Que Sistema Operativo Usas?

Que Sistema operativo usas?

GNU/Linux! Que distribuição?
29
9%
MS Windows
271
83%
MAC OS
18
6%
Outro. Qual?
9
3%

Total de votos: 327

Bad Motherf*cker
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 05, 2007 6:15 pm
Contacto:

Re: Que Sistema Operativo Usas?

Mensagempor Bad Motherf*cker » quarta nov 17, 2010 3:09 pm

corpse Escreveu:Imagem

Tenho andado a usar a distro PinguyOS. Basicamente é um Ubuntu, bastante bem configurado, com tudo "out of the box".

Distro: PinguyOS
GTK + Icons: Elegant Gnome Pack
Covergloobus: Shiki CD Case
Docky: Locals + Normal Shortcuts

Acho que vou testar :roll:

De momento uso Windows 7 Ultimate para as necessidades básicas e duas máquinas virtuais com XP Pro SP3: uma para "trabalho"/desenvolvimento, outra para quando a curiosidade aperta e é preciso usar software perigoso.
É normal ter também uma outra VM com Ubuntu, mas neste momento não tenho. Vou então experimentar o PinguyOS.
Grazie, corpse! :cheers:
Not Safe for Work: Mostrar
Imagem

Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am

Mensagempor Adinatha » quarta nov 17, 2010 3:29 pm

Uso o Vista em casa e o Windows 7 no trabalho, e sinceramente está a ser bastante agradável trabalhar com este último.
Agora o Vista é uma dor de cabeça que até me passo...
Imagem
Imagem

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » quarta nov 17, 2010 3:32 pm

Utilizo o Windows (portátil) diariamente para as cenas como navegar na net, mas também tenho um Mac que utilizo para trabalhos gráficos.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quarta nov 17, 2010 8:56 pm

corpse Escreveu:Imagem

Tenho andado a usar a distro PinguyOS. Basicamente é um Ubuntu, bastante bem configurado, com tudo "out of the box".

Distro: PinguyOS
GTK + Icons: Elegant Gnome Pack
Covergloobus: Shiki CD Case
Docky: Locals + Normal Shortcuts

Já vi essa pelo Distrowatch e achei curioso, não sou muito de instalar distros por instalar, só para experiemntar, até porque quando o faço gosto de o fazer nativamente para ver tudo a rolar como deve ser, incluindo efeitos gráficos.
No entanto, gostava de ver a diferença entre essa distro e um Linux Mint (também baseado em Ubuntu), essa sim preparada para tudo e mais alguma coisa, com codecs, multimedia, flash, etc., tudo "out-of-the-box", embora também não tenha experimentado esta.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

corpse
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 17, 2008 11:49 am
Contacto:

Mensagempor corpse » quarta nov 17, 2010 11:10 pm

Também já instalei o Mint, mas na altura não percebia praticamente nada disto; vá um bocado menos do que agora :lol:
Mas sinceramente, já ando a usar isto á cerca de um mês, e poucas foram as coisas que instalei. O que referiste vem tudo instalado. Das poucas coisas que me lembro que não gostei, foi do firefox que vem demasiado carregado de tralha, e desde então resolvi dar uma hipotese ao Chrome. Até agora, mantém-se por cá, e até estou a gostar.

Ultimamente tenho andado a ver é "minimal desktops", com fluxbox, openbox etc... e fiquei curioso.
Saquei a distro #!Crunchbang, mas não achei muito prático, mesmo depois de alguns tweaks. Talvez um dia lhe pegue outra vez :mrgreen:
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quarta nov 17, 2010 11:31 pm

corpse Escreveu:Também já instalei o Mint, mas na altura não percebia praticamente nada disto; vá um bocado menos do que agora :lol:
Mas sinceramente, já ando a usar isto á cerca de um mês, e poucas foram as coisas que instalei. O que referiste vem tudo instalado. Das poucas coisas que me lembro que não gostei, foi do firefox que vem demasiado carregado de tralha, e desde então resolvi dar uma hipotese ao Chrome. Até agora, mantém-se por cá, e até estou a gostar.

Ultimamente tenho andado a ver é "minimal desktops", com fluxbox, openbox etc... e fiquei curioso.
Saquei a distro #!Crunchbang, mas não achei muito prático, mesmo depois de alguns tweaks. Talvez um dia lhe pegue outra vez :mrgreen:

Espero um grande Firefox 4 aí a sair. Se a performance me surpreender no netbook, largo o Chrome para voltar de vez ao Firefox. Só o tenho usado porque é rápido a carregar, mas o Firefox tem plugins simplesmente maravilhosos, que continuam a fazer do browser o meu preferido. O Zotero é um deles.

Quanto às distros de minimal desktop, OpenBox e FluxBox são fixes, mas é para PCs com poucos recursos. Actualmente ando mais vidrado no KDE4, o Gnome perdeu um pouco da graça para mim. Já agora, os icons do Oxygen do KDE4 são desenhados por um Português, o Nuno Pinheiro :mrgreen:

corpse
Contacto:

Mensagempor corpse » quarta nov 17, 2010 11:53 pm

Sempre gostei bastante do "look & feel" do KDE, principalmente nestas versões mais recentes. Mas não me consigo habituar a trabalhar tão bem como no Gnome não sei porquê. Já ouvi uns rumores do Gnome3; vamos lá ver se ainda demora.
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta nov 18, 2010 12:08 am

corpse Escreveu:Sempre gostei bastante do "look & feel" do KDE, principalmente nestas versões mais recentes. Mas não me consigo habituar a trabalhar tão bem como no Gnome não sei porquê. Já ouvi uns rumores do Gnome3; vamos lá ver se ainda demora.

Pah, já experimentaste? O Plasma workspace é excelente, podes reorganizar o desktop todo à tua maneira, etc... :) O KWin até tem efeitos no próprio gestor de janelas, sem ser preciso usar Compiz, está muito porreiro. Eu trabalho com KDE e Gnome (aliás, neste momento estou no meu netbook com Gnome :mrgreen: ), trabalho bem com os dois, mas sempre gostei mais de KDE, desde o 3, e com o novo deram um enorme salto qualitativo :mrgreen: Hoje em dia já está excelente visualmente e mesmo funcionalmente, a cada update só fica melhor! O Gnome 3 está a custar sair, pessoalmente, estou cansado do 2.x.

corpse
Contacto:

Mensagempor corpse » quinta nov 18, 2010 12:18 am

O meu problema com o KDE, resume-se basicamente, ao tempo que ás vezes demoro a encontrar certas opções/configurações.
E desde que comecei a brincar com com as distros, o gnome sempre me pareceu mais intuitivo, e comecei a usá-lo quase sempre. Agora estranho sempre a "arrumação" do KDE. Se não me engano, a última vez que experimentei o KDE foi com o Open Suse, e pareceu-me um pouco mais "pesado" do que o gnome. Mas pode ser só impressão minha :mrgreen:
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta nov 18, 2010 12:28 am

corpse Escreveu:O meu problema com o KDE, resume-se basicamente, ao tempo que ás vezes demoro a encontrar certas opções/configurações.
E desde que comecei a brincar com com as distros, o gnome sempre me pareceu mais intuitivo, e comecei a usá-lo quase sempre. Agora estranho sempre a "arrumação" do KDE. Se não me engano, a última vez que experimentei o KDE foi com o Open Suse, e pareceu-me um pouco mais "pesado" do que o gnome. Mas pode ser só impressão minha :mrgreen:

Não sei bem a que te referes, mas agora as configurações do KDE estão todas centradas numa zona de System Settings. Não sei que versão experimentaste, mas o KDE4 só recentemente (menos de 1 ano) chegou a um estado realmente bom!

corpse
Contacto:

Mensagempor corpse » quinta nov 18, 2010 1:42 pm

A proxima vez que me fartar do meu desktop, coisa que nao costuma demorar muito, já sei então o que vou instalar :wink:
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta nov 18, 2010 1:55 pm

Uso o Kubuntu numa partição do portátil mas...

1. Não consigo colocar a rede sem fios a funcionar. Detecta-me a rede mas não liga. Penso estar a colocar a chave WEP bem. Há de haver uma configuração qualquer a falhar.

2. Por isso, gostaria de colocar o Windows a arrancar por defeito. Agora sem outra ordem arranca com o Kubuntu. Em windows, nas opções de arranque prioritário, não me detecta a instalação do Kubuntu.

Dicas? Opções?

Sou uma beca (para não dizer totalmente) noob em Linux/(K)ubuntu
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta nov 18, 2010 2:29 pm

spiegelman Escreveu:Uso o Kubuntu numa partição do portátil mas...

1. Não consigo colocar a rede sem fios a funcionar. Detecta-me a rede mas não liga. Penso estar a colocar a chave WEP bem. Há de haver uma configuração qualquer a falhar.

2. Por isso, gostaria de colocar o Windows a arrancar por defeito. Agora sem outra ordem arranca com o Kubuntu. Em windows, nas opções de arranque prioritário, não me detecta a instalação do Kubuntu.

Dicas? Opções?

Sou uma beca (para não dizer totalmente) noob em Linux/(K)ubuntu

1) É muito estranho, se ele te pede a password e não entra, é muito estranho. Se puderes;

a) Abre um terminal (System Tools -> Konsole)
b) Tenta aceder, normalmente, à rede wireless
c) No terminal, executa este comando mal seja recusada a password da wireless: "cat /var/log/daemon.log > ~/daemonlog.txt" (os comandos corres sem as aspas ;) )
d) Mostra-me o output do ficheiro daemonlog.txt (as últimas 40 linhas). O ficheiro está na directoria da tua home. Pode ser aqui, usa uma tag "Code" para meteres esse output.

2) Eu costumo fazer isso manualmente e não num interface gráfico, não me lembro agora se no KDE existe um editor do grub2 (o bootloader do Linux), Mas posso dizer-te como fazeres:

a) Abre um terminal e executa este comando: "kate /boot/grub/grub.cfg".
b) Vai aparecer-te um editor de texto, andas para baixo no texto até veres a 1ª entrada com o texto "menuentry". A 1ª entrada conta como a entrada nº 0, ou seja, se o windows for a 5ª entrada, o número que te interessa é o 4 (só um cuidado, se a entrada menuentry começar com um cardinal '#', não entra para a contagem incremental).
c) No terminal, executa o comando "sudo grub-set-default N", onde N é o nº da entrada do windows, ou seja, seguindo o exemplo em cima será "sudo grub-set-default 4". Deves ter de meter a tua pass para poderes ter permissão de fazer isso. Em princípio já deve estar. Cuidado para não te enganares no nº exacto da entrada "menuentry"

Já agora, no windows não podes alternar para linux, se não estou em erro, mas não conheço bem o bootloader do Win7.

corpse
Contacto:

Mensagempor corpse » quinta nov 18, 2010 2:54 pm

Se não estou em erro, quando saiu o Vista, lembro-me de ver uma ou duas ferramentas para gerir essas opçoes em Windows. Já não me lembro do nome, mas ainda vou procurar.

No Ubuntu, uso o Burg Manager, e dá para definir isso tudo, para além dos temas que é o uso pricncipal que lhe dou.

Edit: um dos programas que falei é o EasyBCD. Boa sorte :wink:
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta nov 18, 2010 11:25 pm

Thx Ordos e Corpse. Depois faço isso e dou feedback. Estou numa de Bushmills e Windows agora :cheers:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes