George Carlin em Religion is Bullshit!!

http://www.youtube.com/watch?v=MeSSwKffj9o&feature=player_embedded#!
But there’s more to the picture than that. In my travels around the world, I encounter two Catholic Churches. One is the rigid all-male Vatican hierarchy that seems out of touch when it bans condoms even among married couples where one partner is H.I.V.-positive. To me at least, this church — obsessed with dogma and rules and distracted from social justice — is a modern echo of the Pharisees whom Jesus criticized.
Yet there’s another Catholic Church as well, one I admire intensely. This is the grass-roots Catholic Church that does far more good in the world than it ever gets credit for. This is the church that supports extraordinary aid organizations like Catholic Relief Services and Caritas, saving lives every day, and that operates superb schools that provide needy children an escalator out of poverty.
This is the church of the nuns and priests in Congo, toiling in obscurity to feed and educate children. This is the church of the Brazilian priest fighting AIDS who told me that if he were pope, he would build a condom factory in the Vatican to save lives.
This is the church of the Maryknoll Sisters in Central America and the Cabrini Sisters in Africa. There’s a stereotype of nuns as stodgy Victorian traditionalists. I learned otherwise while hanging on for my life in a passenger seat as an American nun with a lead foot drove her jeep over ruts and through a creek in Swaziland to visit AIDS orphans. After a number of encounters like that, I’ve come to believe that the very coolest people in the world today may be nuns.
So when you read about the scandals, remember that the Vatican is not the same as the Catholic Church. Ordinary lepers, prostitutes and slum-dwellers may never see a cardinal, but they daily encounter a truly noble Catholic Church in the form of priests, nuns and lay workers toiling to make a difference.
Venøm Escreveu:Enfim, já brincámos um bocadinho. Mas o que mal vos fez a Igreja? Algum padre vos molestou?
Count Raven Escreveu:Não os vejo no Sudão! Não os vejo no Ruanda! Não os vejo em lado nenhum onde poderiam realmente ajudar uma comunidade!
Phobos Escreveu:Count Raven Escreveu:Não os vejo no Sudão! Não os vejo no Ruanda! Não os vejo em lado nenhum onde poderiam realmente ajudar uma comunidade!
Agora foste muito injusto, o tema de que o preservativo é coisa do diabo já deu mais do que frutos. Mais vale a Sida do que o inferno. <3
Count Raven Escreveu:Venøm Escreveu:Enfim, já brincámos um bocadinho. Mas o que mal vos fez a Igreja? Algum padre vos molestou?
Eu sou molestado quando as minhas ideias e crenças (ou falta delas) são escarnecidas ou, pior ainda, olhadas com desdém e paternalismo por quem quer que seja, padre, bispo, pastor ou seja quem for. Que mal nos fez a igreja?!? Vou fazer de conta que isso não foi uma pergunta. Mas se quiseres mesmo resposta, sei lá, podes começar pelas Cruzadas, passando pelas bulas e a compra de lugares no Céu, ou pela falta de auxílio com que brindaram os cristãos durante a Peste Negra, ou com a negação de direitos aos homossexuais, com o veto aos beatles, ... quero dizer... acho que a Igreja é um pouco como as revistas cor-de-rosa tugas: só falam merda acerca de coisas que não interessam rigorosamente NADA! Não os vejo no Sudão! Não os vejo no Ruanda! Não os vejo em lado nenhum onde poderiam realmente ajudar uma comunidade!
Citando o chato, dos contemporânos, fica o meu contributo ao papa:
"Vai mas é trabalhar, oh!"
Count Raven Escreveu:Venøm Escreveu:Enfim, já brincámos um bocadinho. Mas o que mal vos fez a Igreja? Algum padre vos molestou?
Eu sou molestado quando as minhas ideias e crenças (ou falta delas) são escarnecidas ou, pior ainda, olhadas com desdém e paternalismo por quem quer que seja, padre, bispo, pastor ou seja quem for. Que mal nos fez a igreja?!? Vou fazer de conta que isso não foi uma pergunta. Mas se quiseres mesmo resposta, sei lá, podes começar pelas Cruzadas, passando pelas bulas e a compra de lugares no Céu, ou pela falta de auxílio com que brindaram os cristãos durante a Peste Negra, ou com a negação de direitos aos homossexuais, com o veto aos beatles, ... quero dizer... acho que a Igreja é um pouco como as revistas cor-de-rosa tugas: só falam merda acerca de coisas que não interessam rigorosamente NADA! Não os vejo no Sudão! Não os vejo no Ruanda! Não os vejo em lado nenhum onde poderiam realmente ajudar uma comunidade!
Mortivore Escreveu:Count Raven Escreveu:Venøm Escreveu:Enfim, já brincámos um bocadinho. Mas o que mal vos fez a Igreja? Algum padre vos molestou?
A partir de agora vou ser Católico praticante.
Old_Skull Escreveu:A caridade só pode exercer-se enquanto existirem dois termos assimétricos na relação: quem beneficia dela e quem a pode proporcionar.
Como tal, dir-se-ia que a caridade católica para com a pobreza e a miséria mundial funciona como um champô anti-caspa. Suficientemente eficaz para se afirme, e simultaneamente, suficientemente ineficaz para que volte a consumir-se posteriormente. Se a miséria acabasse de vez... As Madres Teresas deste mundo perderiam a razão de toda a sua existência e concomitantemente o seu estatuto dominante![]()
Ainda assim, dentro da hierarquia eclesiástica os únicos com quem consigo simpatizar são alguns católicos praticantes da Teologia da Libertação (a maior parte deles acabaram excomungados)... exactamente porque a acção não se fundamente na caridade mas sim na luta pela igualdade e contra a injustiça.
Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes