Comercial ou Não
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
- Contacto:
Re: Comercial ou Não
O que nos leva a uma das muitas, inúmeras conclusões falaciosas que normalmente leva uma discussão destas em que toda a gente argumenta mas não sabe exactamente do que é que está a falar.
Não querem que uma banda seja comercial? Não lhe comprem os álbuns.
Remeber folks: Assim como vós há mais gente que compra álbuns e, helás todos juntos a comprar fazem ou não o sucesso comercial da banda.
Até porque o facto de uma banda alterar o seu som isso não faz com que o seu sucesso de vendas aumente e, não são raros os casos, essa mudança provocou uma descaracterização da sua origem levando a que deixe de ser ouvido por toda a gente. Quando isso acontece a banda não se torna comercial, apenas idiota.
Se acontece. Meus amigos, temos pena que não gostem mas isto da arte pela arte não paga as contas.
Por isso dizer que banda X se tornou mais comercial só é válido se realmente aumentou o seu volume de vendas ou participação em concertos pagos. Se mudou de som mas ninguém lh eliga, apenas mudou de som.
Mais leve, mais mediocre, mais acessível ao ouvido leigo ou simplesmente para outros gostos.
Comercial aplica-se apenas e unicamente se vender.
E quantas bandas de metal extremo não vendem mais vinis obscuros no e-bay do que bandas de pop indie na amazon? Quem é mais comercial afinal?
Não querem que uma banda seja comercial? Não lhe comprem os álbuns.
Remeber folks: Assim como vós há mais gente que compra álbuns e, helás todos juntos a comprar fazem ou não o sucesso comercial da banda.
Até porque o facto de uma banda alterar o seu som isso não faz com que o seu sucesso de vendas aumente e, não são raros os casos, essa mudança provocou uma descaracterização da sua origem levando a que deixe de ser ouvido por toda a gente. Quando isso acontece a banda não se torna comercial, apenas idiota.
Se acontece. Meus amigos, temos pena que não gostem mas isto da arte pela arte não paga as contas.
Por isso dizer que banda X se tornou mais comercial só é válido se realmente aumentou o seu volume de vendas ou participação em concertos pagos. Se mudou de som mas ninguém lh eliga, apenas mudou de som.
Mais leve, mais mediocre, mais acessível ao ouvido leigo ou simplesmente para outros gostos.
Comercial aplica-se apenas e unicamente se vender.
E quantas bandas de metal extremo não vendem mais vinis obscuros no e-bay do que bandas de pop indie na amazon? Quem é mais comercial afinal?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
- CarlosC
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
- Contacto:
onedayless Escreveu:Tornarem-se comerciais, uma banda que comece num nível mais underground ou não tão mainstream e modelam a sua música consciente ou inconscientemente de maneira tão radical que atinge o mainstream... o melhor exemplo disso é Metallica. Neste sentido é uma banda bastante comercial.
Agora dizer, ai os cradle estão tão comerciais... é sempre relativo... se compararmos com a banda black que toca atrás do quintal à volta da fogueira para os amigos e que não anunciou o concerto no facebook... outra coisa é comparar com Pearl Jam
Não vejo mal na afimação de Craddle serem comerciais.
Fazem clips/adoptam marketing de imagem e merchandise direccionado para um público alvo consumir esse produto fruto.
Uma banda de black metal tentar ser "anti-comercial" seria não trabalharem a sua imagem em função do seu mercado, não usarem adereços nem corpse paint em palco. nem se preocuparem com as cores e aspectos dos instrumentos. mas é óbvio que isso não acontece pois desse modo o público alvo - ouvintes de black metal - poderia estranhar bastante a forma como a banda se apresenta no meio.
Lost_Wisdom Escreveu:concordo em muito tudo o que escreveste. Infelizmente existe muitas pessoas que não olham ao que está por de trás da música, apenas se deparam com aquilo que lhes é apresentado. Os contractos discográficos, editoras, ... colaboram em muito para limitar por vezes uma banda/artista... nem sempre tem o seu free will no que fazem e muito são condicionadas pelos massas, numeros, lucros... é um meio dificil quando se lida com grandes nomes por de trás da musica e com dinheiro... no entanto nao quer dizer que por vezes, a banda/artista tambem nao possa ter uma cota parte de responsabilidade. Não é um assunto facil de falar, é bastante ambiguo, principalmente se formos à procura de casos especificos.
fico lisonjeado com a atenção dada a dissertação sobre o assunto. como dizes é um assunto sempre difícil de falar devido às diferentes abordagens por vezes preconceito perante juízos de valor que variam da cultura de cada um ou visões exclusivamente capitalistas sobre um assunto que mete muito mais coisas em cheque.
spiegelman Escreveu:Meus amigos, temos pena que não gostem mas isto da arte pela arte não paga as contas.
aqui está uma realidade incontornável quando refiro a 'prostituição musical' e muita gente faz isso. muitos com legitimidade pois para poderem fazer a música que realmente gostam precisam também de alguma forma de subsistência.
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
comercial
adj. 2 gén.
Do comércio ou a ele relativo.
Ainda me lembro que pouco tempo após me ter registado aqui ter andado a trocar uns argumentos com o Bestlike sobre isto do comercial. O que disse na altura e mantenho é: se um artista quer viver da sua arte tem de a fazer chegar a um maior número de pessoas possível, seja essa arte mais ou menos conhecida.
O problema é que muitas pessoas da nossa tribo ouvem determinada banda enquanto ela não tem grandes focos sobre si. A banda chega a mais pessoas e passa logo a ser olhada com desdém, como se a banda tivesse culpa de agradar a mais pessoas, ou até como se isso fosse um defeito.
e não vão aos seus concertos nem lhes comprem merchandise, porque assim deixam de haver albuns para se ouvir, e ficamos todos contentes porque deixaram de haver bandas de heavy metal comerciais.
adj. 2 gén.
Do comércio ou a ele relativo.
Ainda me lembro que pouco tempo após me ter registado aqui ter andado a trocar uns argumentos com o Bestlike sobre isto do comercial. O que disse na altura e mantenho é: se um artista quer viver da sua arte tem de a fazer chegar a um maior número de pessoas possível, seja essa arte mais ou menos conhecida.
O problema é que muitas pessoas da nossa tribo ouvem determinada banda enquanto ela não tem grandes focos sobre si. A banda chega a mais pessoas e passa logo a ser olhada com desdém, como se a banda tivesse culpa de agradar a mais pessoas, ou até como se isso fosse um defeito.
spiegelman Escreveu:Não querem que uma banda seja comercial? Não lhe comprem os álbuns.
e não vão aos seus concertos nem lhes comprem merchandise, porque assim deixam de haver albuns para se ouvir, e ficamos todos contentes porque deixaram de haver bandas de heavy metal comerciais.
Mas livrai-nos do Malamén
- onedayless
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta jul 04, 2008 10:21 pm
KonigLowe Escreveu: e ficamos todos contentes porque deixaram de haver bandas de heavy metal

- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
CarlosC Escreveu:
Uma banda de black metal tentar ser "anti-comercial" seria não trabalharem a sua imagem em função do seu mercado, não usarem adereços nem corpse paint em palco. nem se preocuparem com as cores e aspectos dos instrumentos. mas é óbvio que isso não acontece pois desse modo o público alvo - ouvintes de black metal - poderia estranhar bastante a forma como a banda se apresenta no meio.
Aliás, se uma banda de black metal obscuro que se move relativamente bem dentro do seu meio, distribui as suas demos, CD's, splits, T-shirts e tem salas compostas de repente passa a fazer dark electro pop ambient(ou qualquer coisa que clone um híbrido de Dead Can Dance com Ataraxia e o culto ao grande bode mas de maneira fofinha e radio friendly), mas que perde o seu público alvo e o que passou a fazer não recebe a atenção de ninguém, ela não se torna comercial, ela perde o seu intuito comercial.
Get it kids?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
- CarlosC
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
- Contacto:
Nunca imaginei que alguém pudesse completar de forma tão distinta aquilo que descrevi. 

- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
SamuraiRui Escreveu:A meu ver, esta é a definição de "Banda Comercial":
Banda normalmente com uma fórmula musical simplista, com o intuito de ser "catchy", que aposta fortemente no marketing por trás da indústria da música para terem maior visibilidade.
Vejamos assim um exemplo aleatório...
Dark Throne
Banda normalmente com uma fórmula musical simplista
Check
com o intuito de ser "catchy",
"Too oooold, tooo fucking coooold"
Check
aposta fortemente no marketing por trás da indústria da música

Check
Para terem maior visibilidade
DARKTHRONE IN THE CHARTS!
Check
São os Dark Throne, então, uma banda comercial?
excelente exemplo...
poderiamos referir, entao, os LZ aquando do lançamento do IV/Runes/LZ?
lembro.me de ler em mais que uma publicação que quando foi revelada, à atlantic, a vontade de levar avante o artwork que acabou por ser o artwork do LP, a editora o viu como um 'tiro no pé', um possível suicídio. o facto de não ostentar nada que remetesse para a banda poderia não levará compra do LP por parte dos fãs.
claro que o caso de darkthrone é bem mais ilustrativo do tema em questão
poderiamos referir, entao, os LZ aquando do lançamento do IV/Runes/LZ?
lembro.me de ler em mais que uma publicação que quando foi revelada, à atlantic, a vontade de levar avante o artwork que acabou por ser o artwork do LP, a editora o viu como um 'tiro no pé', um possível suicídio. o facto de não ostentar nada que remetesse para a banda poderia não levará compra do LP por parte dos fãs.
claro que o caso de darkthrone é bem mais ilustrativo do tema em questão

"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
As pessoas no falam do comercial como se fosse uma coisa necessariamente má na música. Especialmente os fãs de Metal onde cada qual está a procura do seu spot de exclusividade musical no qual não pode entrar nada "básico" que seja ouvido pelo "povo plebeu", noçoes essas que não são universais e dependem de cada um na sua perfeita arrogância.
Andamos a olhar uns para os outros a discutir sobre looks e sonoridades e a ver quem é pro usar calções ou quem usa as calças mais justas quando na verdade deviamos era estar a curtir aquilo que gostamos em família e com os nossos, seja comercial ou não. Acho até uma grande vantagem haver bandas comerciais que se goste visto que isso me dá um maior acesso à banda e aos seus respectivos materiais.
Por outro lado, claro que é sempre giro exibir ou ter aquele vinil ou t-shirt daquela banda ha muito esquecida, na verdade, quando compramos algo de uma banda estamos também a comprar um pedaço dessa banda para nós, e claro, quem é que não gosta prestar culto as suas relíquias e de as manter para si.
Sempre existiram bandas comerciais desde os anos 70 até agora, os Iron Maiden eram comerciais, os Manowar eram comerciais, os Judas Priest eram comerciais. Agora a minha pergunta é: Porque raio é que isso há de fazer alguma diferença na música?
Para mim no metal é tudo comercial ao ponto em que um gajo faz um cartaz a dizer que tem as sonoridades mais extremas e a malta que gosta disso vai atrás ou um anuncio a dizer "As sonoridades mais old school" e a malta que gosta disso vai atrás. Se o problema é o receio de se ser um bocado ovelha, pa basta olhar-se ao espelho.
Quanto ao comercial ou não, realmente estou-me a cagar, tenho mais que fazer que me estar a roer para manter a minha playlist o mais underground possível.
Andamos a olhar uns para os outros a discutir sobre looks e sonoridades e a ver quem é pro usar calções ou quem usa as calças mais justas quando na verdade deviamos era estar a curtir aquilo que gostamos em família e com os nossos, seja comercial ou não. Acho até uma grande vantagem haver bandas comerciais que se goste visto que isso me dá um maior acesso à banda e aos seus respectivos materiais.
Por outro lado, claro que é sempre giro exibir ou ter aquele vinil ou t-shirt daquela banda ha muito esquecida, na verdade, quando compramos algo de uma banda estamos também a comprar um pedaço dessa banda para nós, e claro, quem é que não gosta prestar culto as suas relíquias e de as manter para si.
Sempre existiram bandas comerciais desde os anos 70 até agora, os Iron Maiden eram comerciais, os Manowar eram comerciais, os Judas Priest eram comerciais. Agora a minha pergunta é: Porque raio é que isso há de fazer alguma diferença na música?
Para mim no metal é tudo comercial ao ponto em que um gajo faz um cartaz a dizer que tem as sonoridades mais extremas e a malta que gosta disso vai atrás ou um anuncio a dizer "As sonoridades mais old school" e a malta que gosta disso vai atrás. Se o problema é o receio de se ser um bocado ovelha, pa basta olhar-se ao espelho.
Quanto ao comercial ou não, realmente estou-me a cagar, tenho mais que fazer que me estar a roer para manter a minha playlist o mais underground possível.
- Wolfheart66
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Acho que no fundo existe uma conotação negativa em relação ao factor comercial e a qualidade de uma banda, que no fundo está errado. Como se disse aí já nos anos 70 existiam bandas comerciais e muitas delas fazem ainda hoje excelente música.
Acho que no fundo é essencial separar o trigo do joio e não tarmos a associar coisas que não tem que obrigatoriamente andar de mão dada.
Se formos a analisar objectivamente, todas as bandas têm o seu Q de comercial e na maioria dos casos isso não afecta a sua qualidade. Logo não tenho grande aversão ao facto de existirem bandas ditas "comerciais"
Acho que no fundo é essencial separar o trigo do joio e não tarmos a associar coisas que não tem que obrigatoriamente andar de mão dada.
Se formos a analisar objectivamente, todas as bandas têm o seu Q de comercial e na maioria dos casos isso não afecta a sua qualidade. Logo não tenho grande aversão ao facto de existirem bandas ditas "comerciais"
Última edição por Wolfheart66 em sexta jan 07, 2011 7:26 pm, editado 1 vez no total.
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Estou a ouvir agora post-sludgecore, ontem colei na post-electronica, amanhã vou aos correios buscar um vinyl de technical brutal death metal with jazz influences e no final do mês adiro ao neo-krautrock 

- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
This is a song for all you managers and agents out there.
Are ya listening? Good!
They take your money, break your soul,
They say it's only rock 'n' roll,
They think they're cool to wheel and deal,
Without a thought to how we feel,
They pick you up and drop you flat,
Then tell you life can be like that,
You blew it all the day you signed,
Your stupid name on some dotted line,
We hate the men, who make the rules,
The ones who always try so hard to make us look like Fools!
They say we need them it ain't true,
The music's down to me and you,
We play their games, play real nice,
We gotta hear their dumb advice
So many lies, they get confused,
You start to feel you're being used,
If ten percent is all they take,
What happens to all the bread you make?
Every day it gets a little harder,
Just to keep on keeping on,
Do we really need all this bullshit,
So long now all the thrill has gone,
It's so hard to make us look like you!
Are ya listening? Good!
They take your money, break your soul,
They say it's only rock 'n' roll,
They think they're cool to wheel and deal,
Without a thought to how we feel,
They pick you up and drop you flat,
Then tell you life can be like that,
You blew it all the day you signed,
Your stupid name on some dotted line,
They say we need them it ain't true,
The music's down to me and you,
We play their games, play real nice,
We gotta hear their dumb advice
So many lies, they get confused,
You start to feel you're being used,
If ten percent is all they take,
What happens to all the bread you make?
Every day it gets a little harder,
Just to keep on keeping on,
Do we really need all this bullshit,
So long now all the thrill has gone,
It's so hard to make us look like you!
- LurkerOfChalice
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: domingo jan 06, 2008 12:05 pm
- Contacto:
spiegelman Escreveu:São os Dark Throne, então, uma banda comercial?
Espera... a resposta é Sim, não é?
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
LurkerOfChalice Escreveu:spiegelman Escreveu:São os Dark Throne, então, uma banda comercial?
A resposta é sim. A questão é "E depois?"
- Wolfheart66
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Venøm Escreveu:LurkerOfChalice Escreveu:spiegelman Escreveu:São os Dark Throne, então, uma banda comercial?
A resposta é sim. A questão é "E depois?"
Já não são da cena então!

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes