O que é preciso para melhorar a justiça em Portugal?

Classifica o estado da justiça em Portugal.

Excelente
6
6%
Muito bom
0
Sem votos
Bom
3
3%
Razoável
27
27%
Péssimo
63
64%

Total de votos: 99

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: O que é preciso para melhorar a justiça em Portugal?

Mensagempor Almah Perditae » sexta jul 17, 2009 3:37 pm

Ataegina Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Então a solução ideal seria enviar os casos que estão a engonhar para um tribunal especifico, e criarem tribunais só para casos que não precisam de tanta mariquice. De preferencia, caso se faça isso, que se acabe com a prescrição dos processos, e que se acabe com o limite do máximo de prisão preventiva. Quem tiver dinheiro para brincar aos processos kafkianos que o faça, mas saiam do caminho do sistema judicial, já estamos mais que atrasados.

Estás a definir uma solução sem qualquer tipo de rigor. "Engonhar", "Mariquice" pode ser um bocado difícil de implementar legalmente :roll: . E mesmo que fizessem isso, só estariam a redireccionar os processos. Os recursos teriam de ser atribuídos na mesma. Existiria exactamente o mesmo problema, com a única diferença de os processos se realizarem numa localização distinta. É arrogante pensar, que nós conseguimos em dois dedos de conversa resolver aquilo que pessoas brilhantes da área procuram resolver à anos. Isso é arrogância intelectual.

By the contrary my dear. As soluções que eu apresento (que são soluções de alguem que não percebe nada disso e só manda postas de pescada na net), são coisas que as tais pessoas melhores que eu tambem pensam. Com outro conhecimento, com outra eloquencia, com um saber bastante mais aprofundado que eu, mas que são mais ou menos as mesmas ideias, só que essas pessoas melhores que eu, esbarram com outras pessoas melhores que nós que têm a mesma ideia que tu. E enquanto se discute, tal e qual como nós aqui discutimos, apenas de um nivel mais elaborado, com conhecimentoos que nós não temos, não se faz nada. tal e qual como nós. falam falam falam e eu não os vejo a fazer nada! Nós não temos que deixar isto para os que sabem lá em cima, temos todo o direito de tambem o discutir, mesmo que discussão seja efectuada num nível inferior dos outros, o resultado é exactamente o mesmo. Ninguem faz nada. Eu por mim tento fazer a minha parte, tento não quebrar a Lei, nem sempre consigo, mas vou mantendo o respeito pelos outros o que é o que interessa. podemos continuar a discutir ad eternum isto, sem chegar a nenhuma conclusão, sem fazermos nada, até quiça, a nos exaltarmos, para mim é na boa, não deixas de ser a unica pessoa com bom gosto na cerveja aqui no fórum, por isso, para mim já ganhaste o respeito devido lol
Imagem

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » sexta jul 17, 2009 8:46 pm

Para o comum dos mortais, para haver justiça esta deve ser justa (bem visto!) rápida, acessível e equidistante perante todos os cidadãos. E salta logo à vista que não o é, e a partir daí estamos logo muito mal. E pior estamos quando se legisla em função de sondagens - ora o que interessa agora é mete-los já todos dentro e investigar depois -oooopsss parece que somos o país da europa com mais preventivos que afinal depois não é deduzida acusação - bora lá mudar já tudo. Ou pior, os nossos amigos da casa pia podem apanhar uma porrada de anos - bora lá mudar a lei e 100 violações passam já a ser igual a 1 violação do mesmo menor.

Depois basta olhar para os casos. A título de exemplo e os que me vêm à cabeça:

-Valentim -3 anos pena suspensa
-Fatima Felgueiras - 3 anos pena suspensa
-Nuno Cardozo - 3 anos pena suspensa
-Pinto da Costa - Judiciária avisa-o de antemão que vai passar por sua casa para recolher provas
-Ponte de Castelo de Paiva cai qdo todos protestavam sobre o seu estado, morrem 60 pessoas - culpados???? Ninguém
-Leonor Cipriano não confessa - bora lá dar-lhe um enxerto de porrada e dizer que se mandou pelas escadas abaixo
-Juíz do caso da menina russa - aqui neste caso julgado (mal) mas em tempo record: "Mas penitencio-me por isso. Até porque a vi a falar na televisão e apercebi-me que não é a mesma pessoa que julgava." ???

Seria fácil pesquisar e fazer uma lista infindável. Considero a Justiça a área que pior está no nosso país...
Mas livrai-nos do Malamén

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » sábado jul 18, 2009 11:04 pm

Almah Perditae Escreveu:
Ataegina Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Então a solução ideal seria enviar os casos que estão a engonhar para um tribunal especifico, e criarem tribunais só para casos que não precisam de tanta mariquice. De preferencia, caso se faça isso, que se acabe com a prescrição dos processos, e que se acabe com o limite do máximo de prisão preventiva. Quem tiver dinheiro para brincar aos processos kafkianos que o faça, mas saiam do caminho do sistema judicial, já estamos mais que atrasados.

Estás a definir uma solução sem qualquer tipo de rigor. "Engonhar", "Mariquice" pode ser um bocado difícil de implementar legalmente :roll: . E mesmo que fizessem isso, só estariam a redireccionar os processos. Os recursos teriam de ser atribuídos na mesma. Existiria exactamente o mesmo problema, com a única diferença de os processos se realizarem numa localização distinta. É arrogante pensar, que nós conseguimos em dois dedos de conversa resolver aquilo que pessoas brilhantes da área procuram resolver à anos. Isso é arrogância intelectual.

By the contrary my dear. As soluções que eu apresento (que são soluções de alguem que não percebe nada disso e só manda postas de pescada na net), são coisas que as tais pessoas melhores que eu tambem pensam. Com outro conhecimento, com outra eloquencia, com um saber bastante mais aprofundado que eu, mas que são mais ou menos as mesmas ideias, só que essas pessoas melhores que eu, esbarram com outras pessoas melhores que nós que têm a mesma ideia que tu. E enquanto se discute, tal e qual como nós aqui discutimos, apenas de um nivel mais elaborado, com conhecimentoos que nós não temos, não se faz nada. tal e qual como nós. falam falam falam e eu não os vejo a fazer nada! Nós não temos que deixar isto para os que sabem lá em cima, temos todo o direito de tambem o discutir, mesmo que discussão seja efectuada num nível inferior dos outros, o resultado é exactamente o mesmo. Ninguem faz nada. Eu por mim tento fazer a minha parte, tento não quebrar a Lei, nem sempre consigo, mas vou mantendo o respeito pelos outros o que é o que interessa. podemos continuar a discutir ad eternum isto, sem chegar a nenhuma conclusão, sem fazermos nada, até quiça, a nos exaltarmos, para mim é na boa, não deixas de ser a unica pessoa com bom gosto na cerveja aqui no fórum, por isso, para mim já ganhaste o respeito devido lol

Bem se defacto, é a solução que pretendem implementar ainda bem. Deixaste uma definição muito vaga e por isso é óbvio e saudável que se demonstre cepticismo. Eu não discordo com as pessoas procurarem discutir este tipo de temas, mesmo que sejas leigas mas dou mais valor quando ao menos procuram saber do que estão a falar (o que não acontece com a maioria). Isso vê-se muito na politica em Portugal por exemplo. Há muitas pessoas a criticar um dado partido, mas se lhe perguntares a diferença entre esse partido e outro qualquer não te sabem dizer.
.

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » sábado jul 18, 2009 11:32 pm

KonigLowe Escreveu:Para o comum dos mortais, para haver justiça esta deve ser justa (bem visto!) rápida, acessível e equidistante perante todos os cidadãos. E salta logo à vista que não o é, e a partir daí estamos logo muito mal. E pior estamos quando se legisla em função de sondagens - ora o que interessa agora é mete-los já todos dentro e investigar depois -oooopsss parece que somos o país da europa com mais preventivos que afinal depois não é deduzida acusação - bora lá mudar já tudo. Ou pior, os nossos amigos da casa pia podem apanhar uma porrada de anos - bora lá mudar a lei e 100 violações passam já a ser igual a 1 violação do mesmo menor.

Depois basta olhar para os casos. A título de exemplo e os que me vêm à cabeça:

-Valentim -3 anos pena suspensa
-Fatima Felgueiras - 3 anos pena suspensa
-Nuno Cardozo - 3 anos pena suspensa
-Pinto da Costa - Judiciária avisa-o de antemão que vai passar por sua casa para recolher provas
-Ponte de Castelo de Paiva cai qdo todos protestavam sobre o seu estado, morrem 60 pessoas - culpados???? Ninguém
-Leonor Cipriano não confessa - bora lá dar-lhe um enxerto de porrada e dizer que se mandou pelas escadas abaixo
-Juíz do caso da menina russa - aqui neste caso julgado (mal) mas em tempo record: "Mas penitencio-me por isso. Até porque a vi a falar na televisão e apercebi-me que não é a mesma pessoa que julgava." ???

Seria fácil pesquisar e fazer uma lista infindável. Considero a Justiça a área que pior está no nosso país...

Concordo que a justiça tenha de ser rápida e contundente. Mas os casos que listaste não suportam o caso de a Justiça estar mal ou bem, porque não sabemos os detalhes do caso. Não acho que o problema esteja nas leis (que é ao que tu te referes com os casos) mas sim no processo em si.

O problema é que os Portugueses na maior parte dos problemas políticos aplicam a sua moral pessoal a uma dada situação. O problema é que o corpo de leis é algo tão complexo, que infelizmente uma decisão percepcionada como demasiado leve ou pesada é necessária porque a lei não foi elaborada para aquele caso específico, mas sim a contemplar uma infinidade de casos com especificidades distintas.

Se não tinham provas para aplicar uma pena mais pesada ao Valentin porque o haviam de fazer? Idem com Fátima Felgueiras. Idem com o Nuno Cardozo. Se calhar a polícia é obrigada avisar o indivíduo (neste caso o Pinto da Costa) antes de lhe revistar a casa (ou mostrar mandato). Em relação à Ponte, quem querias acusar? e com que fundamentos? etc, etc. É a mesma retórica do costume. É obvio que existem falhas, mas pensar que nós conseguimos fazer aquilo que centenas de anos de peritagem não conseguem é absurdo.
.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo jul 19, 2009 12:11 am

Isto era um Salazar e um Marques de Pombal a cada esquina. Iam ver se já não havia respeito!

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » domingo jul 19, 2009 1:43 am

As ruas iam ficar mais feias. Sugiro antes uma Marta Leite Castro em cada esquina.
Imagem

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » domingo jul 19, 2009 2:36 pm

Ataegina Escreveu:Concordo que a justiça tenha de ser rápida e contundente. Mas os casos que listaste não suportam o caso de a Justiça estar mal ou bem, porque não sabemos os detalhes do caso. Não acho que o problema esteja nas leis (que é ao que tu te referes com os casos) mas sim no processo em si.

O problema é que os Portugueses na maior parte dos problemas políticos aplicam a sua moral pessoal a uma dada situação. O problema é que o corpo de leis é algo tão complexo, que infelizmente uma decisão percepcionada como demasiado leve ou pesada é necessária porque a lei não foi elaborada para aquele caso específico, mas sim a contemplar uma infinidade de casos com especificidades distintas.

Se não tinham provas para aplicar uma pena mais pesada ao Valentin porque o haviam de fazer? Idem com Fátima Felgueiras. Idem com o Nuno Cardozo. Se calhar a polícia é obrigada avisar o indivíduo (neste caso o Pinto da Costa) antes de lhe revistar a casa (ou mostrar mandato). Em relação à Ponte, quem querias acusar? e com que fundamentos? etc, etc. É a mesma retórica do costume. É obvio que existem falhas, mas pensar que nós conseguimos fazer aquilo que centenas de anos de peritagem não conseguem é absurdo.

O que parece haver é uma grande conivência por parte da justiça com os crimes de colarinho branco, enquanto com o pobre coitado que n tem dinheiro para contratar grandes advogados que se foda que apodreça na cadeia. Quando estamos a falar de corrupçao, e nas ligações no mínimo perigosas entre autarcas, dirigentes desportivos e construtores civis o que n faltam é motivos mais que suficientes para os meterem dentro. Acontece é que o dinheiro infelizmente compra a liberdade, como compra a saúde, como compra uma entrada na universidade porque o papá é do Psd e é ministro – Lembram-se dos casos de dois ministros do Psd(Pedro Lynce e Martins da Cruz) do governo do Durão que se demitiram na sequência de favorecimentos da entrada das filhinhas na faculdade de medicina?

A justiça tem de ser imparcial e tem de olhar para todos os cidadãos de igual modo, e não me venham com merdas, se se trata de um numilde desconhecido é de uma maneira, se é um pessoa mediática as coisas mudam de figura. Se é um jogador de futebol a ser apanhado podre de bêbado pela polícia tem um tratamento, se for um de nós as coisas mudam de figura.

Caso Casa Pia quem é que esteve preso mais tempo? Bibi provavelmente o moralmente menos culpado, e só esteve preso 3 anos porque a lei na altura n permitia que estivesse mais. O braço direito do Valentim, o Oliveira, bem conhecido aqui em Gondomar foi enfiado em Custóias uns mesitos mas o Valentim já não pode ser preso preventivo porque é o senhor Major.

E desculpa lá, desde quando é que a polícia judiciária é “obrigada” a avisar que vai fazer buscas? Nunca avisa, aliás é oposto a operação é sempre feita no maior secretismo possível. Aliás isso soube-se porque houve fugas de informação para o exterior, porque oviamente que eles n queriam que isso viesse a lume, porque a judiciária do Porto ficou tão mal vista que o dirigente no caso apito dourado foi forçado a antecipar a reforma.

No caso da Ponte uma coisa é certa há responsáveis logo têm de haver culpados, porque simplesmente n morrem 60 pessoas por desleixo do Estado e ninguém é culpado. Se eu tiver um terreno que n esteja vedado e tiver lá um poço e uma criança cair lá dentro sou acusado de negligência. Ainda para mais no dia em que ponte caiu ocorria um julgamento de pessoas que foram acusadas por se terem manifestado e cortado o trânsito porque se insurgiam face ao estado da ponte. Irónico não é?
E claro que os problemas n está nas leis, aliás a justiça só sentencia mediante as leis que os políticos fazem, o problema está neste compadrio, corrupção, neste sistema que de justiça tem muito pouco em que há uma justiça para uns e uma justiça para outros.

“À mulher de Cesar n basta ser séria é preciso parecê-lo” e em Portugal a justiça mais parece mais uma verdadeira puta!
Mas livrai-nos do Malamén

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » domingo jul 19, 2009 2:43 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:As ruas iam ficar mais feias. Sugiro antes uma Marta Leite Castro em cada esquina.

Tens o meu voto.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo jul 19, 2009 8:05 pm

KonigLowe Escreveu:O que parece haver é uma grande conivência por parte da justiça com os crimes de colarinho branco, enquanto com o pobre coitado que n tem dinheiro para contratar grandes advogados que se foda que apodreça na cadeia. Quando estamos a falar de corrupçao, e nas ligações no mínimo perigosas entre autarcas, dirigentes desportivos e construtores civis o que n faltam é motivos mais que suficientes para os meterem dentro. Acontece é que o dinheiro infelizmente compra a liberdade, como compra a saúde, como compra uma entrada na universidade porque o papá é do Psd e é ministro – Lembram-se dos casos de dois ministros do Psd(Pedro Lynce e Martins da Cruz) do governo do Durão que se demitiram na sequência de favorecimentos da entrada das filhinhas na faculdade de medicina?

A justiça tem de ser imparcial e tem de olhar para todos os cidadãos de igual modo, e não me venham com merdas, se se trata de um numilde desconhecido é de uma maneira, se é um pessoa mediática as coisas mudam de figura. Se é um jogador de futebol a ser apanhado podre de bêbado pela polícia tem um tratamento, se for um de nós as coisas mudam de figura.

Caso Casa Pia quem é que esteve preso mais tempo? Bibi provavelmente o moralmente menos culpado, e só esteve preso 3 anos porque a lei na altura n permitia que estivesse mais. O braço direito do Valentim, o Oliveira, bem conhecido aqui em Gondomar foi enfiado em Custóias uns mesitos mas o Valentim já não pode ser preso preventivo porque é o senhor Major.

E desculpa lá, desde quando é que a polícia judiciária é “obrigada” a avisar que vai fazer buscas? Nunca avisa, aliás é oposto a operação é sempre feita no maior secretismo possível. Aliás isso soube-se porque houve fugas de informação para o exterior, porque oviamente que eles n queriam que isso viesse a lume, porque a judiciária do Porto ficou tão mal vista que o dirigente no caso apito dourado foi forçado a antecipar a reforma.

No caso da Ponte uma coisa é certa há responsáveis logo têm de haver culpados, porque simplesmente n morrem 60 pessoas por desleixo do Estado e ninguém é culpado. Se eu tiver um terreno que n esteja vedado e tiver lá um poço e uma criança cair lá dentro sou acusado de negligência. Ainda para mais no dia em que ponte caiu ocorria um julgamento de pessoas que foram acusadas por se terem manifestado e cortado o trânsito porque se insurgiam face ao estado da ponte. Irónico não é?
E claro que os problemas n está nas leis, aliás a justiça só sentencia mediante as leis que os políticos fazem, o problema está neste compadrio, corrupção, neste sistema que de justiça tem muito pouco em que há uma justiça para uns e uma justiça para outros.

“À mulher de Cesar n basta ser séria é preciso parecê-lo” e em Portugal a justiça mais parece mais uma verdadeira puta!

exactamente o que eu digo. não faz sentido nenhum dar-se azo a que pessoas com dinheiro paguem advogados a peso de ouro para engonharem com pintelhitos da Lei. porque quem não tem o dinheiro para pagar a advogados, não se vão buscar essas ninharias, e são julgados rapidamente. Há que ter o bom senso de discernir o que é defesa dum arguido e o que é manobras legais sem sentido. nesses casos que deste de exemplo, ninguem foi absolvido ou levou uma pena menor por não se ter provado, ou não haver provas, ou por alguem ter sido incompetente. Foram, porque pagaram bem a advogados para dar a volta á Lei. porque uma coisa é as particularidades de cada caso, outra coisa completamente diferente é usar defesas que a lei contempla aos arguidos para dar a volta à Lei. tal como disse já. neste momento a Lei não impede inocentes de serem injustamente condenados, impede culpados de serem condenados. E desculpem-me, mas isso é uma diferença abismal!!!
Imagem

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo jul 19, 2009 10:17 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:
BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:As ruas iam ficar mais feias. Sugiro antes uma Marta Leite Castro em cada esquina.

Tens o meu voto.

hahahah, bem visto! :lol:

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » segunda jul 20, 2009 8:33 am

Tens o meu voto.

2 votos
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

REG [RIP 2011/01/28]

Mensagempor REG [RIP 2011/01/28] » segunda jul 20, 2009 11:30 am

Podiam começar por alterar algumas leis e nao se deixarem corromper.

(Tive piada agora. :mrgreen: :arrow: :? )

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Mensagempor Le Point Noir » segunda jul 20, 2009 5:58 pm

Void Escreveu:

Tens o meu voto.

2 votos

Se a gaja abrir a boca sem ser para falar, tens 3.
Oui oui la baguette

Vinho Tinto
Participante Inspirado(a)
Registado: sexta jan 18, 2008 6:55 pm

Mensagempor Vinho Tinto » segunda jul 20, 2009 7:27 pm

Nem tudo é mau, daí o meu voto ter-se quedado pelo Razoável.

Mas há muita burocracia e o sistema jurídico pauta-se cada vez mais por um sistema de privilégios no acesso ao exercício das funções de advogado ou procurador. A maioria dos recém-licenciados acaba por andar eternamente em estágios e nunca consegue verdadeiramente aceder ao cargo para o qual estudou. Resultado: arranjam trabalhos no privado a safar os capitalistas das merdas que fazem.
Dessa água não beberei...mas se tiveres um bagaçito...

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » segunda jul 20, 2009 8:17 pm

Vinho Tinto Escreveu:Nem tudo é mau, daí o meu voto ter-se quedado pelo Razoável.

A maioria dos recém-licenciados acaba por andar eternamente em estágios e nunca consegue verdadeiramente aceder ao cargo para o qual estudou.

O que é que isso tem haver com a justiça? O estágio de advocacia, presentemente, são 18 meses, e 99,9% são não remunerados...
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes