O Fascinio pela Musica ou a Hipocrisia da Musica?

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Re: O Fascinio pela Musica ou a Hipocrisia da Musica?

Mensagempor OrDoS » sábado jan 22, 2011 7:38 pm

1> Zoroaster - Matador (comprarei assim que puder)
2> Black Space Riders - Black Space Riders (comprarei assim que puder)
3> The Flight of Sleipnir - Lore (comprarei assim que puder)
4> Void of Silence - Grave of Civilization (comprarei assim que puder)
5> Shinning - Black Jazz (comprarei assim que puder)
6> Solefald - Norron Livskunst (comprarei assim que puder)
7> Lantlôs - .Neon (comprarei assim que puder)
8> Jucifer - Throned In Blood (comprei)
9> Celeste - Morte(s) Nee(s) (compra muito provável)
10> Dark Tranquillity – We Are The Void (comprei)

1> Red Sparowes - The Fear Is Excruciating, But Therein Lies The Answer (comprarei assim que puder)
2> The Night Terrors - Back to Zero (comprei)
2> Killing Joke - Absolute Dissent (comprarei assim que puder)
3> God Is An Astronaut - Age of the Fifth Sun (comprarei assim que puder)
4> USX - Run Thick in the Night (comprarei assim que puder)
5> Heirs - Fowl (comprei)
6> Hawkwind - Blood Of The Earth (comprarei assim que puder)
7> Black Rebel Motorcycle Club - Beat the Devil's Tattoo (comprarei assim que puder)
8> Monster Magnet - Mastermind (compra provável)
9> Crystal Castles - II (comprarei assim que puder)
10> Samsara Blues Experiment - Long Distance Trip (se o encontrar a bom preço, compro)
11> Karma To Burn - Appalachian Incantation (se o encontrar a bom preço, compro)

-----

Ano fraco a nível de compras no top, pelo meio comprei outros álbuns, como o Doremi Fasol Latido dos Hawkwind ou o dos Them Crooked Vultures, não se pode comprar tudo, mas faço sempre um esforço por comprar o material dos meus tops :)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » domingo jan 23, 2011 12:01 am

OrDoS Escreveu:3> The Flight of Sleipnir - Lore (comprarei assim que puder)

Estás à espera que esgote??? A não ser que prefiras a edição em LP que rebenta já em fevereiro!!!

Este tópico obrigou-me a fazer uma coisa que já andava para fazer há algum tempo, mas a preguiça andava a ganhar.
Lista de compras 2010...Sinceramente pensava que tinha comprado mais coisas...
Spoiler: Mostrar
Acherionian Dirge - Themes of Desperation Realized (EP)
Agalloch - The Mantle
Amon Amarth - The Crusher (Reissue - Digipack)
Amon Amarth - Versus The World (Reissue - Digipack)
Amon Amarth - With Oden On Our Side (Digipack)
Amorphis - Tales From The Thoudand Lakes
Atritas - Celestial Decay
Belphegor - Bondage Goat Zombie
Bizarra Locomotiva - Ódio
Black September - The Forbidden Gates Beyond
Bongripper - Satan Worshipping Doom (Digipack)
Borknagar - Epic
Borknagar - Origin
Borknagar - Quintessence
Children Of Bodom - Something Wild
Cradle Of Filth - Dusk...And Her Embrace (Digipack)
Dark Funeral - The Secrets Of The Black Arts (Digipack - Remastered)
Dark Funeral - Vobiscum Satanas (Digipack - Remastered)
Dimmu Borgir - Death Cult Armageddon (Metal Book)
Eluveitie - Evocation I-The Arcade Dominion (Digipack CD+DVD)
Ensiferum - Iron
Ensiferum - Iron (Digipack)
Galla - Chaos Come (limitado a 75 cópias)
Gorath - Misotheism
Gorath - The Fourth Era (Digipack)
Hebosagil - Colossal (edição limitada a 1000 cópias)
Hebosagil - Cosmic (mcd-digipack)
Ikuinen Kaamos - Fall of Icons (digipack)
Howl - Howl (EP)
In Lingua Mortua - Bellowing Sea-Rached By Tempest
Kauan - Aava Tuulen Maa (digipack)
Kauan - Tietäjän Laulu (digipack)
Mar De Grises - Draining the Waterheart 2-CD (A5-digipack)
Mindless Self Indulgence - If (+6 bonus)
Nox Aurea - Via Gnosis
Naglfar - Harvest (Digipack com DVD)
Naglfar - Pariah (Digipack)
Naglfar - Sheol
Oblomov - The Final Destination (Demo)
Oblomov - Wishing the Renaissance (EP)
Oblomov - Mighty Cosmic Dances
Oblomov - Communitas (Deconstructing the Order) - Digipack limitado a 300
Orphaned Land - The Never Ending Way of Orwarrior (Edição limitada CD-DVD)
Ratos de Porão- Just Another Crime...In Massacreland (Digipack 896/2000)
Sirius - Spectral Translation-Dimension
The Flight of Sleipnir - Algiz + Berkanan (1ª Edição limitada a 100)
The Flight of Sleipnir - Lore
The Mad Capsule Markets - CiSTm KOnFLiqt (Digipak - Edição Japonesa)
Vanhelga - Disembowel the Illusion (Demo limitada a 50 cópias)
Vanhelga - Mortem Illuminate Mea
Vanhelga - The End Of Reason (EP limitado a 50 cópias)
Withering - Gospel Of Madness
Wolfmother - Wolfmother
Za Frûmi - The Box (edição limitada a 100 cópias numeradas à mão)
- CD 1 - Za Shum Ushatar Uglakh'
- CD 2 - Tach
- CD 3 - Shrak Ishi Za Migul
- CD 4 - Legends Act 1
- CD 5 - Legends Act 2: Vampires
- CD 6 - Legends Act 3: Cults
- CD 7 - Legends Act 4: Orders
- CD 8 – Special

dred_666
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 16, 2006 1:53 am

Mensagempor dred_666 » domingo jan 23, 2011 1:45 am

1 Darkthrone - Circle the Wagons
2 Burzum - Belus
3 Omega - Second coming, Second crucifixion
4 Sinisterite - Sinisterite
5 Vomitor - Devils Poison
6 Malveillance - Consentir A L'absurde
7 Devastator - Nocturnal Slut
8 Okkultokrati - No Light For Mass
9 Deathhammer - Phantom Knights
10 Acid Witch - Stoned

Do meu top comprei 5, os outros 5 compro quando puder!
E também comprei outras coisas mas já não me lembro, por isso acho que este ano vou começar também a fazer uma lista :mrgreen:

CrazyfoX
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:31 pm

Mensagempor CrazyfoX » domingo jan 23, 2011 4:10 am

1) Atheist - Jupiter
2) Alcest - Eccailes de Lune
3) Agalloch - Marrow of the Spirit
4) Enslaved - Axioma Ethica
5) Immolation - Majesty and Decay
6) Overkill - Ironbound
7) Accept - Blood of the Nations
8 ) Deathspell Omega - Paralectus
9) Triptykon - Eparistera Daimones
10) Negură Bunget - Vîrstele Pămîntului

De todos estes, só não possuo o de Triptykon. Possuo ainda outros CDs lançados em 2010 que não entraram no top. Faço o genuíno esforço de comprar os CDs que gosto e que mais me marcam, e em cada ano, tenho o objectivo de comprar o top10 (a não ser que faça um em que metade seja só para encher números. Não foi esse o caso este ano, porque na minha opinião, contrariamente ao que dizem, 2010 foi um ano recheado de óptimos lançamentos).
Tento também dar o meu contributo de outras formas, comprando por exemplo material directamente às bandas, principalmente bandas portuguesas, e fazer algum trabalho de promoção básico, que se fosse feito por mais gente certamente iria ajudar a divulgar o nome e a boa música que se faz cá dentro.
Um hábito curioso que tenho e que vejo ser raro nos dias de hoje: não é que goste de atirar dinheiro ao lixo, muito menos que seja rico (não tenho vícios, e só por isso já poupo bastante), mas dá-me um certo gozo ir uma ou duas vezes por mês a uma loja de CDs e comprar um CD de uma banda que me seja desconhecida, para alargar os meus horizontes musicais. Já descobri verdadeiros tesouros perdidos à custa desta mania minha.
O que é certo é que se encontram CDs, principalmente na net, cujo custo equivale a menos de dois maços de tabaco ou meia dúzia de cafés. Acaba por ser dinheiro com melhor emprego, e quiçá um investimento, mais tarde não venham a valer três vezes mais o que demos por eles. Veja-se por exemplo a edição do Marrow of the Spirit que já está a ser vendida no ebay por cerca de 50$, e quando saiu custava no máximo 20$. Além do efeito "orgulho em ter o bicho na prateleira", o raio dos CDs podem vir a ser a nossa salvação um dia! :lol:

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » domingo jan 23, 2011 9:40 am

CrazyfoX Escreveu:O que é certo é que se encontram CDs, principalmente na net, cujo custo equivale a menos de dois maços de tabaco ou meia dúzia de cafés. Acaba por ser dinheiro com melhor emprego, e quiçá um investimento, mais tarde não venham a valer três vezes mais o que demos por eles. Veja-se por exemplo a edição do Marrow of the Spirit que já está a ser vendida no ebay por cerca de 50$, e quando saiu custava no máximo 20$. Além do efeito "orgulho em ter o bicho na prateleira", o raio dos CDs podem vir a ser a nossa salvação um dia! :lol:

Ora, agora tocaste num assunto que tive vontade de falar no meu contributo anterior, mas como já ia tão longo achei por bem deixar para mais tarde. É que o comprar música muitas vezes acaba por ser um investimento que poderá acabar por dar o seu retorno mais tarde. Claro que eu não compro música com o objectivo de mais tarde vender, mas também não gosto de ter na minha colecção discos além daqueles que goste realmente muito ou que sejam importantes por um qualquer motivo. Tenho por hábito trocar e vender cds e já vendi alguns bem acima dos valores a que os comprei...isto sem pensar minimamente que alguma vez pudessem valorizar dessa forma. Mas é uma realidade, os discos não são um investimento a fundo perdido e numa situação de necessidade podem ser a nossa salvação. Ainda há tempos viu uma entrevista com o João Gordo em que diz ter vendido grande parte da sua colecção de vinis para poder comer e que agora anda a refazê-la. Podem ver aqui http://www.youtube.com/watch?v=fBlBlH3vDxo
Estabelecendo um paralelismo com o meu outro hobbie/paixão/pancada, o ciclismo, quando compro material (seja vestuário, equipamento ou componentes) sei que não volto a ter retorno daquele investimento. É para usar e deitar fora. Á excepção da própria bicicleta, mas até essa se a quiser vender não o consigo por mais de metade daquilo que dei por ela. Com os discos isso não acontece. Compro hoje um disco e daqui a uns anos há uma forte probabilidade de o vir a vender mais caro ou ao mesmo preço a que o comprei. É um bem com valor e que valoriza com a antiguidade, portanto é mais um argumento para comprar música e explicar aos outros que acham esta nossa pancada um desperdício de dinheiro. Há formas muito, mas muito mais estúpidas de desperdiçar dinheiro...entrem nesta época de Saldos num centro comercial e estão por todo o lado!

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » domingo jan 23, 2011 12:43 pm

1-Pain of Salvation-Road Salt One
2-Deftones - Diamond Eyes
3-Nevermore-The Obsidian Conspiracy
4-Anathema-We're here because we're here
5-Immolation-Majesty and Decay
6-The Dillinger Escape Plan-Option Paralysis
7-Triptykon-Eparistera Daimones
8-Blind Guardian-At the Edge of Time
9-Blood revolt-Indoctrine
10-Angra-Aqua

Destes já tenho em suporte físico o de Deftones, Nevermore, Anathema e Triptykon. Todos os outros acabarão por vir mais cedo ou mais tarde.
No ano que passou comprei menos do que seria habitual porque tive outros investimentos e para compensar tive que controlar melhor os gastos, mas continuo a gostar muito de comprar cd's.
A diferença é que compro menos em lojas físicas e opto pelas compras pela internet aproveitando quando considero que está a um preço oportuno, nas tais lojas físicas gosto de ir para lá ver e pegar nos cd's, e por vezes ao encontrar algum cd a bom preço também aproveito, mas isso é algo que parece cada vez mais díficil acontecer, porque mesmo quando estão em promoção geralmente encontro mesmo assim mais barato nalguma sítio na internet.
Comprar cd's é algo que já faz parte do que sou e dificilmente irá mudar, só tenho pena de não poder comprar mais, mas mesmo assim vou comprando o que posso e considero-me feliz por poder fazer isso.
Por outro lado gasto bastante quando vou ver algum concerto, devido á deslocação e estadia necessária, poderia sempre optar por não ir a concerto nenhum e esse dinheiro daría para uma boa remessa de cds, dava certamente para o meu top 20 e mais alguns.. :|
Don't talk to strangers...

Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm

Mensagempor Wolfheart66 » domingo jan 23, 2011 8:37 pm

Por acaso também concordo com o que se disse do artwork, também é um factor que levo em conta, porque afinal a primeira coisa que come são os olhos e um artwork apelativo é um bom aperitivo para me fazer ouvir um album, visto que enquanto ouço cds gosto de ir olhando para a capa para conotar o que tou a ouvir com a imagem que vejo.
Imagem

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jan 24, 2011 12:49 am

Quando mencionam o artwork, por acaso uma das tentativas por parte das editoras e até de algumas bandas para combater a pirataria é mesmo lançar o material de uma forma mais apelativa ao olhar.
Não me refiro somente ás "superduper" mas muitas vezes banais ediçoes em formato limited edition fan pack das grandes editoras, onde muitas vezes a tiragem não é bem tão limitada como se faz crer, mas em algumas bandas ou editoras que se esforçam mesmo muito para oferecer algo mesmo interessante a quem compra.
Em relação ás capas algumas sim valem mesmo a despesa, tenham ou não as letras ou um booklet de 20 paginas e alguns são pequenas obras de arte que acabam por complementar todo o essencial da musica.

Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wolfheart66 » segunda jan 24, 2011 1:32 pm

Zyklon Escreveu:Quando mencionam o artwork, por acaso uma das tentativas por parte das editoras e até de algumas bandas para combater a pirataria é mesmo lançar o material de uma forma mais apelativa ao olhar.
Não me refiro somente ás "superduper" mas muitas vezes banais ediçoes em formato limited edition fan pack das grandes editoras, onde muitas vezes a tiragem não é bem tão limitada como se faz crer, mas em algumas bandas ou editoras que se esforçam mesmo muito para oferecer algo mesmo interessante a quem compra.
Em relação ás capas algumas sim valem mesmo a despesa, tenham ou não as letras ou um booklet de 20 paginas e alguns são pequenas obras de arte que acabam por complementar todo o essencial da musica.

Exacto, eu não diria melhor, acho que um album que tenha um artwork bom e que acima de tudo se relacione com a musica que estou a ouvir é algo essencial, isto não descurando a importância da música pois já ouvi albuns muito bons com capas que são horríveis. Mas ultimamente é um optima estratégia de combate a pirataria pois ajuda a valorizar mais o album como uma obra de arte no seu todo.
Imagem

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » segunda jan 24, 2011 1:43 pm

Wolfheart66 Escreveu:
Zyklon Escreveu:Quando mencionam o artwork, por acaso uma das tentativas por parte das editoras e até de algumas bandas para combater a pirataria é mesmo lançar o material de uma forma mais apelativa ao olhar.

Exacto, eu não diria melhor, acho que um album que tenha um artwork bom e que acima de tudo se relacione com a musica que estou a ouvir é algo essencial, isto não descurando a importância da música pois já ouvi albuns muito bons com capas que são horríveis. Mas ultimamente é um optima estratégia de combate a pirataria pois ajuda a valorizar mais o album como uma obra de arte no seu todo.

Concordo com as palavras de ambos, e acho que ter opção de comprar uma coisa que só o aspecto nos faça ter vontade de comprar influencia muito na decisão da compra. Mas, nem tudo é bonito, já que essas edições especiais têm cada vez mais a tendência para se projectarem para valores acima de €40....ora, se o pessoal se queixa do preço dos cds, não há-se ser por ter um pacote todo janota que se vai passar a achar normal pagar-se por um cd um valor que dá para 4 ou 5 a bom preço....É bonito ter essas edição mas assim acaba-se por por comprar um volume de cds bem menor e, consequentemente, serão menos as bandas que iremos "ajudar".
Outro coisa que também tenho raparado é que poucas são as edições que depois tenham um conteúdo que mereça o valor dado por ela...Gosto de gastar mas também gosto de ficar bem servido.

Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wolfheart66 » segunda jan 24, 2011 1:57 pm

Brunhu Escreveu:
Wolfheart66 Escreveu:

Concordo com as palavras de ambos, e acho que ter opção de comprar uma coisa que só o aspecto nos faça ter vontade de comprar influencia muito na decisão da compra. Mas, nem tudo é bonito, já que essas edições especiais têm cada vez mais a tendência para se projectarem para valores acima de €40....ora, se o pessoal se queixa do preço dos cds, não há-se ser por ter um pacote todo janota que se vai passar a achar normal pagar-se por um cd um valor que dá para 4 ou 5 a bom preço....É bonito ter essas edição mas assim acaba-se por por comprar um volume de cds bem menor e, consequentemente, serão menos as bandas que iremos "ajudar".
Outro coisa que também tenho raparado é que poucas são as edições que depois tenham um conteúdo que mereça o valor dado por ela...Gosto de gastar mas também gosto de ficar bem servido.

Também concordo contigo nesse aspecto, mas também lá está as vezes não preciso um booklet de 20 paginas cheio de desenhos como disse o Zyk, e uma parafernália de extras que inflacione o preço do cd as vezes basta uma coisa mais simples e igualmente apelativa. O que tentei frisar aqui é que cada vez mais um cd nos dias de hoje pode valer como uma obra de arte. O preço é na maioria das vezes um problema que se torna dificil de comportar mas as vezes as coisas mais simples também têm a sua beleza.
Imagem

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jan 24, 2011 2:20 pm

Brunhu Escreveu:
Wolfheart66 Escreveu:

Isso dos valores acima dos 40 euros é entrar já no tal carrossel das grandes editoras como a NB,CM ou os filhas da puta da SOM.
Dou como exemplo o album de Rorcal que é vendido pela propria banda a um preço que pouco passa de 10 euros:
Imagem
E nem se trata de uma coisa rara ou edição de coleção, apesar do limite das 500 copias.
Outro bom exemplo e assim de repente são os alemães Ascension que criaram na minha opinião um dos artworks mais bonitos que vi nos ultimos meses:
Imagem
E mais uma vez não custa um balurdio...
Como dá para ver, e como disse acaba por ser uma boa solução para vender, mas em relação ás grandes editoras, pois elas até sabem que aquilo vende mas a boca continua a ser maior que a barriga e dai esses preços absurdos.
Se bem que existem coisas que valem o dinheiro investido como a Box de Watain, foi cara como raio, mas vale a pena e sim é realmente uma peça de coleção.
Imagem

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » segunda jan 24, 2011 2:30 pm

Zyk, vai-te foder :mrgreen:
Estava a escrever aquela merda e a pensar precisamente nessas 3 edições, principalmente a Rorcal e ascension que, apesar de não gostar muito das bandas, tenho uma vontade tremenda de comprar...se ainda estiver disponível.

A de Watain...Já a tinha visto no teu blog e achei mesmo fenomenal...

Edições especiais, sim senhor são bem vindas, mas, já se está a cair no exagero!!
Mas lá está entramos muito nessa ondas das pseudó edições limitadas que, na realidade, não passam de um pack rasco para encher apenas o olho!!

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jan 24, 2011 2:49 pm

Brunhu Escreveu:Zyk, vai-te foder :mrgreen:
Estava a escrever aquela merda e a pensar precisamente nessas 3 edições, principalmente a Rorcal e ascension que, apesar de não gostar muito das bandas, tenho uma vontade tremenda de comprar...se ainda estiver disponível.

A de Watain...Já a tinha visto no teu blog e achei mesmo fenomenal...

Edições especiais, sim senhor são bem vindas, mas, já se está a cair no exagero!!
Mas lá está entramos muito nessa ondas das pseudó edições limitadas que, na realidade, não passam de um pack rasco para encher apenas o olho!!

Era o que estava a dizer, as editoras sabem que isso vende e tudo mais mas raramente se vê uma das grandes editoras que vala realmente os preços a que são vendidas.
A opção é boa, mas na realidade o efeito não é lá muito positivo.
Outro bom exemplo, as edições da Denovali, muitas delas somente pela parte grafica|aspeto quase que dão vontade de comprar..

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
Contacto:

Mensagempor cacildo » segunda jan 24, 2011 3:36 pm

Zyklon Escreveu:Aqui á dias um musico bem conhecido de todos diretamente ou indiretamente (não vou dizer quem é) mencionou num post no Facebook que ficou, digamos intrigado, porque um album onde participa aparece em varios tops e as vendas não foram por ai além, acrescentando "..parece que o pessoal até pode gostar muito de um album, mas mesmo assim não compram.Aquela treta de sempre dizerem "saco, se gosto compro" é isto mesmo, uma treta.".

Isto não faz muito sentido ou então não estou a ler bem a coisa :) Então o álbum aparece em vários tops e as vendas não foram por ai alem? Tops de votação é isso?

Eu concordo o post do "fodam-se, se não compram é porque não bate"
Acho o mesmo!
Para mim há o gostar e o sentir a musica de uma forma que vai para além disso. Eu vejo um CD como algo material, todo o ritual que aqui já foi descrito é para mim importante.
Se tenho 20€ para gastar e estou indeciso entre ir jantar fora com amigos, ir à bola ou comprar um CD, a decisão vai recair sobre o que me interessa mais, e se não for no CD não há vergonha nenhuma.. são prioridades. Não pode isto é servir de desculpa para se dizer, "ai e tal eu até comprava mas não dá para tudo, o cinema, os charros e o vinho.." épa então é porque se está a por à frente do CD todas essas coisas.
Muito raramente "saco" música. E ainda bem! A grande maioria das pessoas diz que saca, ouve 2 ou 3 vezes e se não gosta - shift delete. Pois ainda bem que eu compro e se por algum acaso o álbum de decepciona fica ali.. quem sabe um dia.. e isso já me aconteceu, comprar coisas que ficaram encostadas e um dia mais tarde voltar a dar uma oportunidade e acabar por riscar o CD de tanto o ouvir, se fosse mp3 nunca mais me ia lembrar porque tinha apagado ou ia lembrar-me pela negativa.

Também concordo com a questão das gerações, por há uns anos ser uma coisa rara haver um vinil ou um CD original em casa, criei quase um culto à volta disso. Ler as letras, os agradecimentos, quem foi o ilustrador ou designer é importante para eu perceber melhor o conceito da banda e da música que fabricam.

Não compro tudo o que gostava, nem pouco mais ou menos, mas vou comprando o que posso e já não dou mais de 12€ por um CD há muitos muitos anos por isso não creio que a desculpa do dinheiro seja assim tão honesta por parte das pessoas, sem querer ofender, isso é conversa de quem nem se desloca às lojas ou nem se dá ao trabalho de ver e ler um catalogo.
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante