OSx 10.6 (laptop 1)
Ubuntu 10.10 e WinXP (laptop 2)
Ubuntu 10.04 e Windows 7 (desktop)

v3rmm3 Escreveu:akeles ke tem mac os e estão muito limitados como administradores por ser um SO ultra fechado!!
Gornoth Escreveu:v3rmm3 Escreveu:akeles ke tem mac os e estão muito limitados como administradores por ser um SO ultra fechado!!
Hm... o Mac OS X corre um kernel baseado em Mach, que por sua vez é baseado no NeXTSTEP, que por sua vez tem raízes no FreeBSD e NetBSD. É compatível POSIX, e o Mac OS 10.5 (Leopard) chegou até a receber certificação Unix 03, antes mesmo de qualquer outro kernel baseado em BSD lá chegar.
Trocando por miúdos, o OSX é um Unix, e portanto tudo menos um "SO ultra fechado". Pode não ser tão aberto como um Linux (embora até corra muito do software que corre em Linux), mas está a anos-luz de um Windows, por exemplo, nesse aspecto.
Leitura aconselhada: http://en.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X
Devotee Escreveu:Aconselham alguma distro?
Gornoth Escreveu:Devotee Escreveu:Aconselham alguma distro?
Por razões quase óbvias, Ubuntu. Há já tanta gente a usá-lo que os fóruns estão sempre cheios de actividade, e facilmente encontras ajuda no caso de "esbarrares" contra um problema bicudo qualquer. Para além disso, é baseado em Debian, uma das distros mais estáveis. Há outras variantes baseadas em Ubuntu mas mais "pronto a vestir", como o Mint, por exemplo, que já traz mais algumas coisas pré-configuradas e instaladas do que o Ubuntu.
Se preferires ter um pouco mais de controle sobre o que vais instalar na máquina, o Arch Linux também rende. Não traz tanta coisa pré-escolhida e pré-instalada (o que pode ser uma vantagem ou um problema, dependendo do ponto de vista), mas está muitíssimo bem documentada.
Mas o benchmark para distros de Linux orientadas para desktop hoje em dia é, sem dúvida nenhuma, o Ubuntu.
Devotee Escreveu:OrDoS, no meu caso, quero mesmo é começar a ganhar prática com distros de Linux, por questões profissionais. A Microsoft é gira, o W7 é bonitinho, estável e tal, mas não gosto me ficar enclausurado nisto. Vai daí, decidi experimentar Linux for real, porque só tinha brincado com o Ubuntu no VBox e considero que virtualizado não me oferecia grande experiência.
Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes