contacto:

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor DeadMeatGrinder » segunda jun 23, 2008 8:05 pm

A única coisa que para muitos é considerado bullying que aconteceu comigo... é chamarem-me gordo, mas isso não me afecta nem um pouco porque realmente sou gordo, se bem que não é mau de todo porque não se metem comigo. :D Chamam-me gordo e eu fico tal e qual, na minha... normalmente respondo: "Sou gordo, mas fodo mais que tu cabrão"!, e eles lá ficam de tromba baixa. Enfim, faço o que os outros fazem. Por ser metaleiro, nunca fui gozado... a minha turma é 90% de dreads e rappers todos do hip.hop e até me dou muito bem com eles. Claro que com estilos diferentes, gostos diferentes mas damo-nos bem.
Imagem

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Venøm » segunda jun 23, 2008 8:07 pm

Draculea Escreveu:A única coisa que para muitos é considerado bullying que aconteceu comigo... é chamarem-me gordo, mas isso não me afecta nem um pouco porque realmente sou gordo, se bem que não é mau de todo porque não se metem comigo. :D Chamam-me gordo e eu fico tal e qual, na minha... normalmente respondo: "Sou gordo, mas fodo mais que tu cabrão"!, e eles lá ficam de tromba baixa. Enfim, faço o que os outros fazem. Por ser metaleiro, nunca fui gozado... a minha turma é 90% de dreads e rappers todos do hip.hop e até me dou muito bem com eles. Claro que com estilos diferentes, gostos diferentes mas damo-nos bem.


Mas isso não é Bullying, é meterem-se contigo na brincadeira, bullying é tipo, o mesmo gajo de sempre ou mesmo grupo de gajos de sempre andarem atraz de ti para tornar a tua vida escolar num pesadelo!
Pah, um gajo desses só para quando aparece um ainda pior que ele que lhe faça frente, é o que eu faço hoje em dia! Vejo um puto a ser gozado ou humilhado ou espancado, vou la ajuda-lo, vou porque senti na pele ou pior do que o puto tava a sentir naquele momento. E ainda por cima, cá em Setubal as coisas são bem feias!
Última edição por Venøm em segunda jun 23, 2008 8:11 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
FUZZ
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 379
Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm
Localização: Barcelos

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor FUZZ » segunda jun 23, 2008 8:08 pm

Epa falta uma opção ai, eu já fui vítima de bullying mas também já o fiz.

Avatar do Utilizador
DeadMeatGrinder
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 217
Registado: terça mai 13, 2008 8:22 pm
Localização: Hellentejo
Contacto:

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor DeadMeatGrinder » segunda jun 23, 2008 8:08 pm

Estafermo Escreveu:Peguem num martelo e ataquem-no por trás? Cobardia ? Que se foda!


Lembro-me de um alemão que agrediu 2 ciganos pequenos(com mania, bem merecido) na escola e ao fim de 1a hora, tava o irmão mais velho com um martelo na mão para dar no alemão. Foi muito cómico :lol:
Imagem

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Venøm » segunda jun 23, 2008 8:13 pm

FUZZ Escreveu:Epa falta uma opção ai, eu já fui vítima de bullying mas também já o fiz.


Também ja fiz bullying a um gajo que fazia bullying a um amigo meu mais novo, fi-lo experimentar a sensação durante uns tempos para ver se gostava, nunca mais voltou a meter-se com nenhum puto :mrgreen:

Avatar do Utilizador
FUZZ
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 379
Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm
Localização: Barcelos

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor FUZZ » segunda jun 23, 2008 8:14 pm

Depende do Bullying. O bullying que fizeram a mim foi mesmo para me extorquir e pelo puro sabor da violencia. Agora o que eu fiz foi só para fazer as vítimas em questão crescerem e acordarem pra vida. Com uns tabefes a mistura mUAHAHHAHAHHA.

Avatar do Utilizador
meninobesta
Administrador
Mensagens: 4143
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Localização: Lunar Sea

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor meninobesta » segunda jun 23, 2008 8:22 pm

acho que por andarem a dizer bullying deviam levar uma lambada com as costas das mãos! mas que raio de nome é esse?

No meu tempo havia rufias e pessoal desgraçado que ia ao poste intervalo sim, intervalo não, volta e meia voltava-se para casa com um olho roxo! qual é o mal?
as sociedades são mesmo assim há gente que se dá bem outra que se dá mal e outra que abusa... a escola não é assim tão diferente do resto ... tem é a sua escala própria!

Não precisávamos cá era de estrangeirices para chamar nomes a ninguém!
god's business, witchfinding!

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bullying - Histórias, experiências, como evitar, como prevenir?

Mensagempor Venøm » segunda jun 23, 2008 8:39 pm

Pah, bullyings, rufias, tudamemamerda :lol: Sim, é verdade umas pessoas dão-se, outras não também já fiz muita merda na escola, não passei a vida a levar com rufias em cima, lembro-me que, isto no 6º ano, entretinhamo-nos no intervalo com guerras de calhaus e porrada, iamos todos cagados, negros para casa, mas porra, continuavamos a ser amigos, e sim, lá havia um gajo que era o que levava mais!
A unica razão pela qual fui vítima de Rufias (para o meninobesta não me bater) foi por ter mudado de escola do 6º para o 7º, uma escola com um clima totalmente diferente entre alunos, demorei bastante tempo a adaptar-me e isso também se deveu à minha personalidade, o espaço escolar era muito mais pequeno e como não conhecia ninguem quando para lá entrei ao inicio andava um bocado isolado e isso foi o que atraiu o pessoal que gosta de andar a meter-se com os mais novos.

Pah, e verdade antigamente as coisas eram diferentes! Pah, estou farto de ouvir essa história até do meu pai e dos meus avós que fizeram a escola em ambiente rural, ainda por cima no Norte! As coisas ness altura resolviam-se a pancada e pronto, passado um bocado andava tudo a beber uns canecos no café da aldeia!

O que se passa é que estamos em pleno anos 100 ( n sei se lhes posso chamar isto mas pronto) e vivemos na cidade, e muito mais que no passado há uma variedade crescente de pessoas de todo o tipo e de todas as raças, culturas, etc nas escolas, e há uma coisa que não havia, o comercialismo e o consumismo que está a subir cada vez mais à cabeça dos jovens, já para não falar de algumas leis e medidas implementadas nas escolas, em que tratamos os meninos naquela de "Ai coitadinho do menino que ninguem lhe pode fazer mal, é um amor de pessoa, bla bla bla, faz mal é porque é pobrezinho e tem problemas em casa, ninguem lhe pode tocar" e anda aí fora a fazer merda! Antigamente não havia a merda do "Aprender Brincando!", antigamente as pessoas tinham um senso de responsabilidade e uma maturidade que hoje os meninos e meninas da cidade não têm!
Hoje só querem é telemoveis, msn, hi5, camisolas as riscas ou as pintas! Pah, o problema não está só nas crianças, a sociedade também mudou! E eu e a maior parte dos putos não tiveram a sorte de nascer no mesmo contexto que tu, porque acredito plenamente que tu na minha idade eras uma pessoa muito mais experiente, matura e responsavel do que eu! Sem sombra de dúvida :D

Não disse isto por nao concordar com o que disseste, muito pelo contrário concordo plenamente, antigamente é que era! :D


Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante