A Educação em Portugal
- tampinhas13
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm
Re: A Educação em Portugal
Ideia para spot publicitário: "Eu ainda sou do tempo em que era preciso estudar para passar de ano..." 

Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
diabox Escreveu:Audiokollaps Escreveu:Mas hoje em dia os putos não podem ficar sós, não sabem ocupar-se, nem sabem brincar!
quem dá aulas sabe que isto é uma realidade...
dou aulas até as 17h30, de 2f a 6f... ha aqui alguem que acredite que as crianças que têm aulas ate esta hora conseguem produzir algo? conseguem estar na sala de aula? se acreditam, escolham o ensino e constatem que estao completamente erradas...
Por acaso concordo contigo. No meu tempo tinha aulas ate as 18 30 logo a seguir a Educação Fisica e tinhamos um prof que era uma seca, voz monocordica. Não estou a dizer que a culpa fosse do professor, mas aquela tortura àquela hora dava cabo dos alunos e dos profes. Esra a turma toda na bagunça e o prof ja a cagar-se para a gente.
Depois a sala era toda de paredes brancas e como fazia escuro àquelas horas faziam questãp de acender as luzes todas, a malta toda ofuscada com aquela treta. Isso a mim fazia-me perder a concentração de tal maneira que ficava cansado de lá estar enfiado.
A unica coisa que ouvia era barulho de fundo de quase 30 manfios e o prof bla blablabla "Estejam calados" bla bla bla.
- Kustu Rica
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm
No teu tempo foi o ano passado?
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.
- tampinhas13
- Ultra-Metálico(a)
Alunos do 8º ano vão poder saltar para o 10º e do 10º vão poder saltar para o conselho da PT como Rui Pedro Soares 

andam todos malucos... sinceramente, acho a medida estapafurdia ate nao mais...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
Tb não é só isso hoge nas escolas ensina-se matérias inuteis como por exemplo Françes pergunto que importancia tem hoge em dia o Françes antigamente ainda se percebia era importante havia muitas coisas escritas em Françes hoge em dia e tudo Inglés.Mas Enfim ao menos em vez de Françes pelos menos espanhol ou alemão.
Agora tb em educação fisica aprende-se a dançar e acrobatica e equilibrar na trave e cenas dessas sinto falta da fisica á antiga era futebol ou basket ou um desporto a serio fez mal o exercicio ou disse asneira 20 voltas ó campo e 10 flexões assim e que se põe ordem.
Hoge em dia os professoures tem medo dos alunos tou no 8º ano e tenho um estor que já tive colegas a chama-lhe pela a alcunha a gozar com ele na cara e ele não faz nada acho que essa aula devia ser chamada 100 maneiras de gozar com uma pessoa em 90 minutos em vez de matematica.....
Cada ano que passa o ensino muda mais....
Pelo menos o metal continua bom
Agora tb em educação fisica aprende-se a dançar e acrobatica e equilibrar na trave e cenas dessas sinto falta da fisica á antiga era futebol ou basket ou um desporto a serio fez mal o exercicio ou disse asneira 20 voltas ó campo e 10 flexões assim e que se põe ordem.
Hoge em dia os professoures tem medo dos alunos tou no 8º ano e tenho um estor que já tive colegas a chama-lhe pela a alcunha a gozar com ele na cara e ele não faz nada acho que essa aula devia ser chamada 100 maneiras de gozar com uma pessoa em 90 minutos em vez de matematica.....

- Brilhando
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Não leves a mal, mas... o metal morreu em '87.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.
DanciNg Smurf Escreveu:Tb não é só isso hoge nas escolas ensina-se matérias inuteis como por exemplo Françes pergunto que importancia tem hoge em dia o Françes antigamente ainda se percebia era importante havia muitas coisas escritas em Françes hoge em dia e tudo Inglés.Mas Enfim ao menos em vez de Françes pelos menos espanhol ou alemão.
pá... o português também não tem muito importância para ti, ou tem?
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Isto dos Governos do Sócrates com as sucessivas medidas para aumentar a média da escolaridade para inglês (i.e. europeu) ver é... triste.
- tampinhas13
- Ultra-Metálico(a)
diabox Escreveu:DanciNg Smurf Escreveu:Tb não é só isso hoge nas escolas ensina-se matérias inuteis como por exemplo Françes pergunto que importancia tem hoge em dia o Françes antigamente ainda se percebia era importante havia muitas coisas escritas em Françes hoge em dia e tudo Inglés.Mas Enfim ao menos em vez de Françes pelos menos espanhol ou alemão.
pá... o português também não tem muito importância para ti, ou tem?
pois, isto HOJE é tramado
- aBisMo
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jun 10, 2009 7:42 pm
DanciNg Smurf Escreveu:Agora tb em educação fisica aprende-se a dançar e acrobatica e equilibrar na trave e cenas dessas...
Não me digas que agora as escolas também têm dança do varão
Spoiler: Mostrar
Onde só os mais fortes sobrevivem, Nós seremos Eternos
Compra & Venda CD, Vinil, Tapes
Venda T-Shirt's & Longsleeves
Compra & Venda CD, Vinil, Tapes
Venda T-Shirt's & Longsleeves
Por que é que eu estou com a sensação de que o Dancing Smurf é um blone/troll/whatever, e está toda a gente a stressar com o "hoge"? 

Eles no final do ano que publiquem o número de pessoas que conseguiu passar do 8.º para o 10.º. Isto (entre muitas outras medidas) só serve para uma coisa: desvalorizar ainda mais a Escola Pública. É esta a verdadeira agenda (oculta) desta gentinha. Quanto mais as pessoas se indignarem melhor para eles porque mais rapidamente as pessoas engolirão a história do cheque-ensino. Isto é manipulação de massas do mais sofisticado. Aproveitando para puxar ao sentimento anti-funcionário público da maioria dos tugas, conseguem poupar $ ao Estado (a curto prazo) e dar de mamar aos amiguinhos dos partidos. É para isso que eles andam na política.
- alcore
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça ago 02, 2005 11:44 am
- Contacto:
Como este tópico me diz respeito, visto que sou professor do 2º ciclo, vou colocar aqui as uma série de situações caricatas que o ME "impõe" (porque nada está escrito de forma a obrigar a):
- Reter um aluno: se for a 1ª vez, não há grande problema, mas é preciso ter em conta que o aluno pode atingir as competências de ciclo, isto é, no caso de andar no 5º ano e ter por ex. 5 negativas, tem de ser tido em conta se o aluno tem capacidades para atingir as competências de ciclo, neste caso as do 6º ano. Ou seja temos de prever o futuro e pensar que ele pode atingir e, por consequência, aí vai ele para o 6º ano sem saber nada do 5º...
- Reter um aluno em caso de retenção repetida é do pior. Já foi o tempo em que a retenção repetida dizia respeito apenas ao ano de escolaridade (chumbar 2 vezes no 5º ano, por ex.), agora é considerada retenção repetida se o aluno já teve alguma ao longo do percurso escolar, independentemente de estar no 8º ano e ter sido retido no 4º ano...
Ora as competências que tem de adquirir mudam bastante de ciclo para ciclo (e também de ano para ano, sobretudo no 3º ciclo), mas não pode ser tido em conta, pois se se "optar" pela reprovação, seguem-se os seguintes aspectos:
1- o Encarregado de Educação tem de ser avisado no final do 2º período da possível retenção e preenche um documento em que concorda ou não, que tem de ser tido em conta na reunião de avaliação do 3º período;
2- caso o Conselho de Turma "opte" pela retenção, esta vai ser reapreciada em Conselho Pedagógico, que tem poder para passar o aluno sem consultar os professores;
3- se o Conselho Pedagógico mantiver a decisão do Conselho de Turma, o Encarregado de Educação tem a opção de interpor recurso, que leva à realização de uma 2ª reunião;
4- Se voltar a ficar retido na 2ª reunião, O Encarregado de Educação pode interpor recurso na Direcção Regional de Educação da zona, e, surpresa das surpresas, quando se chega a este ponto, a DRE passa o aluno!!!!!
- Reter um aluno do DL 3/2008 (alunos com Necessidades Educativas Permanentes): 1/1000 fica retido, mesmo que não tenha feito nada, nas disciplinas que frequentam, que são apenas as prácticas (EVT, Música, Educação Física) e de terem n de técnicos de diversas áreas ao seu dispor: psicólogo, monitora de transição para a vida activa, monitora de psicomotricidade, etc e nada fazerem com as mesmas, porque não lhes apetece ou porque elas são chatas...
- Passagem de alunos do 8º para o 10º ano: não é tão simples como parece, pois tem de fazer os exames nacionais de 9º ano de Português e Matemática e exames a nível de escola das restantes disciplinas de 9º, logo passarão menos de 10%.
Contudo, tem de ter 15 anos e caso passem, é mesmo para os orientar para cursos técnico-profissionais, por isso não me choca nada...
- Professor que atribua mais de 50% de negativas: preenche um relatório a explicar o porquê de tanto insucesso, mesmo que seja uma turma de putos indisciplinados que se estão bem a marimbar para as aulas...
- casos de indisciplina: uma aluno insulta-te ou atira-te qualquer coisa, ficas com elas, dás-lhe ordem de saída para os gabinetes de disciplinares e aguardas que o "Sr Director" tome alguma medida. LOL
Por outro lado, acho que casos como o meu, que ando há 9 anos, com 10 contratos e sem ainda vínculo ao Estado, e já nem sequer me vejo a entrar na carreira, estamos a pagar os erros do passado, quando os "srs professores" faziam o que bem lhes apetecia, mas estamos a passar do 8 para o 80, coisa que nunca se resultou.
Sim, eu também sou crítico em relação aos pares, pois este ano em 30 semanas de aulas, com 45 minutos para substituições, fiz 23...
Em resumo, quanto mais se mexe na Lei de Bases da Educação, pior tem ficado, tudo em prol de uma escolaridade mais elevada, para nos aproximarmos da média da UE, embora eu chegue ao final de cada ano a pensar que hoje em dia se vão formar analfabetos com o 12º ano!
- Reter um aluno: se for a 1ª vez, não há grande problema, mas é preciso ter em conta que o aluno pode atingir as competências de ciclo, isto é, no caso de andar no 5º ano e ter por ex. 5 negativas, tem de ser tido em conta se o aluno tem capacidades para atingir as competências de ciclo, neste caso as do 6º ano. Ou seja temos de prever o futuro e pensar que ele pode atingir e, por consequência, aí vai ele para o 6º ano sem saber nada do 5º...
- Reter um aluno em caso de retenção repetida é do pior. Já foi o tempo em que a retenção repetida dizia respeito apenas ao ano de escolaridade (chumbar 2 vezes no 5º ano, por ex.), agora é considerada retenção repetida se o aluno já teve alguma ao longo do percurso escolar, independentemente de estar no 8º ano e ter sido retido no 4º ano...
Ora as competências que tem de adquirir mudam bastante de ciclo para ciclo (e também de ano para ano, sobretudo no 3º ciclo), mas não pode ser tido em conta, pois se se "optar" pela reprovação, seguem-se os seguintes aspectos:
1- o Encarregado de Educação tem de ser avisado no final do 2º período da possível retenção e preenche um documento em que concorda ou não, que tem de ser tido em conta na reunião de avaliação do 3º período;
2- caso o Conselho de Turma "opte" pela retenção, esta vai ser reapreciada em Conselho Pedagógico, que tem poder para passar o aluno sem consultar os professores;
3- se o Conselho Pedagógico mantiver a decisão do Conselho de Turma, o Encarregado de Educação tem a opção de interpor recurso, que leva à realização de uma 2ª reunião;
4- Se voltar a ficar retido na 2ª reunião, O Encarregado de Educação pode interpor recurso na Direcção Regional de Educação da zona, e, surpresa das surpresas, quando se chega a este ponto, a DRE passa o aluno!!!!!
- Reter um aluno do DL 3/2008 (alunos com Necessidades Educativas Permanentes): 1/1000 fica retido, mesmo que não tenha feito nada, nas disciplinas que frequentam, que são apenas as prácticas (EVT, Música, Educação Física) e de terem n de técnicos de diversas áreas ao seu dispor: psicólogo, monitora de transição para a vida activa, monitora de psicomotricidade, etc e nada fazerem com as mesmas, porque não lhes apetece ou porque elas são chatas...
- Passagem de alunos do 8º para o 10º ano: não é tão simples como parece, pois tem de fazer os exames nacionais de 9º ano de Português e Matemática e exames a nível de escola das restantes disciplinas de 9º, logo passarão menos de 10%.
Contudo, tem de ter 15 anos e caso passem, é mesmo para os orientar para cursos técnico-profissionais, por isso não me choca nada...
- Professor que atribua mais de 50% de negativas: preenche um relatório a explicar o porquê de tanto insucesso, mesmo que seja uma turma de putos indisciplinados que se estão bem a marimbar para as aulas...
- casos de indisciplina: uma aluno insulta-te ou atira-te qualquer coisa, ficas com elas, dás-lhe ordem de saída para os gabinetes de disciplinares e aguardas que o "Sr Director" tome alguma medida. LOL
Por outro lado, acho que casos como o meu, que ando há 9 anos, com 10 contratos e sem ainda vínculo ao Estado, e já nem sequer me vejo a entrar na carreira, estamos a pagar os erros do passado, quando os "srs professores" faziam o que bem lhes apetecia, mas estamos a passar do 8 para o 80, coisa que nunca se resultou.
Sim, eu também sou crítico em relação aos pares, pois este ano em 30 semanas de aulas, com 45 minutos para substituições, fiz 23...
Em resumo, quanto mais se mexe na Lei de Bases da Educação, pior tem ficado, tudo em prol de uma escolaridade mais elevada, para nos aproximarmos da média da UE, embora eu chegue ao final de cada ano a pensar que hoje em dia se vão formar analfabetos com o 12º ano!
Don't waste my time...
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
alcore Escreveu:- casos de indisciplina: uma aluno insulta-te ou atira-te qualquer coisa, ficas com elas, dás-lhe ordem de saída para os gabinetes de disciplinares e aguardas que o "Sr Director" tome alguma medida. LOL
Hummm, não é assim que se faz nos EUA? Não me parece uma má opção, desde que o director realmente castigue como se lá faz...
alcore Escreveu:Em resumo, quanto mais se mexe na Lei de Bases da Educação, pior tem ficado, tudo em prol de uma escolaridade mais elevada, para nos aproximarmos da média da UE, embora eu chegue ao final de cada ano a pensar que hoje em dia se vão formar analfabetos com o 12º ano!
Analfabetos não! Analfaburros, ou como diriam eles, Analfaburrux...

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes